Consumo Seguidor Solar DAS 4

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Autor do tópico
H.FONTES
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quarta out 28, 2009 7:19 pm

Consumo Seguidor Solar DAS 4

Mensagem por H.FONTES »

Boa tarde.
Sou microprodutor de energia com um sistema de 3,45 kW, constituído por,
18 Módulos FV SunPower 225 WHT-1
1 Inversor KACO 3600 xi
1 Seguidor Solar de 2 eixos DAS 4
em laboração desde 27.05.2010, instalado em Campo - Valongo.
A produção do 1º ano foi de 6.353 kW, bastante aquem do estimado (6.960 kW) -8,7%.
O consumo do seguidor solar, também no 1º ano, foi de 84 kW, muito superior ao anunciado pelo fabricante - DASOLUZ - que na ficha técnica do produto anuncia 9 kW/Ano.
Apesar dos sucessivos alertas que tenho feito ao instalador, relativamente ao que considero um exagero, aliás reiterado também pela própria Dasoluz, o certo é que não consegui resolver o problema.
Gostaria de contar com a V/prestimosa colaboração, na tentativa de resolver esta questão, o que antecipadamente agradeço.


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Consumo Seguidor Solar DAS 4

Mensagem por areosa »

Boa noite,
No meu sistema também tenho o mesmo problema e tenho um Braux. O meu seguidor por mês tem um consumo por mim estimado de 12 kWh (considerando as 24 horas do dia). Por ano esse consumo ascender a cerca 144 kWh!

Já discuti esse assunto neste tópico http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=77&t=15568 e, pelo testemunho de outro dono de um Dasoluz, o seu não é caso único, não sei é se é normal.

Já no caso do Deger, segundo foi referido, ele aproveita a energia produzida pelo sistema de posicionamento para carregar um condensador que depois usa durante a noite para manter a eletrónica a funcionar e assim apresenta consumo 0 durante a noite, faz sentido.
Como o meu sistema segue o movimento solar, não há produção de energia extra que possa ser aproveitada, logo, o consumo tem de vir da produção e da rede.

Nesse sentido, a solução que vislumbro é a adição de um painel solar extra de pequena potência (20 a 40 W) com um acumulador e um sistema de gestão de carga, que seja suficiente para alimentar a eletrónica. Uma solução de recurso é utilizar um relógio na alimentação do seguidor e o desligue durante a noite, caso essa solução seja possível.

Assim, sugiro que em colaboração com o instalador e/ou o fabricante tente averiguar se esse consumo é normal nesse seguidor e tentar encontrar uma solução para o problema.

Gostaria que me mantivesse informado sobre a evolução desta situação.
Cps

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Consumo Seguidor Solar DAS 4

Mensagem por Emanuel Couto »

Há novidades!?
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


fernando firmino
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: quarta set 21, 2011 1:23 pm

Re: Consumo Seguidor Solar DAS 4

Mensagem por fernando firmino »

SR H.FONTES TAMBEM O MEU EQUIPAMENTO q e igual ao seu gasta mais menos isso, temos q nos conformar,ja agoradigo pelo conhecimento q tenho o fabricante espanhol da dasoluz faliu,pergunto e verdade? minha instalação e de 2011 tenho tido sorte, pois q para meu azar a empresa instaladora também faliu .estou feito em caso de azar,


tonisilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quarta abr 12, 2017 7:21 pm

Re: Consumo Seguidor Solar DAS 4

Mensagem por tonisilva »

Diga-me qual é o sistema que está a usar para medir esses KWh que menciona ?


Toni.

Avatar do Utilizador

Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 477
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am
Localização: pombal

Re: Consumo Seguidor Solar DAS 4

Mensagem por Marco P G Silva »

Repara que no contador de venda tens lá os kwh produzidos e os consumidos.
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.

Responder

Voltar para “Micro-Produção”