Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por visitante1 »

bywire Escreveu:Boas,
Em relação aos consumos, posso afirmar que o meu seguidor não retira energia dos painéis , uma vez que tem um painel pequeno próprio para sua alimentação e também uma bateria.
Os valores do consumo vêem sempre a zero e a diferença entre o inversor e o contador é irrisória.
Mas consome pouco , uma vez que só tem um motor linear por ser de um só eixo.
Podem tentar falar com o instalador para saber se é exequível adaptar um painel pequenino e uma bateria ao vosso seguidor , para evitar consumo da produção.


Cumprimentos,
ByWire
Viva,
Deve estar a falar do lorentz, são filosofias de funcionamento diferentes e com motores de baixissimo consumo.
É tecnologia pensada e testada não é como os seguidores espanhois (alguns) que não sabem fazer nada de jeito...
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por areosa »

bywire Escreveu:Boas,
Em relação aos consumos, posso afirmar que o meu seguidor não retira energia dos painéis , uma vez que tem um painel pequeno próprio para sua alimentação e também uma bateria.
Os valores do consumo vêem sempre a zero e a diferença entre o inversor e o contador é irrisória.
Mas consome pouco , uma vez que só tem um motor linear por ser de um só eixo.
Podem tentar falar com o instalador para saber se é exequível adaptar um painel pequenino e uma bateria ao vosso seguidor , para evitar consumo da produção.


Cumprimentos,
ByWire
Já agora, qual é a marca do seu seguidor? Normalmente um seguidor de um eixo é menos exigente em termos de consumo e tendo um painel para apoio, obviamente que não vai sobrecarregar a produção.

O problema do meu seguidor da Braux está relacionado com o facto de ele em permanência gastar 12 W só por estar ligado, ou seja, ao final dum ano isso representa 105 kW! Considerando este valor, o consumo dos motores acaba por ser menos importante. Já pensei nessa solução para o meu seguidor e estimei que um painél de 40 W talvez fosse suficiente para o alimentar mas acabei por desistir dessa abordagem, por enquanto, porque é uma solução cara. Por outro lado, como previsivelmente vou ultrapassar a cota de produção este ano, o consumo acaba por ser irrelevante. A alteração mais simples e barata que vou implementar é instalar um interruptor crepuscular que desliga o seguidor ao anoitecer e só o liga ao amanhecer, nessa alteração devo reduzir o consumo para metade.
Cps

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por visitante1 »

Boas noites,
uma informação relativa ao consumo do famoso seguidor Mecapisa SF35 cerca de 8Kw mês.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


miguelfilipe
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: quinta jun 02, 2011 10:43 pm

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por miguelfilipe »

Bom dia pnunes,

Esse consumo do seguidor Mecapisa SF35 verificou na fatura de electricidade?
Relativamente ao seguidor que possuo, Deger 5000NT, todos os meses constato na fatura que não apresenta consumo.
Mas ainda bem... Caso contrário, o valor que teria que pagar era os 0,38 €/kWh, e não os 0,1393 €/kWh...

Cumprimentos,


Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por areosa »

Boas,
Quanto aos Deger, já é conhecido que não consomem energia enquanto o sistema não produz pelo que, quem tem um desses está com sorte, neste aspecto do auto-consumo.

Quanto aos Mecapisa SF35, teoricamente deveriam apresentar um consumo baixo já que, pelas especificações que entretanto estive a consultar, o sistema só tem um motor para movimentar os painéis sendo que a elevação, embora variável, segue sempre o mesmo percurso ao longo do ano. No entanto, o que se verifica é que também apresenta valores de consumo elevados (8 kWh/mês), apesar de ter só um motor! :oops: Aparentemente, a solução de um só motor não traz grande vantagem em relação aos sistemas com dois motores no capítulo do auto-consumo.

Em sistemas em que os motores são trifásicos, como são os da Mecapisa, Braux e outros, o que acaba por ter um consumo elevado não são os motores mas o conversor de monofásico para trifásico porque está sempre ligado mas para os motores funcionarem só alguns minutos por dia, a pequenos intervalos, o que acaba por ser um grande desperdício. Neste capítulo, poderia haver aqui uma gestão mais eficiente dos consumos por parte destes fabricantes.
Cps


Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por areosa »

Boas,
Dando continuidade a este tema, o meu sistema completou hoje um ano de funcionamento pelo que aproveitei para conferir os valores
indicados pelo inversor e pelo contador de saída. Assim, contas feitas, os resultados foram os seguintes:

Inversor: 8326 kWh --> menos mal: 46 kWh acima dos 8.280 kWh :D :D :D

Contador: 8279 kWh - produzido --> quase! Faltou 1 kWh para atingir o limite máximo :)
68 kWh - consumido --> consumo do seguidor fora das horas de produção - pagos a 0,38 € o kWh :( :( :(

Diferença: 115 kWh --> valor correspondente ao consumo do seguidor durante 1 ano! :evil: :evil: :evil:

Em resumo, o sistema correspondeu às expectativas porque produziu mais kWh que aqueles que são pagos pela EDP, e melhores resultados teria obtido se não fossem as sombras que me afectam a produção ao final do dia durante grande parte do ano e também na parte da manhã durante o verão.
A pesar negativamente esteve o seguidor que consumiu 115 kWh e fez com que o objectivo de obter o rendimento máximo da instalação ficasse a 26€, isto considerando que vão ser produzidos os mesmos kWh que foram produzidos no ano passado nos 95 dias que faltam para terminar o ano de 2012, o que é bem provável que não aconteça, quer para melhor ou para pior. Por outro lado, os 115 kWh estão dentro do que tinha previsto para o consumo do seguidor pelo que este resultado já era esperado.

Para minorar este problema solicitei à Braux informação sobre a viabilidade de ligar um interruptor crepuscular para desligar o sistema durante o período nocturno. Caso essa alteração seja possível, os 68 kWh de consumo poderão assim ser eliminados das minhas faturas. :)

Cps a todos.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por Volt »

26 euros também não é muito... :-). Depois conta a resposta ao email (creio) que enviaste.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por areosa »

Volt Escreveu:26 euros também não é muito... :-). Depois conta a resposta ao email (creio) que enviaste.


Sim, considerando os 3146€ anuais, os 26 euros até nem é muito... o problema é a perca de eficiência dos painéis ou os anos menos bons de exposição solar que faz com que esse valor tenda a aumentar, é por isso que quero resolver ou atenuar este problema.

email :?: Qual?

Por outro lado, devido às sombras, o valor da produção anual está mesmo no limite pelo que estou a ponderar acrescentar mais um painel fotovoltaico ao sistema. Já alguém tem experiência neste tipo de alterações ao sistema? Foi complicado em termos burocráticos?

Cps

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por Volt »

Estava a referir-me ao contacto que fizeste com a Braux. Calculei que tivesse sido por email... :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Ferreira73
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 98
Registado: domingo jan 31, 2010 1:03 pm

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por Ferreira73 »

Boa noite

Alguém me explica como consigo saber qual o consumo do meu seguidor (Deger 3000NT)....é que passado um ano ainda não vi qualquer consumo na factura.... será que vai buscar à produção a energia?

Cps


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por JDuarte »

Viva Ferreira73,
É verdade que alguns sistemas não apresentam consumos no contador, nem mesmo os do modem´s, pois estão ligados erradamente à rede pública. Mas se a quem competia essa verificação nada fez (a certificação da CERTIEL serve para isso mesmo) quem somos nós meros "ignorantes" para contestar a opinião de um técnico certificado.
Quanto ao consumo do seguidor, muitos instaladores optam por alimentar o seguidor através do campo fotovoltaico e em alguns casos é até utilizada uma bateria para os consumos fora do período produtivo.
Eu não tenho seguidor e já levo 10kWh consumidos em pouco mais de 2 anos de produção.
Problemático seria ter consumos elevados como alguns colegas mencionam...
Cmps,


Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por areosa »

Ferreira73 Escreveu:Boa noite

Alguém me explica como consigo saber qual o consumo do meu seguidor (Deger 3000NT)....é que passado um ano ainda não vi qualquer consumo na factura.... será que vai buscar à produção a energia?

Cps
Boa noite Ferreira73,

Segundo o que o amigo PaulOL explicou nesta mensagem (http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 28#p180528), o Deger tem um sistema de poupança de energia pelo que durante a noite gasta 0 Wh! :) :) :) Neste aspeto, o Deger está uns furos acima da concorrência.
No entanto, sempre pode confirmar na factura da EDP se do lado do consumo aparece lá algum kWh contabilizado, também pode conferir se existem diferenças entre o que marca o contador e o que marca o inversor, para ter uma ideia das percas globais no sistema, é natural também que ocorram perdas nos cabos. Por outro lado, segundo testemunhos, e mais uma vez cito o caso do amigo PauloOL, estranhamente alguns inversores, como por exemplo o Kaco, contabilizam um número de kWh inferior ao que é registado pelo contador de saída pelo que, nesse caso, é difícil saber quais as reais perdas do sistema.
Um outro processo de avaliar o consumo é intercalar na alimentação do seguidor um contador de energia e contabilizar na realidade quanto é o consumo enquanto está parado e quando se está a movimentar. Este parece-me o método mais fiável para fazer essa avaliação.

Infelizmente, no meu caso, tratando-se de um seguidor da Braux, 12 Wh são certinhos, dia e noite! :evil: :evil: :evil: Resultado, ao fim de um ano de funcionamento do sistema tenho uma fatura de 115 kWh pagos a 0,38 €. E ao que parece, ainda há pior!
Só espero que venha muito sol até final do ano para compensar estas percas. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Espero ter esclarecido.
Cps


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por PaulOL »

areosa Escreveu:
Por outro lado, devido às sombras, o valor da produção anual está mesmo no limite pelo que estou a ponderar acrescentar mais um painel fotovoltaico ao sistema. Já alguém tem experiência neste tipo de alterações ao sistema? Foi complicado em termos burocráticos?

Cps

Boas,

Nessa situação é só necessário o INSTALADOR informar a Certiel!

Cpts.


Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por areosa »

PaulOL Escreveu:
areosa Escreveu:
Por outro lado, devido às sombras, o valor da produção anual está mesmo no limite pelo que estou a ponderar acrescentar mais um painel fotovoltaico ao sistema. Já alguém tem experiência neste tipo de alterações ao sistema? Foi complicado em termos burocráticos?

Cps

Boas,

Nessa situação é só necessário o INSTALADOR informar a Certiel!

Cpts.

Pois... esse é o problema! No meu caso, julgo que o instalador já passou à história - não os consigo contactar de nenhum modo! :x :x :x

Cps


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por PaulOL »

Pois é... por essa e por outras... o momento da escolha do instalador é de estrema importância, a sua aproximação, dimensão, idoneidade, etc, têm de estar sempre presente! ;)

Penso (digo eu) que qualquer instalador certificado pode fazer esse trabalho, não tem forçosamente de ser o da instalação inicial, até porque pode encontrar o painel que precisa bem mais barato num instalador da concorrência e sendo certificado pode fazer o serviço da instalação e o burocrático! :mrgreen:

Cpts.


Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por areosa »

PaulOL Escreveu:Pois é... por essa e por outras... o momento da escolha do instalador é de estrema importância, a sua aproximação, dimensão, idoneidade, etc, têm de estar sempre presente! ;)
Concordo consigo e eu também tive essa preocupação mas... com a redução das cotas para 2012 (novos registos a fechar em Março/Abril) conjugado com a redução das margens de lucro em consequência da redução das tarifas bonificadas, são factos que estão a fazer mossa no sector! Com o mercado aberto só 3/4 meses é difícil manter uma estrutura a funcionar 12 meses se essa for a única actividade da empresa.

Cps,


Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por areosa »

Boas,

Ainda neste contexto do consumo do seguidor, mandei um mail à Braux a informar dos consumos do seguidor, se eram normais para este modelo, a resposta foi a seguinte:
-O consumo do seguidor não pode ser tão alto. Tens que ter um problema de derivação à terra na fase e no neutro. É favor comprovar.
A minha pergunta é, como é que eu posso fazer esse teste?

Cps :mrgreen:

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por visitante1 »

areosa Escreveu:Boas,

Ainda neste contexto do consumo do seguidor, mandei um mail à Braux a informar dos consumos do seguidor, se eram normais para este modelo, a resposta foi a seguinte:
-O consumo do seguidor não pode ser tão alto. Tens que ter um problema de derivação à terra na fase e no neutro. É favor comprovar.
A minha pergunta é, como é que eu posso fazer esse teste?

Cps :mrgreen:
Isso pode perguntar a eles!!!!
Foi uma resposta dada por quem está a leste.
O seguidor por norma já tem um diferencial no circuito por isso não pode ter fugas.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por areosa »

pnunes Escreveu: Isso pode perguntar a eles!!!!
Foi uma resposta dada por quem está a leste.
O seguidor por norma já tem um diferencial no circuito por isso não pode ter fugas.
Ok. Vou verificar se o seguidor já está ligado a algum diferencial e, caso não esteja, instalo um para tirar isto a limpo.
Sei que o seguidor está ligado a um disjuntor de fase mas não me lembro se depois passa por um diferencial de saída, é provável que assim seja.
Também achei a resposta um pouco estranha mas não há como perguntar para ter a certeza!

Cps

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por visitante1 »

Mas não se espante, o meu até causa arrepios!!! estou mesmo a ponderar deita-lo abaixo e passar para fixo, hoje tenho a certeza absoluta que é um erro gravissimo apostar num seguidor quando se tem um teto de produção, com paineis ao preço que temos mais vale plantar mais meia duzia deles do que ter um trambolho dum seguidor, seja ele de que marca for (logicamente não descorando equipamentos exepcionais que há no mercado que é o caso da degger e da mecapisa por exemplo.

Mais grave que isso é que a maioria das empresas que os montam nada precebem do assunto e depois vem atirar com areia para os olhos dos clientes...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Micro-Produção”