Problema - Inversor desliga (necessito ajuda)

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
didodido
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: segunda mai 07, 2012 5:26 pm

Problema - Inversor desliga (necessito ajuda)

Mensagem por didodido »

Boa tarde

Antes de mais quero aqui agradecer ao JDuarte pela ajuda que me tem prestado.

Tenho a minha micro a funcionar faz 2 dias e desde essa altura que o inversor desliga quando naõ existem nuvens e faz Sol. É verdade, dá vontade de rir ... deixo aqui a minha instalação:

18 painéis lightway de 245 w = 4410 _____ 2 strings
Inversor SMA SunnyBoy 3300

Quando o inversor chega aos 3614 W a voltagem anda na ordem dos 274 V e ele desliga. Já lá andou o engenheiro com computador e tudo a tentar solucionar o problema, mas até agora nada.
Alguém que perceba do SMA e me possa ajudar ???

Desde já o meu muito obrigado.

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Problema - Inversor desliga

Mensagem por Celestino »

didodido Escreveu:Boa tarde

Antes de mais quero aqui agradecer ao JDuarte pela ajuda que me tem prestado.

Tenho a minha micro a funcionar faz 2 dias e desde essa altura que o inversor desliga quando naõ existem nuvens e faz Sol. É verdade, dá vontade de rir ... deixo aqui a minha instalação:

18 painéis lightway de 245 w = 4410 _____ 2 strings
Inversor SMA SunnyBoy 3300

Quando o inversor chega aos 3614 W a voltagem anda na ordem dos 274 V e ele desliga. Já lá andou o engenheiro com computador e tudo a tentar solucionar o problema, mas até agora nada.
Alguém que perceba do SMA e me possa ajudar ???

Desde já o meu muito obrigado.
A potência e a tensão que indica, é AC ou DC?
Não é que eu possa ajudar, mas para quem o possa fazer, essa informação pode revelar-se útil.
Se essa tensão fosse AC, não devia ser difícil saber por que desliga... Mas deve ser DC, não?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
didodido
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: segunda mai 07, 2012 5:26 pm

Re: Problema - Inversor desliga

Mensagem por didodido »

Celestino Escreveu:
didodido Escreveu:Boa tarde

Antes de mais quero aqui agradecer ao JDuarte pela ajuda que me tem prestado.

Tenho a minha micro a funcionar faz 2 dias e desde essa altura que o inversor desliga quando naõ existem nuvens e faz Sol. É verdade, dá vontade de rir ... deixo aqui a minha instalação:

18 painéis lightway de 245 w = 4410 _____ 2 strings
Inversor SMA SunnyBoy 3300

Quando o inversor chega aos 3614 W a voltagem anda na ordem dos 274 V e ele desliga. Já lá andou o engenheiro com computador e tudo a tentar solucionar o problema, mas até agora nada.
Alguém que perceba do SMA e me possa ajudar ???

Desde já o meu muito obrigado.
A potência e a tensão que indica, é AC ou DC?
Não é que eu possa ajudar, mas para quem o possa fazer, essa informação pode revelar-se útil.
Se essa tensão fosse AC, não devia ser difícil saber por que desliga... Mas deve ser DC, não?
É o que marca no inversor quando ele desliga.


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Problema - Inversor desliga

Mensagem por RJSC »

didodido Escreveu: É o que marca no inversor quando ele desliga.
Se é isto que acontece:

Link

E se os 274V são na mensagem: "Vac Bfr at: 274V"

É um problema com a ligação á rede elétrica: impedância muito elevada e o inversor não consegue escoar toda a produção para a rede.

Pode ser:
:arrow: Cabos mal apertados na Caixa de Portinhola/Contador (muito raro)
:arrow: Rede Elétrica mal executada pela EDP: Cabos desde o Posto de Transformação muito longos e com secção inadequada (demasiado finos)

Infelizmente este último problema é bastante comum em zonas rurais e mesmo após muitas reclamações a EDP recusa-se a investir na rede.

Estão aqui documentado muitos casos iguais e tentativas de pressionar a EDP para colocar a rede dentro das normas:
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=77&t=14272

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
didodido
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: segunda mai 07, 2012 5:26 pm

Re: Problema - Inversor desliga (necessito ajuda)

Mensagem por didodido »

Boa tarde, RJSC

Vou verificar se a mensagem é exactamente essa e depois digo algo. Vivo numa zona bem urbanizada e perto do posto de transformação bem como da caixa da EDP faz a ligação a minha casa.
Agora estou a lembrar-me de uma coisa. O cabo que vai do inversor ao contador é de calibre superior ao que vai do contador a essa caixa que serve a minha como outras casa. Será que isso tem influência ??? A distância é de uns meros 8 metros.

Obrigado.

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Problema - Inversor desliga (necessito ajuda)

Mensagem por Celestino »

didodido Escreveu:...Já lá andou o engenheiro com computador e tudo a tentar solucionar o problema, mas até agora nada...
Então didodido?
Novidades?
E o engenheiro já disse alguma coisa?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Problema - Inversor desliga (necessito ajuda)

Mensagem por mcarneiro »

didodido Escreveu:Boa tarde

Antes de mais quero aqui agradecer ao JDuarte pela ajuda que me tem prestado.

Tenho a minha micro a funcionar faz 2 dias e desde essa altura que o inversor desliga quando naõ existem nuvens e faz Sol. É verdade, dá vontade de rir ... deixo aqui a minha instalação:

18 painéis lightway de 245 w = 4410 _____ 2 strings
Inversor SMA SunnyBoy 3300

Quando o inversor chega aos 3614 W a voltagem anda na ordem dos 274 V e ele desliga. Já lá andou o engenheiro com computador e tudo a tentar solucionar o problema, mas até agora nada.
Alguém que perceba do SMA e me possa ajudar ???

Desde já o meu muito obrigado.

Boas ,

os 274V são a tensão da rede ? se são temos ai um problema que vai demorar algum tempo a resolver, porque a EDP vai ter que ajustar a tensão do PT a que estas ligado. No inversor pouco se pode fazer , podes tentar configura-lo para Italia que tem uma Tensão de rede ate 273V , vai desligar menos mas quando atingir os 274V vai desligar na mesma , entretanto chateia a EDP Distribuição , são eles os responsaveis por corrigir essas coisas.

Se os 274 V forem do lado DC , nas strings tens um inversor avariado , porque o SMA 3300 Suporta muito mais que isso , o que também não é um caso unico os SMA 3300´,Já Têm alguns casos de avarias reportados...

Aqui no Forum não há muitos SMA , mas ainda há uns dois ou tres , pode ser que algum colega tenha mas alguma ideia

Verifica se todos os bornes estão bem apertados no quadro AC no Contador , e na portinhola pc/P se existir.

SE FORES APERTAR OS BORNES , MUITO CUIDADO PORQUE A PORTINHOLA OU O SECCIONADOR/FUSIVEL (se for a solução de ligação D) ESTA SOB TENSÃO DA REDE , usa chaves isoladas certificadas, lembra-te que desse lado já não há proteção diferencial , a corrente é de muitas dezenas de amperes ou ate centenas conforme o ramal , é MORTAL.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Problema - Inversor desliga (necessito ajuda)

Mensagem por visitante1 »

Aparentemente o problema parece ter origem do lado AC, esse valor que fala é o valor aprox. a que ocorreu o erro.
O que é estranho é dizer que vive numa zona residencial, não se deveria verificar isso.
O estar junto a um pt mesmo que a tensão seja muito proxima dos 253V (que é o limite maximo admitido legalmente) não será grave a nao ser que a tua baixada esteja muito degradada...
Algures por aí deve existir uma ligação que não se está a fazer da melhor forma, ve mesmo na ficha de saida Ac do inversor, alguns instaladores mais sucateiros aligeiram essa ligação cortando alguns filamentos para ser mais facil manusear.
Mexer no inversor com o programa/cabo adquado pode ajudar em algumas situações nomeadamente alterando o valor medio da tensão admitida durante 10 minutos, a tensão maxima admitida (dentro de determinados niveis de segurança) e o pico maximo instantaneo admitido em que o inversor se desliga instantaneamente.
na minha opinião a esse valor a que ocorre a pertturbação já é perigoso suficiente e não deve ser alterado para o deixar passar.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Problema - Inversor desliga (necessito ajuda)

Mensagem por visitante1 »

Esqueci dizer que tenho um e também se desligava com frequencia, fartei me de reclamar com as b****as da E**, fisicamenta a linha continua a mesma mas devem ter distribuido melhor as cargas pois dispara com menor frequencia.
O cabo é fino e tem muita impedancia (resistencia aumenta quando aumenta a potencia solicitada, que neste caso é fornecimento de energia, vai dar ao mesmo)

O que não é muito normal na tua instalação é a potencia do campo solar que está muito acima do valor permitido, mesmo com a tolerancia de 10% continua acima, em principio não afeta o inversor, pena é potencia que se está a desperdiçar uma vez que esse inversor só dá no maximo 3600w
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Problema - Inversor desliga (necessito ajuda)

Mensagem por mcarneiro »

pnunes Escreveu:Aparentemente o problema parece ter origem do lado AC, esse valor que fala é o valor aprox. a que ocorreu o erro.
O que é estranho é dizer que vive numa zona residencial, não se deveria verificar isso.
O estar junto a um pt mesmo que a tensão seja muito proxima dos 253V (que é o limite maximo admitido legalmente) não será grave a nao ser que a tua baixada esteja muito degradada...
Algures por aí deve existir uma ligação que não se está a fazer da melhor forma, ve mesmo na ficha de saida Ac do inversor, alguns instaladores mais sucateiros aligeiram essa ligação cortando alguns filamentos para ser mais facil manusear.
Mexer no inversor com o programa/cabo adquado pode ajudar em algumas situações nomeadamente alterando o valor medio da tensão admitida durante 10 minutos, a tensão maxima admitida (dentro de determinados niveis de segurança) e o pico maximo instantaneo admitido em que o inversor se desliga instantaneamente.
na minha opinião a esse valor a que ocorre a pertturbação já é perigoso suficiente e não deve ser alterado para o deixar passar.
Viva,

o limite maximo em Portugal são 264V e o minimo 196V , o problema é que muitos dos inversores vendidos em Portugal trazem a opção "Vac 10min max=253V" activada , essa opção não é necessaria em Portugal , e deveria estar desligada , quando não está só provoca problemas.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Problema - Inversor desliga (necessito ajuda)

Mensagem por visitante1 »

Tinha em mente que eram +10% e -10% (207vac e 253vac) mas talvez fosse alterado e eu não me atualizei.
já agora obrigado pelo reparo
podes só dar-me a indicação da fonte para eu me poder documentar em situaçoes futuras?
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Problema - Inversor desliga (necessito ajuda)

Mensagem por mcarneiro »

pnunes Escreveu:Tinha em mente que eram +10% e -10% (207vac e 253vac) mas talvez fosse alterado e eu não me atualizei.
já agora obrigado pelo reparo
podes só dar-me a indicação da fonte para eu me poder documentar em situaçoes futuras?

Viva pnunes,

A Norma que está em vigor em Portugal , e em mais alguns paises da UE , é a EN50438 , e já agora faço uma ligeira correcção a mim mesmo , porque os valores embora estejam proximos aos que eu disse antes ,não são exectamente iguais , então é assim :

Valor maximo 230V + 15% = 264.5V

Valor minimo 230V -15% = 195.5V

Muitos dos inversores vendidos em Portugal veem de distribuidores em espanha, e em Espanha o limite maximo é 253 V , o que também é uma fonte de problemas para alguns de nos, um valor maximo tão baixo é facil ser ultrapassado.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Problema - Inversor desliga (necessito ajuda)

Mensagem por Emanuel Couto »

mcarneiro Escreveu:
didodido Escreveu:Boa tarde

Antes de mais quero aqui agradecer ao JDuarte pela ajuda que me tem prestado.

Tenho a minha micro a funcionar faz 2 dias e desde essa altura que o inversor desliga quando naõ existem nuvens e faz Sol. É verdade, dá vontade de rir ... deixo aqui a minha instalação:

18 painéis lightway de 245 w = 4410 _____ 2 strings
Inversor SMA SunnyBoy 3300

Quando o inversor chega aos 3614 W a voltagem anda na ordem dos 274 V e ele desliga. Já lá andou o engenheiro com computador e tudo a tentar solucionar o problema, mas até agora nada.
Alguém que perceba do SMA e me possa ajudar ???

Desde já o meu muito obrigado.

Boas ,

os 274V são a tensão da rede ? se são temos ai um problema que vai demorar algum tempo a resolver, porque a EDP vai ter que ajustar a tensão do PT a que estas ligado. No inversor pouco se pode fazer , podes tentar configura-lo para Italia que tem uma Tensão de rede ate 273V , vai desligar menos mas quando atingir os 274V vai desligar na mesma , entretanto chateia a EDP Distribuição , são eles os responsaveis por corrigir essas coisas.

Se os 274 V forem do lado DC , nas strings tens um inversor avariado , porque o SMA 3300 Suporta muito mais que isso , o que também não é um caso unico os SMA 3300´,Já Têm alguns casos de avarias reportados...

Aqui no Forum não há muitos SMA , mas ainda há uns dois ou tres , pode ser que algum colega tenha mas alguma ideia

Verifica se todos os bornes estão bem apertados no quadro AC no Contador , e na portinhola pc/P se existir.

SE FORES APERTAR OS BORNES , MUITO CUIDADO PORQUE A PORTINHOLA OU O SECCIONADOR/FUSIVEL (se for a solução de ligação D) ESTA SOB TENSÃO DA REDE , usa chaves isoladas certificadas, lembra-te que desse lado já não há proteção diferencial , a corrente é de muitas dezenas de amperes ou ate centenas conforme o ramal , é MORTAL.
Bem! Quanto á protecção diferencial! Já sabem o que penso, agora um choque no lado DC!!! Ainda para mais com estas tensões, não é brincadeira!!!
Aqui não há quebras de tensão - - -.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
didodido
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: segunda mai 07, 2012 5:26 pm

Re: Problema - Inversor desliga (necessito ajuda)

Mensagem por didodido »

Boa tarde, a todos

Obrigado pela ajuda.
Antes de mais quero dizer que desde a altura que reportei este problema que o tempo aqui no Funchal, não tem estado nada bom. Não que faça chuva mas tem estado sempre nublado e o inversor não tem chegado de novo aos valores que referi. Entretanto voltou cá o engenheiro da empresa responsável pela instalação e alterou algumas coisas.
Allterou a linguagem do mesmo para inglês, pois esta vinha em alemão (penso que por aqui nada de diferente possa ocorrer). O que reparei quando ligou o computador ao inversor foi que existe uma escala na atualização que fez ao inversor que vai de (0) a (10) como limites e ele colocou de (0) a (6). Depois destas alterações reparei que o inversor no inico do dia quando apresenta (35 W liga) e ao fim do dia desliga também mais ou menos com essa potencia.. Não sei se este limite mínimo pode afetar o período de vida do inversor pois com estes valores ele faz um ruido mais intenso ?
É verdade, segundo o engenheiro a tensão da rede está correta. Vamos ver no que isto vai dar ....

Céu limpo no Funchal só lá para 6ª feira. Até lá é esperar. Perto de casa tenho mais 3 instalações, penso eu com a mesma potência, e "controlando" o contador dos vizinhos (LOL) o meu inversor tem sido o melhor.

Espero que a 6ª feira chegue rápido, para descansar e ver como se porta o inversor.

Logo que esteja um dia em que o inversor atinja os valores que referi quando desligava, digo algo.

Abraço da Madeira.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Problema - Inversor desliga (necessito ajuda)

Mensagem por MRider »

Em que zona do Funchal está a instalação ?
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Problema - Inversor desliga (necessito ajuda)

Mensagem por Emanuel Couto »

Não fazia ideia que era da madeira!
Tomara que corra tudo bem........ boa produção......... :D
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
didodido
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: segunda mai 07, 2012 5:26 pm

Re: Problema - Inversor desliga (necessito ajuda)

Mensagem por didodido »

visitante2 Escreveu:Em que zona do Funchal está a instalação ?
Freguesia de Santa Maria Maior, abaixo da Boa Nova.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Problema - Inversor desliga (necessito ajuda)

Mensagem por MRider »

Bela zona sim senhor

Hoje não teve um bom dia de produção, pois está nublado.
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Problema - Inversor desliga (necessito ajuda)

Mensagem por visitante1 »

mcarneiro Escreveu:
pnunes Escreveu:Tinha em mente que eram +10% e -10% (207vac e 253vac) mas talvez fosse alterado e eu não me atualizei.
já agora obrigado pelo reparo
podes só dar-me a indicação da fonte para eu me poder documentar em situaçoes futuras?

Viva pnunes,

A Norma que está em vigor em Portugal , e em mais alguns paises da UE , é a EN50438 , e já agora faço uma ligeira correcção a mim mesmo , porque os valores embora estejam proximos aos que eu disse antes ,não são exectamente iguais , então é assim :

Valor maximo 230V + 15% = 264.5V

Valor minimo 230V -15% = 195.5V

Muitos dos inversores vendidos em Portugal veem de distribuidores em espanha, e em Espanha o limite maximo é 253 V , o que também é uma fonte de problemas para alguns de nos, um valor maximo tão baixo é facil ser ultrapassado.
Olá mcarneiro,
de facto tens razão no que diz respeito a norma do inversor, no entanto este choca com os valores regulamentados para a qualidade da energia em portugal que é como referi com variação maxima de 10%.
Segundo a Erse encontramos isto: (fiz uma imagem para ser mais facil a consulta)
Erse (qualidade energia).jpg
Erse (qualidade energia).jpg (28.31 KiB) Visto 12323 vezes
A fonte é: http://www.erse.pt/consumidor/electrici ... int.master
e refere a norma NP EN 50160

Ainda uma referencia que se pode encontrar numa pagina da edp distribuição e que refere as ligações de microprodução e os comportamentos dessas mesmas ligaçoes, no meu entender para atirar a bola para o lado de quem produz e assim responsabilizar qualquer anomalia na subida da tensão fora dos tais valores regulamentados pela norma NP EN 50160..
Valor regulamentar.jpg
Valor regulamentar.jpg (22.45 KiB) Visto 12323 vezes
Valor regulamentar.jpg
Valor regulamentar.jpg (22.45 KiB) Visto 12323 vezes
Valor inversor.jpg
Valor inversor.jpg (30.46 KiB) Visto 12323 vezes
o que dizem a respeito disso passo a citar e pode ser consultado em:
http://www.edpdistribuicao.pt/pt/infoce ... 3o_web.pdf
pagina 96.

"O Microprodutor e o seu instalador têm de verificar que o perfil de tensão na rede
de distribuição permite o correcto funcionamento da unidade de microprodução
Para atingir este objectivo o instalador deve fazer o registo da tensão no ponto
de entrega21 nas condições previstas na norma NP EN 50160 e o distribuidor
de energia eléctrica deve garantir que o perfil da tensão se encontra dentro
dos valores da norma.
Mesmo nestas condições, e como se pode verificar nos diagramas a seguir
representados (Figura 9.4), existem comportamentos da rede de distribuição
BT ao longo dia, em função da carga e da distância, que provocam variações
do valor de tensão no ponto de entrega.
Este facto associado à entrada em serviço do microprodutor e às suas condições
de funcionamento poderá originar um valor de tensão superior à capacidade
de regulação do inversor, provocando a sua desligação."

Mais uma vez acho que isto serve fundamentalmente para responsabilizar o Microprodutor em caso de anomalias que causem danos terceiros.
Ou seja todos deveriamos pedir uma analise previa a qualidade da nossa rede antes de fazer uma micro.

Eu não fiz e agora tenho que accaretar com as consequencias, no entanto a impedancia da minha linha é superior ao regulamentado também e eles não querem saber!!!

Qualquer informação complementar que tenhas vai colocando cá que com isto vamos tentando-nos esclarecer.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Problema - Inversor desliga (necessito ajuda)

Mensagem por mcarneiro »

pnunes Escreveu:
mcarneiro Escreveu:
pnunes Escreveu:Tinha em mente que eram +10% e -10% (207vac e 253vac) mas talvez fosse alterado e eu não me atualizei.
já agora obrigado pelo reparo
podes só dar-me a indicação da fonte para eu me poder documentar em situaçoes futuras?

Viva pnunes,

A Norma que está em vigor em Portugal , e em mais alguns paises da UE , é a EN50438 , e já agora faço uma ligeira correcção a mim mesmo , porque os valores embora estejam proximos aos que eu disse antes ,não são exectamente iguais , então é assim :

Valor maximo 230V + 15% = 264.5V

Valor minimo 230V -15% = 195.5V

Muitos dos inversores vendidos em Portugal veem de distribuidores em espanha, e em Espanha o limite maximo é 253 V , o que também é uma fonte de problemas para alguns de nos, um valor maximo tão baixo é facil ser ultrapassado.
Olá mcarneiro,
de facto tens razão no que diz respeito a norma do inversor, no entanto este choca com os valores regulamentados para a qualidade da energia em portugal que é como referi com variação maxima de 10%.
Segundo a Erse encontramos isto: (fiz uma imagem para ser mais facil a consulta)
Erse (qualidade energia).jpg
A fonte é: http://www.erse.pt/consumidor/electrici ... int.master
e refere a norma NP EN 50160

Ainda uma referencia que se pode encontrar numa pagina da edp distribuição e que refere as ligações de microprodução e os comportamentos dessas mesmas ligaçoes, no meu entender para atirar a bola para o lado de quem produz e assim responsabilizar qualquer anomalia na subida da tensão fora dos tais valores regulamentados pela norma NP EN 50160..
Valor regulamentar.jpg
Valor regulamentar.jpg
Valor inversor.jpg
o que dizem a respeito disso passo a citar e pode ser consultado em:
http://www.edpdistribuicao.pt/pt/infoce ... 3o_web.pdf
pagina 96.

"O Microprodutor e o seu instalador têm de verificar que o perfil de tensão na rede
de distribuição permite o correcto funcionamento da unidade de microprodução
Para atingir este objectivo o instalador deve fazer o registo da tensão no ponto
de entrega21 nas condições previstas na norma NP EN 50160 e o distribuidor
de energia eléctrica deve garantir que o perfil da tensão se encontra dentro
dos valores da norma.
Mesmo nestas condições, e como se pode verificar nos diagramas a seguir
representados (Figura 9.4), existem comportamentos da rede de distribuição
BT ao longo dia, em função da carga e da distância, que provocam variações
do valor de tensão no ponto de entrega.
Este facto associado à entrada em serviço do microprodutor e às suas condições
de funcionamento poderá originar um valor de tensão superior à capacidade
de regulação do inversor, provocando a sua desligação."

Mais uma vez acho que isto serve fundamentalmente para responsabilizar o Microprodutor em caso de anomalias que causem danos terceiros.
Ou seja todos deveriamos pedir uma analise previa a qualidade da nossa rede antes de fazer uma micro.

Eu não fiz e agora tenho que accaretar com as consequencias, no entanto a impedancia da minha linha é superior ao regulamentado também e eles não querem saber!!!

Qualquer informação complementar que tenhas vai colocando cá que com isto vamos tentando-nos esclarecer.
cumprimentos
Viva,

Sabes qual é o problema ?, isto como cada um faz o quer na sua "tasca" , depois dá nisto! a EN50438  para os inversores , foi adoptada por Portugal, quem actou em nome de Portugal, foi A direção geral de Energia, que como sabes é a responsavel pela microprodução e miniprodução. A erse tem em vigor a EN 50160 , mas não a faz cumprir, A Edp distribuição, Em muitos casos diz que não a consegue cumprir , porque os consumidores especialmente em zonas rurais , muitas vezes fazem falsas declarações quando pedem a instalação, (e eu sei que isto é verdade), pedem instalação de uma puxada , para uso domestico, e depois ligam todo o tipo de equipamentos industriais nessa instalação.

No fim o que é verdade , é que ninguem te pode dizer nada ,se uma micro tiver a mandar 264V para a rede, porque está a cumprir a norma aplicavel,

Sei de um caso de um colega meu , em que a tensão do ramal está constantemente a 265V , mesmo sem a micro ligada, a Edp não faz nada para resolver o problema, como ele tem a micro num terreno agricola, e é praticamente a unica coisa que lá está ligada, eu resolvi-lhe o problema , configurei o o inversor , um steca Grid 4200 , para a norma Italiana que é 273V de maximo , problema resolvido, fica uma tensão de 268v ,com a micro ligada ...Estamos em Portugal cada um que se desenrasque..

Responder

Voltar para “Micro-Produção”