Regime de Autofaturação nas Micros - Cruzamento Efatura

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Regime de Autofaturação nas Micros - Cruzamento Efatura

Mensagem por areosa »

Celestino Escreveu: Aliás, concordo que deveriam ter enviado uma missiva a avisar. É o mínimo que se exige a quem é pessoa de bem.
No entanto, nem EDP nem AT o fizeram.
A bem da verdade, a AT todos os meses me envia um mail a avisar que tenho que entregar as faturas que eu emito e, mea culpa faço, que o tenho ignorado pelo simples facto de ser a EDP que emite todas as faturas da minha atividade, que supostamente é quem teria esse ónus através do seu sistema informático, pelo que seria redundante eu estar a repetir esse trabalho com o risco de me enganar nos dados inseridos manualmente. Pelos vistos enganei-me! :(

No entanto, acho até de má fé por parte dos responsáveis pela AT que, para apanhar os faltosos, as faturas da EDP são válidas mas, para o sistema do e-fatura, que foi feito especificamente para o efeito, já não serve!!! Verificada a impossibilidade, seria assim tão complicado adequar o sistema a esta particularidade? Claro que não era, houvesse vontade política porque em termos informáticos tudo se resolve. Resultado, o contribuinte é que fica entalado devido ao mau funcionamento do sistema!

Cps, :x


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Regime de Autofaturação nas Micros - Cruzamento Efatura

Mensagem por O_volt »

Mas afinal no serviço de finanças o que disseram?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


Ptuga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: quinta set 13, 2012 10:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Regime de Autofaturação nas Micros - Cruzamento Efatura

Mensagem por Ptuga »

Viva pessoal,
Também recebi o tal email.
Embora ainda não tenha ainda registado as faturas no portal já estive a "experimentar" sem as submeter, mas n vi nenhum local onde pudesse colocar a justificação do facto de submeter de faturas atrasadas. Só dá essa possibilidade dp de se gravar e submeter o registo da fatura?


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Regime de Autofaturação nas Micros - Cruzamento Efatura

Mensagem por JDuarte »

Vivam,

Hoje depois de um telefonema do AT para mim para confirmar os dados inseridos na eFatura, recebi um email a mencionar que a divergência se encontra resolvida.
Devo destacar a cortesia e disponibilidade da inspetora responsável, porque depois do contacto inicial na segunda-feira mostrou-se empenhada em resolver o assunto num curto espaço de tempo o que veio a acontecer em menos de 48 horas.

Desta forma, só posso aconselhar que o restantes colegas procedam da mesma forma, lancem as faturas de Janeiro de 2013 em diante e preencham o campo de justificação da divergência.

Cmps,


Ptuga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: quinta set 13, 2012 10:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Regime de Autofaturação nas Micros - Cruzamento Efatura

Mensagem por Ptuga »

Desta forma, só posso aconselhar que o restantes colegas procedam da mesma forma, lancem as faturas de Janeiro de 2013 em diante e preencham o campo de justificação da divergência.
JDuarte...qual é esse campo??? quando se preenche a submissão de uma fatura, além dos dados dessa mesma fatura, (dados, montante, data, taxa legal etc) apenas aparece um campo motivo que se encontra fechado. aparece algo para justificares o atraso dp de "submeter"?

Obrigado.


J Moreira
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sábado ago 24, 2013 8:58 am

Re: Regime de Autofaturação nas Micros - Cruzamento Efatura

Mensagem por J Moreira »

Boa noite,
Não se esqueçam (microprodutores enquadrados no regime do IVA) de aderir ao VIA CTT. É obrigatório. Quem não o fizer está sujeito a coima.


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Regime de Autofaturação nas Micros - Cruzamento Efatura

Mensagem por JDuarte »

Viva PTuga

O Campo só está disponível para quem tem a divergência aberta (por enquanto apenas quem está em regime de IVA).

A área de justificação é "Apoio ao cumprimento voluntário" - https://faturas.portaldasfinancas.gov.p ... nte.action

Cmps,
Última edição por JDuarte em quarta out 15, 2014 10:21 pm, editado 1 vez no total.


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Regime de Autofaturação nas Micros - Cruzamento Efatura

Mensagem por O_volt »

E quem não está em regime de iva deverá aguardar, ou nem se coloca a questão?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Regime de Autofaturação nas Micros - Cruzamento Efatura

Mensagem por JDuarte »

Boas O_volt,

Neste momento, defendo que todos os que possuem atividade aberta devem lançar, independentemente de terem regime de IVA ou não, porque assim que a EDP SU justifique o porquê de estar a entregar IVA ao estado de faturas que não foram declaradas, a AT vai notificar os microprodutores mesmo aqueles que não estão em regime de IVA.
Os que estão "esquecidos" em termos de atividade... bem se eu fosse um desses, continuava calado e quietinho no meu canto rezando para que ninguém se lembrasse de mim!

Cmps,


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Regime de Autofaturação nas Micros - Cruzamento Efatura

Mensagem por areosa »

O_volt Escreveu:E quem não está em regime de iva deverá aguardar, ou nem se coloca a questão?
Bem, dada a questão que se está a levantar com quem está no regime de IVA, parece-me sensato começar também a lançar as faturas no portal antes que comecem também a disparar contra quem não está no regime de IVA. Penso eu de que...

Cps, :mrgreen:


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Regime de Autofaturação nas Micros - Cruzamento Efatura

Mensagem por JDuarte »

Boas,

Eis que a dia 22/10 volto a receber um email exatamente igual ao que recebi a 09/10... mas desta vez faturas não declaradas do trimestre 2001306T, ou seja, o mesmo trimestre de 2013!

Se de 2 em 2 semanas vamos ter que andar a justificar os valores estamos feitos!

Cmps,
Última edição por JDuarte em quarta out 22, 2014 10:45 pm, editado 1 vez no total.


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Regime de Autofaturação nas Micros - Cruzamento Efatura

Mensagem por PaulOL »

JDuarte Escreveu:Boas,

Eis que a dia 22/10 volto a receber um email exatamente igual ao que recebi a 09/10... mas desta vez faturas não declaradas do trimestre 2001306T, ou seja, o mesmo trimestre de 2013!

Se de 2 em 2 semans vamos ter que andar a justifcar os valores estamos feitos!

Cmps,

Já somos dois!... :(

Agora não há razão, pois já estão todas lançadas, com respectiva justificação!


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Regime de Autofaturação nas Micros - Cruzamento Efatura

Mensagem por JDuarte »

Boas PaulOL,
Amanhã ligo à Srª inspetora (já que ela foi tão simpática da última vez) para tentar perceber o porquê da divergência, depois deixo aqui feedback.
Cmps,


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Regime de Autofaturação nas Micros - Cruzamento Efatura

Mensagem por areosa »

JDuarte Escreveu:Vivam,

Hoje depois de um telefonema do AT para mim para confirmar os dados inseridos na eFatura, recebi um email a mencionar que a divergência se encontra resolvida.
Devo destacar a cortesia e disponibilidade da inspetora responsável, porque depois do contacto inicial na segunda-feira mostrou-se empenhada em resolver o assunto num curto espaço de tempo o que veio a acontecer em menos de 48 horas.

Desta forma, só posso aconselhar que o restantes colegas procedam da mesma forma, lancem as faturas de Janeiro de 2013 em diante e preencham o campo de justificação da divergência.

Cmps,
JDuarte Escreveu:Boas,

Eis que a dia 22/10 volto a receber um email exatamente igual ao que recebi a 09/10... mas desta vez faturas não declaradas do trimestre 2001306T, ou seja, o mesmo trimestre de 2013!

Se de 2 em 2 semans vamos ter que andar a justifcar os valores estamos feitos!

Cmps,
Pois, aparentemente está resolvido mas parece que o sistema ainda não assumiu a resolução da divergência, consequentemente, mais um telefonema para o 707 206 707 a pagar... (não esquecer que este é um número especial pago a 0,123€/min da rede fixa e a 0,3075€/min da rede móvel) logo, com mais uma musiquinha e uns largos minutos de espera são mais uns aérius que nos vão sacar ao nosso bolso :twisted: :twisted: :twisted: isto multiplicado por milhares de contribuintes... é só a faturar! Não entendo porque é que um serviço de apoio ao contribuinte não tem um número normal da rede fixa para onde se pode telefonar a custos reduzidos ou até grátis para quem tem tarifários com chamadas grátis.

Apesar de já ter inserido as faturas no sistema e colocado a justificação no portal do efatura, também recebi o mail que refere, pelo que tenho que ligar para os serviços para ver se a divergência fica resolvida de vez (ainda não o fiz antes). Assim, peço que me esclareça, segundo o seu post do dia 15, se a inspetora responsável que contactou foi através da linha de apoio ou foi no serviço de finanças da sua área que resolveu o problema?

Cps, :mrgreen:


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Regime de Autofaturação nas Micros - Cruzamento Efatura

Mensagem por JDuarte »

Viva @areosa,

A inspetora em causa trabalha no serviço distrital de finanças (Leiria) e é a pessoa responsável por analizar as "divergências" relativas ao eFatura.
Felizmente não é necessário recorrer ao 707, ou seja, as chamadas estão incluídas no plano de preços que possuo.
Já agora, para que não fique a ideia que tenho contato previligiado com a AT, o número foi-me dado pelo serviço local de Finanças (Caldas da Rainha), mas devo confessar que ter amigos na AT, dá sempre muito jeito! :) :) :)


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Regime de Autofaturação nas Micros - Cruzamento Efatura

Mensagem por areosa »

@JDuarte: obrigado pelo esclarecimento.

Até novas informações, o que fiz foi aceder ao portal e replicar a justificação que lá tinha colocado para a nova divergência que entretanto lá apareceu. Assim, tirando estes dois trimestres, ficam a faltar justificar 5, também não é por aí se o problema deste modo ficar resolvido, deu-me mais trabalho inserir as faturas uma a uma! :evil:

Cps, :mrgreen:


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Regime de Autofaturação nas Micros - Cruzamento Efatura

Mensagem por JDuarte »

Boas,
Depois de consultados os serviços da AT regionais, foi pedido para voltar a submeter o esclarecimento dado para o período 201406T.
Mais uma vez trata-se de uma mensagem automática do sistema, que aparentemente não conseguiu acesso às faturas lançadas fora de prazo (as faturas de 2013 ficaram trancadas em março de 2014, não sendo possível alterá-las após essa data).
Agora é só esperar pelo email de confirmação de resolução da divergência.
Cmps,


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Regime de Autofaturação nas Micros - Cruzamento Efatura

Mensagem por JDuarte »

Boas,
Eis que no dia seguinte se recebe um email da AT a declarar a divergência como "resolvida", menos mal!
Cmps,


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Regime de Autofaturação nas Micros - Cruzamento Efatura

Mensagem por mcarneiro »

JDuarte Escreveu:Boas O_volt,

Neste momento, defendo que todos os que possuem atividade aberta devem lançar, independentemente de terem regime de IVA ou não, porque assim que a EDP SU justifique o porquê de estar a entregar IVA ao estado de faturas que não foram declaradas, a AT vai notificar os microprodutores mesmo aqueles que não estão em regime de IVA.
Os que estão "esquecidos" em termos de atividade... bem se eu fosse um desses, continuava calado e quietinho no meu canto rezando para que ninguém se lembrasse de mim!

Cmps,

Viva ,

já agora como é que lidaste com os valores a negativo das faturas ?, no E.fatura não da para por valores negativos.
introduziste tudo com valores positivos ?


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Regime de Autofaturação nas Micros - Cruzamento Efatura

Mensagem por PaulOL »

JDuarte Escreveu:Boas,
Eis que no dia seguinte se recebe um email da AT a declarar a divergência como "resolvida", menos mal!
Cmps,


Esse email não deve ser para todos... já lá vai mais de uma semana... e nada :( , ou então a repartição de Aveiro anda a passo de caracol :)

Responder

Voltar para “Micro-Produção”