Rendimentos Microprodução - IRS 2011

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Rendimentos Microprodução - IRS 2011

Mensagem por areosa »

Então é assim (espero não induzir em erro):

Quadro 1: NIF e Dentro do prazo.
Quadro 2: Ano: 2012 e Trimestral: 12T.
Quadro 3: Continente.

Quadro 6:
Campo 3 - Base tributável : colocar aqui os euros recebidos da produção de kWh pagos pela EDP durante o trimestre (sem IVA)
Campo 4 - Imp. a favor do estado : colocar aqui o valor do IVA recebido que será = (campo 3)* 23%.
Campo 20 - Imobilizado : colocar aqui o IVA do equipamento.
Campo 24 - Outros bens e serviços : colocar aqui o IVA de serviços pagos. Por exemplo: mão de obra, IVA pago à Certiel, etc.
Campo 61 - Excesso a reportar : colocar aqui o valor do IVA a reportar do trimestre anterior que foi colocado no campo 96.
Campos 90, 91, 92, 93 e 94 calculados automaticamente.
Campo 96 - Excesso a reportar : colocar aqui o valor do IVA a reportar no trimestre seguinte = ao que foi calculado no campo 94.

Espero que ajude,

Cps :mrgreen:


Ptuga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: quinta set 13, 2012 10:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Rendimentos Microprodução - IRS 2011

Mensagem por Ptuga »

Obrigado Areosa...uma ajuda muito preciosa, é que ontem fiquei a olhar para aquilo como um boi para um palácio. eehehehehe ;)

Se tiver mais alguma dúvida já sei a quem recorrer...vamos ver como corre!

Abraço
Vasco


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Rendimentos Microprodução - IRS 2011

Mensagem por areosa »

Ptuga Escreveu:Obrigado Areosa...uma ajuda muito preciosa, é que ontem fiquei a olhar para aquilo como um boi para um palácio. eehehehehe ;)

Se tiver mais alguma dúvida já sei a quem recorrer...vamos ver como corre!

Abraço
Vasco
De nada! ;)
Convém, no entanto, passar por um balcão de atendimento ou repartição de finanças para confirmar se está tudo em ordem. Não vá o :evil: pregar uma partida!

Cps :mrgreen:


jmgsousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 111
Registado: sábado mar 21, 2009 10:45 pm

Re: Rendimentos Microprodução - IRS 2011

Mensagem por jmgsousa »

Após ler várias das muitas páginas, estou confuso.
Então estou na seguinte situação, sou empregado por conta de outrem, não coletado, e estou a avaliar a instalação de uma MicroProdução.
Segundo as estimativas o valor de ganho anual rondará os 1500/1700€. Neste caso terei de me colectar? Terei de declarar os ganhos?
Ou estarei isento de qualquer declaração, ou inclusão no IRS?

Jorge


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Rendimentos Microprodução - IRS 2011

Mensagem por areosa »

jmgsousa Escreveu:Após ler várias das muitas páginas, estou confuso.
Então estou na seguinte situação, sou empregado por conta de outrem, não coletado, e estou a avaliar a instalação de uma MicroProdução.
Segundo as estimativas o valor de ganho anual rondará os 1500/1700€. Neste caso terei de me colectar? Terei de declarar os ganhos?
Ou estarei isento de qualquer declaração, ou inclusão no IRS?

Jorge

O que está isento são os rendimentos até 5000€, mas tem sempre que os declarar por isso tem que abrir actividade na categoria B.
Cps :mrgreen:


jmgsousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 111
Registado: sábado mar 21, 2009 10:45 pm

Re: Rendimentos Microprodução - IRS 2011

Mensagem por jmgsousa »

areosa Escreveu:
jmgsousa Escreveu:Após ler várias das muitas páginas, estou confuso.
Então estou na seguinte situação, sou empregado por conta de outrem, não coletado, e estou a avaliar a instalação de uma MicroProdução.
Segundo as estimativas o valor de ganho anual rondará os 1500/1700€. Neste caso terei de me colectar? Terei de declarar os ganhos?
Ou estarei isento de qualquer declaração, ou inclusão no IRS?

Jorge

O que está isento são os rendimentos até 5000€, mas tem sempre que os declarar por isso tem que abrir actividade na categoria B.
Cps :mrgreen:

Ou seja, abrindo activade, para a ser empresário, e toda a papelada e processos necessários, possivel perca de beneficios fiscais, etc, e ou seja, numa eventualidade de desemprego (esperemos que não), pode-se correr riscos de não ter esse direito...

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Rendimentos Microprodução - IRS 2011

Mensagem por visitante1 »

O subsidio de desemprego recebe á mesma, fazem é umas contas subtraindo uma percentagem relativa aos rendimentos do painel.
Mas é como eu disse num outro post, podem é as regras mudar entretanto uma vez que o fisco anda a agir cegamente.
cumpprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Rendimentos Microprodução - IRS 2011

Mensagem por PaulOL »

areosa Escreveu: O que está isento são os rendimentos até 5000€, mas tem sempre que os declarar por isso tem que abrir actividade na categoria B.
Cps :mrgreen:

Neste momento... é obrigatório abrir actividade! :evil: ...se bem que, existe a promessa do secretário estado da energia em mudar o enquadramento para CATEGORIA F... mais justo, diga-se de passagem! :mrgreen:


jmgsousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 111
Registado: sábado mar 21, 2009 10:45 pm

Re: Rendimentos Microprodução - IRS 2011

Mensagem por jmgsousa »

PaulOL Escreveu:
areosa Escreveu: O que está isento são os rendimentos até 5000€, mas tem sempre que os declarar por isso tem que abrir actividade na categoria B.
Cps :mrgreen:

Neste momento... é obrigatório abrir actividade! :evil: ...se bem que, existe a promessa do secretário estado da energia em mudar o enquadramento para CATEGORIA F... mais justo, diga-se de passagem! :mrgreen:

Já alguém soube mais alguma coisa em relação a este tema? O IRS de 2012 está ai á porta, pensei que ouvesse conclusões....
Ou melhor, realmente era de esperar que não concluam nada...

Jorge


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Rendimentos Microprodução - IRS 2011

Mensagem por areosa »

jmgsousa Escreveu:
Já alguém soube mais alguma coisa em relação a este tema? O IRS de 2012 está ai á porta, pensei que ouvesse conclusões....
Ou melhor, realmente era de esperar que não concluam nada...

Jorge
Que tenha conhecimento ainda não há novidades, até agora tem sido só falatório e nada preto no branco!
Mas mesmo que a legislação seja alterada, nunca terá efeitos retroactivos... consequentemente, para 2012 mantêm as obrigações declarativas no IRS. Penso eu de que...

Cps :mrgreen:


Autor do tópico
Ferreira73
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 98
Registado: domingo jan 31, 2010 1:03 pm

Re: Rendimentos Microprodução - IRS 2011

Mensagem por Ferreira73 »

O orçamento de Estado para 2013 não alterou nada neste campo.

Cps


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Rendimentos Microprodução - IRS 2011

Mensagem por PaulOL »

Ferreira73 Escreveu:O orçamento de Estado para 2013 não alterou nada neste campo.

Cps

Este "filme de terror" continua activo, mas como todos os filmes, tem sempre um FIM... :twisted:

... a verdade seja dita, até não é assim tão mau para quem "aproveitou o cenário" para reaver o IVA investido!!! :lol: :lol:


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Rendimentos Microprodução - IRS 2011

Mensagem por JDuarte »

PaulOL Escreveu: Este "filme de terror" continua activo, mas como todos os filmes, tem sempre um FIM... :twisted:
Boas, ou melhor MÁS
Segundo informação de alguém ligado ao Autoridade Tributária, o orçamento de 2013 não prevê isenção aos rendimentos provenientes da micro produção, a isenta até aos 5000€ de rendimentos parece que já foi chão que deu uvas...
Mais uma vez se prova que o legislador pode sempre mudar as regras a meio do jogo! É o país que temos! :(

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Rendimentos Microprodução - IRS 2011

Mensagem por Celestino »

JDuarte Escreveu:
PaulOL Escreveu: Este "filme de terror" continua activo, mas como todos os filmes, tem sempre um FIM... :twisted:
Boas, ou melhor MÁS
Segundo informação de alguém ligado ao Autoridade Tributária, o orçamento de 2013 não prevê isenção aos rendimentos provenientes da micro produção, a isenta até aos 5000€ de rendimentos parece que já foi chão que deu uvas...
Mais uma vez se prova que o legislador pode sempre mudar as regras a meio do jogo! É o país que temos! :(
Se não me engano, a legislação que excluía da tributação os rendimentos da microprodução inferiores a 5.000,00€, era o disposto no n.º 6 do art.º 12.º do DL n.º 363/2007 (alterado pela Lei n.º 67-A/2007 e pelo DL 118-A/2010).
No OE para 2013, penso que estes diplomas não foram alterados. Eu pelo menos não vi nada...
Será que o regime do DL n.º 363/2007 (republicado pelo DL 118-A/2010) estará para ir à vida!!???
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Rendimentos Microprodução - IRS 2011

Mensagem por JDuarte »

Infelizmente, parece que o corte nas isenções e deduções é muito mais abrangente... não se fica só por aqui...
Eu também não li nada no OE 2013, mas confio plenamente na informação obtida, pois a fonte é fidedigna.
No ano passado até aparecer o modelo 3, ninguém falava na obrigatoriedade de declarar estes rendimentos.
Quem nada fez até hoje (declarar inicio de atividade), que se deixar estar quietinho no canto, sem criar alarido, pode ser que escape entre os "pingos"!
Vamos aguardar pelos próximos capítulos...


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Rendimentos Microprodução - IRS 2011

Mensagem por JDuarte »

Boas,

Como sou um fulano muito chato, decidi visitar a repartição de finanças local e falar com os "mestres do IRS".
A pessoa que me recebeu também esteve em formação e confirmou ter ouvido que com o OE2013 não haveria isenção para os rendimentos da microprodução... mas quando eu pedi para fundamentar em que ponto do OE isso estava inscrito, foi-me mostrado um ppt impresso que tinha um tópico intitulado de "Fim dos benefícios fiscais em renováveis".

Dá-me a sensação que o formador meteu os pés pelas mãos, parece-me que o OE2013 não prevê dedução à coleta para a aquisição, instalação e manutenção de equipamentos de energia renovável e eficiência energética, tal como acontecia até aqui, mas o formador entendeu que "Fim dos benefícios fiscais em renováveis" era o fim da isenção até 5000€ da tributação dos rendimentos provenientes da microprodução.

Quando for para entregar o modelo 3, isto virá ao de cima! Mais um ingrediente para a já bem composta caldeirada das renováveis!

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: Rendimentos Microprodução - IRS 2011

Mensagem por Patalhetas »

@JDuarte,
Por aí se vê o "tipo" de qualidade os nossos serviços tem, como é que é possivel uma pessoa que está por detraz de um balção, troca "beneficios" por "isenções" !!

Eu aprendi que em caso de duvida, pergunta-se a quem sabe mais que nós!!!

depois aparecem as informações contraditorias nos mais diverssos assuntos a que nós tanto estamos habituados :(
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Rendimentos Microprodução - IRS 2011

Mensagem por mcarneiro »

Patalhetas Escreveu:@JDuarte,
Por aí se vê o "tipo" de qualidade os nossos serviços tem, como é que é possivel uma pessoa que está por detraz de um balção, troca "beneficios" por "isenções" !!

Eu aprendi que em caso de duvida, pergunta-se a quem sabe mais que nós!!!

depois aparecem as informações contraditorias nos mais diverssos assuntos a que nós tanto estamos habituados :(
Boas,


Devem ter sido os mesmos que acham que isento de tributação é o mesmo que excluido de tributação (que é o que está escrito no decreto lei).

para mim isento tem que se declarar, mas não se paga imposto sobre isso

excluido nem sequer se tem que declarar , e portanto não havria lugar à abertura de actividade ...

o meu dicionario é diferente do deles...


cmspinto
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: sexta abr 20, 2012 1:43 pm

Re: Rendimentos Microprodução - IRS 2011

Mensagem por cmspinto »

Boas,

Já estão disponíveis no portal das finanças os impressos que fazem parte da Declaração modelo 3 de IRS, para vigorarem a partir de 1/01/2013.
Nas instruções de preenchimento do anexo B, campo 423, continuam a referir a legislação que se aplicava no ano anterior, nomeadamente a exclusão de tributação em sede de IRS dos rendimentos de montante inferior a 5000 Euros, embora tenham que ser declarados na totalidade (Decreto lei nº 363/2007 - nº 6 do artigo 12º). Ou seja, entendo que fica tudo igual a 2012 (se for inferior a 5000 Euros, que é a grande maioria dos microprodutores, esse rendimento não é tributado).


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Rendimentos Microprodução - IRS 2011

Mensagem por PaulOL »

cmspinto Escreveu:Boas,

Já estão disponíveis no portal das finanças os impressos que fazem parte da Declaração modelo 3 de IRS, para vigorarem a partir de 1/01/2013.
Nas instruções de preenchimento do anexo B, campo 423, continuam a referir a legislação que se aplicava no ano anterior, nomeadamente a exclusão de tributação em sede de IRS dos rendimentos de montante inferior a 5000 Euros, embora tenham que ser declarados na totalidade (Decreto lei nº 363/2007 - nº 6 do artigo 12º). Ou seja, entendo que fica tudo igual a 2012 (se for inferior a 5000 Euros, que é a grande maioria dos microprodutores, esse rendimento não é tributado).

Pois, mas isso é para o IRS 2012, a duvida está para o IRS2013 (OE 2013)? :o

Responder

Voltar para “Micro-Produção”