Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por areosa »

pnunes Escreveu:uma informaçãozita para o pessoal... se atingirem a cota como se sabe eles deixam de pagar(nesse ano), mas nunca é feito reset ao contador, ou seja se continuar a contar energia ela será paga no primeiro mes do ano seguinte.
O que quer dizer que essa energia nunca é desperdiçada nem deixa de ser paga, só se ficará a perder alguma coisa lá para o fim do contrato, isto é se houver continuamente excesso de energia.
Entretanto o dinheiro do lado de cá é sempre bemvindo.
abraços
É a primeira vez que vejo esta informação :?: :!: Se assim for, nada se perde ... :) :) :)

O mais lógico seria a EDP registar os valores marcados pelo contador no dia 31/12 e só começar a contar depois dessa data, independentemente dos valores anteriores terem sido pagos ou não, mas isto sou eu a pensar alto!

Cps :mrgreen:


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por PaulOL »

pnunes Escreveu:uma informaçãozita para o pessoal... se atingirem a cota como se sabe eles deixam de pagar(nesse ano), mas nunca é feito reset ao contador, ou seja se continuar a contar energia ela será paga no primeiro mes do ano seguinte.
O que quer dizer que essa energia nunca é desperdiçada nem deixa de ser paga, só se ficará a perder alguma coisa lá para o fim do contrato, isto é se houver continuamente excesso de energia.
Entretanto o dinheiro do lado de cá é sempre bemvindo.
abraços

Não sei aonde o amigo pnunes foi tirar essa informação :o , mas posso afirmar até hoje ainda não recebi 1 cêntimo do que produzi além dos 8.280Kwh do ano 2011 e de 2012...bom, também não estou à espera de nenhum milagre!!... :lol: :lol: mas desta vez não me distraí muito!!

Cpts.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por visitante1 »

pahh foram os palhaços da linha de apoio que disseram ontem por telefone, isto por causa de um conhecido meu que atingiu a cota bastante cedo!
mas como eles também são uns totos só mesmo esperando que aconteça a alguem que não tenha desligado a micro e que tenha acumulado kw.

outra coisa que afirmam é que a edp comercial está a aceitar NOVOS microprodutores, alias essa está confirmada.
o que não estão ainda a aceitar é contratos que venham de outros operadores (mas isso já sabemos).
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por PaulOL »

Só mesmo de uma fonte de pallhaços ou...tótós :lol:

Nós os "velhos" da microprodução continuamos encurralados, estamos amarrados na EDP Universal e o mais grave é que temos de gramar com os aumentos da ERSE, sem termos qualquer culpa ou responsabilidade, a DGEE está caladinha... já nem se prenuncia!
Só de lembrar o caso de alguns colegas que foram obrigados a sair da EDP Comercial para a EDP Universal porque se não...não faziam contrato para a produção, há luz do panorama actual depreende-se que foi uma exigencia ridicula!
Já "ataquei" a ERSE, mas esta sacode a água do capote e diz que a responsabilidade desta situação é da DGEE... bom, temos de começar a mandar as facturas do aumento da energia para esta entidade até ao dia que o não mudar de comercializador de consumo seja da nossa e inteira responsabilidade!

Não nos resta mais, que esperar as novas cenas dos próximos capitulos... :twisted:


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por mcarneiro »

PaulOL Escreveu:Só mesmo de uma fonte de pallhaços ou...tótós :lol:

Nós os "velhos" da microprodução continuamos encurralados, estamos amarrados na EDP Universal e o mais grave é que temos de gramar com os aumentos da ERSE, sem termos qualquer culpa ou responsabilidade, a DGEE está caladinha... já nem se prenuncia!
Só de lembrar o caso de alguns colegas que foram obrigados a sair da EDP Comercial para a EDP Universal porque se não...não faziam contrato para a produção, há luz do panorama actual depreende-se que foi uma exigencia ridicula!
Já "ataquei" a ERSE, mas esta sacode a água do capote e diz que a responsabilidade desta situação é da DGEE... bom, temos de começar a mandar as facturas do aumento da energia para esta entidade até ao dia que o não mudar de comercializador de consumo seja da nossa e inteira responsabilidade!

Não nos resta mais, que esperar as novas cenas dos próximos capitulos... :twisted:
Boas PaulOL,

Eu liguei para a EDP comercial . a informar-me da situação , e eles disseram-me que já estão a fazer contratos com microprodutores , na altura (ainda foi em Dezembro) disserm-me , que para potencia de ligação de 3.68 ou superior já era possivel fazer o contrado com a EDP comercial , como não era o meu caso, porque a minha potencia de ligação é 3.45 , não adientei mais o assunto.


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por PaulOL »

Não duvido do que lhe disseram, mas...

A informação dada ao colega pnunes, vai no sentido de só se aplicar aos NOVOS microprodutores, com mais essa condicionante (3.68) e com as novas tarifas fortemente incentivadoras :twisted: , vai ser um êxito estrondoso... :shock:
É fácil dizer que estão aceitar contratos, porque neste altura do campeonato :P não há quem esteja à espera de o fazer, penso eu de que...

Também no site da Iberdrola está lá a informação que fazem contratos com a microprodução, conhece um único caso... desconheço em absoluto!... como o povo diz "é só garganta"... :twisted: ou será só publicidade para cartaz? :roll:

Resumidamente, da teoria há prática vai alguma distancia, pelo que mantenho muitas reticencias nesta matéria! :mrgreen:


jorge1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: domingo dez 25, 2011 7:32 pm

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por jorge1 »

E então, alguem atingiu a cota? eles pagaram ou não? já me disseram que a soma da contagem é paga no ano seguinte em janeiro, é verdade?


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por PaulOL »

jorge1 Escreveu:E então, alguem atingiu a cota? eles pagaram ou não? já me disseram que a soma da contagem é paga no ano seguinte em janeiro, é verdade?
Como já foi referido... NÃO pagam mais nada!!!... é pena :cry: , mas atingir o máximo anual já é muito positivo! :D

Avatar do Utilizador

Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 477
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am
Localização: pombal

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por Marco P G Silva »

Sim..e o que para ti já falta pouco. :lol: Se o tempo ajudar ainda vais ter quase um mês de ferias... :D
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por PaulOL »

Marco P G Silva Escreveu:Sim..e o que para ti já falta pouco. :lol: Se o tempo ajudar ainda vais ter quase um mês de ferias... :D

Sim, é verdade Marco, mais um ano com o objectivo quase alcançado e muito provavelmente alguns dias de férias até 5 de Janeiro, mas também não importa quantos dias vai estar de "férias" o importante sim, é atingir o máxima anual!

Também já não te falta muito... :mrgreen: e no próximo ano vai com certeza ter mais "folga" a tua máquina agora está bem "artilhada" :lol:

Avatar do Utilizador

Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 477
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am
Localização: pombal

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por Marco P G Silva »

Este ano atrasei-me um pouco..... :) O clima por aqui é incerto. Mas agora já estou mais ou menos tranquilos para os procimos anos. Boas ferias.
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por areosa »

PaulOL Escreveu: Sim, é verdade Marco, mais um ano com o objectivo quase alcançado e muito provavelmente alguns dias de férias até 5 de Janeiro, mas também não importa quantos dias vai estar de "férias" o importante sim, é atingir o máxima anual!

Também já não te falta muito... :mrgreen: e no próximo ano vai com certeza ter mais "folga" a tua máquina agora está bem "artilhada" :lol:
De férias até 5 de Janeiro? Não percebi! Então a contabilização não é por ano civil (1 de Janeiro a 31 de Dezembro)?

Cps :mrgreen:

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por Celestino »

areosa Escreveu:De férias até 5 de Janeiro? Não percebi! Então a contabilização não é por ano civil (1 de Janeiro a 31 de Dezembro)?

Cps :mrgreen:
Sim.
Mas como fazem eles se a leitura é efectuada sempre ao dia 18 (no meu caso)?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por visitante1 »

Se ao dia 18 (no teu caso) dum determinado mês já tiveres atingido a cota, param o pagamento e retomam no ano seguinte em principio no mesmo dia 18.
Aí vão pagar o valor da contagem que estiver no contador, ou seja somam o valor dos kw acumulados durante o tempo que estiveram sem te pagar...
E assim consecutivamente.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por Celestino »

pnunes Escreveu:Se ao dia 18 (no teu caso) dum determinado mês já tiveres atingido a cota, param o pagamento e retomam no ano seguinte em principio no mesmo dia 18.
Aí vão pagar o valor da contagem que estiver no contador, ou seja somam o valor dos kw acumulados durante o tempo que estiveram sem te pagar...
E assim consecutivamente.
Peço desculpa pnunes...
Confesso que não percebi. :oops:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por visitante1 »

Viva,
se em outubro por exemplo já atingiste a cota máxima deixam de te pagar, no mês de novembro e dezembro não recebes nada .
No entanto se deixares a micro ligada, vai continuar a somar kw no contador, então quando retomarem a contagem em janeiro vão pagar o valor que estiver acumulado no dito contador.
pelo menos foi isso que aconteceu a um conhecido meu!
cumps
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por PaulOL »

pnunes Escreveu:Viva,
se em outubro por exemplo já atingiste a cota máxima deixam de te pagar, no mês de novembro e dezembro não recebes nada .
No entanto se deixares a micro ligada, vai continuar a somar kw no contador, então quando retomarem a contagem em janeiro vão pagar o valor que estiver acumulado no dito contador.
pelo menos foi isso que aconteceu a um conhecido meu!
cumps
É lá... :o essa regra não é para todos!... :shock: tenho de reclamar... :x

Tudo o que produzi para além da "cota" atá final do ano, foi para os pardais, além disso o que produzi a partir de 01 a 05 de Janeiro (111.53Kw), pagaram apenas 21Kw :? e esta hemm...só começaram a pagar certinho a produção depois de 06 de Janeiro (o meu periodo é de 06 a 05 do mês seguinte).

A ser assim, como o "pnunes" descreve, isso quer dizer que com o passar dos anos a cota máxima é atingida cada vez mais cedo (não desligando a MP)...por cúmulo pode chegar ao ponto de receber no mês de Janeiro o 8.280Kw (o acumulado da contagem não paga do ano anterior) :mrgreen: :lol:

Há qualquer coisa que está mal contada!

Avatar do Utilizador

Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 477
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am
Localização: pombal

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por Marco P G Silva »

Pois a mim também nao me convence. No inicio do ano tive um problema de comunicação e liguei para a linha de apoio a microprodução. No meio da conversa diseram-me que a minha contagem tinha acabado em novembro e que me foi pago mais nada depois disso.... :(
Como diz o Paulo, qualquer coisa mal contada...
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por visitante1 »

É natural que existam situações distintas, já não é a primeira vez que acontece com esta entidade!
O que é certo é que para isso teriam que fazer pelo menos 2 contagens e uma delas teria que ser no dia 1 de janeiro!!! Nao me parece que isso aconteça...
Vou mais pela hipotese de pagar o acumulado!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por areosa »

Celestino Escreveu:
areosa Escreveu:De férias até 5 de Janeiro? Não percebi! Então a contabilização não é por ano civil (1 de Janeiro a 31 de Dezembro)?

Cps :mrgreen:
Sim.
Mas como fazem eles se a leitura é efectuada sempre ao dia 18 (no meu caso)?
Boas,
Infelizmente esse problema de ultrapassar a cota ainda não me aconteceu pelo que estou um pouco por fora mas, se foi exigida a instalação do modem GSM no contador, para alguma coisa deve servir!
Em teoria (e isto sou eu a pensar alto :? ) basta a EDP fazer a contagem por telemetria dos kWh marcados no contador entre o dia 31/12 e o dia 1/1 para que saiba exatamente quantos kWh vai pagar em 2014, ou seja, é dar a ordem ao computador e deixá-lo a recolher dados de todas as MP. Se fosse eu a mandar nesse departamento era assim que faria 8-).
Em tempos chegou-me aos ouvidos um boato (que vale o que vale) que a EDP fazia um controlo diário das MP, não só para fazer um acompanhamento da produção das MP mas também para detetar situações de fraude, pelo que, se for o caso, parece-me irrelevante se o momento de leitura é ao dia 18 ou a dia 5, essa data só é válida para efeitos de cumprimento do contrato porque, possivelmente será uma leitura das muitas que fazem por mês à sua MP.
Eu, na noite de 31/12/2012 dei-me ao trabalho de retirar a contagem do meu contador de produção para que, caso alcance a cota para este ano (ainda tenho alguma esperança de lá chegar) consiga perceber como é que a EDP faz essa contabilização, se é a partir do dia 1 ou se é a partir do dia 15 (no meu caso).

Cps, :mrgreen:

Responder

Voltar para “Micro-Produção”