Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Mensagem por CrOhN »

Nesses dias, quando sei que vai ser mesmo fraquinho de produção, não sacrifico as baterias e uso só a rede. O que for produzido, será armazenado. Acho sempre preferencial manter as baterias o mais carregadas possível.

Também pode estar só em solar enquanto houver produção (a pouca que houver), já que durante o dia, o consumo é mais baixo.


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Mensagem por jpc »

Até ao dia de hoje esteve sempre bom tempo e mesmo com as nuvens de hoje as baterias ficaram carregadas.
Dizem que só chove a partir de amanhã depois do almoço.
Vou fazer a experiência e ver até quando consigo estar desligado da rede e se vir que as baterias começam a baixar a tensão desligo o inversor e passo para carregador e dou uma bela carga nas baterias e fico ligado à EDP.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Mensagem por alexjp4 »

CrOhN Escreveu: terça jan 24, 2017 4:19 pm Só para que fique claro. Todas as vezes que falei em auto-consumo, referia-me a Grid-tie. Tu é que misturas uma coisa com a outra. Que baixas a potência instalada. Que as baterias aguentam. Mas depois que não pode ser a baterias, que é caro.

Dizes que não compensa a micro-geração a partir do momento em que baixar abaixo do valor de custo. Eu digo que compensa, mesmo sendo remunerada a 0.09cent. Ainda mais quando já tens o investimento pago.

Eu falei numa bomba de calor porque disseste que era para passar tudo eléctrico. Agora já metes painel para AQS.

Compra lá um banco de baterias e depois diz-me quantos anos tens que o andar a pagar para recuperares o prejuízo (12.44eur segundo as tuas contas).

Não precisas falar no tal utilizador (jpc), eu também tenho uma instalação com baterias. Sei mais ou menos o que é possível ou não fazer com tal sistema. Ele vive no Algarve, e apesar de estarmos no Inverno, tem havido sempre sol. Deixa vir uns dias seguidos sem sol a ver como se comporta.
se falas em Grid tie tens razão! até porque como disse para mim 200W em grid tie chega.
Como disse durante vários anos tinha 15Amp de potência contratada e que aumentei para 30Amp por causa da micro geração se tive 15 amp durante vários anos e dava, não disparava o diferencial, posso perfeitamente baixar dos 30Amp para os 15Amp não vejo onde está o problema (só existe por causa da microgeração).
O que disse é que as baterias ainda estão caras e que para carregar o carro electrico acho um desperdício estar a carregar baterias durante o dia para depois estar a passar essa energia das baterias para as baterias do carro e com o campo solar que tenho nos dias com nuvens nem consigo carregar o carro e ao preço de 0,11€ o KW da EDP não compensa estar a ter um banco de baterias maior que armazenasse o suficiente para depois carregar o carro daí estar fora de questão.
falei no painel de AQS porque pode levar uma resistência para aquecer a agua que mesmo não havendo sol a temperatura é superior a que anda na tubagem e o investimento é muito inferior a uma bomba de calor e não tem que estar a consumir energia todo o dia e até no meu caso nem necessito que tenho 2 AQS 1 de 200lts e outro de 150 lts.
tambem se lestes os 12,44€ são para o meu caso porque há quem consuma muito mais do que eu, não tenha bi-horário, e produza menos do que eu por isso as contas são diferentes a diferença dos 12,44€ é muito superior só nos 2400Kw em tarifa fora do vazio são logo mais 317€ claro que vai demorar uns anos a amortizar mas tambem nada te garante que o preço do Kw se mantenha nestes valores e as restantes tarifas basta ver que a tarifa de disponibilidade do ano passado para este aumentou a volta de 10%.
tens baterias e sabes mais ou menos o que é possível ou não fazer com tal sistema, não estou a dizer que não mas quais são os teus consumos?
No meu caso sem o carro eléctrico durante a semana tenho de consumo - 4Kw das 7h as 24h e das 24h as 7h 1Kw o que dá mais ou menos 5Kw por dia util mesmo nestes dias de céu enublado ontem dia 29 produziu 6kw, dia 28 10kw, dia 27 e dia 26 24Kw (só tenho o total dos 2 dias) dia 25 2kw dia 24 24Kw e para trás foi sempre bom tempo a volta dos 24kws, e que me lembre a uns anos tenho 1 dia em que não produziu nada de resto sempre produz alguma coisa.
Em 2014 que foi dos piores anos tenho 3 dias seguidos em que produzi 2Kw, mais 2 dias x 2kw, 2x1Kw, 2x3Kw e 6 dias 4Kw em dias alternados, estes foram as produções que ficaram a baixo dos meus consumos durante o resto do ano tenho produções superiores ou iguais aos 5Kw que consumo ao fim de semana tenho consumos superiores porque para alem de se estar em casa é quando se usa a maquina de lavar, ferro de engomar etc.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Mensagem por CrOhN »

Eu gasto em média uns 15 KWh/dia. Claro, nos meses de inverno é superior a isso.

Gastas 4Kwh/dia em fora de vazio e 1Kwh em vazio!? Tens tarifa bi-horária para quê mesmo??

Tens tido mesmo sorte nesses dias mínimos!

Só desde que começou a chuva, foram assim as produções:

26 - 0.8 Kwh
27 - 6.4 Kwh
28 - 10.1 Kwh
29 - 1.94 Kwh
30 - 3.8 Kwh

Continuas cismado com os 15A! Que sempre chegou! Os tempos evoluiram! Boa sorte agora com maquinas de lavar, ferro de engomar, cilindro de aquecer água.... E não esquecendo o carregador do carro eléctrico. Vai-nos mantendo informados!

Responder

Voltar para “Micro-Produção”