Investir ou não na Minigeração?

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Autor do tópico
dnfuzo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: terça out 19, 2010 7:27 pm

Investir ou não na Minigeração?

Mensagem por dnfuzo »

VALE A PENA INVESTIR NESTE MOMENTO EM MICROGRAÇÂO PAR VENDA????

Boas a todos

Procuro opiniões o mais fundamentadas possível

Sendo que estamos numa fase transitória e sem saber bem como vai ficar com o Novo Diploma

Ando á procura á bastante tempo de ser micro produtor e este ano queria avançar.
Vai passando o tempo e surgem sempre alterações ás regras e nunca sabemos bem com o que contar no futuro.
De qualquer forma tenho um orçamento neste momento que me agradou e nos moldes actuais penso ser um bom investimento.

10.000 euros o sistema descrito abaixo

Agradecia opiniões sobre o timing e sobro o sistema se vos parece bom.


MINIGERAÇÃO 6kW (REGIME GERAL)
POTÊNCIA CONTRATADA 10,35kVA


24 PAINÉIS ATERSA 250W
1 INVERSOR KACO 6000W
1 MODEM ITRON + MODEM GSM
ESTRUTURA TELHADO INCLINADO /TERRAÇO
1 PORTINHOLA + 1 CONTADOR
LIGAÇÃO DE FICHAS + CABOS
QUADROS DE PROTECÇÃO

OFERTA
DESLOCAÇÕES
TAXA RENOVÁVEIS NA HORA
ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO JUNTO DA CERTIEL

Garantia
PRODUÇÃO ANUAL GARANTIDA DE 13400kW
+-2.200,00€ RECEITA ANUAL


A ideia é montar um telheiro de raiz onde aproveito para montar um telheiro e meter microgeração.

Agradecia as vossas opiniões.

Obrigado


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por areosa »

Boas dnfuzo,
Esta sua questão está a fugir ao objetivo deste tópico, seria preferível criar um novo tópico com esta questão e certamente terá ajuda do fórum. Eu mesmo lhe direi o que penso mas neste tópico não.
Cps, :mrgreen:


Autor do tópico
dnfuzo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: terça out 19, 2010 7:27 pm

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por dnfuzo »

areosa Escreveu:Boas dnfuzo,
Esta sua questão está a fugir ao objetivo deste tópico, seria preferível criar um novo tópico com esta questão e certamente terá ajuda do fórum. Eu mesmo lhe direi o que penso mas neste tópico não.
Cps, :mrgreen:

Boas areosa

:shock: Peço desculpa por estar offtopic :?

peço aos moderadores que transfiram para onde acharem mais adequado.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Investir ou não na Minigeração?

Mensagem por Volt »

Movido para novo tópico. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Investir ou não na Minigeração?

Mensagem por areosa »

Boas dnfuzo,
Conforme prometido, eis a minha resposta à sua pergunta "se vale ou não a pena investir na minigeração".
Quanto a mim, tudo depende dos valores ... mas há alterações significativas com o anteprojeto de decreto de lei que é necessário ter em conta e que tem repercussões no rendimento final, a saber:
- o investimento a realizar terá que ser recuperado num horizonte máximo de 15 anos a contar do início da produção, contando com uma remuneração pelo regime geral, nas condições actuais. Após esse esse período acabou o regime subsidiado e os kWh produzidos serão pagos a preço de mercado que deve rondar os 0,05€/kWh, ou seja, pouco mais que nada. Mas atenção, para beneficiar deste regime não pode esperar muito tempo para decidir porque, segundo o anteprojeto, no ponto 6 do artigo 47º, o sistema de registo das mini e microproduções encerrará a 1 de setembro de 2014 para novas subscrições.
- também pelo artigo 47º do anteprojeto, serão revogados todos os decretos de lei anteriores pelos quais a micro e mini geração se regem, logo, será revogado o ponto 6 do artigo 12º do DL nº 118-A/2010 que isenta os rendimentos até aos 5.000€, consequentemente, todos os rendimentos das mini e microproduçoes serão taxados a 20% em sede de IRS quando o novo DL entrar em vigor.
dnfuzo Escreveu: 24 PAINÉIS ATERSA 250W
...
Garantia
PRODUÇÃO ANUAL GARANTIDA DE 13400kW
- Não sei quem lhe deu essa garantia e baseada em que cálculos... interrogo-me como é que alguém pode dar tais garantias, a mim parece-me mais um embuste para vender sistemas!
Vejamos, um sistema fixo com potência de 6000 Wp com uma produção anual garantida e 13400 kWh? Não sei qual é a localização da instalação mas parece-me uma estimativa muito otimista. Eu diria que um sistema fixo com estas características (veja o exemplo do sistema do JDuarte) terá um desempenho idêntico a um sistema móvel com uma potência de 4400 Wp que têm uma produção média 8500 kWh/ano, muito longe dos 13400 kWh! Veja o desempenho de alguns sistemas nesta folha de excel partilhada e tire as suas conclusões.

- Finalmente, para apostar na produção segundo o que é proposto no anteprojeto, seja na modalidade de autoconsumo ou de pequena produção, quanto a mim, é para esquecer porque dificilmente irá recuperar o investimento na vida útil do equipamento (previsivelmente de 20 a 25 anos) com remunerações a rondar os 0,05€/kWh, a menos que tenha um autoconsumo muito elevado enquanto o sistema está em produção (durante o dia e mais no verão) que compense o investimento.

Espero ter ajudado a responder à sua pergunta.

Cps, :mrgreen:


Autor do tópico
dnfuzo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: terça out 19, 2010 7:27 pm

Re: Investir ou não na Minigeração?

Mensagem por dnfuzo »

Areosa
Obrigado pela sua opinião.
Quanto ao valor garantido também me pareceu um pouco elevado.
Sou de Lisboa O sistema seria para montar em forma de telheiro virado praticamente a sul.
Qual será a sua ideia mais realista de produção?
Pelo que vejo realmente para autoconsumo e venda do restante à rede não vai compensar nada.
Seria então melhor aproveitar o actual regime.
Ao ler outros microprodutores fiquei na dúvida se ao valor de produção aí da vamos pagar IVA pelos kw produzidos? Ou seja ainda te Ho de retirar 23% ao valor estimado de produção?
E para além disso declarar e pagar mais 20% em IRS?
É este o senario ou estou a exagerar em. Impostos?

PS não tenho acesso à folha de calculo :cry:


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Investir ou não na Minigeração?

Mensagem por areosa »

Quanto ao IVA, não é um encargo seu mas sim para quem lhe compra os kWh, ou seja, a EDP. Pode é optar por ser a EDP a entregar o valor do IVA diretamente ao estado ou, em alternativa, a si que depois vai ter que o devolver ao estado. Esta última modalidade tem a vantagem de poder deduzir o IVA pago na aquisição do equipamento e no registo.

Como referi, um sistema com essas características aproxima-se do sistema do JDuarte que tem uma potência de 6470 Wp, embora numa localização mais a norte e com painéis com tecnologia diferente e que até à data (porque é o 1º ano que está a produzir com essa potência) apresenta um desempenho semelhante aos sistemas móveis como o meu que produz entre os 8000 e os 8500 kWh/ano, pelo que, diria que uma estimativa realista seria por esses valores e uma estimativa mais otimista seria pelos 9000 - 9500 kWh. Veja o exemplo do sistema do sestevao, localizado em Odivelas, com uma potência de 5060 Wp produziu 7709 kWh em 2013. Extrapolando para um sistema de 6000 Wp daria uma produção de 9140 kWh/ano. É claro que existem muitos outros fatores que têm influência na produção, tais como, localização geográfica, o tipo de painéis, a eficiência do inversor, orientação, elevação, secção dos cabo elétricos, etc. Uma pequena busca pela net irá certamente encontrar outros sistemas com os quais poderá conferir as estimativas de produção.

De referir também que, nos cálculos dos 2200 €/ano foi considerado o preço médio do kWh de 0,165€. Para 2014, o valor de referência para o regime geral é de 0,142€/ kWh, cuja evolução está dependente da inflação, isso implica que a estimativa de 0,165€/kWh de média para os 15 anos poderá também não ser atingido.

Quanto ao link, ele está correto, veja se tem o java instalado...

Cps, :mrgreen:
Última edição por areosa em terça jul 15, 2014 12:20 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Investir ou não na Minigeração?

Mensagem por Emanuel Couto »

areosa Escreveu:É claro que existem muitos outros fatores que têm influência na produção, tais como, o tipo de painéis, a eficiência do inversor, orientação, elevação, secção dos cabo elétricos, etc.
:
areosa! A luminosidade ao longo do ano tb não é um factor importante :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Investir ou não na Minigeração?

Mensagem por areosa »

Emanuel Couto Escreveu:
areosa Escreveu:É claro que existem muitos outros fatores que têm influência na produção, tais como, o tipo de painéis, a eficiência do inversor, orientação, elevação, secção dos cabo elétricos, etc.
:
areosa! A luminosidade ao longo do ano tb não é um factor importante :)
Sim, claro. Mas é (aproximadamente) igual para todos em zonas relativamente próximas e como me estava a referir a uma instalação em Odivelas, não seria esse o factor de diferenciação.

Avatar do Utilizador

Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 477
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am
Localização: pombal

Re: Investir ou não na Minigeração?

Mensagem por Marco P G Silva »

[quote="areosa"]
Vejamos, um sistema fixo com potência de 6000 Wp com uma produção anual garantida e 13400 kWh? Não sei qual é a localização da instalação mas parece-me uma estimativa muito otimista. Eu diria que um sistema fixo com estas características (veja o exemplo do sistema do JDuarte) terá um desempenho idêntico a um sistema móvel com uma potência de 4400 Wp que têm uma produção média 8500 kWh/ano, muito longe dos 13400 kWh!


Boas
De fato tamben acho esses 13400 Kw anuais um bocado otimistas.
Mas reparem que como a comparação foi feita com o JGDuarte, embora mais ou menos com a mesma potencia, iria produzir mais qualquer coisa que o João uma vez que o inversor é diferente. O inversor do João corta aos 4000w apesar de ter 6470w em paineis, enquanto que o do colega dnfuzo é um kaco 6000w.
Claro que como foi dito há vários fatores que alteram a produção e o inversor é mais um.
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Investir ou não na Minigeração?

Mensagem por areosa »

Marco P G Silva Escreveu: De fato também acho esses 13400 Kw anuais um bocado otimistas.
Mas reparem que como a comparação foi feita com o JGDuarte, embora mais ou menos com a mesma potencia, iria produzir mais qualquer coisa que o João uma vez que o inversor é diferente. O inversor do João corta aos 4000w apesar de ter 6470w em painéis, enquanto que o do colega dnfuzo é um kaco 6000w.
Claro que como foi dito há vários fatores que alteram a produção e o inversor é mais um.
Sim, tens razão quanto à comparação com o sistema do JDuarte, esqueci-me de ter em atenção a esse pormenor do inversor.
No entanto, parece-me ajustada a extrapolação que fiz a partir do sistema do sestevao em Odivelas (arredores de Lisboa). Como se pode ver nos gráficos diários (http://sestevao.jgduarte.com/diario/) da instalação, o inversor praticamente não corta a potência, logo, pode-se dizer que, se esse sistema com 5060 Wp em 2013 produziu 7708 kWh e 8002 kWh em 2012, um sistema com 6000 Wp teria produzido 9140 kWh em 2013 e 9488 kWh em 2013. Assim, uma estimativa de produção entre os 9000 kWh e os 9500 kWh parece-me ser mais acertada que os 13400 kWh "garantidos". De salientar também que a instalação do sestevao tem uma inclinação de 27º enquanto que o recomendado para essa latitude é de 34º, poderá haver alguma diferença aí mas não muita.
Para estimativas de produção, o melhor é consultar este site: http://re.jrc.ec.europa.eu/pvgis/apps4/pvest.php. Basta marcar no mapa a localização da instalação, indicar a potência e mandar calcular uma estimativa...

Cps, :mrgreen:


Autor do tópico
dnfuzo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: terça out 19, 2010 7:27 pm

Re: Investir ou não na Minigeração?

Mensagem por dnfuzo »

Depois de algum entusiasmo inicial com o primeiro orçamento. Estou neste momento a descer com os pés á terra

Tendo em conta as vossas opiniões nomeadamente aqui do amigo areosa.
Tive de ir pedir um segundo orçamente que nem o chegou a ser

O que fez a diferença neste segundo contacto com um instalador , a meu ver foi a empresa não ser dedicada exclosivamente ao negocio das renováveis, ou seja não quer vender a todo o custo.

Então em forma de contas grosseiras, para um sistema semelhante ao primeiro e com um investimento semelhante na casa dos 10000 euros
Foi-me dito que grosso modo teria um retorno anual liquido, já com impostos pagos de cerca de 1000 euros, o que me iria levar cerca de 10 anos a pagar investimento.
Logo não é de todo aliciante tendo em conta que neste período de tempo varias coisas podem acontecer a nível de alterações das regras no valor de pagamento KW. mas mesmo mantendo-se tudo como esta o sistema ao fim dos tais 15 anos esta a produzir energia que nem para pagar a conta de electricidade dá.
Ou seja é completamente irrealista fazer tal investimento neste momento.
Quanto ao novo sistema, foi-me dito que tambem mais vale esperar para ver.

neste momento já optei por não avançar
Mas não desisto de no futuro poder ter um sistema que seja viável economicamente.

Tenho apenas duas coisas a dizer

Volta Sócrates estas perdoado....

não precisava de ser o 80 da era Sócrates, mas com este 8 também não vamos lá...


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Investir ou não na Minigeração?

Mensagem por areosa »

Esses 10.000€ é com ou sem IVA? Se for com IVA, pode sempre deduzir o IVA pelo que o custo real do sistema será pelos 8100€, já reduz quase 2 anos para atingir retorno do investimento (excluindo juros). Ainda sobrariam 7 anos para lucrar alguma coisa com o investimento.

O problema está efetivamente depois dos 15 anos... para essa potência não compensa a modalidade de autoconsumo porque iria vender grande parte dela a 0,05€ mas todos os kWh que produzisse a mais dos que consumisse não seriam pagos, ou seja, é trabalhar para engordar os lucros da EDP! :twisted: :twisted: :twisted:
Nas outras modalidades propostas não é claro como é que vão ser as remunerações mas acredito que devem aproximar-se dos preços de mercado. Está claro que o grande objetivo desta proposta de decreto de lei é acabar com a subsidiação das energias renováveis!

Assim, dado o risco do investimento (constantes alterações na legislação, exposição a ventos fortes, avarias do inversor, etc.) sou forçado a concordar consigo, mais vale colocar os 10.000 redondinhos no banco a render juros que é capaz de ter o mesmo ou mais retorno no investimento e com menos chatices (ou não, hoje em dia os bancos também já são uma caixinha de surpresas!).

Cps, :mrgreen:


Autor do tópico
dnfuzo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: terça out 19, 2010 7:27 pm

Re: Investir ou não na Minigeração?

Mensagem por dnfuzo »

São já com o IVA. E até tinha uma dupla função. Que seria um telheiro que quero fazer aqui no meu quintal para a zona do churrasco. E pelos opções que tenho terei de gastar na casa dos 3000 euros para fazer um telheiro de outra natureza ou pérogola ou outra modalidade qualquer. Mas menos de 3000 não vou deixar de gastar. E no fundo seria mais esse dinheiro que podia pensar em abater.
Mas eé como diz a incerteza a questão de avarias que facilmente deitam um ano de produção à vida. É mesmo só com uma enorme dose de amor à camisola que se avança para algo tão inserto.
Mas que fico com o bicho eé a vontade... Lá isso fico...

Responder

Voltar para “Micro-Produção”