Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por JDuarte »

Boas,
Os consumos em estado de espera devem ser mínimos, o problema deve ser os motores/sistemas hidráulicos, penso eu de que!


Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por areosa »

JDuarte Escreveu:Boas,
Os consumos em estado de espera devem ser mínimos, o problema deve ser os motores/sistemas hidráulicos, penso eu de que!
Bem, agora fiquei um pouco confuso. Os 140 kW que o pnunes menciona é o acumulado na fatura da EDP ou não?
Se sim, então refere-se ao consumo do equipamento enquanto a instalação não está a produzir, ou seja, o período da noite onde o sistema está em estado de espera. Embora não conheça essa marca de seguidor (e a informação que facultam on-line é nula), não me parece que seja assim tão negligenciável o consumo da eletrónica de controlo, ora vejamos:
- se considerarmos que os 140 kWh se referem a 274 dias (365 - 91) dá um consumo diário de 511 Wh.
- supondo que o seguidor gasta 5 minutos à noite e outros 5 minutos de manhã para se posicionar enquanto a instalação não está a produzir, implicaria que o sistema tivesse um consumo instantâneo de aproximadamente 3 kW.
- agora basta comparar a potência do motor que opera o sistema hidráulico com os 3 kW para perceber se é o culpado ou não.
Eu quase apostaria que nem 0,3 kW, quanto mais 3 kW!
Cps,


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por JDuarte »

Viva,
Não percebo porque diz que os consumos referem-se ao período em que não está a produzir.
Ao longo do dia, com os constantes reajustes de posição é que o sistema tem consumo... durante a noite em modo de espera o consumo é residual... a não ser que tenhamos um seguidor lunar!


Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por areosa »

JDuarte Escreveu:Viva,
Não percebo porque diz que os consumos referem-se ao período em que não está a produzir.
Ao longo do dia, com os constantes reajustes de posição é que o sistema tem consumo... durante a noite em modo de espera o consumo é residual... a não ser que tenhamos um seguidor lunar!
Durante o dia, enquanto a instalação está a produzir o consumo do seguidor é roubado à produção, ou seja, é debitado pelo inversor mas não aparece no contador de saída, daí haver uma diferença significativa entre o que é debitado pelo inversor e o que é registado pelo contador, como é o meu caso, o do pnunes e de outros sistemas com consumos significativos.
Agora, quando a instalação já não está a produzir é que o sistema necessita de ir à rede buscar a energia que precisa, logo, é o valor que a EDP desconta na fatura como sendo consumo.
Assim, quando um sistema apresenta na fatura um consumo acumulado de 140 kWh, na realidade gastou muito mais que isso porque nesse valor não estão contabilizados os kWh gastos enquanto a instalação está a produzir.
Espero ter esclarecido.
Cps


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por JDuarte »

Obrigado pelo esclarecimento.
Pois para mim 140kWh consumidos já é mau, se ainda tivermos de somar o consumo das horas de produção então é péssimo. Com um seguidor desses, mais vale ter uma mp fixa sobre dimensionada, é mais barata na instalação e foge-se aos consumos e manutenção.
Qual a diferença de produção entre inversor e contador na MP em causa?
Cmps,


Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por areosa »

JDuarte Escreveu:Obrigado pelo esclarecimento.
Qual a diferença de produção entre inversor e contador na MP em causa?
Cmps,
Esse valor já é um pouco mais difícil de contabilizar olhando para as diferenças entre inversor e contador porque em situações normais já existem diferenças entre o que o cada um indica, por exemplo, os inversores Kaco debitam mais para a rede que o que indicam, logo esses valores não são de confiar, para além disso, há que considerar também as percas nos cabos de ligação entre o inversor e o contador.

Quem tem tarifa bi-horaria até é fácil fazer uma estimativa de quanto é que a eletrónica consome, basta pegar na conta da EDP do mês de Dezembro e fazer umas continhas, ou seja, considerando que têm a tarifa bi-horária das 22h00 às 8h00, o consumo que é indicado na fatura da EDP deve representar quase exclusivamente o que o seguidor gasta em estado de espera nessas 10 horas por dia, logo, basta pegar no valor indicado e dividir por 310 (31*10) e obtém-se o valor gasto por hora, multiplicando por 8760 (24*365) obtém-se o valor real do consumo da eletrónica num ano. Finalmente, multiplicando o valor obtido pela tarifa de venda do kWh à EDP, têm uma estimativa de quanto estão a perder por ano devido ao seguidor.

Ps: Para quem tem problemas de coração é melhor não fazer as contas! :o :o :o

Cps


Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por areosa »

JDuarte Escreveu: Pois para mim 140kWh consumidos já é mau, se ainda tivermos de somar o consumo das horas de produção então é péssimo. Com um seguidor desses, mais vale ter uma mp fixa sobre dimensionada, é mais barata na instalação e foge-se aos consumos e manutenção.
Cmps,
Bem, não concordo inteiramente com a sua opinião, julgo que um seguidor, mesmo guloso, acaba por ser vantajoso. Senão vejamos, mesmo um consumo excessivo de 200 kWh/ano, considerando que o sistema está dimensionado para produzir o máximo nos primeiros anos (8280 kWh/ano), isso representa cerca de 2,5% da produção, ou seja, ainda fica a ganhar 27,5% relativamente a um sistema equivalente fixo. Por outro lado, se o sistema com seguidor for bem dimensionado de modo a produzir para além do valor máximo que se pode vender por ano e se o sol a ajudar, basta mais uns dias a produzir para cobrir o gasto do seguidor. Finalmente, sobre-dimensionar uma mp fixa tem limites, a menos que se queira fritar o inversor ou diminuir a sua longevidade.
Depois há a considerar que nem todos os seguidores são assim tão gulosos (temos um exemplo do contrário neste tópico), ou seja, na altura da aquisição é que se deve ter o cuidado de fazer as perguntas certas aos instaladores para depois não ter surpresas desagradáveis.

Cps

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por visitante1 »

areosa Escreveu:
JDuarte Escreveu: Pois para mim 140kWh consumidos já é mau, se ainda tivermos de somar o consumo das horas de produção então é péssimo. Com um seguidor desses, mais vale ter uma mp fixa sobre dimensionada, é mais barata na instalação e foge-se aos consumos e manutenção.
Cmps,
Bem, não concordo inteiramente com a sua opinião, julgo que um seguidor, mesmo guloso, acaba por ser vantajoso. Senão vejamos, mesmo um consumo excessivo de 200 kWh/ano, considerando que o sistema está dimensionado para produzir o máximo nos primeiros anos (8280 kWh/ano), isso representa cerca de 2,5% da produção, ou seja, ainda fica a ganhar 27,5% relativamente a um sistema equivalente fixo. Por outro lado, se o sistema com seguidor for bem dimensionado de modo a produzir para além do valor máximo que se pode vender por ano e se o sol a ajudar, basta mais uns dias a produzir para cobrir o gasto do seguidor. Finalmente, sobre-dimensionar uma mp fixa tem limites, a menos que se queira fritar o inversor ou diminuir a sua longevidade.
Depois há a considerar que nem todos os seguidores são assim tão gulosos (temos um exemplo do contrário neste tópico), ou seja, na altura da aquisição é que se deve ter o cuidado de fazer as perguntas certas aos instaladores para depois não ter surpresas desagradáveis.

Cps
E será que os instaladores sabem esses promenores de consumos de seguidores??? garanto-lhe que não.
e mesmo que soubessem será que o diziam??? tambem não me parece...
só uma pequena parte de possuidores de instalações com seguidor é que se apercebem que o bicho consome, e só mesmo uma minoria muito pequena é que sabe concretamente quanto é esse consumo.
Não seria muito grave se a instalação produzir o maximo permitido, porque se for como muitas instalações que estão a fazer sombra e pouco mais e ás vezes nem chegam a capacidade nominal do inversor, aí sim é mais um prejuizo.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por areosa »

pnunes Escreveu: E será que os instaladores sabem esses promenores de consumos de seguidores??? garanto-lhe que não.
e mesmo que soubessem será que o diziam??? tambem não me parece...
só uma pequena parte de possuidores de instalações com seguidor é que se apercebem que o bicho consome, e só mesmo uma minoria muito pequena é que sabe concretamente quanto é esse consumo.
Não seria muito grave se a instalação produzir o maximo permitido, porque se for como muitas instalações que estão a fazer sombra e pouco mais e ás vezes nem chegam a capacidade nominal do inversor, aí sim é mais um prejuizo.
cumprimentos
Pois, então só nos resta esperar que mais micro-produtores deixem aqui o testemunho do seu seguidor para que outros estejam melhor informados e possam optar por outros seguidores com menores consumos.
Cps

Avatar do Utilizador

sousacastro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 155
Registado: sexta jul 29, 2011 9:22 pm
Localização: Vila Real - Trás os Montes

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por sousacastro »

O meu este mes consumiu 6. Falei com o instalador e disse-me que o consumo depende da lubrificação do seguidor e das vezes que se poe na posição de segurança por ex. por causa do vento forte.
Cumprimentos,

Sousa Castro
_______
O Sol nas nossas mãos.
Micro-produção 3,45 kW
Seguidor Das4, 20 painéis LG 240w, inversor Kaco 4200
Citroen CZERO


Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por areosa »

sousacastro Escreveu:O meu este mes consumiu 6. Falei com o instalador e disse-me que o consumo depende da lubrificação do seguidor e das vezes que se poe na posição de segurança por ex. por causa do vento forte.
Que grande história lhe contou o instalador!! :) :) Na sua zona deve fazer permanentemente um vendaval daqueles para o seguidor passar a vida a pôr-se na posição de segurança ;)
De qualquer modo, seja por falta de lubrificação, seja por muito vento, esse consumo do seguidor nunca vai aparecer no contador porque é feito enquanto a instalação está a produzir, sendo por isso tirado à produção. O que aparece como "consumo" na conta da EDP é o que a instalação gasta quando não produz energia, ou seja, final do dia, noite e inicio da manhã, quando o seguidor está quase sempre parado, logo, não pode ser pelas razões referidas pelo instalador!
Cps


Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por areosa »

Boas,
Na fatura da EDP que recebi esta semana e após 141 dias de produção o "guloso" do meu seguidor já apresenta um consumo de 30 kWh. Como se isso não bastasse, o contador de saída apresenta um desvio de -13 kWh em relação ao indicado pelo inversor, cerca de 0,5% da produção. Lá vai barão! :( :( :(
Cps

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por lopes »

Boas,
Cada seguidor terá as suas características... Tenho a instalação ligada desde 11 Março/2011 e o meu contador apenas acusa o consumo de 1Kw.
Assim, seguramente o meu DEGER 3000NT vai roubar o consumo à produção, mas no meu caso não acho que seja grave, pois tenho apenas 4140w de paineis instalados, e no passado fim-de-semana já atingi o limite dos 8280Kw (a 3 semanas de fazer 1 ano).
Não consigo sequer saber o consumo real do seguidor, mas não me parece que esteja a ser (muito) prejudicial à produção ;)
Abraço,


Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por areosa »

lopes Escreveu:Boas,
Cada seguidor terá as suas características... Tenho a instalação ligada desde 11 Março/2011 e o meu contador apenas acusa o consumo de 1Kw.
Assim, seguramente o meu DEGER 3000NT vai roubar o consumo à produção, mas no meu caso não acho que seja grave, pois tenho apenas 4140w de paineis instalados, e no passado fim-de-semana já atingi o limite dos 8280Kw (a 3 semanas de fazer 1 ano).
Não consigo sequer saber o consumo real do seguidor, mas não me parece que esteja a ser (muito) prejudicial à produção ;)
Abraço,

Boas,
Pois, nesse aspeto do consumo, os Deger parecem estar uns furos acima, as próprias especificações do equipamento referem que o seguidor gasta não mais que 10 kWh por ano para se posicionar e para consumo da eletrónica, logo, o valor que apresenta está em linha com o que é anunciado porque só gasta energia para se posicionar quando a instalação está a produzir e daí aparecer esse valor no contador. No meu caso, as especificações indicavam um auto-consumo de 1,5 kWh por ano mas isso é só no papel, a realidade é bem diferente!
Já agora, creio que o limite máximo de produção é contabilizado por ano civil, logo, só mais lá para o final do ano é que atingirá o limite de produção referente a 2012.
Cps

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por lopes »

areosa Escreveu:Já agora, creio que o limite máximo de produção é contabilizado por ano civil, logo, só mais lá para o final do ano é que atingirá o limite de produção referente a 2012.
Cps
Sim, também esclareci essa questão a semana passada. A contagem parece que é mesmo por ano civil, qualquer das formas fiquei satisfeito em saber que em menos de 1 ano a funcionar o sistema atingiu essa meta ;)

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por visitante1 »

Boas noites,
será que me poderiam esclarecer melhor essa situação da produção? é de janeiro a dezembro o ano civil o que quer dizer que quem começa em setembro por exemplo termina o primiro ano 3 meses depois??
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por lopes »

pnunes Escreveu:Boas noites,
será que me poderiam esclarecer melhor essa situação da produção? é de janeiro a dezembro o ano civil o que quer dizer que quem começa em setembro por exemplo termina o primiro ano 3 meses depois??
cumprimentos
Pois, pelo que me foi informado, em termos de contagem de Kw, é mesmo assim que funciona. ;)
Abraço,


Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por areosa »

pnunes Escreveu:Boas noites,
será que me poderiam esclarecer melhor essa situação da produção? é de janeiro a dezembro o ano civil o que quer dizer que quem começa em setembro por exemplo termina o primiro ano 3 meses depois??
cumprimentos
Sim, é isso. No dia 1 de Janeiro o contador é colocado a zeros e começa nova contagem até atingir o limite máximo admitido. Aqui neste ponto tenho dúvidas se os valores do consumo são também descontados ao valor produzido para efeitos de contabilização do limite máximo, ou seja, se no dia 1 de Dezembro tiver já produzido 8280 kWh mas, por outro lado, tiver um consumo de 80 kWh, posso parar já a produção ou devo ainda continuar por mais uns dias até recuperar os 80 kWh do consumo, sendo esses pagos?
A questão é se a fórmula de cálculo é:
1 - Mínimo(8280 kWh; produção) ou
2 - Mínimo(8280 kWh; produção-consumo)
Alguém sabe esclarecer este detalhe?
Cps


Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por areosa »

lopes Escreveu: Sim, também esclareci essa questão a semana passada. A contagem parece que é mesmo por ano civil, qualquer das formas fiquei satisfeito em saber que em menos de 1 ano a funcionar o sistema atingiu essa meta ;)
Também tenho essa esperança, pelo menos no 1º ano de produção ;) . Também com este inicio de ano que não há memória, quem é que não atingirá! :D :D :D
No entanto, a alegria de uns é a tristeza de outros, neste caso, para os agricultores!
Cps

Avatar do Utilizador

bywire
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: quarta dez 02, 2009 12:28 pm

Re: Consumo do sistema de posicionamento- exagerado ou não?

Mensagem por bywire »

Boas,
Em relação aos consumos, posso afirmar que o meu seguidor não retira energia dos painéis , uma vez que tem um painel pequeno próprio para sua alimentação e também uma bateria.
Os valores do consumo vêem sempre a zero e a diferença entre o inversor e o contador é irrisória.
Mas consome pouco , uma vez que só tem um motor linear por ser de um só eixo.
Podem tentar falar com o instalador para saber se é exequível adaptar um painel pequenino e uma bateria ao vosso seguidor , para evitar consumo da produção.


Cumprimentos,
ByWire

Responder

Voltar para “Micro-Produção”