Injustiça

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Autor do tópico
gpn
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: terça fev 23, 2010 2:57 pm

Injustiça

Mensagem por gpn »

Caros,

Vejam esta notícia. Este parque engloba 5 lotes de 2 MW que foram a concurso em 2010.
O valor do kWh é de 0,27 €, enquanto uma micro é a 0,196/KWh e uma mini a 0,151 €/kWh.
O custo por W num parque de 2 MW é bastante inferior ao de uma central micro, devido ao efeito de escala.

Ora se se pretende reduzir as "rendas" porque não se cancelou estes parques? Bastaria devolver cerca de 1,2 M€ por cada MW.
A mesma potência poderia ser alocada em minigeração e microgeração com duas vantagens:
- ficaria mais barato para o consumidor (reduz o valor da "renda")
- a manutenção de postos de trabalho nas empresas instaladoras.

Mais um exemplo de que o governo cede aos lobbies das grandes empresas e/ou individa o país para obter verbas no curto prazo. Mais uma obra do Sócrates!

Ainda por cima a NEOEN é uma empresa francesa...o dinheiro vai lá para fora.

"Parque de energia solar vai arrancar em Coruche

A construção de um parque solar fotovoltaico de 70 hectares na Herdade dos Pegos, em Coruche, vai arrancar em Março. A garantia foi deixada pelo presidente da Câmara de Coruche, Dionísio Mendes (PS), na última reunião da autarquia que decorreu a 16 de Janeiro.

“Está já tudo pronto do ponto de vista processual. Vai agora ser emitido o alvará para a construção”, referiu o autarca. A empresa que vai arrancar com o projecto é a NEOEN que ganhou o concurso público de adjudicação de lotes fotovoltaicos lançado pelo Governo. O parque vai integrar cinco centrais e espera-se que produza cerca de 32 Gwh/ano, um valor que poderá vir a tornar o concelho autónomo quanto ao consumo de energia eléctrica. O investimento a realizar pela empresa em Coruche rondará os 40 milhões de euros."


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Injustiça

Mensagem por RJSC »

Não vejo a injustiça!
Esse parque está a ser pago a preços de 2010 e os 19 cêntimos das micro-produções são os de 2012/2013.


Os grandes parques fotovoltaicos sempre foram pagos a um preço por kWh bem mais baixo que as micro-produções que foram licenciadas na mesma altura.

Em funcionamento em 2008 a Central Solar da Amareleja recebe 0.317€/kWh, e o meu pai tem uma micro-produção solar também de 2008 que recebe 0.65€/KWh, mais do dobro da central da Amareleja, que começou a funcionar em pleno no mesmo ano.

Os grandes parques são piores apenas para o bolso dos pequenos produtores que buscam um investimento com taxas de retorno superiores às dos depósitos bancários.

Por mim, fazem mais falta os incentivos aos VE, que à micro-produção.


Autor do tópico
gpn
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: terça fev 23, 2010 2:57 pm

Re: Injustiça

Mensagem por gpn »

Pois, se o teu pai tivesse registado a micro em 2008 e feito a instalação dois anos depois com preço de instalação 30% mais baixo, a TIR seria bem maior, não?
A central da Amareleja tem 40 MW de potência instalada pelo que 0,317 €/kWh parece-me justo.

O que eu quero dizer, e pelos vistos a mensagem não foi bem entendida, é que a negociar um parque em 2010 e fazer a instalação dois anos e meio depois traz vantagens elevadas ao promotor devido à redução do preço de instalação. Porque não foi acautelada a redução do custo do equipamento, por forma a que quanto mais tempo passasse até à instalação, mais reduzia o valor de venda? E porque não existe um limite para a instalação? - Quando se lançou o concurso já se tinha analisado a capacidade da rede receber a energia, pelo que 1 ano seria suficiente.


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Injustiça

Mensagem por mcarneiro »

gpn Escreveu:Pois, se o teu pai tivesse registado a micro em 2008 e feito a instalação dois anos depois com preço de instalação 30% mais baixo, a TIR seria bem maior, não?
A central da Amareleja tem 40 MW de potência instalada pelo que 0,317 €/kWh parece-me justo.

O que eu quero dizer, e pelos vistos a mensagem não foi bem entendida, é que a negociar um parque em 2010 e fazer a instalação dois anos e meio depois traz vantagens elevadas ao promotor devido à redução do preço de instalação. Porque não foi acautelada a redução do custo do equipamento, por forma a que quanto mais tempo passasse até à instalação, mais reduzia o valor de venda? E porque não existe um limite para a instalação? - Quando se lançou o concurso já se tinha analisado a capacidade da rede receber a energia, pelo que 1 ano seria suficiente.
Viva,

Eu nao estou aqui a defender ninguem , até porque os pequenos nesto Pais são sempre lixados, mas estamos a falar de 10 mw no total , isso não é uma obra que no fim se põe um contador e liga-se à rede , uma potencia dessas , nem pode ser ligada só a um posto de transformação , têm de contruir também uma subestação com equipamento de comando e controle , isso leva tempo , esses equipamentos têm que ser encomendados directamente as fabricas , ninguem tem material desse em stock , é caro demora a vir , e demora a montar, e montar 10mw de paines também não demora pouco!

Responder

Voltar para “Micro-Produção”