Microprodução Rentabilidade

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Autor do tópico
joao.felisberto
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: domingo set 29, 2013 10:21 pm

Microprodução Rentabilidade

Mensagem por joao.felisberto »

Bom dia,

Tenho estado a analisar a possibilidade de me tornar microprodutor e gostaria de confirmar com pessoas experimentadas se os cálculos que tenho vindo a efectuar estão correctos.

Verifiquei que existem dois regimes, bonificado e geral. Calculei para ambos uma previsivel rentabilidade. Agradecia que corrigissem qualquer suposição errada que tenha tomado, dado que não tenho qualquer experiência na matéria.

***************
Regime Bonificado
***************
Média diária de horas de sol = 4horas
Potência Máxima = 3,68kW
Produção Diária = 3,68kW * 4horas = 14,72kWh
Tarifa de Referência (Primeiros 8 anos) = 0,196€/kWh
---
Facturação Diária = 14,72kWh * 0,196€/kWh = 2,89€
Facturação Mensal = 2,89€ * 30 dias = 86,70€
Facturação Anual = 2,89€ * 365 dias = 1054,85€

***********
Regime Geral
***********
Média diária de horas de sol = 4horas
Potência Máxima = 5,75kW
Produção Diária = 5,75kW * 4horas = 23kWh
Tarifa de Referência (2013) = 0,151€/kWh
---
Facturação Diária = 23kWh * 0,151€/kWh = 3,473€
Facturação Mensal = 3,473€ * 30 dias = 104,19€
Facturação Anual = 3,473€ * 365 dias = 1267,65€


Os cálculos efectuados estão correctos?
Dado os níveis de potência máxima 3,68kW e 5,75kW, consoante o regime, não haverá forma de produzir mais?

Cumprimentos,
João


Autor do tópico
joao.felisberto
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: domingo set 29, 2013 10:21 pm

Microprodução - Rentabilidade

Mensagem por joao.felisberto »

Bom dia,

Sou novo no fórum e tenho vindo a analisar a possibilidade de me tornar microprodutor, efectuando cálculos de uma previsível rentabilidade do projecto.
Dado que não tenho qualquer experiência na matéria, vinha confirmar se os cálculos que tenho vindo a efectuar encontram-se correctos. Agradecia que me indicassem caso tenha tomado algo suposição incorrecta.


*****************
REGIME BONIFICADO
*****************
Média diária horas de sol = 4 horas
Potência Máxima Instalada = 3,68kW
Tarifa de Referência (Durante os primeiros 8 anos) = 0,196€/kWh
---
Produção Diária = 3,68kW * 4 horas = 14,72kWh
Rentabilidade Diária = 14,72kWh * 0,196€/kWh = 2,89€
---
Produção Mensal = 14,72kWh * 30 dias = 441,6kWh
Rentabilidade Mensal = 441,6kWh * 0,196€/kWh = 86,55€
---
Produção Anual = 14,72kWh * 365 dias = 5372,8kWh
Rentabilidade Anual = 5372,8kWh * 0,196€/kWh = 1053,07€


*****************
REGIME GERAL
*****************
Média diária horas de sol = 4 horas
Potência Máxima Instalada = 5,75kW
Tarifa de Referência (2013) = 0,151€/kWh
---
Produção Diária = 5,75kW * 4 horas = 23kWh
Rentabilidade Diária = 23kWh * 0,151€/kWh = 3,473€
---
Produção Mensal = 23kWh * 30 dias = 690kWh
Rentabilidade Mensal = 690kWh * 0,151€/kWh = 104,19€
---
Produção Anual = 23kWh * 365 dias = 8395kWh
Rentabilidade Anual = 8395kWh * 0,151€/kWh = 1267,65€


Os valores obtidos são válidos?
Uma vez que existem limites de potência nos dois regimes, haverá alguma maneira de os ultrapassar?

Agradeço desde já a vossa ajuda.

Obrigado,
João

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Microprodução Rentabilidade

Mensagem por BondadeSua »

Eu quando andei à procura de informação, (2009), fiquei com conceitos que não combinam com alguns dos que são indicados/usados.
A produção diária que indica pode ser imensa ou miserável. Depende muito da quantidade de painéis e da forma como estão instalados, (fixo ou móvel). A maioria produz muito mais que 14.

Costuma-se dar como conselho, o mais perto possivel do limite do inversor para chegar ao limite da produção que eles pagam.

O limite da potencia instalada para o bonificado, é a capacidade do inversor é a carteira do proprietário.
O limite da energia injectada na rede, (para o bonificado) é 2,4 x 3680 = 8832 Kw, (ou 3450 = 8280 Kw). Ainda há dias o pnunes por cá o mostrou. Na dúvida consultar alguns diários e está lá explicado.

O preço de venda? não sei qual é o que está a ser praticado no momento, (tb foi falado há dias e nem fixei), e pode variar brevemente, (e até podem decidir que é por causa do Sol que o País está apagar certas rendas).
Sei que já foi abordado recentemente e com alguma profundidade o tema da rentabilidade e retorno, (alguém que domine as pesquisa sffv). Mas para isso será sempre necessário saber quanto custou.

4 h de sol? Acho pouquíssimo, mas sou eu a falar.

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]


solarcolec
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sábado set 28, 2013 4:49 pm

Re: Microprodução Rentabilidade

Mensagem por solarcolec »

Embora ainda com muito pouca experiencia em termos de produção pois só amanha é que faz uma semana que estou a produzir mas penso que essa media de 4 horas de sol está muito por baixo, pelo menos para a minha região (Alentejo)

Pelas minhas contas nesta ultima semana ( :twisted: :evil: só chva e ceu nublado :evil: :twisted: ) não vou chegar a essa media mas espero que venham muitos dias para compensar isso :P :P :P

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Microprodução Rentabilidade

Mensagem por Celestino »

Antes opinar e de dar uma opinião aqui ao amigo, digam-me uma coisa:

Já não foi feita a última atribuição de potência para este ano?
Não deve ter sido atribuída toda mas será que por isso ainda vão abrir sessões de atribuição de potência este ano?
Sabe-se de alguma coisa?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Re: Microprodução Rentabilidade

Mensagem por cupMH »

Celestino Escreveu:Antes opinar e de dar uma opinião aqui ao amigo, digam-me uma coisa:

Já não foi feita a última atribuição de potência para este ano?
Não deve ter sido atribuída toda mas será que por isso ainda vão abrir sessões de atribuição de potência este ano?
Sabe-se de alguma coisa?
Sim, foi ontem feita a ultima atribuição de potencia para este ano!
Informação que tenho é que para este ano acabou!

O que está previsto em decreto lei é: "Após a sessão de julho e caso subsista potência por atribuir são realizadas novas sessões a anunciar oportunamente, no máximo de duas, para atribuição de potências remanescentes" e como essas duas sessões já foram realizados tudo leva a crer que para este ano tenha acabado, mas era bom que houvesse a possibilidade de atribuição de mais potencia!

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Microprodução Rentabilidade

Mensagem por Volt »

joao.felisberto Escreveu:Bom dia,

Tenho estado a analisar a possibilidade de me tornar microprodutor e gostaria de confirmar com pessoas experimentadas se os cálculos que tenho vindo a efectuar estão correctos.
Não estão.
joao.felisberto Escreveu: Verifiquei que existem dois regimes, bonificado e geral. Calculei para ambos uma previsivel rentabilidade. Agradecia que corrigissem qualquer suposição errada que tenha tomado, dado que não tenho qualquer experiência na matéria.

***************
Regime Bonificado
***************
Média diária de horas de sol = 4horas
Esse valor é para instalações fixas e abrange uma média de todo o território. É um valor correcto para a média anual. Mas onde vai ficar essa micro?
joao.felisberto Escreveu: Potência Máxima = 3,68kW
Produção Diária = 3,68kW * 4horas = 14,72kWh
Aqui está o principal erro. Não está escrito em lado nenhum que apenas se pode instalar 3680Wh. E kW não é kWh! Um é unidade de potência, outro de medida! Dando um exemplo parecido para demonstrar o erro: 100 cavalos de potência * 4 horas = 400 litros de gasolina gastos. Continuando: O melhor é instalar mais de 4800Wh de painéis. Depende do limite do inversor escolhido. Quanto maior o valor, melhor. Para fazer umas contas decentes, deve se considerar algo do género: 5000Wh * 4 horas (= 20kWh) * 365 dias (= 7300kWh) * 0,196€ = 1430,80€
joao.felisberto Escreveu:Tarifa de Referência (Primeiros 8 anos) = 0,196€/kWh
---
Facturação Diária = 14,72kWh * 0,196€/kWh = 2,89€
Facturação Mensal = 2,89€ * 30 dias = 86,70€
Facturação Anual = 2,89€ * 365 dias = 1054,85€

***********
Regime Geral
***********
Média diária de horas de sol = 4horas
Potência Máxima = 5,75kW
Produção Diária = 5,75kW * 4horas = 23kWh
Tarifa de Referência (2013) = 0,151€/kWh
---
Facturação Diária = 23kWh * 0,151€/kWh = 3,473€
Facturação Mensal = 3,473€ * 30 dias = 104,19€
Facturação Anual = 3,473€ * 365 dias = 1267,65€


Os cálculos efectuados estão correctos?
Não.
joao.felisberto Escreveu: Dado os níveis de potência máxima 3,68kW e 5,75kW, consoante o regime, não haverá forma de produzir mais?
Cu e calças = nada a ver. O limite anual de produção no bonificado é 8832kWh.
joao.felisberto Escreveu: Cumprimentos,
João
Cumprimentos. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Microprodução Rentabilidade

Mensagem por areosa »

Boas,
4 horas de sol em média por ano parece-me muito pouco, mas esse valor varia bastante do local onde é para instalar a MP. Assim, para melhor afinar as contas sugiro que consulte o site http://re.jrc.ec.europa.eu/pvgis/apps4/pvest.php onde, com base em valores estatísticos de irradiação solar, pode fazer uma estimativa da produção da sua futura MP, tendo em conta a localização, potência de painéis a instalar, inclinação, fixa ou móvel, etc.

Pode também consultar a (folha de cálculo partilhada) onde constam as configurações e produções de algumas instalações espalhadas por este país... daí já dá para ter uma ideia do que pode produzir uma MP.

Espero que ajude!

Cps, :mrgreen:


solarcolec
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sábado set 28, 2013 4:49 pm

Re: Microprodução Rentabilidade

Mensagem por solarcolec »

areosa Escreveu:
Pode também consultar a (folha de cálculo partilhada) onde constam as configurações e produções de algumas instalações espalhadas por este país... daí já dá para ter uma ideia do que pode produzir uma MP.

Espero que ajude!

Cps, :mrgreen:

Obrigado pela partilha ;) ;)

Responder

Voltar para “Micro-Produção”