micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Tudo que seja relacionado com Projectos
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por jama »

boa noite. produçao março 2011 aqui fica a actualizaçao.
o s. pedro tem andado um bocadito mauzito para estes lados, mas paciencia nao podemos ter tudo a nosso favor.
Anexos
produçao diaria março 2011.JPG
produçao março 2011.JPG
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por alexjp4 »

jama Escreveu:boa tarde a todos no passado sabado, fiz um arrefecimento aos paineis pela parte de baixo dos mesmos com agua pulverisada tipo aspersor, durante cerca de 1 hora, acontece que os painies estavam produzir cerca de 4kw/h, passado cerca de 15 min. a produçao subiu para cerca de 4.250w atá aqui tudo normal, qual foi o meu espanto quando a partir dai a produçao caiu a pike para cerca dos 3000w com os paineis a continuarem a ser refregerados e sem haver qualquer nuvem, e nunca mais a produçao nesse dia subiu para os niveis que estava antes como se pode ver no grafico que aqui deixo, alguem me sabe dar uma explicaçao para esta situaçao um bocado esquesita?
todos juntos aprendemos mais.

boas

andava eu aqui no forum a aprender mais qualquer coisa..... quando vejo o que pode ser a resposta ao que aconteceu, segundo o nosso colega jduarte há inversores (penso que ele estaria a referir-se ao xantrex) que não é igual ao teu, mas pode ter um comportamento identico, ou seja quando ele ultrapassa os 4180w de produção ele reduz a saída para 3300w, que foi mais ou menos o que aconteceu ao teu, porque a produção caiu e passado algum tempo voltou a aumentar para depois voltar a cair mas porque a luminosidade estava a diminuir.
moral da história a ser assim a agua não tem directamente nada a haver com o que aconteceu, mas sim de o sistema estar sobredimencionado para o inversor que está instalado e devido ao arrefecimento dos paineis estes começaram a produzir mais do que o inversor aguenta.
a explicação para o comportamento do inversor esta no tópico do micro figueira.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por jama »

alexjp4 Escreveu:
jama Escreveu:boa tarde a todos no passado sabado, fiz um arrefecimento aos paineis pela parte de baixo dos mesmos com agua pulverisada tipo aspersor, durante cerca de 1 hora, acontece que os painies estavam produzir cerca de 4kw/h, passado cerca de 15 min. a produçao subiu para cerca de 4.250w atá aqui tudo normal, qual foi o meu espanto quando a partir dai a produçao caiu a pike para cerca dos 3000w com os paineis a continuarem a ser refregerados e sem haver qualquer nuvem, e nunca mais a produçao nesse dia subiu para os niveis que estava antes como se pode ver no grafico que aqui deixo, alguem me sabe dar uma explicaçao para esta situaçao um bocado esquesita?
todos juntos aprendemos mais.

boas

andava eu aqui no forum a aprender mais qualquer coisa..... quando vejo o que pode ser a resposta ao que aconteceu, segundo o nosso colega jduarte há inversores (penso que ele estaria a referir-se ao xantrex) que não é igual ao teu, mas pode ter um comportamento identico, ou seja quando ele ultrapassa os 4180w de produção ele reduz a saída para 3300w, que foi mais ou menos o que aconteceu ao teu, porque a produção caiu e passado algum tempo voltou a aumentar para depois voltar a cair mas porque a luminosidade estava a diminuir.
moral da história a ser assim a agua não tem directamente nada a haver com o que aconteceu, mas sim de o sistema estar sobredimencionado para o inversor que está instalado e devido ao arrefecimento dos paineis estes começaram a produzir mais do que o inversor aguenta.
a explicação para o comportamento do inversor esta no tópico do micro figueira.
eu continuo a acreditar que foi realmente humidade que se infiltrou nas ligaçoes dos cabos,e deu passagem á terra, porque este inversor já teve picos acima dos 4500w e o que ele faz e limitar a potencia entre o 4200w e 4300w e dai nao passa, porque eu já tive dias em que as 10h da manha está acima dos 4200w e o sol ainda nao está a coincidir no pleno nos paineis o que só acontece por volta da 1h da tarde , e o inversor aguenta-se nessa potencia sem ultrapassar os 4300w, isto quer dizer que o inversor limita a potencia max a 4280w ,porque senao vejamos as 10/11horas esta a debitar 4280w as 13h ele deveria estar a debitar mais porque nessa hora é que o sol atinge o seu pico nos paineis , e a produçao continua a ser a mesma,se fosse isso quando foi da refrigeraçao que lhe dei com agua, podia dar um pico de 4250w como deu, mas mantinha-se por esses valores e nao foi isso que aconteceu de 4250w veio para cerca de 3mil e poucos w/h.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por alexjp4 »

jama Escreveu:
alexjp4 Escreveu:
jama Escreveu:boa tarde a todos no passado sabado, fiz um arrefecimento aos paineis pela parte de baixo dos mesmos com agua pulverisada tipo aspersor, durante cerca de 1 hora, acontece que os painies estavam produzir cerca de 4kw/h, passado cerca de 15 min. a produçao subiu para cerca de 4.250w atá aqui tudo normal, qual foi o meu espanto quando a partir dai a produçao caiu a pike para cerca dos 3000w com os paineis a continuarem a ser refregerados e sem haver qualquer nuvem, e nunca mais a produçao nesse dia subiu para os niveis que estava antes como se pode ver no grafico que aqui deixo, alguem me sabe dar uma explicaçao para esta situaçao um bocado esquesita?
todos juntos aprendemos mais.

boas

andava eu aqui no forum a aprender mais qualquer coisa..... quando vejo o que pode ser a resposta ao que aconteceu, segundo o nosso colega jduarte há inversores (penso que ele estaria a referir-se ao xantrex) que não é igual ao teu, mas pode ter um comportamento identico, ou seja quando ele ultrapassa os 4180w de produção ele reduz a saída para 3300w, que foi mais ou menos o que aconteceu ao teu, porque a produção caiu e passado algum tempo voltou a aumentar para depois voltar a cair mas porque a luminosidade estava a diminuir.
moral da história a ser assim a agua não tem directamente nada a haver com o que aconteceu, mas sim de o sistema estar sobredimencionado para o inversor que está instalado e devido ao arrefecimento dos paineis estes começaram a produzir mais do que o inversor aguenta.
a explicação para o comportamento do inversor esta no tópico do micro figueira.
eu continuo a acreditar que foi realmente humidade que se infiltrou nas ligaçoes dos cabos,e deu passagem á terra, porque este inversor já teve picos acima dos 4500w e o que ele faz e limitar a potencia entre o 4200w e 4300w e dai nao passa, porque eu já tive dias em que as 10h da manha está acima dos 4200w e o sol ainda nao está a coincidir no pleno nos paineis o que só acontece por volta da 1h da tarde , e o inversor aguenta-se nessa potencia sem ultrapassar os 4300w, isto quer dizer que o inversor limita a potencia max a 4280w ,porque senao vejamos as 10/11horas esta a debitar 4280w as 13h ele deveria estar a debitar mais porque nessa hora é que o sol atinge o seu pico nos paineis , e a produçao continua a ser a mesma,se fosse isso quando foi da refrigeraçao que lhe dei com agua, podia dar um pico de 4250w como deu, mas mantinha-se por esses valores e nao foi isso que aconteceu de 4250w veio para cerca de 3mil e poucos w/h.
boas

já vi que tens graficos com ele a cortar nos 4300w, mas o grafico desse dia tambem é um pouco estranho, ele na verdade sobe depois das 13,30h até as 14h e depois começa a descer, e de repente cai para os 3000w se dizes que estiveste a molhalo durante 1h realmente há aí qualquer coisa de estranho porque estando o sol a incidir mais sobre os paineis a essa hora e penso que estaria uma temperatura elevada nesse dia os paineis deveriam estar a mais de 50cº o salto na produção deveria ser muito maior do que aquele que fez só 250w, eu tenho uma potencia instalada de 3960w as 13,40h 50cº nos paineis 31cº temperatura ambiente e a debitar 3294w passado 3 minutos a arrefece-los passo para os 3610w o que dá 316w, porque o inversor não dá mais, ora como tens mais potência instalada a produção deveria subir muito mais eventualmente muito perto da potência dos paineis 4700w.
mas isto era apenas mais uma possivel explicação.
mas sendo uma fuga a terra o inversor não deveria avisar? o sunny boy acende uma luz vermelha quando há algum problema com as terras mesmo sem ser de fuga, ou diferencial não deveria disparar?
mas o que é preciso é que parece que está tudo bem e a produzir como deve de ser!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por jama »

saudaçoes verdes a todos.
aqui fica produçao de abril 2011
Anexos
produçao Abril 2011.JPG
produçao diaria Abril 2011.JPG
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por jasmim »

viva,
tenho também uma mp com ajuste sazonal.

gostaria de saber a sua opinião quanto às inclinações.
resido em stª mª da feira na latitude 40º

tendo em conta que o solstício de verão é a 21 de junho. colocaria a inclinação em 25º (lat.40º menos 15º) de 22 de abril a 21 de julho.

tendo em conta o equinócio de 21 de setembro. colocaria a inclinação em 40º (igual à lat.40º onde a mp está instalada) de 22 de julho a 21 de outubro.

tendo em conta que o solstício de inverno é a 21 de dezembro. colocaria a inclinação em 55º (lat.40º mais 15º) de 22 de outubro a 21 de janeiro.

tendo em conta o equinócio de 21 de março. colocaria a inclinação em 40º (igua à lat.40º onde a mp está instalada) de 22 de janeiro a 21 de abril.

o que acha?

obrigado
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por jama »

boa noite eu acho que essa inclinaçao esta bem, eu neste momento tenho os meus paineis com uma inclinaçao de cerca de 20 graus.foi na semana passada que os passei de 35 para 20.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por jama »

boa noite juventude, maio foi um mes um bocadito manhoso com estas trovoadas quase todos os dias, mas que vale é que elas, as nuvens só vinham da parte da tarde, um mal menor, mas mesmo assim a fazer mossa,mas lá esta o velho ditado que o meu avô dizia "mes de maio sem trovões e como um burro sem colhões" desculpei a expressao mas temos que falar a nossa lingua se nao o proverbio nao tem piada.
entao aqui ficam os graficos.
obs. se quiserem ver os graficos em tamanho maior, é só clicarem em cima dos mesmos que a imagem aumenta.
Anexos
produçao diaria Maio 2011.JPG
produçao Maio 2011.JPG
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por jama »

boa noite meus amigos, o mes de junho foi um mes muito bom para estes lados , venham muitos assim.
obs. inclinaçao dos paineis 20 graus
Anexos
produçao junho 2011.JPG
produçao diaria junho 2011.JPG
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por jama »

boa noite. produçao julho 2011, aqui fica
881.3kw-produzidos.
467,1kg -de CO2 que nao foi para a atmosfera.
544,22€ -que foram para a conta.
a isto chamo ouro sobre azul.

obs. no principio deste mes ,a inclinaçao vai ser levantada para os 35graus, actualmente esta em 20graus.
Anexos
produçao julho 2011.jpg
produçao diaria julho 2011.jpg
Última edição por jama em domingo jul 31, 2011 10:10 pm, editado 2 vezes no total.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por PaulOL »

Boas jama,

Já estranhava não haver gráfico de Junho, mas sempre apareceu... a 31 Julho, já diz o ditado "mais vale tarde que nunca" :lol:

O de Julho, estava na forja... como sempre valores excepcionais!!!

Cumpts.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por jama »

PaulOL Escreveu:Boas jama,

Já estranhava não haver gráfico de Junho, mas sempre apareceu... a 31 Julho, já diz o ditado "mais vale tarde que nunca" :lol:

O de Julho, estava na forja... como sempre valores excepcionais!!!

Cumpts.
Ò pá , o grafico de junho já lá está desde o mes passado, eu agora é que me enganei e cliquei em ressustitar topico e ficou lá a data de hoje.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por PaulOL »

jama Escreveu:
PaulOL Escreveu:Boas jama,

Já estranhava não haver gráfico de Junho, mas sempre apareceu... a 31 Julho, já diz o ditado "mais vale tarde que nunca" :lol:

O de Julho, estava na forja... como sempre valores excepcionais!!!

Cumpts.
Ò pá , o grafico de junho já lá está desde o mes passado, eu agora é que me enganei e cliquei em ressustitar topico e ficou lá a data de hoje.

Tens razão... :oops:

Pois nos meus canhenhos já lá tinha esse valor e eu não sou adivinho... :lol: :lol: a data confundiu-me!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por jama »

boa tarde, atrasadas mas aqui ficam as produçoes de agosto 2011, por sinal com uma quebra acentuada em relaçao ao mes de agosto do ano passado ,menos quase 200kw, mas ai nao podemos fazer nada, o S.Pedro é soberano e Ele lá sabe.

727.94kw

449.50€
Anexos
produçao diaria agosto 2011.jpg
produçao agosto 2011.jpg
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por JDuarte »

Boas Jama,

Parece que o mau Agosto foi geral... porque aqui também houve quebra de quase 10%
Resta-nos a esperança que o S. Pedro se tenha enganado no calendário... e que o Setembro seja um Agosto (embora com menos horas de astro rei).
Cmps,

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por jama »

boa noite a todos,produçao de setembro de 2011.aqui fica para mais tarde recordar.
1 abraço a todos
Anexos
produçao setembro 2011
produçao setembro 2011
produçao diaria setembro 2011
produçao diaria setembro 2011
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por jama »

boa noite.
É caso para dizer "Á GRANDE OUTUBRO"
aqui fica para mais tarde recordar-mos

716.52 kw

442,45 €


1 abraço
Anexos
produçao outubro 2011.jpg
produçao diaria outubro 2011.jpg
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por Volt »

3 meses quase iguais. Espectáculo.

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:

E eu a vê-los passar!!! :cry: :cry:
Parabéns!
Citando o "QUIM":
......
quem pode pode/quem não pode/sai de cima...

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por jama »

boa noite a todos. aqui deixo as produçoes de novembro 2011
Anexos
produçao diaria novembro 2011.jpg
produçao novembro 2011.jpg
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Responder

Voltar para “Projectos”