Instalação de UPP em 2016, compensa (€)?

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

Autor do tópico
brunospinto
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: sexta abr 15, 2016 3:02 pm

Re: Instalação de UPP em 2016, compensa (€)?

Mensagem por brunospinto »

Areosa,

Correcto, o sistema que me foi proposto é com seguidor e falam na ordem dos 5000€ por ano :) obrigado pela dica, de facto o terreno é grande e vou pensar seriamente no que me disse.
Concorda comigo no meu ponto anterior: ou tem uma opiniao diferente?

No entanto toda a outra estrutura (suntracker, estrutura metalica, outros dispositivos, etc) continuará "disponivel" apenas com pequenas manutençoes e novos paineis, certo? será entao errado falarmos de vida util de 20-25 anos, quando investindo novamente em novos paineis nao será certamente o mesmo montante inicialmente gasto no inicio do projecto.

Podemos falar de instalaçoes com vida e rentabilidade para 40 anos?? * quando manutençoes realizadas + paineis substituidos ao fim de 20-25anos + nenhuma falha ou anomalia grave ?


Cps,
Bruno


Autor do tópico
brunospinto
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: sexta abr 15, 2016 3:02 pm

Re: Instalação de UPP em 2016, compensa (€)?

Mensagem por brunospinto »

Quintas2,

Mencionei isso de uma maneira mais geral, numa das minhas perguntas:

No entanto toda a outra estrutura (suntracker, estrutura metalica, outros dispositivos, etc) continuará "disponivel" apenas com pequenas manutençoes e novos paineis, certo? será entao errado falarmos de vida util de 20-25 anos, quando investindo novamente em novos paineis nao será certamente o mesmo montante inicialmente gasto no inicio do projecto.
Podemos falar de instalaçoes com vida e rentabilidade para 40 anos?? * quando manutençoes realizadas + paineis substituidos ao fim de 20-25anos + nenhuma falha ou anomalia grave ?

Milhares de euros a contabiliza no inversorr? podemos falar de quanto? 1/3 do investimento inicial?


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Instalação de UPP em 2016, compensa (€)?

Mensagem por Quintas2 »

Já li de casos de painéis a funcionar com 30 anos em cima, mas são exceções.

É procurar na net, mas duvido que um inversor de 20kW de uma boa marca custe menos de uns €3000 a €5000. Quanto a quantos anos podem durar, tenta googlar "solar inverter life expectancy" ou "lifespan". Lembro-me de ter lido no site da Martervolt, uma marca conhecida, que a vida útil esperada é de 10 anos, mas que havia casos de terem durado até 15 anos. Portanto, em 25 anos, acho prudente assumir pelo menos uma troca de inversor.

Uma ideia de custos pode ser retirada do seguinte: ver preço de um inversor de uma boa marca. Normalmente vem com 5 anos de garantia. Ver o plano deles de extensão de garantia e custos. Esses custos devem "internalizar" a manutenção desse inversor pelo n.º de anos da extensão da garantia, pelo menos dar uma ideia. Para microinversores já vi extensões de garantia para até 25 anos, mas para inversores desta potência, nem sei se encontras para mais de 10 anos. MAS MELHOR AINDA, é esperar por feed-back de quem tenha experiência "ao vivo".

Em relação a cabos solares, tenho lido que um cabo de qualidade deve durar 20 anos. Traduzido em miúdos, para mim isto quer dizer que ao fim deste período dever-se considerar a substituição de todos os cabos que estiverem ao sol, e isso para um cabo de qualidade. Se for um cabo mais fraquito...
Cumprimentos,
Quintas2


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: RE: Re: Instalação de UPP em 2016, compensa (€)?

Mensagem por jmlflorencio »

brunospinto Escreveu:Areosa,(...)
No entanto toda a outra estrutura (suntracker, estrutura metalica, outros dispositivos, etc) continuará "disponivel" apenas com pequenas manutençoes e novos paineis, certo? será entao errado falarmos de vida util de 20-25 anos, quando investindo novamente em novos paineis nao será certamente o mesmo montante inicialmente gasto no inicio do projecto.
(...)
Os seguidores eram uma solução viável e muito usada no tempo em que os painéis solares eram muito caros.

Hoje em dia, com os painéis baratos como estão, e com os problemas que se têm verificado nos seguidores, a solução adoptada costuma ser aumentar o número de painéis para ter a mesma rentabilidade.

Era sem dúvida o que eu faria, nem que tivesse que meter metade dos painéis virados para o sol 'de manhã' e outra metade para o sol 'de tarde' ;-)


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Instalação de UPP em 2016, compensa (€)?

Mensagem por areosa »

brunospinto,
Funcionamento até 30+ anos, penso que até é capaz de ser possível.... segundo as especificações dos fabricantes, os painéis têm um decréscimo de produção 20% em 25 anos que, para um valor inicial de 29500 kWh/ano, dá uma produção estimada de 23600 kWh/ano (20%) no final dos 25 anos e talvez ao fim de 40 anos ainda produza cerca de 20650 kWh/ano (30%), o que continua a não ser mau. Eu penso que pelo lado dos painéis até são capazes de aguentar mas certamente vai ter que substituir muitas outras coisas nesse tempo todo, tais como cabos, inversores, parafusos que ficam calcinados, etc. Mas atenção, a ter que trocar painéis, têm que ser todos ao mesmo tempo, ou pelo menos os que estão na mesma string para que tenham todos características semelhantes. Por outro lado, segundo o Decreto-Lei n.º 153/2014, ponto 5 do artigo 31º, a tarifa é fixa e é atribuída por 15 anos, terminando esse período é necessário concorrer novamente a leilão e, nessa altura, esperam-se tarifas mais favoráveis, o que, de certo modo, pode compensar em parte o decréscimo de produção.

Seguidor com 80 painéis??? Epá, isso é um a estrutura e tanto!!! E se o vento lhe pega, ai ai! Eu tenho um seguidor em casa com 19 painéis e sempre que a meteorologia diz que são esperados ventos superiores a 90 km/h já fico com o coração nas mãos :? .
Como lhe disse, uma estrutura fixa com 28 kW (112 painéis) tem a mesma estimativa de produção que 80 com seguidor e com um risco bem inferior de ter problemas com ela. É uma questão de comparar o preço dos dois sistemas e, mesmo que o sistema fixo tenha um custo um pouco superior, a longo prazo será sempre mais vantajoso pelo facto de não ter custos com consumo de energia, os custos com a manutenção serem menores e serem menos propensos a avarias e, consequentemente, menos perdas de produção.

Cps, :mrgreen:

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Instalação de UPP em 2016, compensa (€)?

Mensagem por rocker_pt »

Estou a acompanhar este tópico com participações excelentes, mas não esquecer da necessidade de entrar nos cálculos a taxa de IRS que irá subir muito com este novo rendimento de 4000€ a 5000€ anuais a juntar à coleta. Independentemente de estares a gastar varios milhares de euros, não o poderás diminuir à coleta, mas o rendimento que obtiveres dele irás adicionar à coleta (o que está incorreto mas é o portugal que temos).
Dei-me a fazer um cálculo aproximado de merceeiro com valores que encontrei:
Rendimento micro.jpg
Rendimento micro.jpg (134.76 KiB) Visto 4760 vezes
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Instalação de UPP em 2016, compensa (€)?

Mensagem por areosa »

rocker_pt, parece-me que as suas contas não estão bem feitas, em termos de IRS só paga impostos sobre 15% das vendas de eletricidade (alínea a) do artigo 31º do CIRS) e não sobre a totalidade, conforme está nos seus cálculos, ou seja, para um rendimento de 400€/mês (4800€/ano) e, por exemplo, aplicando o escalão de IRS dos 28,5%, pagaria de impostos 4800 x 0,15 x 0,285 = 205,20€. Na prática, para o escalão de IRS dos 28,5%, paga "só" 4,3% de imposto sobre os rendimentos da UPP.

Por outro lado, há também uma poupança significativa que se pode ter com a aquisição do equipamento para a UPP que é a possibilidade de recuperar o IVA pago pelo equipamento. Para um investimento de 30.000€, são 6900€ de IVA que podem voltar para o bolso de quem investe! :D :D
Como? Ao celebrar o contrato de fornecimento de energia com a EDP é necessário declarar que quem entrega o IVA da UPP será o titular da instalação em vez de ser a EDP para esta lhe entregar o IVA todos os meses. Depois, quando se for coletar nas finanças, deve indicar um montante suficiente alto de rendimentos para que esteja dentro do regime de IVA. Deste modo, fica obrigado a entregar a declaração trimestral de IVA todos os 3 meses onde deve indicar o saldo do IVA que tem a recuperar, que inicialmente será de 6900€ e ao qual se vai descontando o valor do IVA pago todos os meses pela EDP. Assim, só terá que começar a devolver o IVA que a EDP paga todos os meses quando tiver recuperado os 6900€ do IVA do equipamento. É certo que vai levar uns anos a recuperar o IVA na totalidade mas é um rendimento adicional que se obtém deste modo e que não é de menosprezar.

Cps, :mrgreen:


Autor do tópico
brunospinto
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: sexta abr 15, 2016 3:02 pm

Re: Instalação de UPP em 2016, compensa (€)?

Mensagem por brunospinto »

Areosa,

- Seguidor com 80 painéis???
Penso que nao seja o caso, estou a ver tudo com mais atençao agora e parece-me que a proposta é uma estrutura fixa para 80atè120 Modulos-Nao Paineis, termos diferentes!!! (lapso meu), e sim, estou a mudar a minha ideia e completamente de acordo com a sua sugestão, + Paineis Fixos estrutura fixa parece um menor risco (assuste-me com o preço de um seguidor). - como o jmflorencio menciona em cima e bem, metade de manha e a outra metade virada para o sol durante a tarde -> menos custos, menos manutençao, o terreno é grande espaço nao é problema, paineis cada vez mais accessiveis, etc
é permitido no forum partilhar o nome dos vendedores das instalaçoes?

- Novidades -> o meu team leader que trabalha comigo diariamente, Alemao puro, mas que trabalha no Luxemburgo é um grande ideologista de energias renováveis, instalou há 2 anos na sua casa nova um sistema fixo no telhado para produçao de energia. de uma maneira geral funciona +/- como em PT, um ponto bastante interessante que me deixou bastante confuso e talvez possas clarificar - as grandes empresas alemas produtoras de paineis,etc estao a trabalhar num sistema que permite acumular energia bastante tempo para mais tarde injectar na rede.
Pergunta - no Verao, normalmente o sistema produz mais energia e no Inverno menos, o que acontece ao excedente produzido no Verao? é injectado na rede e consequentemente "vendido" ?

Foi-me sugerido esperar uns meses, essa soluçao que permite acumular a energia está para chegar e nesse caso vai tornar-se bastante atractivo investir em energias renovaveis - faz sentido isto?
Última edição por brunospinto em segunda abr 25, 2016 3:02 pm, editado 1 vez no total.


Autor do tópico
brunospinto
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: sexta abr 15, 2016 3:02 pm

Re: Instalação de UPP em 2016, compensa (€)?

Mensagem por brunospinto »

rocker_pt,

- IRS, ainda nao pensei nisso seriamente, pois nao tenho a minima ideia como irei proceder.
Como disse anteriormente, nao preencho mais a minha declaraçao nem tenho obrigaçao disso. tem alguma ideia sugestão ou recomendaçao para o meu caso? serei obrigado a declarar nao tendo rendimentos em Portugal?


Autor do tópico
brunospinto
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: sexta abr 15, 2016 3:02 pm

Re: Instalação de UPP em 2016, compensa (€)?

Mensagem por brunospinto »

Quintas2,

Obrigado pela colaboraçao, um inversor aplica-se tambem para instalaçoes fixas, certo? vou perguntar ao vendedor a marca.
Sem incluirmos o inversor que outro dispositivo requer um grande investimento, quando substituido? (para instalaçoes fixas)
A sua mensagem confirma aquilo que penso desde inicio, apostar em qualidade, produto europeu-alemao, pode dar-me 2/3 marcas bastante viáveis no mercado?


Autor do tópico
brunospinto
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: sexta abr 15, 2016 3:02 pm

Re: Instalação de UPP em 2016, compensa (€)?

Mensagem por brunospinto »

Pergunta geral,

O preço anual de um seguro para uma instalaçao fixa? preço e coberturas? ex>80 paineis
Pedi uma orçamento a uma seguradora, estou á espera, assim fico já com conhecimento de causa.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Instalação de UPP em 2016, compensa (€)?

Mensagem por Quintas2 »

brunospinto Escreveu:as grandes empresas alemas produtoras de paineis,etc estao a trabalhar num sistema que permite acumular energia bastante tempo para mais tarde injectar na rede.
Pergunta - no Verao, normalmente o sistema produz mais energia e no Inverno menos, o que acontece ao excedente produzido no Verao? é injectado na rede e consequentemente "vendido" ?

Foi-me sugerido esperar uns meses, essa soluçao que permite acumular a energia está para chegar e nesse caso vai tornar-se bastante atractivo investir em energias renovaveis - faz sentido isto?
Se é para injetar na rede, pode ser oferecida ou vendida, em projetos de autoconsumo. Num projeto desta dimensão, assumo que será para vender. Em Portugal o preço pago por kWh é igual a qualquer hora do dia. Logo, não há interesse em armazenar para injetar na rede a outra hora, com aumento de custos para essa armazenagem, é injetar na hora em que é produzida.

E que sistema é esse? Para além das baterias só conheço a armazenagem nalguma forma de energia tipo potencial: ar comprimido, água, molas, etc., mas são sistemas com perdas elevadas. A menos que tenham descoberto a pólvora - molhada, que a seca já os chineses descobriram há séculos. Mas nada como esperar para ver.

Não leves a mal, mas tens dúvidas muito básicas, para quem quer investir nisto em força. Lê os primeiros tópicos fixos da secção do Autoconsumo. Aprendes um pouco e estarás melhor preparado para analisar propostas de quem de for vender o material.
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Instalação de UPP em 2016, compensa (€)?

Mensagem por Quintas2 »

brunospinto Escreveu:Quintas2,

Obrigado pela colaboraçao, um inversor aplica-se tambem para instalaçoes fixas, certo? vou perguntar ao vendedor a marca.
Sem incluirmos o inversor que outro dispositivo requer um grande investimento, quando substituido? (para instalaçoes fixas)
A sua mensagem confirma aquilo que penso desde inicio, apostar em qualidade, produto europeu-alemao, pode dar-me 2/3 marcas bastante viáveis no mercado?
Sim, o inversor é sempre necessário para transformar corrente contínua produzida pelos painéis em corrente alterna que normalmente consumimos. Corrente contínua pode ser armazenada em baterias ou consumida nalgumas coisas específicas.

Inversores e painéis são o maior investimento. Baterias também, se forem usadas.

Uma opinião sobre qualidade de inversores: https://www.solarquotes.com.au/inverters/. Mas há outros.
Cumprimentos,
Quintas2


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Instalação de UPP em 2016, compensa (€)?

Mensagem por areosa »

brunospinto Escreveu:- IRS, ainda nao pensei nisso seriamente, pois nao tenho a minima ideia como irei proceder.
Como disse anteriormente, nao preencho mais a minha declaraçao nem tenho obrigaçao disso. tem alguma ideia sugestão ou recomendaçao para o meu caso? serei obrigado a declarar nao tendo rendimentos em Portugal?
Mas nesse caso passará a ter rendimentos e por isso vai ter que apresentar a declaração de IRS... mas o melhor é perguntar a quem sabe sobre o assunto: as finanças.
brunospinto Escreveu: - como o jmflorencio menciona em cima e bem, metade de manha e a outra metade virada para o sol durante a tarde -> menos custos, menos manutençao, o terreno é grande espaço nao é problema, paineis cada vez mais accessiveis, etc
Eu penso que o jmflorencio referiu isso mais como piada porque a meu ver não faz muito sentido, a menos que pela morfologia do terreno ou por outro motivo seja mais rentável assim. Com uma pequena simulação no PGIS facilmente se demonstra que ter metade da instalação mais voltada para nascente e outra metade mais voltada a poente não é mais rentável que a ter toda voltada a sul e, se com diferenças de +/-10 graus na orientação a produção é semelhante, com +/- 20 graus a produção total já é menor e quanto maior for o ângulo em relação a sul maiores serão as perdas. Por outro lado, ter a instalação dividida em duas partes implica ter mais que um inversor ou ter um que permita controlar mais que uma string de forma independente.
brunospinto Escreveu: Pergunta - no Verao, normalmente o sistema produz mais energia e no Inverno menos, o que acontece ao excedente produzido no Verao? é injectado na rede e consequentemente "vendido" ?
Se consultar a legislação atual sobre este assunto, o decreto-lei n.º 153/2014 , vai perceber que tem duas opções, autoconsumo em que os excedentes são vendidos à rede por um valor muito baixo (cerca de 0,05€/kWh - esta opção é interessante para quem tem consumos elevados durante o dia como a indústria e hotelaria), e as unidades de pequena produção que vendem a totalidade à rede em que o valor do kWh é estabelecido por leilão - deve ser esta a sua opção. Em Portugal não existe o sistema de autoconsumo em que o excedente entregue à rede pode ser reavido mais tarde. A utilização de baterias ainda não é opção rentável e só é justificável se quiser ficar isolado da rede.

Cps, :mrgreen:


Autor do tópico
brunospinto
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: sexta abr 15, 2016 3:02 pm

Re: Instalação de UPP em 2016, compensa (€)?

Mensagem por brunospinto »

Quintas2,
Por isso mesmo me inscrevi no fórum, tudo é novidade para mim, e mais de 2000km de distancia nao tornam as coisas fáceis, mas até ao fim do ano tenho tempo!

Areosa,
IRS - Vou-me informar nas finanças.
Terreno,Paineis - quando mencionei a posiçao dos paineis já foi com algumas sugestoes, a morfologia do terreno é um pouco diferente, apesar de muito boa exposiçao solar tem uma inclinaçao acentuada e requer talvez uma instalaçao um pouco "diferente"
Esclarecido em relaçao ás baterias e á injecçao na rede.

Alguem com conhecimento de quanto posso esperar pelo preço de um seguro?
É permitido partilhar vendedores/instaladores no forum?


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Instalação de UPP em 2016, compensa (€)?

Mensagem por jmlflorencio »

Não era como piada... Era para 'simular' o efeito de um seguidor... Preferia ter mais painéis sem seguidor do que menos painéis, em cima de um.

A produção é menor do que com os painéis a sul, certamente.

Mas também não serve de nada ter um grande pico de potência gerada, se não for aproveitada...


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Instalação de UPP em 2016, compensa (€)?

Mensagem por areosa »

jmlflorencio Escreveu:Não era como piada... Era para 'simular' o efeito de um seguidor... Preferia ter mais painéis sem seguidor do que menos painéis, em cima de um.
A produção é menor do que com os painéis a sul, certamente.
Mas também não serve de nada ter um grande pico de potência gerada, se não for aproveitada...
Eu compreendo a sua ideia mas se é tudo para venda, o aproveitamento nos picos já não preocupação sua.
Essa abordagem talvez fizesse sentido quando os inversores eram vendidos com limitador de potência nos tempos do bonificado que, julgo eu, atualmente já não têm. De qualquer modo, isso só seria possível implementar se fossem usados dois inversores ou se o inversor permitisse a ligação de duas strings independentes, caso contrário, com duas strings em paralelo no mesmo inversor não dava em nada porque uma iria descarregar sobre a outra.

Cps, :mrgreen:

Responder

Voltar para “Micro-Produção”