Notícias de renováveis

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Notícias de renováveis

Mensagem por jmal »

OFF-TOPIC

Eu acho que não pagamos impostos sobre imóveis, veículos e terrenos, nós pagamos rendas às finanças para que os possamos usar, a explicação é simples; se tivermos uma divida a eles, ameaçam que vêm "buscar" os bens, portanto não são nossos, são deles....

No entanto se eles tiverem uma divida a nós, estamos feitos. Não nos podemos gabar que temos alguma coisa, porque na verdade não temos.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

marciopinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 287
Registado: quinta abr 25, 2013 5:54 pm

Re: Notícias de renováveis

Mensagem por marciopinto »

Então, porque comprar um imovel se nunca será meu? Se é para pagar prefiro alugar.

Sent from my GT-S5570 using Tapatalk 2
Márcio


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Notícias de renováveis

Mensagem por PaulOL »

Uma notícia interessante, orientação dos paineis!

http://expresso.sapo.pt/e-se-o-painel-s ... do=f883842" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Notícias de renováveis

Mensagem por Emanuel Couto »

Sem dúvida muito interessante :mrgreen:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Notícias de renováveis

Mensagem por JDuarte »

A concretizar-se a produção teremos uma melhoria significativa no rendimento das futuras células solares

Prototipo célula ultrafina - Com portugueses à mistura!

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Notícias de renováveis

Mensagem por Emanuel Couto »

Já tinha conhecimento, (30%) muito bom ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Notícias de renováveis

Mensagem por Celestino »

=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Notícias de renováveis

Mensagem por visitante1 »

No entanto diz o min do ambiente que estamos a importar 70% da energia que se consome! Será porque somos obrigados a isso? E a energia que é exportada não conta para nada!!!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Notícias de renováveis

Mensagem por CrOhN »

Energia importada não é só em forma de energia eléctrica.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Notícias de renováveis

Mensagem por visitante1 »

Mas é energia, e a balança refere que importamos mais que a que consumimos, no entanto quando interessa refere-se que afinal temos excedente de energia... só que não existe ninguem que fique com ela, a não ser que seja a custo zero.
Não é o caso das eolicas? Que estão a bombar em força e afinal é excedente! E tem que se utilizar essa dnergia para voltar a encher as albufeiras!!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Notícias de renováveis

Mensagem por CrOhN »

Sim, em vez de incentivarem o bi-horário, é isso que fazem. Em vez de deixarem o povo poupar algum, toca a arranjar maneira de pagarem sempre ao mais alto preço.


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Notícias de renováveis

Mensagem por JDuarte »

Fica o registo de mais um "modelo de negócio" da EDP:
"Quem quiser produzir a sua própria electricidade, à luz das novas regras sobre auto-consumo, a EDP Comercial acaba de lançar uma proposta a partir de 30 euros por mês.

Trata-se de uma solução chave-na-mão que inclui painéis fotovoltaicos e a respectiva instalação, mediante a cobrança na factura da electricidade de 24 mensalidades, sem entrada, explica o presidente da EDP Comercial, Miguel Stilwell, que elegeu esta como uma das áreas prioritárias de crescimento da empresa durante o corrente ano.

A descida do preço unitário dos painéis fotovoltaicos, actualmente em torno dos 720 euros, aliada ao novo enquadramento legislativo justificam esta aposta. O gestor esclarece ainda que o número de painéis solares será sempre ajustado às necessidades de cada cliente, havendo um simulador que estima a solução óptima de acordo com o perfil de consumo de energia e produção.

A redução típica da factura eléctrica deverá situar-se, de acordo com a mesma fonte, entre 15% a 30%, prevendo-se que a amortização do investimento se processe num horizonte de cinco a sete anos. ... "

Noticia completa aqui ...

http://economico.sapo.pt/noticias/edp-p ... 09528.html


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Notícias de renováveis

Mensagem por alexjp4 »

JDuarte Escreveu:Fica o registo de mais um "modelo de negócio" da EDP:
"Quem quiser produzir a sua própria electricidade, à luz das novas regras sobre auto-consumo, a EDP Comercial acaba de lançar uma proposta a partir de 30 euros por mês.

Trata-se de uma solução chave-na-mão que inclui painéis fotovoltaicos e a respectiva instalação, mediante a cobrança na factura da electricidade de 24 mensalidades, sem entrada, explica o presidente da EDP Comercial, Miguel Stilwell, que elegeu esta como uma das áreas prioritárias de crescimento da empresa durante o corrente ano.

A descida do preço unitário dos painéis fotovoltaicos, actualmente em torno dos 720 euros, aliada ao novo enquadramento legislativo justificam esta aposta. O gestor esclarece ainda que o número de painéis solares será sempre ajustado às necessidades de cada cliente, havendo um simulador que estima a solução óptima de acordo com o perfil de consumo de energia e produção.

A redução típica da factura eléctrica deverá situar-se, de acordo com a mesma fonte, entre 15% a 30%, prevendo-se que a amortização do investimento se processe num horizonte de cinco a sete anos. ... "

Noticia completa aqui ...

http://economico.sapo.pt/noticias/edp-p ... 09528.html
Só falta saber como é que eles vão dimensionar os painéis e resolver o problema dos contadores que contam mesmo quando se está a injectar para a rede aí é que é sempre a facturar vendem o equipamento e vendem a electricidade que está a ser produzida por quem comprou os painéis e está convencido que está a reduzir a factura da EDP quando está é a engordar a facturação da EDP, vamos esperar para ver.....

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Notícias de renováveis

Mensagem por zeuz »

Parece-me demasiado bom!
Portanto... qual é a armadilha?...
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Notícias de renováveis

Mensagem por Emanuel Couto »

alexjp4 Escreveu:Só falta saber como é que eles vão dimensionar os painéis e resolver o problema dos contadores que contam mesmo quando se está a injectar para a rede aí é que é sempre a facturar vendem o equipamento e vendem a electricidade que está a ser produzida por quem comprou os painéis e está convencido que está a reduzir a factura da EDP quando está é a engordar a facturação da EDP, vamos esperar para ver.....
Pensei o mesmo quando li a proposta... :mrgreen:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Notícias de renováveis

Mensagem por CrOhN »

alexjp4 Escreveu:
Só falta saber como é que eles vão dimensionar os painéis e resolver o problema dos contadores que contam mesmo quando se está a injectar para a rede aí é que é sempre a facturar vendem o equipamento e vendem a electricidade que está a ser produzida por quem comprou os painéis e está convencido que está a reduzir a factura da EDP quando está é a engordar a facturação da EDP, vamos esperar para ver.....
Isso será o mais fácil, é só trocarem o contador por um que não conte quando está a injectar. Sei que muitos dos mais recentes fazem isso. É tudo uma questão de programação dos contadores.

Mas quem possa estar interessado em colocar auto-consumo, deixo o meu exemplo de consumo durante o dia. O consumo minimo ronda os 160W, e consegue estar neste valor grande parte do dia. Considero que até é um consumo minimo razoável. Acredito que muita gente com a casa desocupada durante o dia consiga menos que isso facilmente.

Quem meter potencias de auto-consumo acima de uns 250W, vai oferecer muita energia à EDP...

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Notícias de renováveis

Mensagem por visitante1 »

A não ser que opte por uma solução que já defendo algum tempo, desviar o excesso para outra aplicação que bem pode ser aquecer agua.
Uma instalação desse tipo fica por 1/3 duma instalação equipada com solar térmico.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Notícias de renováveis

Mensagem por jama »

Portugal bate recorde de produção de electricidade renovável


fonte http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.as ... did=174402
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Notícias de renováveis

Mensagem por CrOhN »

O contributo das renováveis permitiu poupanças de 1.565 milhões de euros: 1.500 milhões na importação de gás natural e carvão e 65 milhões em licenças de emissão de CO2.

Ena! Tanta poupança! Curiosamente, eu não me apercebi dessas poupanças! Para onde foram esses tais 1565 milhões então?


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Notícias de renováveis

Mensagem por alexjp4 »

CrOhN Escreveu:
alexjp4 Escreveu:
Só falta saber como é que eles vão dimensionar os painéis e resolver o problema dos contadores que contam mesmo quando se está a injectar para a rede aí é que é sempre a facturar vendem o equipamento e vendem a electricidade que está a ser produzida por quem comprou os painéis e está convencido que está a reduzir a factura da EDP quando está é a engordar a facturação da EDP, vamos esperar para ver.....
Isso será o mais fácil, é só trocarem o contador por um que não conte quando está a injectar. Sei que muitos dos mais recentes fazem isso. É tudo uma questão de programação dos contadores.

Mas quem possa estar interessado em colocar auto-consumo, deixo o meu exemplo de consumo durante o dia. O consumo minimo ronda os 160W, e consegue estar neste valor grande parte do dia. Considero que até é um consumo minimo razoável. Acredito que muita gente com a casa desocupada durante o dia consiga menos que isso facilmente.

Quem meter potencias de auto-consumo acima de uns 250W, vai oferecer muita energia à EDP...
Lá fácil é, falta é saber se eles o fazem?! ou se quem quiser contador novo não o vai ter que pagar, comprei um contador no e-bay e já o instalei no quadro para medir os consumos e tenho a volta de 1KW de consumo das 7,30h até as 19,45h este fim de semana estive a ver e tenho consumos mínimos de 60w e chega aos 650w quando estão as 2 arcas a trabalhar ao mesmo tempo nunca coincidiu "que eu tivesse dado conta" o frigorífico e as 2 arcas ao mesmo tempo.
Tenho 1 painel de 195W que acabou por não ser instalado na microprodução e vou aproveita-lo e vou comprar um inversor gried tie e pelas minhas contas e se os consumos se mantiverem assim durante mais uns dias os 195w chega perfeitamente mesmo com as percas deve chegar aos 165w e mesmo assim ainda vou oferecer electricidade a EDP só falta é saber se o contador tambem conta o que vai para a rede, se assim for a instalação vai ficar um pouco mais cara porque tenho que arranjar maneira de não estar a pagar a electricidade que eu estou a produzir, porque uma coisa é estar a dar electricidade a EDP e outra é estar a pagar o que estou a produzir.
Penso que quem for para este sistema deve pelo menos estar 1 semana a medir os consumos nínimos porque senão como dizes vai oferecer muita electricidade a EDP e a ver se não a tem que pagar, mas isto vai variar de caso para caso.
Vou ver se já está no site da EDP e vou ligar para saber mais informações.

Responder

Voltar para “Micro-Produção”