Mcroprodução - Ligação à rede

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Autor do tópico
jmdoic
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta jan 16, 2014 7:58 pm

Mcroprodução - Ligação à rede

Mensagem por jmdoic »

Boa noite!

Antes de mais estive a ver os diversos temas e acho que este fórum é muito interessante.

Tenho uma central de microprodução há cerca de um mês e meio. Tudo funciona bem mas tenho um problema com a entrega da energia. O instalador não se apercebeu que no meu poste terminava uma linha do lado esquerdo e outra do lado direito. Surge então um problema que é à medida que o inversor injecta energia na linha, a tensão vai subindo ultrapassando os 253 V, chegando a passar mesmo os 263 V o que faz disparar o inversor e este desliga durante 6 ou mais minutos e isto a cada 5 ou 6 minutos consoante a intensidade do sol. Automaticamente a produção efectiva baixa considerávelmente para menos de 1/3. Fiz reclamação à EDP que me responde passados 25 dias(!!!) que a tensão da rede estava dentro dos valores normais e que a responsabilidade era do instalador. Este por si diz que a EDP deve criar condições para eu poder entregar a energia pois todo o equipamento funciona. Alguém tem conhecimento de uma situação identica ou tenha sugestão para a resolução deste problema? Desde já obrigado.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Mcroprodução - Ligação à rede

Mensagem por visitante1 »

Hummm
há aqui falta de muita pesquisa acerca do tema embora tivesses dito que leste diversos temas..
existem cá um topicos que falam nisso com promenor.
Eu já tive esse problema, até substituirem um cabo de 16mm/400m por um de 70mm.
Só o fornecedor de energia pode melhorar isso, caso seja problema de linha, também se pode alterar ligeiramente os parametros do inversor, mas isso trará outras consequencias.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
jmdoic
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta jan 16, 2014 7:58 pm

Re: Mcroprodução - Ligação à rede

Mensagem por jmdoic »

Obrigado pela informação mas peço apenas esclarecimentos sobre o cabo. É o cabo que vai do inversor até à rede, não é? O que o instalador colocou é de 35mm e tem cerca de 100 m.
Quanto aos parametros do inversor ele já tentou mas é necessário um softhwere especifico que ele não tem, mas eu penso que se se alterarem os parametros isso deve levar a um maior desgaste e mais rápidas avarias...

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Mcroprodução - Ligação à rede

Mensagem por visitante1 »

O problema estará no cabo entre o contador e o PT, deve estar com uma impedancia alta por ser fino ou ate mto antigo
Alterar os parametros pode ajudar ou não, depende, não será a forma mais adequada de resolver a situação.
Qual é a marca do inversor??
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Mcroprodução - Ligação à rede

Mensagem por Emanuel Couto »

jmdoic Escreveu:Obrigado pela informação mas peço apenas esclarecimentos sobre o cabo. É o cabo que vai do inversor até à rede, não é? O que o instalador colocou é de 35mm e tem cerca de 100 m.
Quanto aos parametros do inversor ele já tentou mas é necessário um softhwere especifico que ele não tem, mas eu penso que se se alterarem os parametros isso deve levar a um maior desgaste e mais rápidas avarias...
Se o instalador colocou um cabo com (35mm2) de certeza que a impedancia não vem daí!!
Mais sim do lado do fornecedor!!!
Cuidado com isto, esta resistência no escoamento de energia não é nada saudável para o conversor :roll:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
jmdoic
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta jan 16, 2014 7:58 pm

Re: Mcroprodução - Ligação à rede

Mensagem por jmdoic »

pnunes Escreveu:O problema estará no cabo entre o contador e o PT, deve estar com uma impedancia alta por ser fino ou ate mto antigo
Alterar os parametros pode ajudar ou não, depende, não será a forma mais adequada de resolver a situação.
Qual é a marca do inversor??
O inversor é um Solarmax 4200 e os paineis Luxor 250 (20x) mono. Quanto ao cabo pareceu-me que era novo e eles disseram que para a distância (cerca de 100m) devia ser com 35mm2. Não percebo nada disso mas nos orçamentos que pedi, alguns até punham com 16mm.
Penso que o problema reside no facto de a minha casa ser a ultima da rede e por esse facto não existir circulação da energia injectada.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Mcroprodução - Ligação à rede

Mensagem por visitante1 »

1° tentar alterar os parametros de rede do inversor (requer permissão de instalador).
Se não resultar, so a companhia que está a comprar a energia poderá ajudar a solucionar o problema com a alteração do cabo ou eventualmente baixar a tensåo da rede. Se for problemas de impedancia normalmente o baixar a tensão da rede/pt não resulta.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
jmdoic
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta jan 16, 2014 7:58 pm

Re: Mcroprodução - Ligação à rede

Mensagem por jmdoic »

Hoje o instalador veio alterar os dados do inversor para Itália e já se notou a diferença. Produziu mais.

A minha questão agora é: será que, uma vez que a minha casa é a última da rede e o inversor injecta a uma voltagem superior, isso deve provocar uma elevação também na rede. Então isso significa que a energia que vai para a minha casa também vai ser bastante superior e isso poderá danificar os meus electrodomésticos. Estou a raciocinar bem ou não?

Caso isso aconteça eu poderei responsabilizar a EDP que irá fazer medições e vai constatar que isso acontece porque a central está a injectar acima do permitido por lei e então poderei ser multado.

Se isto pode acontecer assim, o que é que eu posso fazer?

Será que o inversor não vai sofrer muito com o aumento da voltagem de corte automático?

Agradeço a quem me possa esclarecer

Responder

Voltar para “Micro-Produção”