Tarifas de referencia para 2015 - produção electricidade

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Tarifas de referencia para 2015 - produção electricidade

Mensagem por mcarneiro »

Caros:

Aqui ficam as tarifas de refencia para 2015:

Tarifa de Referência €/MWh

Categoria
I II III
Solar 100% 95,0 105,0 100,0
Biomassa 90% 85,5 95,5 90,5
Biogás 90% 85,5 95,5 90,5
Eólica 70% 66,5 76,5 71,5
Hídrica 60% 57,0 67,0 62,0

A Categoria I – quando seja pretendido instalar, unicamente, a unidade de
produção de eletricidade. 

A Categoria II ‐ quando seja pretendido instalar no local de consumo, além da
unidade de produção, tomada elétrica para o carregamento de veículos
elétricos, nos termos do Decreto‐Lei n.º 39/2010, de 26 de abril, alterado pela
Lei n.º 64‐B/2011, de 30 de dezembro e pelos Decretos‐Leis n.ºs 170/2012, de
1 de agosto, e 90/2014, de 11 de junho, ou seja proprietário ou locatário de
um veículo elétrico;

A Categoria III – quando seja pretendido instalar no local de consumo, além da
unidade de produção, também coletores solares térmicos com um mínimo de
2 m² de área útil de coletor ou uma caldeira a biomassa com produção anual
de energia térmica equivalente


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Tarifas de referencia para 2015 - produção electricidade

Mensagem por alexjp4 »

Felizmente já está amortizado o investimento da minha MP.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Tarifas de referencia para 2015 - produção electricidade

Mensagem por visitante1 »

Bem! não sei não! mas ainda acho que é preferível investir o dinheiro numa instalação mesmo sendo paga a esses valores que empresta-lo ao banco a troco de juros ridículos.
A segurança deve ser quase a mesma! digo eu!

Quem se lembra do gigante bes? :twisted:
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Tarifas de referencia para 2015 - produção electricidade

Mensagem por alexjp4 »

visitante1 Escreveu:Bem! não sei não! mas ainda acho que é preferível investir o dinheiro numa instalação mesmo sendo paga a esses valores que empresta-lo ao banco a troco de juros ridículos.
A segurança deve ser quase a mesma! digo eu!

Quem se lembra do gigante bes? :twisted:
Não podes estar a comparar uma coisa com a outra, até porque mesmo no BES os depósitos a prazo até 100.000€ estão garantidos o problema foi com os accionistas e outros investimentos de risco que o BES dizia que eram garantidos e depois deu no que deu.
Na verdade os juros são irrisórios mas há outros sítios onde podes investir e que dá um pouco mais e com bastantes garantias, e não te esqueças que ao comprares uma MP ficas sem a liquidez que terias se tiveres o dinheiro no banco, e alem do investimento inicial tens que pagar um seguro todos os anos, possíveis avarias, o inversor está sujeito a avariar depois da garantia, em dias de temporal é mais uma preocupação, ainda está sujeito a roubos e vandalismo mesmo tendo seguro e se ficares desempregado não tens direito a fundo de desemprego, se quiseres "receber" o IVA da instalação tens que te colectar com movimentação do IVA e tens que entregar a declaração trimestral que se não souberes preencher tens mais um encargo trimestral ou perdes o valor do IVA se te esqueces de entregar ou pagar o IVA estas sujeito a multas o que vai fazer com que demores mais tempo a amortizar o investimento, parece que já estão a falar em taxar o valor da produção isto é do que me lembro e não podes estar a fazer as contas só aos juros tens que reaver o dinheiro que investiste para alem dos juros porque o dinheiro que está no banco é sempre dinheiro e a MP não pode ser considerado dinheiro porque se a venderes não a vendes pelo preço que a compraste e se calhar não a vendes de um dia para o outro e se tiveres o dinheiro e quiseres comprar um carro por exemplo podes pegar nele e pagares logo com a vantagem que não pagas juros bastante elevados que normalmente cobram ou se utilizares cartão de crédito deixas de pagar as taxas de juro que são tambem elevadas ou se necessitares de comprar ou pagar alguma coisa tendo o dinheiro resolves se não o tens, tens que o ir buscar a algum lado possivelmente com juros elevados, e ainda estás sujeito a que o governo se lembre e altere as regras como este governo fez a uns anos atrás e houve (como eu) muita gente que teve que pagar coimas, e alguns ainda estão sujeitos a elas, porque ninguem se entendia cada um dizia uma coisa (podes ler aqui no forum o que se passou), por isso investir agora numa MP com estes valores tem que ser bem ponderado e cada caso é um caso não se pode dizer que é bom ou mau investimento tudo depende do perfil de cada um.
Mas vamos ver quantos vão aderir este ano com estas condições.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Tarifas de referencia para 2015 - produção electricidade

Mensagem por visitante1 »

OK! eu não sou financeiro mas então percebi que se tivesse 100K€ no banco poderia estar mais descansado, como não tenho estou mais preocupado!

sabes que pelo facto de respirarmos já é um risco enorme!

E sabes que ter uma mina a 0,65€/kwh como dizes ter também não é sustentável, mas por essa não reclamas concerteza!
Corrige só a parte onde dizes que quem ficar desempregado perde o direito ao subsidio de desemprego, estás a enganar a malta porque não corresponde á verdade. Apenas entra na equação, mas não invalida que o recebas.

Assim sendo muito por alto nem dou razão nem te retiro... com 7000€ faz-se uma instalação de 7kw, com isso pode-se receber entre 700 a 800€ ano. O mesmo dinheiro no banco rende quanto? 150€ ano? mais não é concerteza porque com esse valor no banco já se é considerado um pé rapado e então o juro deve ser do mais rasca que há!

também quem só tiver esse dinheiro ou pouco mais não o vai enterrar nisto, a não ser que não esteja no seu juizo perfeito. quem o faz é porque tem que chegue para isto e para outras coisas...

moral da historia! já foi chão que deu uvas agora não dá!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


fernando firmino
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: quarta set 21, 2011 1:23 pm

Re: Tarifas de referencia para 2015 - produção electricidade

Mensagem por fernando firmino »

concordo realmente ,já foi chao q deu huvas,,no meu caso tenho44 meses de atividade ate ser reembolsado falta muito ,mas tenho q reconhecer q não e sustentável, dai os valores em queda .


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Tarifas de referencia para 2015 - produção electricidade

Mensagem por alexjp4 »

visitante1 Escreveu:OK! eu não sou financeiro mas então percebi que se tivesse 100K€ no banco poderia estar mais descansado, como não tenho estou mais preocupado!

sabes que pelo facto de respirarmos já é um risco enorme!

E sabes que ter uma mina a 0,65€/kwh como dizes ter também não é sustentável, mas por essa não reclamas concerteza!
Corrige só a parte onde dizes que quem ficar desempregado perde o direito ao subsidio de desemprego, estás a enganar a malta porque não corresponde á verdade. Apenas entra na equação, mas não invalida que o recebas.

Assim sendo muito por alto nem dou razão nem te retiro... com 7000€ faz-se uma instalação de 7kw, com isso pode-se receber entre 700 a 800€ ano. O mesmo dinheiro no banco rende quanto? 150€ ano? mais não é concerteza porque com esse valor no banco já se é considerado um pé rapado e então o juro deve ser do mais rasca que há!

também quem só tiver esse dinheiro ou pouco mais não o vai enterrar nisto, a não ser que não esteja no seu juizo perfeito. quem o faz é porque tem que chegue para isto e para outras coisas...

moral da historia! já foi chão que deu uvas agora não dá!
Boas

Eu tambem acho que a venda de electricidade em micro produção tambem já deu o que tinha que dar!
Para começar não sei onde foste buscar que recebo 0,65€/KW depois quem recebia esse valor (fez este ano os 5 anos mais o ano zero) não teve um investimento de 7.000€ mas sim de mais de 20.000€ por instalações de +_4.000W e tiveram que investir sem grandes garantias porque eram os primeiros, e pouca informação tinham.
Depois os 0,65€/KW era no ano da instalação e por mais 5 anos e depois passava para o valor que estiver na altura, ou seja o valor que deve estar actualmente.
Quanto ao desemprego não tenho nada a corrigir foi o que me aconteceu quando tive que abrir a actividade de microprodutor a dois anos (porque podes ler no forum que antes ninguem sabia que se tinha que colectar e os que acrescentavam a actividade eram aqueles que já tinham uma actividade aberta e assim poderiam incluir como investimento o valor dos paineis e ir buscar o valor do IVA) estava desempregado e tive (estou a devolver o subsidio de desemprego que estava a receber), cortaram-me as prestações que estava a receber e ainda tive que pagar TSU dos meses em que não estava a trabalhar (desempregado) e estava considerado como trabalhador independente, fiz várias reclamações para a S.S. e sempre sem sucesso porque na altura a actividade de microprodutor era considerada uma actividade como outra qualquer, o que estavam a falar era agora (ano passado) isentar o pagamento da S.S. para os microprodutores mas não sei se foi avante porque este governo hoje diz uma coisa e depois faz outra.
Estando colectado como empresário em nome individual e empregado por conta de outrem e se perderes o emprego como trabalhador dependente continuas como empresário em nome individual e como tal não tens direito a fundo de desemprego a não ser (como estavam a falar (o governo)) que os empresários em nome individual ao fim de x anos de descontos poderiam vir a receber fundo de desemprego se fechassem a actividade mas se continuas colectado como é que vais receber o fundo de desemprego????? onde é que foste buscar essa equação?? e se estás a receber de uma actividade o que é que vais receber de desemprego se não estás desempregado porque tens uma actividade aberta nas finanças???? a não ser que tenham alterado uma vez mais as regras, mas se assim for nada te garante que amanhã não voltem novamente as regras antigas.
Para microprodução, 7KW instalados é um bocadinho puxado (para não dizer exagerado), e ao preço que a EDP compra o KW se calhar o melhor é produzires para autoconsumo e ires de férias com o dinheiro que sobra, porque hoje dificilmente arranjas (legalmente) rentabilidades altas até porque só o estado leva-te entre os 20 e os 28% do rendimento que conseguires.


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Tarifas de referencia para 2015 - produção electricidade

Mensagem por O_volt »

AlgUem sabe de alguma mp instalda este ano?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


fernando firmino
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: quarta set 21, 2011 1:23 pm

Re: Tarifas de referencia para 2015 - produção electricidade

Mensagem por fernando firmino »

por enquanto estou satisfeito, embora não seja o q m foi vendido.


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Tarifas de referencia para 2015 - produção electricidade

Mensagem por O_volt »

fernando firmino Escreveu:por enquanto estou satisfeito, embora não seja o q m foi vendido.
Podes explicar melhor?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


fernando firmino
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: quarta set 21, 2011 1:23 pm

Re: Tarifas de referencia para 2015 - produção electricidade

Mensagem por fernando firmino »

quando digo que não é o q m foi vendido refiro-me ao volume anualmente pruduzido, boas.

Avatar do Utilizador

Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 477
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am
Localização: pombal

Re: Tarifas de referencia para 2015 - produção electricidade

Mensagem por Marco P G Silva »

fernando firmino Escreveu:quando digo que não é o q m foi vendido refiro-me ao volume anualmente pruduzido, boas.
boas
Eu não sei o que lhe prometeram,mas com os seus 18*230w (4140w), não há milagres....
Há por aqui malta com bem mais potencia e que em certos anos é a rasca.
Deve ter sido promessa de vendedor.....
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.


fernando firmino
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: quarta set 21, 2011 1:23 pm

Re: Tarifas de referencia para 2015 - produção electricidade

Mensagem por fernando firmino »

UM BOM DIA,pois foi promessa de vendedor q fica um pouco a quem, pela analize q tenho feito situa-se a media anual em 7600 não tenho duvida de q a localização do painel é a resposta para a produção em baixa mas não tinha melhor local,em media há uma hora de sol a menos de manha q faz a diferença,não estou arrependido mesmo assim

Responder

Voltar para “Micro-Produção”