Instalação de UPP em 2015, compensa (€)?

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Autor do tópico
jmachado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: segunda set 24, 2012 7:04 pm

Instalação de UPP em 2015, compensa (€)?

Mensagem por jmachado »

Viva,

Gostava de saber a vossa opinião acerca da possibilidade de instalar uma UPP.
Será que com as condições atuais de remuneração e investimento compensa?
Alguém fez uma instalação dessas este ano, que possa dar aqui a sua opinião?

Obrigado


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Instalação de UPP em 2015, compensa (€)?

Mensagem por alexjp4 »

Boas

Eu não instalei este ano, a minha foi instalada em 2010, mas na minha opinião e pelo preço a que pagam a electricidade, e o custo do investimento eu não instalava, é preferível, instalar 1 ou 2 painéis apenas para reduzir o consumo (convém antes de instalar os painéis medir os stand by) e instalar apenas os painéis para eliminar o consumo dos stand by porque tudo o que for acima é para oferecer a EDP e o investimento é seu e de preferência ser o próprio a fazer, apesar de já aparecerem anuncios com instalação que não são caros e apostar na redução do consumo tipo substituir as lampadas por lampadas de leds, substituir o frigorífico ou arca congeladora se forem antigos por uns mais modernos que consomem menos, instalar tomadas com interruptor para desligar certos aparelhos etc, cada caso é um caso e só analisando é que dá para saber onde se pode poupar sem prejuízo do nosso conforto.
Espero ter ajudado.


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Instalação de UPP em 2015, compensa (€)?

Mensagem por O_volt »

Haverá alguns contadores digitais que possam não contar se produção exceder consumo? Serão todos os digitais iguais?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Instalação de UPP em 2015, compensa (€)?

Mensagem por alexjp4 »

O_volt Escreveu:Haverá alguns contadores digitais que possam não contar se produção exceder consumo? Serão todos os digitais iguais?
Boas

Pelos relatos aqui postos há uns que contam e outros não de qualquer modo pelo que parece quando se faz a informação prévia (só a dar conhecimento que se vai instalar paineis até 1500W) a EDP passado pouco tempo vai substituir o contador.
Por isso se exceder o consumo só está a oferecer a electricidade a EDP.


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Instalação de UPP em 2015, compensa (€)?

Mensagem por areosa »

jmachado Escreveu:Viva,

Gostava de saber a vossa opinião acerca da possibilidade de instalar uma UPP.
Será que com as condições atuais de remuneração e investimento compensa?
Alguém fez uma instalação dessas este ano, que possa dar aqui a sua opinião?

Obrigado
Boas,
Perguntando dessa forma é difícil dar uma resposta concreta... tanto pode ser sim como não. Depende do espaço que dispõe para acolher a UPP e de quanto está disposto a investir.
Eu sugiro que faça uma consulta aos instaladores para saber quais os custos envolvidos na instalação e manutenção de uma UPP e qual a estimativa de produção anual, depois é fazer as contas para determinar quanto tempo é necessário para ter o retorno do investimento (máximo 8 a 10 anos), não esquecendo de contabilizar também o seguro que é obrigatório e o IRS a aplicar sobre a produção.
Pelos leilões de potência que têm sido feitos desde a alteração da lei, com valores de 0,10€/kWh, aparecem a concurso mais os grandes sistemas de 25, 50 ou 100 kWp de potência de painéis do que os pequenos 3 a 6 kWp, o que me leva a pensar que só nesses moldes é que se torna viável o investimento, de resto, só se for um sistema como o sugerido pelo alexjp4 para eliminar o consumo em standby.

Espero que ajude,

Cps, :mrgreen:


Autor do tópico
jmachado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: segunda set 24, 2012 7:04 pm

Re: Instalação de UPP em 2015, compensa (€)?

Mensagem por jmachado »

Não pretendia investir muito. Talvez uns 5 a 7 mil euros e pelos melhores preços que vi, isso deve dar para qualquer coisa entre 3 a 6 KWp.
Já investi e continuo a investir na redução dos consumos, mas mais parece difícil.
Obrigado a todos pelas respostas.


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Instalação de UPP em 2015, compensa (€)?

Mensagem por areosa »

Fazendo umas contas por alto, 6 kWp com o custo de 7.000€ podem produzir 9 a 10 MWh/ano, a 100€/MWh (10c/kWh) pode dar um rendimento de 1000€/ano, descontando seguro, IRS e manutenção (150 a 200€/ano) diria que em 8 a 9 anos estaria pago.
Cps,


Autor do tópico
jmachado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: segunda set 24, 2012 7:04 pm

Re: Instalação de UPP em 2015, compensa (€)?

Mensagem por jmachado »

areosa Escreveu:Fazendo umas contas por alto, 6 kWp com o custo de 7.000€ podem produzir 9 a 10 MWh/ano, a 100€/MWh (10c/kWh) pode dar um rendimento de 1000€/ano, descontando seguro, IRS e manutenção (150 a 200€/ano) diria que em 8 a 9 anos estaria pago.
Com estes valores, o negócio parece ser interessante.
7.000 euros no banco, nunca vão render 800 euros/ano (1.000 - 200 (seguro+irs+manutenção)).
Obrigado.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Instalação de UPP em 2015, compensa (€)?

Mensagem por alexjp4 »

Boas

Convém fazeres bem as contas porque tens que considerar ainda o registo e ver em que escalão é que te enquadras e se não sobes de escalão com mais este rendimento e se não vais necessitar do dinheiro porque se por qualquer motivo vieres a necessitar do dinheiro e se tiveres que pedir ao banco os juros que vais pagar não são os mesmos que se lá o tiveres e a nivel de liquidez ele está disponivel apesar do dinheiro no banco estar a desvalorizar é sempre menos que se tiveres que vender a microgeração se calhar mais vale esperares para ver se este governo mexe em alguma coisa.
Para 2015 são os seguintes os escalões consoante os rendimentos

Escalões do IRS 2015
Rendimento colectável Taxa normal Taxa média
1º Até 7000 14,50% 14,50%
2º de mais de 7000 até 20000 28,50% 23,60%
3º de mais de 20000 até 40000 37% 30,30%
4º de mais de 40000 até 80000 45% 37,65%
5º Superior a 80000 48% –
Pode consultar a lei completa com toda a informação publicada em Diário da República em: Lei n.º 82-E/2014.

( se calhar o valor das despesas indicado é baixo), pede orçamentos e faz contas, e vê se tens condições para os paineis ficarem nas condições ideais, porque qualquer má orientação vai baixar a produção, pode ser pouco mas vai influenciar o tempo de amortização do investimento que depois em vez de ser 8 ou 9 anos pode ser 12 ou 15 ou mais, não te precipites e faz contas e várias simulações para vários cenários porque normalmente as coisas vão quase sempre para pior,não necessitas de ter pressa porque todos os meses sobra potência para instalar ao contrário do que acontecia antigamente que faltava sempre e nem sequer se conseguia fazer grande parte dos registos.
boa sorte!


Autor do tópico
jmachado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: segunda set 24, 2012 7:04 pm

Re: Instalação de UPP em 2015, compensa (€)?

Mensagem por jmachado »

alexjp4 Escreveu:... e vê se tens condições para os paineis ficarem nas condições ideais, porque qualquer má orientação vai baixar a produção, pode ser pouco mas vai influenciar o tempo de amortização do investimento que depois em vez de ser 8 ou 9 anos pode ser 12 ou 15 ou mais, não te precipites e faz contas e várias simulações para vários cenários porque normalmente as coisas vão quase sempre para pior,não necessitas de ter pressa porque todos os meses sobra potência para instalar ao contrário do que acontecia antigamente que faltava sempre e nem sequer se conseguia fazer grande parte dos registos.
boa sorte!
O telhado da minha casa é todo plano e não tem sombras >300m².
Por isso, a orientação é aquela que eu quiser dar.
Este ano já não vou fazer nada, mas no inicio do próximo ano vou começar a estudar o assunto com mais afinco e pedir orçamentos.
Moro na Moita, alguém tem referências de instaladores nesta região?


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Instalação de UPP em 2015, compensa (€)?

Mensagem por areosa »

jmachado Escreveu:
areosa Escreveu:Fazendo umas contas por alto, 6 kWp com o custo de 7.000€ podem produzir 9 a 10 MWh/ano, a 100€/MWh (10c/kWh) pode dar um rendimento de 1000€/ano, descontando seguro, IRS e manutenção (150 a 200€/ano) diria que em 8 a 9 anos estaria pago.
Com estes valores, o negócio parece ser interessante.
7.000 euros no banco, nunca vão render 800 euros/ano (1.000 - 200 (seguro+irs+manutenção)).
Obrigado.
Boas,
Não esquecer que pode demorar 8 a 10 anos a recuperar o investimento e nesse tempo todo os 7000 euros estão a render no banco, embora as taxas de juro atualmente estejam extremamente baixas não deverão estar sempre assim. Por outro lado, há sempre o risco de tempestades e avarias do equipamento que podem atrasar a recuperação do investimento, depois também há a considerar que o tempo de vida esperado do equipamento que ronda os 20 a 25 anos, sendo esperado um decréscimo progressivo da produção de 10% no final dos primeiros 10 anos e de 20% no final dos 25 anos (especificações dos painéis solares). Depois há que ter em conta que a tarifa aplicável é decidida em leilão pelo que os 10c/kWh não é garantido (veja este tópico sobre o assunto) e vigorarão durante 15 anos, para além de ter que adquirir painéis solares térmicos ou um carro elétrico para ter acesso às tarifas da categoria II e III. São muitas variáveis que se devem ter em conta na altura de tomar a decisão.
Para estimativas de produção pode usar este site http://re.jrc.ec.europa.eu/pvgis/apps4/pvest.php que não anda muito longe da realidade. Uma pequena simulação para a Moita deu uma produção de 9450kW/ano para um sistema de 6 kWp com uma inclinação de 34º.

Cps, :mrgreen:


Autor do tópico
jmachado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: segunda set 24, 2012 7:04 pm

Re: Instalação de UPP em 2015, compensa (€)?

Mensagem por jmachado »

areosa Escreveu:
jmachado Escreveu:
areosa Escreveu:Fazendo umas contas por alto, 6 kWp com o custo de 7.000€ podem produzir 9 a 10 MWh/ano, a 100€/MWh (10c/kWh) pode dar um rendimento de 1000€/ano, descontando seguro, IRS e manutenção (150 a 200€/ano) diria que em 8 a 9 anos estaria pago.
Com estes valores, o negócio parece ser interessante.
7.000 euros no banco, nunca vão render 800 euros/ano (1.000 - 200 (seguro+irs+manutenção)).
Obrigado.
Boas,
Não esquecer que pode demorar 8 a 10 anos a recuperar o investimento e nesse tempo todo os 7000 euros estão a render no banco, embora as taxas de juro atualmente estejam extremamente baixas não deverão estar sempre assim. Por outro lado, há sempre o risco de tempestades e avarias do equipamento que podem atrasar a recuperação do investimento, depois também há a considerar que o tempo de vida esperado do equipamento que ronda os 20 a 25 anos, sendo esperado um decréscimo progressivo da produção de 10% no final dos primeiros 10 anos e de 20% no final dos 25 anos (especificações dos painéis solares). Depois há que ter em conta que a tarifa aplicável é decidida em leilão pelo que os 10c/kWh não é garantido (veja este tópico sobre o assunto) e vigorarão durante 15 anos, para além de ter que adquirir painéis solares térmicos ou um carro elétrico para ter acesso às tarifas da categoria II e III. São muitas variáveis que se devem ter em conta na altura de tomar a decisão.
Para estimativas de produção pode usar este site http://re.jrc.ec.europa.eu/pvgis/apps4/pvest.php que não anda muito longe da realidade. Uma pequena simulação para a Moita deu uma produção de 9450kW/ano para um sistema de 6 kWp com uma inclinação de 34º.

Cps, :mrgreen:
Painel solar de AQS já tenho.
Talvez esteja a ver mal o investimento de 7.000 euros no banco por isso peço ajuda a que me indiquem onde e como é que consigo gerar rendimentos de 800 euros/ano.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Instalação de UPP em 2015, compensa (€)?

Mensagem por alexjp4 »

Boas

Quando a gente tem uma coisa na cabeça as vezes é difícil não conseguir ver como o ditado popular diz "não há pior cego do que aquele que não quer ver" com isto não estou a dizer que não avances com a instalação da microgeração, só que as contas não são como as estas a querer fazer e não podes ter como comparação os juros do banco tens que fazer bem as contas até ao cêntimo como podes ver (claro que há anos que há uma maior produção outros uma menor produção) mas para a tua zona não são os 10.000Kw são 9450Kw logo menos 650KW/ano isto se a instalação ficar bem orientada e sem sombras, logo é quase 1 mês a menos de produção, depois falta saber se os painéis e tudo o que é necessário incluindo a taxa do registo obras de construção civil que forem necessárias porque há instaladores que só dão o valor do equipamento sem as obras se fica por 7.000€ depois falta saber as despesas anuais, seguro, IRS se não sobes de escalão e em que escalão é que estás, a manutenção o valor é mínimo pelo menos nos primeiros anos, e depois o que não podemos controlar como possíveis avarias depois do prazo de garantia ou incluir nas despesas o aumento da garantia do inversor e o decréscimo da produção e os juros nada te garante e é quase certo que não se vão manter a estes níveis daqui a 7 anos como o Areosa disse e por ultimo porque é que sobra todos os meses potência de instalação nos leilões e grande parte dele é para potências superiores ao que queres instalar??.
Não é tão interessante mas se calhar se medires os consumos em stand by que tens em casa e instalares um painel com um inversor para os eliminares e poupares na conta da electricidade se calhar acabas por teres um rentabilidade superior ao que terias com o investimento que fazes com a microprodução.
Isto é a minha opinião, como pediste estou aqui a dá-la, mas deves fazer o que achares melhor.
Eu estou a pensar em fazer uma instalação em ilha e sei que economicamente quando estiver paga ou quase vou ter que comprar outras baterias porque as que comprei inicialmente já não estão em condições mas faço porque me vai dar "gozo" e não estou só a pensar nos €€ que vou poupar, se for esse o teu caso avança.
Boa sorte


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Instalação de UPP em 2015, compensa (€)?

Mensagem por areosa »

Boas,
Sugeria que começasse por ler o Decreto-Lei nº 153/2014 de 20 de outubro para melhor perceber em que consiste esta atividade.
Em termos fiscais, implica o registo de uma nova atividade na categoria B que pode ter efeitos colaterais em contratos de exclusividade, na segurança social, IVA, e-fatura, e por aí adiante.
No site das renováveis na hora existe uma lista de instaladores autorizados, talvez já desatualizada porque em 2015 o registo das MP passou para DGEG, mas é uma boa referência para começar. Link:http://www.renovaveisnahora.pt/web/srm/ ... aentidades.
No site da DGEG tem informação sobre legislação e portarias em vigor, taxas, etc. e é onde é feito o registo da UP, o link é: http://www.dgeg.pt/ e depois selecionar "Áreas Setoriais"»"Energia Elétrica"»"Registo de Unidades de Produção (SERUP)". Se já tem instalação de painéis solares para águas sanitárias pode aceder à categoria III nos leilões de potência mensais.

Nos tempos do regime bonificado os investimentos tinham um retorno muito mais rápido, em 4 anos e pouco conseguia-se recuperar o investimento pelo que o tempo após retorno do investimento era muito mais longo e com tarifas muito generosas logo, quem investiu no início fez um bom negócio. Entretanto as tarifas foram-se degradando até aos preços atuais, aumentando consideravelmente o tempo de retorno de investimento, apesar da descida do preço do equipamentos, consequentemente, este negócio deixou de ser assim tão atraente devido às baixas remunerações, aumentando o risco devido ao número elevado de anos para retorno do investimento (maior probabilidade de acontecerem avarias).
Neste aspeto, concordo com o alexjp4 (ele próprio já teve alguns dissabores com esta atividade, conforme poder ver aqui pelo forum), deve fazer as continhas até ao último cêntimo com projeções a 15 e 20 anos, considerando todos os custos, iniciais e ao longo do tempo, pesar todos os prós e contras, e só depois avançar se não houver dúvidas.

Espero que ajude,

Cps, :mrgreen:


Autor do tópico
jmachado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: segunda set 24, 2012 7:04 pm

Re: Instalação de UPP em 2015, compensa (€)?

Mensagem por jmachado »

alexjp4 e areosa, eu não quero investir numa solução cegamente e por isso levo muito a sério a vossa opinião. Mas como com qualquer investimento que eu faço, gosto de fazer contas, estimativas, comparações, ouvir experiências, etc. Eu já percebi que não vou ficar rico com isto, mas parece-me que apesar de tudo, investir 7.000 euros num projeto de UPP rende-me mais do que ter esse dinheiro no banco.
Vou estudar melhor o assunto e fazer umas contas. Vai levar algum tempo, mas depois apresento aqui os resultados para vocês poderem opinar.
Obrigado.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Instalação de UPP em 2015, compensa (€)?

Mensagem por jmlflorencio »

No outro dia queria responder aqui, mas por alguma razão não estava a conseguir. Hoje a mesma coisa...

Concordo que o investimento é 'simpático', uma taxa de juro de 5 por cento ou mais não se consegue facilmente (se é que se consegue sequer) nos bancos.

No entanto, na venda de electricidade também não é fácil... O tempo de retorno tem que ser muito grande... Não sei todas as contas de cabeça, mas sei que um investimento de 7200eur a dar 650eur de retorno por ano só ao fim de 25 anos é que atingia os 7,5 pontos percentuais de rentabilidade (ATENÇÃO: em juro composto). Aos 15 anos ainda andaria na casa dos 5%...

E muita coisa pode acontecer nesse período de tempo...

Responder

Voltar para “Micro-Produção”