Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Mensagem por alexjp4 »

areosa Escreveu:Boas,
Os 15% vêm da alínea a) do artigo 31º do CIRS:
Artigo 31.º
Regime simplificado
1 - No âmbito do regime simplificado, a determinação do rendimento tributável obtém-se através da aplicação dos seguintes coeficientes:
a) 0,15 às vendas de mercadorias e produtos, bem como às prestações de serviços efetuadas no âmbito de atividades hoteleiras e similares, restauração e bebidas;
(...)
3 - O rendimento coletável é objeto de englobamento e tributado nos termos gerais.
O escalão que usei foi só para exemplificar.

Obrigado! Assim já percebi,de onde vêm os 42€, só 15% do rendimento da venda de electricidade é que é tributado pelo escalão em que estiver-mos, (menos mal) se fosse o rendimento todo era bem pior, mas ainda se vão lembrar dessa qualquer dia, pensava que era a totalidade da venda somada aos outros rendimentos e depois tributado pelo respectivo escalão.
Aí era bem pior!!!


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Mensagem por areosa »

Apesar de tudo, sempre são 42€ por cada 1000€ de rendimentos! Feitas as contas, já dava para pagar um bom seguro contra acidentes e avarias para a MP, em vez disso, vai para o estado! :evil:

Cps, :mrgreen:


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Mensagem por alexjp4 »

areosa Escreveu:Apesar de tudo, sempre são 42€ por cada 1000€ de rendimentos! Feitas as contas, já dava para pagar um bom seguro contra acidentes e avarias para a MP, em vez disso, vai para o estado! :evil:

Cps, :mrgreen:
Claro que seria preferível não pagar-mos nada até porque contribuímos para a redução das emissões de carbono e alguem que não os micro produtores fica com as vendas dos créditos de carbono mas eu estava a pensar ter que pagar 628€ e assim são só 92,50€ o que é significativo, já vai dando para juntar para as baterias... :lol: mas era o governo que tinha-mos....


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Mensagem por PaulOL »

Boas,

Para um tópico que esteve “morto” 2 semanas, de repente 1 resposta fez despoletar uma grande troca de comentários, muito BOM! :mrgreen:

Estou basicamente de acordo que o amigo “alexjp4”, quando rebate alguma teoria do amigo “areosa”, é que realmente a frase das “novas instalações que sejam equivalentes” parece que tem muito que se lhe diga…
O termo “equivalentes” tem de ser analisado num contexto muito ESPECIFCO, no “âmbito do regime bonificado” é a expressão usada várias vezes no DL.363/2007, extrapolar para contextos completamente diferentes está ERRADO!... a meu ver.

Por exemplo, onde estão as NOVAS instalações “equivalentes”:
- A 1 de janeiro de 2016, a serem pagas a 0.2816€?
- Limitadas ao máximo de 3.68Kw?
- A vender TODA a produção e PROIBIDOS de consumir (com penalizações previstas para quem prevarique)?
- Com o respectivo CERTIFICADO de EXPLORAÇÃO?
- …

Como já disse, não vamos por tudo no mesmo cesto (para a DGEG dá jeito, mas a Lei não lhes dá cobertura), há grandes diferenças entre o “regime bonificado” e o que se passa actualmente… UPP, UPAC, MCP e projetos especiais acima de 1 MW, equivalentes a microprodução bonificada, onde, quando… são instalações equivalentes?

Não creio que uma decisão em TRIBUNAL venha a dar razão à actuação da DGEG, porque NÃO HÁ EQUIVALENCIA possível (até um cego vê) :P , quanto mais um JUIZ!...
A seu tempo “as vacas vão ser pagas ao dono”... :lol: :lol:


fernando firmino
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: quarta set 21, 2011 1:23 pm

Re: Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Mensagem por fernando firmino »

POIS MEUS SRS o q vos esta a acontecer nada m admira,sou produtor desde 11/2011 com taxa de 0.38 nos p 8 anos ,,ainda n m posso queixar mas acredito q em breve m toca essa redução, quebrando as regras, ha q lutar contra esta injustiça.


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Mensagem por areosa »

fernando firmino Escreveu:POIS MEUS SRS o q vos esta a acontecer nada m admira,sou produtor desde 11/2011 com taxa de 0.38 nos p 8 anos ,,ainda n m posso queixar mas acredito q em breve m toca essa redução, quebrando as regras, ha q lutar contra esta injustiça.
Boas Fernando,
No seu caso e no meu, que já fomos abrangidos pelas alterações introduzidas pelo DL 118-A/2010, este problema da redução das tarifas já não se coloca porque são fixas nos primeiros 15 anos, sendo, no nosso caso, os primeiros 8 anos remunerados a 0,38€/kWh e os restantes 7 anos a 0,22€/kWh, segundo o ponto 5 do artigo 11º do referido DL.
Após os 15 anos, terminado o período das taxas bonificadas, então é que será a incógnita ... mas esse problema vai-se colocar de igual modo a todos. Mas como ainda faltam mais de 10 anos, até lá muita coisa pode acontecer!

Cps, :mrgreen:


ribascop1972
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: sábado jun 09, 2007 11:23 pm

Re: Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Mensagem por ribascop1972 »

Boas.
Também sou dos pioneiros.
Concretamente iniciei a minha produção em novembro de 2008 a 0,65€.

Em 2014 passei para 0,40€
Em 2015 passei para 0,35€
Em 2016 passei para 0,28€

Até hoje produzi 36707 kW para uma instalalacao que na altura me custou 22000€. A produção um pouco baixa deve-se ao facto da orientação por motivos físicos estar a nascente.
Durante estes anos apenas tive uma avaria no modem que foi substituído pela módica quantia de 250€.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Mensagem por alexjp4 »

Boas

Isso é mesmo muito pouca produção para o investimento que foi feito, qual a potência do campo solar? já sabias de quanto é que irias produzir? ou foi uma desagradavel surpresa?
Bem que podias ter esticado um pouco mais os prazos e teres sido ligado em 2009 sempre dava mais 10 meses a 0,65€.
Por alto, ainda não amortizas-te o investimento?!


ribascop1972
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: sábado jun 09, 2007 11:23 pm

Re: Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Mensagem por ribascop1972 »

O instalalador na altura informou que teria uma redução de 10% na produção com esta orientação.
Assim por no verão fica pago. Foi mais ou menos essa a previsão inicial. Os 7 anos.
De futuro com o equipamento amortizado a venda à rede tem um retorno muito pequeno. Será mais rentável aproveitar o equipamento para autoconsumo?


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Mensagem por alexjp4 »

No meu ponto de vista e para os meus consumos e produções e as tarifas a descer como estão daqui a 1 ano ou 2 anos a minha ideia é mesmo desligar da rede e passar a produção em ilha.
Penso que ainda não, se compras a electricidade mais barata do que a que vendes não compensa, quando estiveres a vender quase ao preço a que compras aí é de considerar seriamente essa hipótese porque para alem do preço da electricidade ainda tens o IVA da compra, a taxa de audovisual, aluguer do contador e não esquecer que ainda pagas o IRS referente a venda de electricidade.
Tens é que investir novamente, vais ter que comprar baterias que entretanto tambem devem baixar de preço e aumentar o tempo de vida e um novo inversor/regulador, por isso se calhar o melhor é ires "guardando" o dinheiro depois amortizares este investimento para tornares a investir.


ribascop1972
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: sábado jun 09, 2007 11:23 pm

Re: Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Mensagem por ribascop1972 »

Pois ainda será um investimento avultado. E o autoconsumo sem baterias? Compensa?
Deixo de ter o bi horário, baixo o aluguer de contador e passo a usar os eletrodomésticos durante o dia.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Mensagem por alexjp4 »

ribascop1972 Escreveu:Pois ainda será um investimento avultado. E o autoconsumo sem baterias? Compensa?
Deixo de ter o bi horário, baixo o aluguer de contador e passo a usar os eletrodomésticos durante o dia.
Boas

Tudo depende dos teus consumos e o investimento há-de baixar porque as baterias estão a baixar de preço e a aparecer novas baterias, penso que o que recebes nos próximos 2 anos deve ou senão der deve faltar pouco para o que tens que comprar, e sempre podes fazer algum dinheiro com a venda do actual inversor e do contador.
Penso que para já não compensa, mas depende dos teus consumos se ainda produzes mais do que o que consomes não vale a pena, e deixares o bi-horário é um erro porque depois vais consumir o que produzes durante o dia e a noite consomes com a tarifa mais baixa o que compensa, quanto ao aluguer do contador aí sim podes baixar até onde poderes porque é do que fica mais caro na factura da electricidade, e tem em atenção que para o autoconsumo sem venda, com a mera comunicação prévia está limitado aos 1500W.
Mas cada caso é um caso e é difícil de dizer se dá ou não dá sem saber os consumos, se há sempre gente em casa, se há picos de consumo, se as pessoas estão dispostas eventualmente de mudar alguns hábitos, etc, são muitas variáveis que se têm que ter em atenção.
E de um momento para o outro pode sair legislação nova.


ribascop1972
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: sábado jun 09, 2007 11:23 pm

Re: Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Mensagem por ribascop1972 »

Obrigado pela informacao. Por enquanto irei continuar como estou, apesar de que gasto mais do recebo. Ou seja nos meses de inverno tenho uma média de 130€ mensais e recebi em Janeiro 46€, fevereiro 65€ e março 95€.

Continuo no serviço EDP Universal, não sei se isso é bom ou não, mas nós como microprodutores não temos problemas em mudar de serviço?


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Mensagem por alexjp4 »

Pois estás com produções baixas e terás que ver se o que produzes em Kws dá para os teus consumos em Kws porque tem que se ter em conta o que se paga para alem do Kw, mas como tens produções baixas e parece consumos elevados é sempre mais complicado tomar uma decisão mais sensata.
Agora já podes mudar para o operador que quiseres desde que te dê as mesmas condições que tens agora e de preferência que te dê uma tarifa mais baixa, continuas a receber pela EDP Universal e pagas ao operador que te fornecer a electricidade.


ribascop1972
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: sábado jun 09, 2007 11:23 pm

Re: Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Mensagem por ribascop1972 »

Ok. Então actualmente não ha problemas em comprar a outro operador e manter a venda à EDP universal? São coisas independentes?
Mas obrigatoriamente se mudar para outro operador tenho de manter a mesma potência contratada.

Na vossa opinião qual o melhor operador no mercado?


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Mensagem por alexjp4 »

Sim, tens que manter a potência que tens no contrato da microprodução, eventualmente poderás baixar, se a tua potencia for superior ao dobro da potencia do contrato da microprodução.
Quanto ao melhor operador que venha o diabo e que escolha.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Mensagem por alexjp4 »

Voltando ao problema dos ultimos anos, já alguem sabe a quanto vai ser pago o KW em 2017 aos microprodutores que estão no bonificado?


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Mensagem por PaulOL »

alexjp4 Escreveu:Voltando ao problema dos ultimos anos, já alguem sabe a quanto vai ser pago o KW em 2017 aos microprodutores que estão no bonificado?
Na 1ª factura de 2017, vem 0,2330€/Kwh


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Mensagem por alexjp4 »

PaulOL Escreveu:
alexjp4 Escreveu:Voltando ao problema dos ultimos anos, já alguem sabe a quanto vai ser pago o KW em 2017 aos microprodutores que estão no bonificado?
Na 1ª factura de 2017, vem 0,2330€/Kwh
Obrigado

Parece que este ano ainda compensa vender a totalidade da energia produzida.
boas produções

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Mensagem por serges »

Menos Mau... por esse preço ainda compensa!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Micro-Produção”