Instalação de UPP em 2016, compensa (€)?

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

Autor do tópico
brunospinto
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: sexta abr 15, 2016 3:02 pm

Instalação de UPP em 2016, compensa (€)?

Mensagem por brunospinto »

Boa tarde a todos,

Acredito que o meu tópico seja muito semelhante a outros anteriores, sou da zona norte (Viseu) e estou a considerar seriamente investir numa UPP ainda este ano.
Será que com as condições atuais de remuneração e investimento compensa?
Alguém fez uma instalação dessas este ano, que possa dar aqui a sua opinião? o meu investimento seria aprox. 30 000 euros, dando uma olhadela no mercado há muitas opcoes e vendedores, mas queria "ouvir" uma experiencial real e opinioes.

Obrigado,

Cumprimentos,
Bruno

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Instalação de UPP em 2016, compensa (€)?

Mensagem por Emanuel Couto »

Tenho as minhas dúvidas que sim.... :| Vamos esperar por opiniões ;)

Já agora porque não passa pelas apresentações e fale-nos um pouco de si !?
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Instalação de UPP em 2016, compensa (€)?

Mensagem por jmlflorencio »

Qual é o preço de venda do KWh, e que preço se consegue por W de painel a instalar?

Tendo isso, as contas são claras ;-)


Autor do tópico
brunospinto
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: sexta abr 15, 2016 3:02 pm

Re: Instalação de UPP em 2016, compensa (€)?

Mensagem por brunospinto »

jmflorencio,

Corriga-me se estiver errado, o preco de venda do KW nao é definido em leilao no inicio do ano?


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Instalação de UPP em 2016, compensa (€)?

Mensagem por jmlflorencio »

Também não sei!


Autor do tópico
brunospinto
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: sexta abr 15, 2016 3:02 pm

Re: Instalação de UPP em 2016, compensa (€)?

Mensagem por brunospinto »

Ok, esperemos por outras opinioes.
No meu caso e para ser mais especifico, a minha ideia de instalacao seria-> 80x modulos fotovoltaicos 250W.

Mas de uma maneira geral, a pergunta è um pouco mais geral, alguem que tenha investido este ano numa UPP e que queira dar o seu feedback?


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Instalação de UPP em 2016, compensa (€)?

Mensagem por mcarneiro »

Boas,

o rendimento nunca será muito , o valor base do ano passado foi de por kw 0,0949 euros, aos quais os promotores dos projectos têm que fazer um desconto, a potencia é atibuida a quem fizer mais desconto, isto para a categoria I , é verdade que o dinheiro no banco também não rende nada, é um risco que só tu podes calcular, lembra-te que podes ter avarias., também depende do preço da instalação.


Autor do tópico
brunospinto
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: sexta abr 15, 2016 3:02 pm

Re: Instalação de UPP em 2016, compensa (€)?

Mensagem por brunospinto »

Mcarneiro,

Obrigado pela sua resposta, as mesmas regras aplicam-se para a categoria II ?

Escalão II: Superior a 20 kW e inferior a 100kW;

Quando diz o rendimento nunca serà muito, pode ter várias interpretaçoes - tem conhecimento ou tem alguma UPP instalada nos ultimos meses?

Seria interessante perceber alguem aqui que tenha um projecto semelhante e que queira dar o seu feedback?


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Instalação de UPP em 2016, compensa (€)?

Mensagem por jmlflorencio »

Projectos semelhantes não me lembro de nenhum, o mais comum por cá são projectos abaixo de 4 KW de painéis...

De qualquer modo, tendo a localização exacta e uma análise à linha de horizonte (por causa de eventuais obstáculos), é fácil ter uma ideia da rentabilidade do sistema...
ImagemImagem


Autor do tópico
brunospinto
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: sexta abr 15, 2016 3:02 pm

Re: Instalação de UPP em 2016, compensa (€)?

Mensagem por brunospinto »

jmflorencio,

Acredito que essa analise à linha do horizonte e ao terreno possa ser feita pelo vendedor ou empresa que farà a instalacao? (jà me pediram a planta do terreno)
Olhando para o seu mapa acredito que estarei entre 1650 e 1750.


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Instalação de UPP em 2016, compensa (€)?

Mensagem por mcarneiro »

brunospinto Escreveu:Mcarneiro,

Obrigado pela sua resposta, as mesmas regras aplicam-se para a categoria II ?

Escalão II: Superior a 20 kW e inferior a 100kW;

Quando diz o rendimento nunca serà muito, pode ter várias interpretaçoes - tem conhecimento ou tem alguma UPP instalada nos ultimos meses?

Seria interessante perceber alguem aqui que tenha um projecto semelhante e que queira dar o seu feedback?
Boas,

Atenção que só podes aceder a categoria II , se tiveres um veiculo electrico registado em teu nome ,vê em baixo:

Artigo 30.º
Acesso ao regime remuneratório
1 — O acesso ao regime remuneratório previsto no artigo
seguinte depende de registo, nos termos do artigo 13.º,
no qual o produtor opta por uma das seguintes três categorias:
a) Categoria I — Na qual se insere o produtor que pretende
proceder apenas à instalação de uma UPP, nos termos
do presente decreto -lei;
b) Categoria II — Na qual se insere o produtor que,
para além da instalação de uma UPP, nos termos do presente
decreto -lei, pretende instalar no local de consumo
associado àquela, tomada elétrica para o carregamento de
veículos elétricos, nos termos do Decreto -Lei n.º 39/2010,
de 26 de abril, alterado pela Lei n.º 64 -B/2011, de 30 de
dezembro e pelos Decretos -Leis n.os 170/2012, de 1 de
agosto, e 90/2014, de 11 de junho, ou seja proprietário ou
locatário de um veículo elétrico;
c) Categoria III — Na qual se insere o produtor que,
para além da instalação de uma UPP nos termos do presente
decreto -lei, pretende instalar no local de consumo
associado àquela, coletores solares térmicos com um
mínimo de 2 m² de área útil de coletor ou de caldeira a
biomassa com produção anual de energia térmica equivalente.
2 — O acesso ao regime remuneratório estabelecido
no artigo seguinte depende de prévia comprovação, à data
do pedido de inspeção, da instalação dos equipamentos
referidos na respetiva categoria.

Não conheço ninguem que tenha uma UPP, acho que aqui no forum ninguem tem , todos os projetos estão ligados ao antigo regime da microprodução


Autor do tópico
brunospinto
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: sexta abr 15, 2016 3:02 pm

Re: Instalação de UPP em 2016, compensa (€)?

Mensagem por brunospinto »

Mario,

Ponto interessante, que nao é o meu caso, nao sou nem proprietário ou locatário de um veículo elétrico.
Até <20kw já parece bastante interessante de um ponto de vista de investimento, mas pelos projectos que tenho visto acima de 20kw (CATII) parece-me investimento/rentabilidade mais atractivo.

Nao interprete as minhas palavras noutro sentido, mas todas as pessoas que investem procuram um rápido retorno, eu nao sou excepçao a isso!! neste tipo de instalaçao onde tudo é injectado na rede a rentabilidade é o mais importante!


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: RE: Re: Instalação de UPP em 2016, compensa (€)?

Mensagem por jmlflorencio »

brunospinto Escreveu:jmflorencio,

Acredito que essa analise à linha do horizonte e ao terreno possa ser feita pelo vendedor ou empresa que farà a instalacao? (jà me pediram a planta do terreno)
Olhando para o seu mapa acredito que estarei entre 1650 e 1750.
Há instaladores que fazem essa análise 'a olho', outros de forma mais científica.

Sobre o mapa, já vi uma versão que tinha a produção anual de KWh por W de painel, mas não a encontro...

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Instalação de UPP em 2016, compensa (€)?

Mensagem por rocker_pt »

E não esquecer que o rendimento obtido entrará no IRS, o que diminue mais a rentabilidade. E outras taxas castradoras....
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Instalação de UPP em 2016, compensa (€)?

Mensagem por areosa »

Boas,
Embora a minha instalação esteja ao abrigo da anterior legislação deixo aqui a minha opinião acerca da questão colocada.
Uma instalação em Viseu com 20 kW, sem sombras e com orientação a sul, pode produzir cerca de 29500 kWh/ano (simulação em PGIS). Segundo o site da DGEG, em 2015, para a categoria III (0,0999 €/kWh) teria um rendimento de 2947€/ano e para a categoria II (0,1049/kWh) teria um rendimento de 3094€/ano. A estes valores é necessário descontar os impostos (15% dos rendimentos * escalão de IRS) e o valor do seguro para a instalação, talvez 250€/ano no total, o que daria um rendimento de cerca de 2700€ para a categoria III e de 2850€ para a categoria II, em números redondos.
Em qualquer dos casos, para um investimento de 30000€, o retorno do investimento ronda os 10-11 anos, o que, em minha opinião, é um pouco elevado, tendo em conta que a vida útil da instalação poderá ser de 20 a 25 anos, mas para valores de investimento mais baixos talvez seja interessante. Também devem ser equacionadas percas de produção e custos acrescidos por eventuais avarias do equipamento e também os riscos por intempéries (ventos fortes, queda de raios, granizo, etc.). É certo que após a recuperação do investimento, o sistema tem um rentabilidade de 8-9%/ano líquidos que nenhum banco nas condições atuais lhe dá, é uma questão de ponderar o custo/benefício/risco se realmente vale a pena o investimento.

No meu caso, investi em 2011, com outras condições e com um retorno de investimento de 7 anos e não estou arrependido até hoje, no entanto já tive alguns problemas e os 7 anos parece que nunca mais chegam ao fim...

Espero ter ajudado.

Cps, :mrgreen:


Autor do tópico
brunospinto
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: sexta abr 15, 2016 3:02 pm

Re: Instalação de UPP em 2016, compensa (€)?

Mensagem por brunospinto »

rocker_pt, outro ponto bastante interessante, IRS (ás vezes sinto-me envergonhado de ser Portugues, investir em energias renovaveis e o estado nao incentivar - RIDICULO, Luxemburgo tem 1/10 de luz e apoiam todas as novas contruçoes a instalar paineis).

No entanto, a minha ultima declaraçao de IRS foi em 2013 referente a 2012, quando deixei PT e arranjei uma vaga de trabalho - desde entao nunca mais preenchi declaraçao de IRS, tenho que me informar deste ponto!


Autor do tópico
brunospinto
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: sexta abr 15, 2016 3:02 pm

Re: Instalação de UPP em 2016, compensa (€)?

Mensagem por brunospinto »

jmflorencio,

Acredito que o vendedor faça essa analise de uma maneira um pouco mais cientifica, ele chamou-me atençao por telefone que precisava de umas horas para analisar o terreno e a planta do mesmo!


Autor do tópico
brunospinto
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: sexta abr 15, 2016 3:02 pm

Re: Instalação de UPP em 2016, compensa (€)?

Mensagem por brunospinto »

Areosa,

Ajudou sim, mensagem esclarecedora, vamos por partes:

- Essa instalaçao em Viseu, tenho a ideia de qual será!
- Sim, sem duvida, 10-11 anos para retorno será muito tempo falando de um pequeno investimento, tendo em consideraçao os +/- 2800 em CAT II
- Grande parte dos instaladores ou quase todos falam em retornos de 7/8 anos (a parte comercial aqui deve falar mais alto), + aprox 5000 euros anualmente, aqui acredito que eles nao incluam seguros, IRS, etc
- Vida util de 20 - 25 anos no equipamento, já debati este ponto!!! e aqui acredito que está uma parte importante do retorno do investimento - quando falamos deste tempo de vida util, acredito que falemos do tempo de vida de cada painel, com o passar dos anos eles perdem "produtividade", com isso terao que ser substituidos por novos o que levara a uma análise do instalador do quais serao substituidos.
No entanto toda a outra estrutura (suntracker, estrutura metalica, outros dispositivos, etc) continuará "disponivel" apenas com pequenas manutençoes e novos paineis, certo? será entao errado falarmos de vida util de 20-25 anos, quando investindo novamente em novos paineis nao será certamente o mesmo montante inicialmente gasto no inicio do projecto.
-Permita-me corrigir, "o sistema tem um rentabilidade de 8-9%/ano líquido", acredito que podemos considerar sempre 10-15/anos, ultimos 5 anos talvez com "menos produçao"

Pergunta no seu caso - passam os 25 anos, paineis em baixa produtividade, o que fará com a instalaçao? renova os paineis?
Podemos falar de instalaçoes com vida e rentabilidade para 40 anos, * quando manutençoes realizadas + paineis substituidos ao fim de 20-25anos + nenhuma falha ou anomalia grave ?


Obrigado a todos pelo tempo e esclarecimentos!


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Instalação de UPP em 2016, compensa (€)?

Mensagem por areosa »

brunospinto,

5000€/ano!? Deve se conversa de vendedor, para esses valores só se for com seguidor e mesmo assim é muito otimista, pela simulação com seguidor dá um rendimento de 41200 kWh/ano que, na melhor das hipóteses resulta num rendimento entre 4100€ e 4300€/ano, dependendo da categoria, e fora impostos, seguros, manutenções, etc.
Atenção que os sistemas com seguidor, apesar de mais produtivos, têm também desvantagens porque consomem energia (que, dependendo da marca, pode ser significativa), mais propensos a avarias mecânicas, manutenções mais caras, mais sujeitos a danos devido a ventos fortes, etc. Se a sua opção é essa mas tem um terreno grande, sugiro que pondere um sistema fixo com mais kW em vez dos sistemas com seguidor mais caros, acredite que não se arrepende.

Cps, :mrgreen:


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Instalação de UPP em 2016, compensa (€)?

Mensagem por Quintas2 »

Não pesco nada de micro produções mas vou meter a minha colherada, só daquilo que tenho lido.

Têm falado de vida útil de 20-25 anos, com alguma manutenção, e isso é certamente para painéis, estrutura, etc.. Parece-me que dificilmente um inversor durará tanto tempo. Tenho lido aqui no fórum vários problemas com inversores, com poucos anos. À cautela, não será de considerar uma mudança de inversor (valor total em novo) dentro dos 25 anos? É que sempre são mais uns milhares de euros a contabilizar. Façam o favor de comentar, obrigado.
Cumprimentos,
Quintas2

Responder

Voltar para “Micro-Produção”