Gostaria ser Futuro Microprodutor !

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

Autor do tópico
porto007
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sábado jun 08, 2013 7:27 pm

Gostaria ser Futuro Microprodutor !

Mensagem por porto007 »

Boas Pessoal,


sou de Vila Nova de Famalicão e gostaria ser Micropordutor.

Ja li muito no Forum mas gostaria que me tirasse me algumas duvidas.

Existem dois regimes bonificado e geral.

A minha questão o Geral não tem muita burocracia e nenhum concurso, quer dizer que me podia ligar de imediato à rede claro após de pagar a tal taxa de ca. 630 euros.

E podia ter uma potencia de 5,75 kW ?

Alguém podia me informar quanto custaria um Kit dessa dimensão ?

Ja vi Kits na NET a custar ca. dos ca. 6.000 a 9.000€, mas necessitava um instalador se comprar o Kit.

Alguém conhece um instalador que instala o Kit que compro ?

Muitas empresas ofereçam chava ne mão a preços loucos, dado se comprar os componentes ficam muito mais barato.

@Pnunes

falaste em preços interessantes para o norte noutro topico, podias me dar o contacto do instalador ?

Bom o meu sistema teria que ser montado no Solo fixo, tenho um rico campo para isso :-)

Bom para já sou estas as minhas ideias.

Agradecia ajuda sobre o assunto.

Para já muitas ideias mas nenhuma experiência nesse campo embora que li muito.

Obrigado

Porto007


Autor do tópico
porto007
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sábado jun 08, 2013 7:27 pm

Re: Gostaria ser Futuro Microprodutor !

Mensagem por porto007 »

Boas tarde,


ninguém me pode dar uma ajuda ?

Será que fui muito confuso ao explicar o que pretendia ?

Agradeço criticas para já.

Agora por pontos.

1 Passo
Tenho que me registar no SRM depois escolher se quero ser Microprodutor Bonificado ou Geral, o custo disso é 615Eur.
Questão a isso, se for bonificado tenho que ser atribuído pelo que entendi, e só existe certas vagas, é um sorte.
Mas para isso tinha que ter AQS, que não tenho.

A minha questão é se eu querer o Geral, ai penso que não tenho que ser atribuído ou ?

No geral a tarifa é ao preço de venda pelo que entendi.

E posso ter a maxima potencia que é 5,75 kW

Não entendo ist:
A potência de ligação da unidade de microgeração é limitada a 50% da potência contratada

O que quer isto dizer ao concreto ?

2. Passo
Após a atribuição fazer a instalação num período de 4 meses.

3 Passo:
Após inspecção/aprovação da unidade de Microprodução a CERTIEL emite o certificado de exploração
Contrato com o comercializado

4 Passo
Ligação á rede e produção de energia.

Agradeço mais uma vez respostas dado estar interessado ao regime geral.

Obrigado.

Cmps

Porto007

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Gostaria ser Futuro Microprodutor !

Mensagem por visitante1 »

Se estás interessado em ser microprodutor no regime geral basta inscrever no portal, pagar a taxa, contratar um instalador e instalar a tal potencia maxima até 50% da potencia contratada.
O maximo permitido para este regime é como disseste é 5,75Kw, isto quer dizer que para conseguires fazer um contrato com esta potencia terás que ter um contrato de compra de pelo menos 11,5Kw.
Se não tiveres podes sempre pedir um aumento de potencia do atual que tens para um mais alto.
Não precisas de termico nem outras cenas...
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
porto007
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sábado jun 08, 2013 7:27 pm

Re: Gostaria ser Futuro Microprodutor !

Mensagem por porto007 »

Obrigado pela resposta.

P.s ele contacto não da ?


Tive um proposta chava na mão

28 Paneis marca Renesola de 250W cada
Inversor Kostal Piko 5.5 (Potência Nominal 5Kw)
Cabo de 4mm, normalmente bom material é sempre cabo de 6mm pelo que li ?


Simularam para o Norte aqui Famalicão e penso que é optimista de mais, como querem vender ???

Por isso peço confirmação o que o pessoal do norte consegue.

Eles simulam o seguinte para este equipamento.
Mês kW
Janeiro 582
Fevereiro 700
Março 917
Abril 967
Maio 1050
Junho 1040
Julho 1100
Agosto 1070
Setembro 992
Outubro 810
Novembro 603
Dezembro 535

Produção média MWh/ano 10,37


Agradecia ajuda nesse campo.

O preço total seria ca. 12.600 Eur


M. Cmpts.

Porto007


Autor do tópico
porto007
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sábado jun 08, 2013 7:27 pm

Re: Gostaria ser Futuro Microprodutor !

Mensagem por porto007 »

Boas,

para adequerir esse tipo de equipamento tinha que recorrer em parte ao credito, e a minha mulher não esta de acordo.

Tenho uma questão com um potencia mais baixo de ca. 4KW posso na mesma aderir ao regime geral ? Ou tenho que ter essa potencia de 5,75 KW ?

Segunda questão posso fazer um mix de paneis de marcas diferentes ?

Terceira se for possivel fazer o mix tem que ter tudo a mesma potencia ou posso misturar paneis de 240w com de 170w ?

Obrigado em avanço pelas respostas.

Obrigado
Porto007

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Gostaria ser Futuro Microprodutor !

Mensagem por visitante1 »

se a tua mulher não esta de acordo tens duas hipoteses, ou lhe fazes a vontade (que é o q acontece com a maioria de nos), ou optas pelo que futuramente te dará mais rendimento... :lol:

podes fazer contrato com a potencia q quiseres,
podes misturar series de forma adquada desde que o inversor tenha controlo de strings independentes, um que dá é precisamente o Kostal piko.
de outra forma o misturar paineis não é trabalho limpo, só mesmo se forem oferecidos e não haja alternativa, o resultado final não vai ser nada profissional
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Gostaria ser Futuro Microprodutor !

Mensagem por areosa »

Boas,
Porto007, se ainda não o fez, sugiro que leia com atenção o que foi dito neste tópico "Alteração relâmpago da lei - microprodução e miniprodução"
e o Decreto de Lei n.º 25/2013, principalmente o artigo 7.º:
Artigo 7.º
Revisão dos regimes
A revisão dos regimes jurídicos da microprodução e miniprodução, estabelecidos nos Decretos-Leis n.ºs 363/2007, de 2 de Novembro, e 34/2011, de 8 de Março, deve ser aprovada no prazo máximo de 2 anos a contar da entrada em vigor do presente decreto-lei.
Isto significa que investir neste momento pelo regime geral tem um risco acrescido devido à incerteza que o novo regime jurídico em preparação poderá trazer, sendo que, as condições actuais só se manterão no máximo durante os próximos dois anos. Quem neste momento assina contratos no regime bonificado terá maior segurança porque esses contratos têm uma duração de 15 anos e só depois entrará no regime geral, considerando que nos contratos assinados não vão mexer, quem está no regime bonificado tem maior garantia de reaver o seu investimento, se tiver feito bem as contas.
Ainda não se sabe o que o novo regime jurídico vai trazer mas, dada a conjuntura actual e o modo de actuação deste governo, o resultado deve ser cortar ainda mais nos rendimentos das microproduções e miniproduções.

Peço desculpa se com as minhas palavras o estou a desencorajar mas julgo que é sempre preferível tomar uma decisão bem ponderada e com conhecimento de todos os riscos que a actividade de microprodução envolve do que mais tarde vir a arrepender-se amargamente, principalmente quando refere que pondera recorrer ao crédito para pagar o investimento.

Cps, :mrgreen:


ruib
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: sexta jan 27, 2012 11:02 pm

Re: Gostaria ser Futuro Microprodutor !

Mensagem por ruib »

Olá, vou aqui deixar a minha opinião.com todas as alteraçoes que estão constantemente a suceder,eu jamais iria investir em MG neste momento. Estou contente com a produção da minha micro, mas com os nossos políticos não se sabe o dia de amanhã. Aquilo que hoje isentam amanhã já estão a tributar.É simplesmente um caos de leis e alteraçoes

Avatar do Utilizador

Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: Gostaria ser Futuro Microprodutor !

Mensagem por Bubas »

ruib Escreveu:Olá, vou aqui deixar a minha opinião.com todas as alteraçoes que estão constantemente a suceder,eu jamais iria investir em MG neste momento. Estou contente com a produção da minha micro, mas com os nossos políticos não se sabe o dia de amanhã. Aquilo que hoje isentam amanhã já estão a tributar.É simplesmente um caos de leis e alteraçoes

É com tristeza que tenho de concordar.


cmartins
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: sábado dez 08, 2012 4:26 pm

Re: Gostaria ser Futuro Microprodutor !

Mensagem por cmartins »

Infelizmente tambem tenho de concordar,

Ponderava investir em regime geral, mas com as incertezas e melhor estar quieto.


Autor do tópico
porto007
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sábado jun 08, 2013 7:27 pm

Re: Gostaria ser Futuro Microprodutor !

Mensagem por porto007 »

Boas

Nao me vou deixar desanimar. Ainda nao posso dizer nada so no sábado ou domingo com fotos.
Mas já dei sinal de negocio, quer dizer eventualmente em breve serei mais um.

Vou vos fazer mais uma questões, agora nao posso estou no trabalho.

Um bem haja a todos


cmartins
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: sábado dez 08, 2012 4:26 pm

Re: Gostaria ser Futuro Microprodutor !

Mensagem por cmartins »

Boa sorte,

O investimento foi no regime geral??


Autor do tópico
porto007
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sábado jun 08, 2013 7:27 pm

Re: Gostaria ser Futuro Microprodutor !

Mensagem por porto007 »

Boa Amigos,

agora posso revelar o meu segredo.

Como dito acima não tinha dinheiro suficiente para comprar uma Microprodução nova, e a minha mulher não aceitou recorrer ao credito aonde o retorno do investimento seria só daqui eventualmente a 10-12 anos no regime geral.
Bom tenho que lhe agradecer, ela tinha razão nos dias de hoje não podemos entrar em fulestrias !

Quem não tem cao caca com gato.

Por isso comprei um sistema completo com estrutura e tudo usado por ca. 3000Eur de 2010, estado como novo !

Era uma firma que foi à falência e vendou isto tudo por este preço, fiz com ida e volta ca. 750 km para buscar o material todo.

Por isso gostaria ter opiniões dos entendido sobre os paneis e o inversor, porque penso fiz o negocio da china.

Aqui o material todo na Foto, descarregado ontem a noite 29.06.2013 no jardim:

Imagem

Os paneis:

Imagem

Na imagem a marca dos paneis:

São da SHARP NU 180E1, quer dizer são de 180W mono-cristalinos, no total 22 Paneis ! 22X180W= 3960W no total.
Dizem que tem bypass diode, quer dizer a sombra não afecta se apanha um painel ?

Imagem

O inversor é da marca Sunny Boy:

Imagem

O modelo é Sunny Boy SB 3800

Imagem

Agora agradecia opiniões, se foi um bom negocio e se o material é Bom.

Após as opiniões vou pedir ajuda quem me pode indicar um electricista que me faça a instalação sem comer couro e cabelo.


M. Cmpts.

Porto007

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Gostaria ser Futuro Microprodutor !

Mensagem por visitante1 »

e então vais aplicar numa microprodução? parece-me bem...
o negocio não foi da china mas não foi muito mau, se for para regime geral provavelmente irás precisar de 6 a 7 anos para recuperar o investimento com essa potencia instalada..., o melhor é colocasr mais potencia.
tens é que ter a certeza que o inversor nunca foi registado para ligação a rede, porque se foi não o poderás utilizar!!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
porto007
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sábado jun 08, 2013 7:27 pm

Gostaria ser Futuro Microprodutor !

Mensagem por porto007 »

Oma pnunes

Podes explicar isso melhor e como posso descobrir se alguma vez foi registado?

E se tiver nao existe nenhuma maneira dar a volta a isto ?



Obrigado

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Gostaria ser Futuro Microprodutor !

Mensagem por visitante1 »

Como é equipamentu usado provavelmente estava ligado a rede, so falta saber se era so para demonstração ou estava a vender, quem te pode informar é quem te vendeu.
Caso contrario teras q tentar junto da entidade certificadora ou arriscar e desckbrir no dia da inspecao.
Em relacao a instalacao tu se tiveres umas luzes podes fazer uma parte, no entanto penso que ainda teras q gastar uns 2 a 2.5k€ para colocar isso a funcionar, sem contar q rapidamente chegaras a conclusao q a potencia instalada nao e nada satisfatoria e mais uns paineizitos vinham mesmo a calhar...
Assim sendo rapidamente vais chegar a conclusao q o negocio nao foi nada de especial...
Ja se vendem sistenas completos com 5000wp i stalados por menos de 7k€!!!
Cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
porto007
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sábado jun 08, 2013 7:27 pm

Gostaria ser Futuro Microprodutor !

Mensagem por porto007 »

Boas,

em primeiro lugar obrigado.

O sistema que comprei estava vender nessa tal firma à rede EDP, como mencionei comprei tudo usado.

O que eu não entendo porque não posso usar o inverter ? Não tem nada haver com o contador à EDP que vende e contabiliza a energia vendida.

Se for assim nunca podemos comprar invertas em segunda mão ? Qual interesse nisso não poder comprar invertas em segunda mão ?

Gostaria entender isto.

E se for assim, não existe uma forma de manipular isso ?

Outra Coisa não entendo que tenha gastar mais 2 a 2.5K euros ?

O que eu necessito no meu ponto de vista é só ligar agora tudo por cabos e gastar os tais 645Euritos para poder obter regime geral e ligar à rede ?

Em ultimo recurso faço eu a instalação, penso nada de especial, mando vir cabos solares da Alemanha que são muito mais baratos e de 6 mm e ligo os paneis ao inverter.
Do inverter sai depois um cabo até ao exterior, para depois no dia só instalar o contador.

O contador é por nossa conta ? E qual o custo disso ?

Para poupar ao máximo vou tentar fazer todo tipo "do it your self".

Mais tarde compro mais 4 Paneis usados de 260w, quer dizer depois tenho no total 5000W

Desculpei mas sou leigo e como entendem necessitava a vossa a ajuda.

@pnunes

Obrigado, mas como vez nas minhas perguntas falta me ainda algum input .

M. Cmpts
Porto007


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Gostaria ser Futuro Microprodutor !

Mensagem por areosa »

Boas,
porto007 Escreveu: O sistema que comprei estava vender nessa tal firma à rede EDP, como mencionei comprei tudo usado.
O que eu não entendo porque não posso usar o inverter ? Não tem nada haver com o contador à EDP que vende e contabiliza a energia vendida.
Se for assim nunca podemos comprar invertas em segunda mão ? Qual interesse nisso não poder comprar invertas em segunda mão ?
Gostaria entender isto.
E se for assim, não existe uma forma de manipular isso ?
Veja o que diz o artigo 20º do dec. lei n.º 25/2013 de 19 de Fevereiro
Artigo 20.º
Averbamento de alterações ao registo
1 - Em caso de alteração da titularidade do contrato de compra de eletricidade para a instalação de utilização no local de consumo onde está instalada a unidade de microprodução, o novo titular deve solicitar o averbamento dessa alteração ao registo no SRM, mantendo-se inalteradas as demais condições constantes do registo.
2 - Estão também sujeitas a averbamento no SRM a mudança de local da instalação e a mudança de tecnologia de produção, desde que se mantenham o mesmo produtor e as demais condições do registo, mas o averbamento destas alterações dependem de nova inspeção.
3 - Nos casos previstos nos números anteriores, o regime remuneratório bonificado, quando seja o aplicado à microprodução, mantém-se pelo prazo remanescente, sem prejuízo da alteração ou celebração, nos casos previstos no n.º 1, de novo contrato de compra e venda da eletricidade com o comercializador de último recurso.
4 - O averbamento da alteração prevista no n.º 2 pode ser recusado por razões de ordem técnica, nomeadamente as previstas no n.º 6 do artigo 4.º
Neste capítulo, sugiro que consulte a Certiel que certamente o esclarece melhor se pode ou não pode usar esse inversor.

Por outro lado ...
porto007 Escreveu: Mais tarde compro mais 4 Paneis usados de 260w, quer dizer depois tenho no total 5000W
Eu não sou instalador por isso, a quem de direito, que se pronuncie também mas, a mim parece-me que tem um pequeno problema nesses seus planos... Não sei qual a configuração que pretende dar à sua MP (uma ou duas strings) nem qual a capacidade do seu inversor (um ou dois Mpp) mas, por norma, não se deve misturar painéis de características muito diferentes dentro da mesma string porque o inversor irá procurar o ponto ideal de potência (Mpp) no conjunto dos painéis e fazendo essa mistura vai fazer com que nem uns nem os outros funcionem correctamente. Tendo duas strings, elas devem ter a mesma potência instalada pelo que teria que distribuir de igual modo os novos painéis pelas duas, a menos que o inversor faça a gestão de dois Mpps independentes e aí sim, poderia ter uma string com os painéis antigos e outra com os novos. Assim, vejo alguma dificuldade em mais tarde acrescentar-lhe mais painéis nada semelhantes aos que adquiriu, conforme referiu, o ideal seria procurar no mercado se ainda existem desses painéis à venda e adquiri-los já porque os painéis de valores mais baixos tendem a ser substituídos por outros de valor mais elevado. Mesmo assim, como esses que adquiriu já têm 3 anos de uso, já não serão iguais porque há que contar com a degradação dos painéis ao longo do tempo (tipicamente 10% nos primeiros 10 anos) mas penso que isso não deverá ser muito problemático.

Sugiro que se aconselhe com quem trabalha no ramo e percebe do assunto porque nem tudo é tão linear como parece à primeira vista, por alguma razão esses senhores são creditados e para isso tiveram que fazer formação.

Cps :mrgreen:

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Gostaria ser Futuro Microprodutor !

Mensagem por visitante1 »

Mas no caso do artigo 20º, 1 e 2 nenhum deles se aplica, nem a mudança de titularidade mantendo o local, nem a mudança de local mantendo a titularidade...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
porto007
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sábado jun 08, 2013 7:27 pm

Re: Gostaria ser Futuro Microprodutor !

Mensagem por porto007 »

Parece que a lei nao pensou nesse caso de alguém adequerir um sistema usado.

Penso que é atirar pedras para o caminho. Independente disso como eles sabem pelo número de serie ?

Existe a possibilidade de mudar o número de serie ?

Na Alemanha nao existe essa burocracia.

Obrigado

Alguém me podia indicar um instalador ?

Porto007

Responder

Voltar para “Micro-Produção”