Gostaria ser Futuro Microprodutor !

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Gostaria ser Futuro Microprodutor !

Mensagem por areosa »

Boas,
Não sou jurista mas pela leitura que faço do Dec. Lei n.º 25/2013 de 19 de Fevereiro (link) não vejo lá nada que o impeça de registar o seu inversor usado. Veja os pontos 7 e 8 do artigo 13.º:
7 - No caso de o produtor pretender efetuar alguma alteração substancial na sua instalação de microprodução, deve proceder a novo registo aplicável à totalidade da instalação, caducando o registo anterior com a entrada em exploração da nova instalação.
8 - Considera-se substancial a alteração da unidade de microprodução que não se enquadre no disposto no artigo 20.º
Ou seja, alteração substancial da instalação pode ser vendê-la e mudar o local de exploração e para o efeito é necessário um novo processo de registo. O que o artigo 20.º salvaguarda são as condições para manter o mesmo regime de tinha quem lhe vendeu o equipamento, o que está fora de questão neste caso. Para manter o mesmo regime só podia mudar de titular ou de local de instalação, mas não ambos.
De resto, não vejo nesse Dec. Lei nada que o impeça de aplicar um inversor ou contador que tenha sido usado noutra instalação, a única referência ao equipamento (Artigo 18.º) está relacionada com a sua homologação. No entanto, como já havia referido, o melhor é consultar a Certiel sobre este assunto porque, como são eles que fazem as inspeções, têm a obrigação de saber se pode ou não pode.

Há outro risco que não teve em conta quando efetuou a sua aquisição, existe o também o risco de a pré-aprovação da sua instalação lhe ser recusada ao abrigo do n.º 6 do artigo 4.º
6 - O acesso à atividade de microprodução pode ser restringido mediante comunicação pelo operador da rede de distribuição, nos casos em que a instalação de utilização esteja ligada a um posto de transformação cujo somatório da potência dos registos aí ligados ultrapasse o limite de 25 % da potência do respetivo posto de transformação.
7 - A restrição prevista no número anterior é aplicável apenas aos pedidos de registo recebidos pelo SRM após cinco dias úteis da comunicação pelo operador da rede de distribuição ao SRM das instalações eléctricas de utilização abrangidas.
No site das renováveis na hora existe uma lista atualizada (16-05-2013) de locais já com restrições (link).

Já agora, não lhe venderam também o contador de saída... a instalação também deveria ter um.

No site do renováveis na hora tem uma lista de instaladores autorizados e também de contadores homologados, é só procurar...


Autor do tópico
porto007
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sábado jun 08, 2013 7:27 pm

Re: Gostaria ser Futuro Microprodutor !

Mensagem por porto007 »

Bom dia,

Obrigado areosa pelos todos concelhos e também pnunes.

Já fui ver e a minha zona nao tem restrições.

Nao cheguei levar o contador porque pensava que era propriedade EDP.

Se nao for propriedade da EDP eles mandam me o contador usado, agradeço info se posso usar o contador.

Também penso que posso usar o inversor so em caso de manter o mesmo contrato é que nao. Mas como faço um registo novo penso nao haver problemas.

Agradeço toda ajuda e penso é um tópico de mais valia para pessoas que querem também comprar um sistema usado, dado nao ter possas mas fazer alguma coisa pelo meio ambiente porque tem filhos para este mundo ser sustentável para todos no futuro.

Obrigado

M. Cmpts


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Gostaria ser Futuro Microprodutor !

Mensagem por areosa »

porto007 Escreveu: Nao cheguei levar o contador porque pensava que era propriedade EDP.
Se nao for propriedade da EDP eles mandam me o contador usado, agradeço info se posso usar o contador.
Tal como é referido na alínea g) do artigo 6º do DL 25/2013, o custo do contador de venda, que deve ser bi-direcional e com função de telemetria (possuir modem GSM), é da responsabilidade do produtor. O único problema é que para o tirar de lá possivelmente tem que chamar o piquete da EDP porque, além de estar selado está em carga, logo, é muito perigoso estar lá a mexer sem saber o que se está a fazer.
Já agora, também não lhe venderam o quadro eléctrico da instalação? Era menos uma despesa.

Quanto à utilização do contador, penso que o mesmo se aplica tanto ao contador como ao inversor, se pode usar um também deve poder usar o outro mas, o melhor é confirmar mais esse detalhe com a Certiel.

Cps :mrgreen:
Última edição por areosa em terça jul 02, 2013 11:49 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Gostaria ser Futuro Microprodutor !

Mensagem por visitante1 »

Bem... acho q afinal sempre será necessario a tal quantia q eu tinha feferido!!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
porto007
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sábado jun 08, 2013 7:27 pm

Re: Gostaria ser Futuro Microprodutor !

Mensagem por porto007 »

Areosa,

obrigado, já mandei um mail à certiel. Também pedi ao individuo que comprei a micro usada se me podia enviar o contador.

O quadro penso é desnecessário dado não ser caro só são penso quatro interruptores.

Logo que tenha ok de tudo é só procurar um instalador certificado.

Eventualmente alguém aqui do Norte no forum ?

Outra questão é para aumentar mais tarde a potencia penso que não vou ter problemas dado o SMA SB 3800 ter Número máximo de strings (paralelo) 3 ?

Agradeço se é isso para poder ter paneis com potencia diferente.

Vamos aguardar.

@Pnunes espero não gastar isso.
Penso que são os 645Euros para aquisição do regime geral + a instalação que sou obrigado por um electricista certificado(vamos la ver o que ele quer).

Se tudo correr bem pode ser que o negocio não foi tão mau !

M. Cmpts.
porto007


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Gostaria ser Futuro Microprodutor !

Mensagem por areosa »

porto007 Escreveu: Outra questão é para aumentar mais tarde a potencia penso que não vou ter problemas dado o SMA SB 3800 ter Número máximo de strings (paralelo) 3 ?
Agradeço se é isso para poder ter paneis com potencia diferente.
Estive a verificar e, de facto, o SMA SB 3800 só tem um Mpp pelo que, pode ter até 3 strings mas tem que ter a mesma potência repartida por todas elas senão dá asneira, por isso, vai ter sempre que misturar paineis. Como lhe disse, o melhor é procurar outros painéis com a mesma referência ou que sejam do mesmo tipo de tecnologia e que tenham características semelhantes para os poder acrescentar à sua MP sem grandes problemas.

Cps, :mrgreen:


Autor do tópico
porto007
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sábado jun 08, 2013 7:27 pm

Re: Gostaria ser Futuro Microprodutor !

Mensagem por porto007 »

Boa tarde areosa,

Podemos ficar por tu ;-) se aceitar.

Já escrevi e liguei a certial e e o que me informaram na primeira fase é que nao há problemas usar equipamentos usados logo que se efectua um registo novo. Mas f vão analisar isto mais profundo mas disseram quaso de certeza que nao há problemas.


Cmpts
Porto007


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Gostaria ser Futuro Microprodutor !

Mensagem por areosa »

Óptimo, boas noticias!
Então boa sorte para a "tua" micro e põe logo isso a funcionar, o sol quando nasce é para todos pelo que é de aproveitar, e o ambiente também agradece!

Essa questão do material usado deve ser inédita, pelo menos que eu tenha conhecimento, pelo que é possível que esteja a fazer história. No entanto, dada a crise e com as empresas a irem à falência que tenham investido nas renováveis, é possível que apareçam mais casos. É possível que se encontre material em bom estado a preços de ocasião mas o risco também é elevado.

Cps, :mrgreen:

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Gostaria ser Futuro Microprodutor !

Mensagem por visitante1 »

Para mim também é novidade, mas se assim for é excelente pois também vou ter um windyboy 5000a que já fez um registo mas só esteve 1 semana a trabalhar...
em tempos não foi possivel mas as pessoas mudam e talvez as regras também.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Micro-Produção”