Acrescentar 2 paineis de 240w à minha MP

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Autor do tópico
dmorgado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: quarta ago 12, 2009 2:48 am

Acrescentar 2 paineis de 240w à minha MP

Mensagem por dmorgado »

Já agora, estando a ponderar acrescentar 2 paineis de 240w à minha MP com seguidor de 1 eixo, atualmente com 4320w, paineis sanyo de 240w, Kaco 3600 com apenas uma string não terei problemas?
A dividir por 2 strings, o sistema arrancará?


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Acrescentar 2 paineis de 240w à minha MP

Mensagem por CrOhN »

Pelas especificações do inversor, tudo na mesma string. duas strings não deve arrancar, alem de exceder os 12A de entrada.


Autor do tópico
dmorgado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: quarta ago 12, 2009 2:48 am

Re: Acrescentar 2 paineis de 240w à minha MP

Mensagem por dmorgado »

Mas se colocar tudo na mesma string funciona? Não haverá excesso de tensão?

Gostava que alguém do Fórum falasse da sua experiência em relação à tensão do Kaco com um campo solar acima de 4400w em apenas uma string.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Acrescentar 2 paineis de 240w à minha MP

Mensagem por CrOhN »

Só haverá excesso de tensão se ultrapassar os 800VOC.

Tens aqui uma com os 20 paineis: http://79.143.185.28/


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Acrescentar 2 paineis de 240w à minha MP

Mensagem por JDuarte »

Boas,

Falar no número de paineis sem saber se são de 60 ou 72 células pode ser prematuro, mas assumindo que são de 60 células VOC ~ 36V, aqui vai o meu contributo:
Conheço um caso em que 24 paineis causavam constantes reinícios no Kaco. Embora os 24 x 30V estivessem teoricamente abaixo dos 800V, tal não acontecia por duas razões:
1. O inversor para limitar a potência DC que lhe é entregue faz subir o MPPT, o que vai provocar um aumento na tensão DC.
2. Com meteorologia do tipo tapa/destapa (nuvem/sol), os picos DC ultrapassavam os 800V o que levava o Kaco a reiniciar.
O falso problema de com 2 strings o kaco não arranca... é isso mesmo... falso. Primeiro porque é possível baixar a tensão de arranque do Kaco os 410V pré-definidos são configuráveis. Segundo, os 12 paineis x 36V em aberto darão perto de 430V, depois de arrancar a tensão caía para o limiar da janela MPPT, principalmente com temperaturas elevadas.
No caso concreto de que estou a falar (micro no regime geral com 5,5 kW) o que aconselhei foi adicionar 2 paineis e dividir em 2 strings de 13 cada, não voltou a desligar e já está a rodar à 2 anos.

Cmps,

Avatar do Utilizador

Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 477
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am
Localização: pombal

Re: Acrescentar 2 paineis de 240w à minha MP

Mensagem por Marco P G Silva »

é esse mesmo o meu caso,tenho duas string com 13 paineis cada uma e os meus paineis sao de 72 células.Numa só string o instalador diz que não arrancaria. E até hoje tem-se portado bem tendo-se desligado apenas meia duzia de vezes por excesso de tensão na rede.
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Acrescentar 2 paineis de 240w à minha MP

Mensagem por JDuarte »

Boas,
Ao reler o tópico é que percebi que os paineis são Sanyo, logo a tensão VOC deve rondar os 44V...
Sem dúvida as duas strings!
Cmps,


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Acrescentar 2 paineis de 240w à minha MP

Mensagem por CrOhN »

44V! Pensei que fossem de 60 celulas. Nesse caso, é como foi dito, 2 strings.


Autor do tópico
dmorgado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: quarta ago 12, 2009 2:48 am

Re: Acrescentar 2 paineis de 240w à minha MP

Mensagem por dmorgado »

JDuarte Escreveu:Boas,
Ao reler o tópico é que percebi que os paineis são Sanyo, logo a tensão VOC deve rondar os 44V...
Sem dúvida as duas strings!
Cmps,
Será que com duas strings de 10 painéis cada o Kaco arraca? (10 x 44=444volts) ou teriam de se mesmo 22 ou 24 painéis?

Os painéis sanyo (agora panasonic) são muito caros. Será que consigo adicionar painéis com voltagem equivalente (ou não) de outra marca ao sistema?


borllock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Re: Acrescentar 2 paineis de 240w à minha MP

Mensagem por borllock »

Nunca é bom misturar marcas de módulos, pois têm especificações diferentes, mesmo quando equivalentes é preciso muito cuidado, nada garante que daqui a 20 anos se comportem todos da mesma maneira e depois uns prejudicam os outros.

Responder

Voltar para “Micro-Produção”