Mais potência contratada,maior conta da EDP?!!

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Autor do tópico
LCLR
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sábado ago 31, 2013 7:48 am

Mais potência contratada,maior conta da EDP?!!

Mensagem por LCLR »

Boa noite a todos

Como referi na minha apresentação,pretendo ser micro produtor,mas ainda tenho muitas questões por esclarecer,uma delas e a seguinte.
Neste momento a potência contratada que tenho lá em casa e de 4.50kvh,mas pelo que m andei a informar para ser micro produtor,so posso vender metade da potência contratada,ou seja,tenho de mudar para uma potência mais elevada,está e mt fraquinha.
Por exemplo s quiser vender uma potência de 10.5kw tenho de contratar 21kw certo?! A minha dúvida e esta,s contratar mais potência,vou pagar uma fatura de eletricidade maior?! O normal e pagar entre os 80 e os 110 euros mês,os valores vão s alterar ou continuar iguais?!

Obrigado :)

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Mais potência contratada,maior conta da EDP?!!

Mensagem por sergiomms »

Sim, vai!
A potencia contratada tem uma taxa diária conforme a potência!
Para perceber melhor vá a edp.pt e escolha a opção tarifários!
sergiomms

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Mais potência contratada,maior conta da EDP?!!

Mensagem por Esteves »

LCLR Escreveu:Boa noite a todos

Como referi na minha apresentação,pretendo ser micro produtor,mas ainda tenho muitas questões por esclarecer,uma delas e a seguinte.
Neste momento a potência contratada que tenho lá em casa e de 4.50kvh,mas pelo que m andei a informar para ser micro produtor,so posso vender metade da potência contratada,ou seja,tenho de mudar para uma potência mais elevada,está e mt fraquinha.
Por exemplo s quiser vender uma potência de 10.5kw tenho de contratar 21kw certo?! A minha dúvida e esta,s contratar mais potência,vou pagar uma fatura de eletricidade maior?! O normal e pagar entre os 80 e os 110 euros mês,os valores vão s alterar ou continuar iguais?!

Obrigado :)
Boas, de micro produtores entendo pouco, mas do resto sei +/-.

Até aos 10.35Kvh para os particulares é o máximo logo só pode ter metade na micro, acima dos 10.35 já tem ser acoletado.

O pagar mais sim, mas é só na potência contratada.
Mas de 4.6kvh para 10.35kvh é diferença mensal é pouca, agora pagas +/- €7.00 depois passas a pagar +/- €15,03

É só fazer contas:
Anexos
edp.jpg
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


Autor do tópico
LCLR
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sábado ago 31, 2013 7:48 am

Re: Mais potência contratada,maior conta da EDP?!!

Mensagem por LCLR »

Boa tarde a todos :)

obrigado pelas vossas respostas,já fiquei esclarecido,afinal só se paga uma taxa diária pela energia contratada,e não no valor do kw.

Cumprimentos :)


cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Re: Mais potência contratada,maior conta da EDP?!!

Mensagem por cupMH »

No regime bonificado a potencia de ligação é metade da contratada, tendo como limite máximo 3.68 KW ou seja tem de ter contratado 10,35 KW para poder contratar os 3.68!
E o limite que pode vender à rede para 3.68 KW é de 8832 KW/ano e para 3.45 KW é de 8280 KW/ano.

É mais ou menos isto, espero ter ajudado e qualquer coisa disponha.
Orçamentos também se arranjam por PM.


Autor do tópico
LCLR
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sábado ago 31, 2013 7:48 am

Re: Mais potência contratada,maior conta da EDP?!!

Mensagem por LCLR »

Boa noite
e para o regime geral quais sao as potências que posso contratar?! Eu estou mais virado para esta opção,pois n pretendo adquirir um painel térmico para aquecimento!!

Estive a dar uma olhadela as soluções de micro geração da edp e tem lá uma que me agrada,tem 12.5kw (salvo erro) 52 painéis de 250w,tenho de estar coletado para ter está potência?!
Obrigado:)


cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Re: Mais potência contratada,maior conta da EDP?!!

Mensagem por cupMH »

Para o regime geral a potência máxima pode ir até 5,75 kW.


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Mais potência contratada,maior conta da EDP?!!

Mensagem por areosa »

LCLR Escreveu:Boa noite
e para o regime geral quais sao as potências que posso contratar?! Eu estou mais virado para esta opção,pois n pretendo adquirir um painel térmico para aquecimento!!

Estive a dar uma olhadela as soluções de micro geração da edp e tem lá uma que me agrada,tem 12.5kw (salvo erro) 52 painéis de 250w,tenho de estar coletado para ter está potência?!
Obrigado:)
Boas,
Coletado tem que estar sempre, independentemente do regime geral ou bonificado, mini-produção ou micro-produção, se não estiver está ilegal ... (assunto que já foi amplamente discutido neste tópico)
No caso da micro-produção, no regime bonificado a potência nominal máxima que pode ter é de 3,68 kW e no caso do regime geral é de 5.75 kW pelo que, a potência contratada à EDP tem que ser pelos menos o dobro, em ambos os casos.
O sistema que refere de 12,5 kW não é para a micro-produção a título individual (penso que só para condomínios) porque o máximo que pode ter é 5.75 kW, mais coisa menos coisa, porque do lado DC pode ultrapassar esse valor, mas não muito, porque é limitada pelos valores de potência máxima admitidos pelos inversores homologados para os 5,75 kW.

Sugiro que lei com muita atenção a ultima alteração do regime de micro-produção, o DL nº 25-2013 de 19 de Fevereiro, e ponderar o investimento no regime geral porque, conforme está lá escrito, o governo pondera fazer alterações substanciais à lei no prazo de dois anos, pelo que, no regime geral o futuro é incerto ... já no regime bonificado, os contratos são estabelecidos por 15 anos (presumo que aí não irão mexer, pelo menos não o fizeram até agora) mas com a desvantagem de só poder instalar uma potência até 3,68 kW e de ter que instalar um sistema térmico, mas por outro lado tem um valor de KWh mais elevado (por enquanto ...).

Espero ter esclarecido!

Cps, :mrgreen:


Autor do tópico
LCLR
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sábado ago 31, 2013 7:48 am

Re: Mais potência contratada,maior conta da EDP?!!

Mensagem por LCLR »

Boa tarde
sim já m esclareceu bastante,obrigado.
Já sacei o decreto lei mas ainda n comecei a ler,e um bocado extenso!!:)... S n s importar diga quais sao as principais alterações previstas para o regime geral!!
Obrigado :)


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Mais potência contratada,maior conta da EDP?!!

Mensagem por areosa »

LCLR Escreveu:Boa tarde
sim já m esclareceu bastante,obrigado.
Já sacei o decreto lei mas ainda n comecei a ler,e um bocado extenso!!:)... S n s importar diga quais sao as principais alterações previstas para o regime geral!!
Obrigado :)
Sugiro que leia este tópico http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 77&t=16925

Cps :mrgreen:

Responder

Voltar para “Micro-Produção”