Software Monitorização Produção

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Autor do tópico
ptmasters
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: domingo out 21, 2012 11:36 pm

Software Monitorização Produção

Mensagem por ptmasters »

Boas

Volvido quase um ano de MicroProdutor (10 meses mais concretamente), o ponto mais negativo desta "cruzada" tem sido a monitorização da produção.

Na altura, a EDP propôs (ofereceu pelo menos durante um ano, algo que pelo menos vai ter de oferecer por mais um...) monitorização a partir do redy.edp.pt.

Acontece que até ao momento e passados 10 meses, o que retirei dessa solução, foi quase nada:

1º foi a dificuldade para colocarem o equipamento para monitorização (3 meses, entre Julho e Setembro)
2º foi a qualidade da informação transmitida a partir daí, que representava para aí uns 20% daquilo que realmente estava a ser produzido (Setembro a Dezembro)
4º desde Dezembro, deixou de transmitir fosse o que fosse. Ou seja, de acordo com o software, produzo 0 desde então. E o problema é que para resolver, é uma incompetência terrível. Agora falta o modem da TMN....

O minha preocupação com isto prende-se sobretudo pelo facto da minha MP estar a 150 kms de onde eu estou normalmente, e só lá ir uma vez por semana. Se por um lado tudo correu bem com a produção até agora e com os respectivos pagamentos, por outro, é estar um pouco "com as calças na mão", nunca sabendo o que vou encontrar quando lá chegar (tipo disjuntor disparado...)

Daí vos dirigir esta pergunta, que solução recomendariam para a monitorização!

Abraço e obrigado


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Software Monitorização Produção

Mensagem por mcarneiro »

ptmasters Escreveu:Boas

Volvido quase um ano de MicroProdutor (10 meses mais concretamente), o ponto mais negativo desta "cruzada" tem sido a monitorização da produção.

Na altura, a EDP propôs (ofereceu pelo menos durante um ano, algo que pelo menos vai ter de oferecer por mais um...) monitorização a partir do redy.edp.pt.

Acontece que até ao momento e passados 10 meses, o que retirei dessa solução, foi quase nada:

1º foi a dificuldade para colocarem o equipamento para monitorização (3 meses, entre Julho e Setembro)
2º foi a qualidade da informação transmitida a partir daí, que representava para aí uns 20% daquilo que realmente estava a ser produzido (Setembro a Dezembro)
4º desde Dezembro, deixou de transmitir fosse o que fosse. Ou seja, de acordo com o software, produzo 0 desde então. E o problema é que para resolver, é uma incompetência terrível. Agora falta o modem da TMN....

O minha preocupação com isto prende-se sobretudo pelo facto da minha MP estar a 150 kms de onde eu estou normalmente, e só lá ir uma vez por semana. Se por um lado tudo correu bem com a produção até agora e com os respectivos pagamentos, por outro, é estar um pouco "com as calças na mão", nunca sabendo o que vou encontrar quando lá chegar (tipo disjuntor disparado...)

Daí vos dirigir esta pergunta, que solução recomendariam para a monitorização!

Abraço e obrigado
Boas eu tenho um equipamento chamado Solar log http://www.solar-log.com, mas no teu caso vai sair carote , porque como não tens internet para ligar , vai ter que ser a versão GSM , que eu não tenho a certeza , mas acho que ronda 580 euros, solar-log 200 gprs , uma coisa eu posso garantir funciona , o unico custo que vais ter é o catão gsm para os dados , o portal de monitozização é gratuito

Já agora, que equipamento é que a edp esta a usar para a monitorização ? pode ser que de para ligar a outro portal sem ser o da EDP. é o sunny webbox ?


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Software Monitorização Produção

Mensagem por JDuarte »

Boas,
Qual o modelo do contador instalado na microprodução?


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Software Monitorização Produção

Mensagem por mcarneiro »

JDuarte Escreveu:Boas,
Qual o modelo do contador instalado na microprodução?

boas,

Não me digas que o JDuarte webportal já funciona por ligação atraves do modem do contador... :lol:


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Software Monitorização Produção

Mensagem por JDuarte »

mcarneiro Escreveu: Não me digas que o JDuarte webportal já funciona por ligação atraves do modem do contador... :lol:
Boas,
Não, porque as chamadas para gsm saem caras!


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Software Monitorização Produção

Mensagem por mcarneiro »

JDuarte Escreveu:
mcarneiro Escreveu: Não me digas que o JDuarte webportal já funciona por ligação atraves do modem do contador... :lol:
Boas,
Não, porque as chamadas para gsm saem caras!
isso é verdade , qundo andei a brincar com o modem do meu contador , recebi depois uma conta jeitosa...


Autor do tópico
ptmasters
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: domingo out 21, 2012 11:36 pm

Re: Software Monitorização Produção

Mensagem por ptmasters »

JDuarte Escreveu:Boas,
Qual o modelo do contador instalado na microprodução?
Boas,

Em teoria, é um JANZ C280 Monofásico. Digo em teoria, porque estou a ler na documentação. Espero que seja o que lá está...

Isto ajuda?

Abraço


Autor do tópico
ptmasters
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: domingo out 21, 2012 11:36 pm

Re: Software Monitorização Produção

Mensagem por ptmasters »

mcarneiro Escreveu: Boas eu tenho um equipamento chamado Solar log http://www.solar-log.com, mas no teu caso vai sair carote , porque como não tens internet para ligar , vai ter que ser a versão GSM , que eu não tenho a certeza , mas acho que ronda 580 euros, solar-log 200 gprs , uma coisa eu posso garantir funciona , o unico custo que vais ter é o catão gsm para os dados , o portal de monitozização é gratuito

Já agora, que equipamento é que a edp esta a usar para a monitorização ? pode ser que de para ligar a outro portal sem ser o da EDP. é o sunny webbox ?
Boas

O equipamento que lá tenho para além do contador, supostamente é o seguinte:

1. Módulo PLC – equipamento de recolha dos dados da EB para a gateway que funciona sobre "powerline"
2. Gateway – módulo de processamento central dos dados remetidos pela EDP Box (EB) - que é o contador, que em principio o que lá tenho é um JANZ C280. Próxima sexta confirmo as marcas/modelos. Faz também a comunicação com o Portal de utilizador, através da ligação à internet.
3. Modem GSM fornecido pela EDP, com cartão optimus. Agora dizem que estão à espera dum TMN.

Aquilo até comunica muitas vezes. Acontece é que os dados vão a 0 (zero). Por exemplo, ao entrar no portal da EDP (redy.edp.pt), constato que a Gateway comunicou à 3 hrs e 50 minutos.

Abraço


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Software Monitorização Produção

Mensagem por mcarneiro »

ptmasters Escreveu:
mcarneiro Escreveu: Boas eu tenho um equipamento chamado Solar log http://www.solar-log.com, mas no teu caso vai sair carote , porque como não tens internet para ligar , vai ter que ser a versão GSM , que eu não tenho a certeza , mas acho que ronda 580 euros, solar-log 200 gprs , uma coisa eu posso garantir funciona , o unico custo que vais ter é o catão gsm para os dados , o portal de monitozização é gratuito

Já agora, que equipamento é que a edp esta a usar para a monitorização ? pode ser que de para ligar a outro portal sem ser o da EDP. é o sunny webbox ?
Boas

O equipamento que lá tenho para além do contador, supostamente é o seguinte:

1. Módulo PLC – equipamento de recolha dos dados da EB para a gateway que funciona sobre "powerline"
2. Gateway – módulo de processamento central dos dados remetidos pela EDP Box (EB) - que é o contador, que em principio o que lá tenho é um JANZ C280. Próxima sexta confirmo as marcas/modelos. Faz também a comunicação com o Portal de utilizador, através da ligação à internet.
3. Modem GSM fornecido pela EDP, com cartão optimus. Agora dizem que estão à espera dum TMN.

Aquilo até comunica muitas vezes. Acontece é que os dados vão a 0 (zero). Por exemplo, ao entrar no portal da EDP (redy.edp.pt), constato que a Gateway comunicou à 3 hrs e 50 minutos.

Abraço
Se for um JANZ C280 , é igual ao meu é como o que está em baixo:

meto a foto porque só dá para ver o modelo quando está desmontado...montado e selado tem o modem em cima

Há uma coisa que não estou a entender, tu para alem do modem integrado no contador ainda tens outro ?
Anexos
contador_Janzc280.jpg


Autor do tópico
ptmasters
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: domingo out 21, 2012 11:36 pm

Re: Software Monitorização Produção

Mensagem por ptmasters »

mcarneiro Escreveu:
ptmasters Escreveu:
mcarneiro Escreveu: Boas eu tenho um equipamento chamado Solar log http://www.solar-log.com, mas no teu caso vai sair carote , porque como não tens internet para ligar , vai ter que ser a versão GSM , que eu não tenho a certeza , mas acho que ronda 580 euros, solar-log 200 gprs , uma coisa eu posso garantir funciona , o unico custo que vais ter é o catão gsm para os dados , o portal de monitozização é gratuito

Já agora, que equipamento é que a edp esta a usar para a monitorização ? pode ser que de para ligar a outro portal sem ser o da EDP. é o sunny webbox ?
Boas

O equipamento que lá tenho para além do contador, supostamente é o seguinte:

1. Módulo PLC – equipamento de recolha dos dados da EB para a gateway que funciona sobre "powerline"
2. Gateway – módulo de processamento central dos dados remetidos pela EDP Box (EB) - que é o contador, que em principio o que lá tenho é um JANZ C280. Próxima sexta confirmo as marcas/modelos. Faz também a comunicação com o Portal de utilizador, através da ligação à internet.
3. Modem GSM fornecido pela EDP, com cartão optimus. Agora dizem que estão à espera dum TMN.

Aquilo até comunica muitas vezes. Acontece é que os dados vão a 0 (zero). Por exemplo, ao entrar no portal da EDP (redy.edp.pt), constato que a Gateway comunicou à 3 hrs e 50 minutos.

Abraço
Se for um JANZ C280 , é igual ao meu é como o que está em baixo:

meto a foto porque só dá para ver o modelo quando está desmontado...montado e selado tem o modem em cima

Há uma coisa que não estou a entender, tu para alem do modem integrado no contador ainda tens outro ?
Boas,

Sim, o meu contador é exactamente igual a esse.

Depois, tenho ainda dentro de casa o seguinte equipamento que faz a recolha (via powerline) e envio (via modem GSM) da informação para o portal de EDP onde supostamente eu poderia consultar a produção (que não é o mesmo sistema / método com o qual eles recebem as leituras).

Imagem

Abraço


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Software Monitorização Produção

Mensagem por mcarneiro »

eu sei que o site da edp recebe os dados por FTP, a questão é , tens acesso aos menus de configuração desses equipamentos ? é que se em vez de mandares os dados para a EDP , poderes mandar para outro lado, da para fazer qualquer coisa com isso , senão tens que pensar numa alternativa, o problema é que vais de ter gastar dinheiro..., mas digo-te já , eu nao usaria esse serviço quando for a pagar...


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Software Monitorização Produção

Mensagem por mcarneiro »

Já aqora o equipamento powerline está ligado ao router gsm por porta de rede ?


Autor do tópico
ptmasters
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: domingo out 21, 2012 11:36 pm

Re: Software Monitorização Produção

Mensagem por ptmasters »

mcarneiro Escreveu:Já aqora o equipamento powerline está ligado ao router gsm por porta de rede ?
Yep! Está ligado por porta de rede.
E concordo contigo. Jamais irei pagar por este serviço (acho que hão-de querer cobrar qualquer coisa como 100 € / ano.... devem estar doidos...)

Quanto a acesso aos menus de configuração, ainda não consegui aceder a qualquer menu de relevo. Já andei ali por dentro mas ainda não apanhei nada do que queria...

Alguém conhece este equipamento?

Abraço


Pcustodio
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sábado jun 23, 2012 2:57 pm

Re: Software Monitorização Produção

Mensagem por Pcustodio »

Tenho um equipamento igual que faz a monitorização da produção e consumo tem funcionado muito bem.
Já tem um ano e só falhou dois dias, resolvi o problema desligando os aparelhos da tomada e voltei a ligar,
depois do reinicio dos aparelhos ficou tudo a funcionar.

abraço


goldfinger
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quarta nov 27, 2013 12:25 pm

Re: Software Monitorização Produção

Mensagem por goldfinger »

Bom dia,

Tenho acompanhado este fórum que julgo muito interessante. Parabéns a todos !

Faço nota que a EDP lançou a “pré-adesão” a um serviço de monitorização de consumo e produção, que só ainda não percebi quando estará disponível… http://energia.edp.pt/redy

Tive acesso a uma demonstração do sistema/conceito na loja de Évora, que aproveito para sugerir.

Entretanto fiz o pré-registo na expectativa de receber mais informação.

Abraços a todos.


goldfinger
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quarta nov 27, 2013 12:25 pm

Re: Software Monitorização Produção

Mensagem por goldfinger »

Bom dia a todos,

Intervenho apenas para dar a indicação de uma solução da EDP que tive oportunidade de conhecer em Évora, que permite a monitorização do consumo e produção, e que me pareceu muito interessante.

Não sei quando estará disponível, mas o pré-registo já é possível.

http://energia.edp.pt/redy

Cumprimentos,

Responder

Voltar para “Micro-Produção”