Diário da minha MP - Aveiro

Tudo que seja relacionado com Projectos

Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário da minha MP - Cacia/Aveiro

Mensagem por PaulOL »

bubas Escreveu:não será demasiado? usa o simulador da kaco.

boas!

pois...o engº. diz que sim, que mais lhe posso dizer.

ora também chegou a minha hora de receber a 1ª factura de produção, esta ficou-se pelos 254€ de 17-06(15:00h) a 06-06) 433kw, no próximo mês deve ser mais sorridente, digo eu...

até


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário da minha MP - Cacia/Aveiro

Mensagem por PaulOL »

boas!

finalmente atingida a barreira dos 1.000kw, mais precisamente 1.007kw ao 47º dia.
esta ultima semana tem havido muito nevoeiro/nebulosidade, cá por esta zona, então hoje quase nem se viu o sol todo o dia vamos ver se vêm dias melhores, o verão deve de andar aí por algures!!... espero que também venha para estes lados

bom sol para todos


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário da minha MP - Cacia/Aveiro

Mensagem por PaulOL »

boas!

tenho andado atarefado em estudar a viabilidade de alterar a actual mp para uma situação mais promissora em termos futuros e nem tenho contribuído aqui para o fórum, como tal, fica aqui o registo dos valores de produção da actual "menina pequenina" (só tem 5 meses), actualizado até fins de outubro.
é de realçar um facto, já bem mencionado por outros participantes, o kaco 3600xi regista uma produção sempre inferior ao contador da edp.

Gráfico Mensal Produção - 2010.PNG
até


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário da minha MP - Cacia/Aveiro

Mensagem por PaulOL »

boas!

mais um mês para a história, não há milagres a pouca inclinação 25º e o desvio para este, fazem o resto, mesmo assim ficou acima das previsões o que já não é mau, mas é pouco!!!...
outubro = 431kwh
Produção MP.png
já agora uma (duas) ajuda...
dos 3 coeficientes de temperatura dos módulos solares, qual a ordem em função do grau de importância, se é que é possivel?...a isc (corrente); b voc (tensão); y pmax (potência).

por exemplo de 2 módulos de silício monocristalinos, com os seguintes coeficientes temperatura:

modulo 1:
a isc = +0.045% / ºc
b voc = -0,053% / ºc
y pmax = -0,38% / ºc

modulo 2:
a isc = +0,075% / ºc
b voc = -0,312% / ºc
y pmax = -0,405% / ºc

qual o melhor, apenas neste critério?

obg.
paulol


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Diário da minha MP - Cacia/Aveiro

Mensagem por CrOhN »

o melhor será o modulo 1, pelo menos tem y pmax = -0,38% / ºc, que, quando usamos inversores, é o que nos interessa. o inversor optimizará a potência disponível no modulo, independentemente da tensão e/ou intensidade.

em todo o caso, não á nada que me fizesse perder o sono aquando da escolha dos módulos, e muito menos se o custo do modulo 1 fosse superior ao do módulo2.


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário da minha MP - Cacia/Aveiro

Mensagem por PaulOL »

crohn Escreveu:o melhor será o modulo 1, pelo menos tem y pmax = -0,38% / ºc, que, quando usamos inversores, é o que nos interessa. o inversor optimizará a potência disponível no modulo, independentemente da tensão e/ou intensidade.

em todo o caso, não á nada que me fizesse perder o sono aquando da escolha dos módulos, e muito menos se o custo do modulo 1 fosse superior ao do módulo2.


boas! crohn

peço desculpa, mas cometi um lapso, o valor correcto para b voc é b voc -0,530%/ºc, pois o valor que indiquei primeiramente está errado (-0,053% / ºc)
está rectificação vai alterar a sua análise?

mais uma vez, as minhas desculpas...

até


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Diário da minha MP - Cacia/Aveiro

Mensagem por CrOhN »

não, mantenho a minha opinião. como disse em cima, o que nos interessa é a potência disponível.


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por PaulOL »

boas!

aqui vai a misere produção de novembro
Prod.até Nov.10.png
palavras para quê?!!!!!
mas o dezembro, ainda vai pior...


m_martins
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: segunda dez 20, 2010 7:30 pm

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por m_martins »

paulol Escreveu:boas!

aqui vai a misere produção de novembro
prod.até nov.10.png
palavras para quê?!!!!!
mas o dezembro, ainda vai pior...

visto que está na altura ideal faço uma pergunta está arrependido com o ângulo de 25º, pois os meus painéis ficaram com esse ângulo, estando a tempo de fazer as devidas exigências é melhor o ângulo de 30º para o inverno. ou os 25º é compensado no verão?

resumindo exijo os 35º ou deixo ficar pelos +/-25º

abraço
m.carlos

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por jama »

m_martins Escreveu:
paulol Escreveu:boas!

aqui vai a misere produção de novembro
prod.até nov.10.png
palavras para quê?!!!!!
mas o dezembro, ainda vai pior...

visto que está na altura ideal faço uma pergunta está arrependido com o ângulo de 25º, pois os meus painéis ficaram com esse ângulo, estando a tempo de fazer as devidas exigências é melhor o ângulo de 30º para o inverno. ou os 25º é compensado no verão?

resumindo exijo os 35º ou deixo ficar pelos +/-25º

abraço
m.carlos
desculpa eu estar a meter o bedelho, mas eu optava pelos 35º e assim estava no ideal o ano todo.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por PaulOL »

boas! m.carlos

tem no anterior post, uma resposta de um mestre nestes assuntos... mais palavras para quê

a vida é uma escola, o que sei hoje devia-o saber à 9 meses atrás, as minhas decisões eram completamente diferentes, pode crer!...

1 abraço


m_martins
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: segunda dez 20, 2010 7:30 pm

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por m_martins »

paulol Escreveu:boas! m.carlos

tem no anterior post, uma resposta de um mestre nestes assuntos... mais palavras para quê

a vida é uma escola, o que sei hoje devia-o saber à 9 meses atrás, as minhas decisões eram completamente diferentes, pode crer!...

1 abraço
eu compreendo e agradeço as vossas ajudas e opiniões a questão é que fico com receio da força do vento, pois aqui na minha grande parte dos dias do ano o vento sopra precisamente pela parte de trás dos painéis, penso que de noroeste, depois o vento leva-me o telhado e os painéis e fico sem produção e micro-produção, lol mesmo com seguro tenho um pouco de receio.
abraço e votos de um ano novo cheio de muito sol.


tofredo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta dez 30, 2010 11:08 pm

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por tofredo »

olá.
boa sorte para o investimento, aguardo com interesse os valores mensais de produção.

paulol Escreveu:boas!

tenho acompanhada atentamente as experiências e os testemunhos vividos pelos colegas do fórum, pelo que, agora chegou a minha vez de relatar a minha aventura na micro-geração, que começou com:

pré-registo - 05 de janeiro de 2010
registo provisório – 18 de fevereiro (3ª sessão - tarifa 0.5866€)
potencia de ligação - 3,45kwh
data inicial para pedir inspecção - 15 de abril
montagem finalizada - 08 de abril
pedido de inspecção – 16 de abril
data da inspecção - 26 de abril - aprovada
contrato da edp recebido e enviado - 04 de maio
ligação à rede da edp – ? (talvez próxima semana)

descrição da minha unidade de micro-produção:

1 – estrutura fixa dupla cruzada em telhado (inox e alumínio)
18 – painéis eurener mepv 230 (potencia instalada 4.140w)
1 - inversor kako powador 3600xi
1 - dispositivo de alarme para falha de produção
1 - quadro eléctrico dc, incluindo descarregadores de sobretensão
1 - quadro eléctrico ac, incluindo descarregadores de sobretensão e protecção diferencial
1 - contador de produção (c/modem e antena gsm)
80 – metros de cabo eléctrico dc, solar 6mm2
3 – metros de cabo eléctrico, ac, tipo xv 3g6
75 – metros cabo eléctrico (vd/am), h07v-r 6mm2

garantias de produto:
- tudo 2 anos
- excepções: painéis eurener -10 anos e inversor kako - 7 anos

valor investido:
- 15.200€ (chave na mão)

bom, agora é só esperar o dia da ligação à rede da edp.

espero que tenha carregado bem as fotos...

até


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por PaulOL »

m_martins Escreveu:
paulol Escreveu:boas! m.carlos

tem no anterior post, uma resposta de um mestre nestes assuntos... mais palavras para quê

a vida é uma escola, o que sei hoje devia-o saber à 9 meses atrás, as minhas decisões eram completamente diferentes, pode crer!...

1 abraço
eu compreendo e agradeço as vossas ajudas e opiniões a questão é que fico com receio da força do vento, pois aqui na minha grande parte dos dias do ano o vento sopra precisamente pela parte de trás dos painéis, penso que de noroeste, depois o vento leva-me o telhado e os painéis e fico sem produção e micro-produção, lol mesmo com seguro tenho um pouco de receio.
abraço e votos de um ano novo cheio de muito sol.

boas! "m_martins

penso que se está a referir ao que normalmente chama-mos de "nortada", muito característico nesta nossa zona e principalmente no verão.
a nortada no verão tem um efeito natural de arrefecimento dos painéis, pois todos sabemos que é nesta estação que os painéis atingem as temperaturas mais elevadas, limitando desta forma a produção, pelo que na minha perspectiva é bem vindo a nortada, agora não havendo as respectivas condições de segurança das estruturas e local onde estão fixadas, é melhor não arriscar, se bem que os seguros também servem para alguma coisa... (digo eu)
olhando para as fotos fica-se apreensivo, na verdade o local pode ser o melhor que tem, mas não me parece que dê garantias de suportar em conjunto (casa + painéis c/35º) esse ventos fortes de forma continua, se ficasse apenas por "até a barraca abana" mal menor!..

agora não existam ilusões, com 15º de inclinação vai limitar de forma significativa a produção, principalmente fora do verão.
se pensar-mos no inverno, céu limpo o sol a fazer um ângulo de 27º com a terra é de imaginar a redução de área a "absorver" a radiação, que no ideal deveria fazer 90º na perpendicular ao sol.
pode ver aqui no forum uma mp com ajuste sazonal do colega "jama" em nelas - viseu, que de novembro a fevereiro é colocada a 55º e os resultados estão à vista

bom ano e muito sol


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por PaulOL »

boas! trofedo

se reparar, as produções mensais estão todas "postadas" aqui no forum e só precisa de ver o gráfico do ultimo mês!



Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por PaulOL »

boas!

mais um mês terminou e com este o ano 2010, o dito ano “zero”, daqui para a frente são + 5 anos com preço garantido, depois logo se verá. espero que estes 5 anos sirvam para amortizar todo o investimento, mas isso são outras contas a fazer lá para o fim de 2015!

para o ano 2010 (17 maio a dezembro), ficam os seguintes dados:

previsão: 3.525 kwh
produção (edp): 3.857 kwh
desvio produção: + 9,4%

produção no contador: 3.857 kwh
produção no inversor: 3.779 kwh
desvio leituras (contador/inversor): + 2,06%
Produção de 2010.gif
agora é esperar que 2011, seja de agraveis surpresas…

bom ano e muito sol


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por PaulOL »

boas!

o s.pedro não nos dá tréguas...a continuar assim, este mês vai bater todos os recordes, pela negativa!

o quintal está bem regadinho por uma boa temporada, isto para não falar na habitação...

[A extensão mov foi desativada e não pode ser exibida.]

... ou será que tenho de me virar para as minihidricas, mais uma fonte de energias renováveis (cruzes canhoto)

haja esperança... melhores dias verão!


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por JDuarte »

boas,

pois é o s. pedro tem regado bem! mas felizmente nada que se compare com os recentes casos de austrália, brasil e polónia. embora pelo vídeo seja possivel ver muita lama a causar danos.

temos dias de menor produção... mas o que é isso com perder as nossas casas?! mesmo assim poderemos fazer uma petição ao s. pedro para uma semana de sol (sempre dava para compor o mês).... digo isto porque as previsões meteorológicas para a próxima semana são mais animadoras!

cmps,


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por PaulOL »

jduarte Escreveu:boas,

pois é o s. pedro tem regado bem! mas felizmente nada que se compare com os recentes casos de austrália, brasil e polónia. embora pelo vídeo seja possivel ver muita lama a causar danos.

temos dias de menor produção... mas o que é isso com perder as nossas casas?! mesmo assim poderemos fazer uma petição ao s. pedro para uma semana de sol (sempre dava para compor o mês).... digo isto porque as previsões meteorológicas para a próxima semana são mais animadoras!

cmps,

boas! jduarte

é verdade, felizmente não tem comparação possivel com o que se tem passado nos países citados, mas os verdadeiros estragos não estão no vídeo, nem é minha intenção mostrar, mas posso adiantar que ainda chegou a alguns milhares de euros (cobertos por seguro), o vídeo apenas mostra a parte final da "procissão" aí os estragos foram de fácil resolução, umas boas mangueiradas de água resolveu o problema.

finalmente, parece que o s.pedro vai dar-nos umas tréguas por alguns dias, o que já não é mau, pode ser que ajude a compor o mês


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário da minha MP - Aveiro

Mensagem por PaulOL »

boas!

já havia saudades de um dia como o de hoje...

mais uns dias assim e como diz o colega jduarte, "sempre dava para compor o mês"

Responder

Voltar para “Projectos”