Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Tudo que seja relacionado com Projectos
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

volt Escreveu:o meu inversor tem 93,9% de eficiência. não sei se o teu não será parecido... isto significa que, a cada 1000wh dc que chegam ao inversor, apenas 939w ac saem.
está explicadíssimo!

só estou a achar estranho por que raio um dia como de ontem por exemplo, quando tenho 4140w instalados, só estavam a chegar cerca de 3800/3900w ao inversor...

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Volt »

já viste quanto é 4140*0.939 (a eficiência no meu caso)?...

ps: dá 3887 (e ainda podes descontar mais umas "perdazitas").
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

volt Escreveu:já viste quanto é 4140*0.939 (a eficiência no meu caso)?...

ps: dá 3887 (e ainda podes descontar mais umas "perdazitas").
a minha outra dúvida mantêm-se
então chegam-me 3900w ao inversor. partindo do principio que a % de eficiencia é a mesma: temos 3900*0.939=3662.10w que foi a média infectada na rede que tive ontem. até aqui está explicado.
a minha questão agora é porque razão tenho 4140w instalados e só chegam os 3900w ao inversor... de onde vêm essas perdas?

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por jama »

só estou a achar estranho por que raio um dia como de ontem por exemplo, quando tenho 4140w instalados, só estavam a chegar cerca de 3800/3900w ao inversor... [/quote]


espera ai estas mesmo confuso, é assim tu tens 4140wp de paineis mas esses paineis debitam essa potencia num dia com uma radiaçao solar de 1000w por metro quadrado com uma temperatura media de 25º, os fabricantes de paineis garantei essa pot max. dos paineis nestas condiçoes que eu frizei atras, ontem por ex. a radiaçao solar max. aqui na zona centro foi cerca de 700w por metro quadrado isto por volta do meio dia que depois começa a baixar,depois ainda tens as perdas dos cabos entre os paineis e o inversor tudo isso conta meu amigo. por esa ordem de ideias eu tenho 4800wp de paineis se chega-se na totalidade essa pot. ao inversor eu tinha uma saida ac acima dos 4500w, era uma festa nao?
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Volt »

ora nem mais... quem sabe, sabe. o jama já explicou as tais "perdazitas".
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

jama Escreveu:...paineis debitam essa potencia num dia com uma radiaçao solar de 1000w por metro quadrado com uma temperatura media de 25º, os fabricantes de paineis garantei essa pot max. dos paineis nestas condiçoes que eu frizei atras, ontem por ex. a radiaçao solar max. aqui na zona centro foi cerca de 700w por metro quadrado isto por volta do meio dia que depois começa a baixar...
era essa explicação que faltava! lol
curioso, um dia com céu azulinho e apenas com 70% de radiação...


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por JDuarte »

pedrolopes Escreveu: era essa explicação que faltava! lol
curioso, um dia com céu azulinho e apenas com 70% de radiação...
é mesmo assim... eu também achava estranho os meus chinocas em pleno agosto debitarem os 4125w e nesta altura não passam dos 3850w... temos de esperar pelo junho para termos radiação acima dos 1200w/m2.

parece que amanhã já voltam as nuvens, vais ver que quando o sol sai de trás das nuvens a potência nominal é facilmente atingida!

cmps,


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por JDuarte »

olá pedro,

qual o pico de hoje? foi possível testar o que ontem mencionei quanto aos picos máximos.

aqui pelo oeste por volta das 12:15 surgiram umas nuvens bem negras.
dia22-03-2011.png
até essa hora o rendimento estava na casa dos 3840w dc e 3650ac, quando as nuvens desapareceram (temporariamente) o rendimento passou a ser 4100w dc e 3900ac, sendo conseguida uma ponta de 3,86kw no contador entre as 13:15 e as 13:30.
também neste gráfico é possivel ver o efeito da tensão de rede (com a mp desligada andava na casa dos 248v, quando a mp ligava depressa chegava ao limite de 261v suportados pelo inversor). entre as 11:30 e as 12:30 o inversor só reinicou 16 vezes e não continuou porque o sistema de rega liga às 12:30 e com consumo na habitação a tensão da rede baixa.

cmps,
jduarte

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

jduarte Escreveu:olá pedro,

qual o pico de hoje? foi possível testar o que ontem mencionei quanto aos picos máximos.

aqui pelo oeste por volta das 12:15 surgiram umas nuvens bem negras.

dia22-03-2011.png

até essa hora o rendimento estava na casa dos 3840w dc e 3650ac, quando as nuvens desapareceram (temporariamente) o rendimento passou a ser 4100w dc e 3900ac, sendo conseguida uma ponta de 3,86kw no contador entre as 13:15 e as 13:30.
também neste gráfico é possivel ver o efeito da tensão de rede (com a mp desligada andava na casa dos 248v, quando a mp ligava depressa chegava ao limite de 261v suportados pelo inversor). entre as 11:30 e as 12:30 o inversor só reinicou 16 vezes e não continuou porque o sistema de rega liga às 12:30 e com consumo na habitação a tensão da rede baixa.

cmps,
jduarte
boas!
não cheguei a atingir a nominal máxima, mas andei lá perto - por volta dos 3760w ac
com o meu gráfico também é possivel ver que após a passagem das nuvens, a tenção nominal chegava mais alto e abrandava de seguida.
reinicios contei 2 agora já ao final do dia quando comecei a ligar equipamento cá em casa e quando já só estava a injectar entre 100/200w... baixou dos 190v e pimba. é que eu sofro do mal contrário ao teu... baixas tensões, o que não é pior quando a mp está a bombar como deve de ser. agora com o kacoviso, consigo ver que a tensão aqui tem variações brutais - é capaz de variar ao longo do dia entre os 200v e os 250v - parece o gráfico de um detector de sismos!

ai fica o dia de hoje
Imagem

abraço,


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por PaulOL »

boas!

só faltava + 1 painel, para se colar nos 3800... ou mais!

cumpts.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

paulol Escreveu:boas!

só faltava + 1 painel, para se colar nos 3800... ou mais!

cumpts.
não cabem lá mais!


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por PaulOL »

pedrolopes Escreveu:
paulol Escreveu:boas!

só faltava + 1 painel, para se colar nos 3800... ou mais!

cumpts.
não cabem lá mais!

boas!

pois é, já não me lembrava que o seguidor já tem carga a mais que o máximo permitido para o deger 3000nt (25m2), mas também estéticamente não ficava lá muito bem, embora se perdoasse pelo beneficio realizado na produção!

cumpts.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

paulol Escreveu:boas!

pois é, já não me lembrava que o seguidor já tem carga a mais que o máximo permitido para o deger 3000nt (25m2), mas também estéticamente não ficava lá muito bem, embora se perdoasse pelo beneficio realizado na produção!

cumpts.
tocando nesse assunto, ao terminar a instalação, foi preenchido por mim e pelo instalador uma ficha informativa onde constam a quantidade e referência de paineis instalados, a ser enviada para a deger a pedido da própria para efeitos de garantia. fiquei com a clara ideia que não haverá qualquer problema neste pormenor da "carga a mais"...

ainda sobre o seguidor... hoje está um autêntico vendaval por estas bandas... e os sistemas de protecção estão a cumprir as suas funções, pelo que deste as 9h da manhã e pelo menos até ao almoço, estive a produzir como se fosse um sistema fixo! lol
o gráfico de hoje está giro... vê-se perfeitamente que o sistema tentou repor-se por 2 ou 3 vezes durante a manhã mas esteve praticamente o tempo todo na posição de defesa... vai resultar em menos produção, mas deixa-me sinceramente mais descansado... mais logo coloco o grafico...

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por mauri »

ainda bem que assim é.
chama-se a isso defesa e ao ataque!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Flamingo »

pedrolopes Escreveu: ainda sobre o seguidor... hoje está um autêntico vendaval por estas bandas... e os sistemas de protecção estão a cumprir as suas funções, pelo que deste as 9h da manhã e pelo menos até ao almoço, estive a produzir como se fosse um sistema fixo! lol
como desconheço, confesso que achei coriosidade a esse sistema. ainda bem que assim é, a a partir de agora vou andar atento para ver se vejo por aí alguns paineis na orizontal em dias de vento...


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por PaulOL »

pedrolopes Escreveu:
paulol Escreveu:boas!

pois é, já não me lembrava que o seguidor já tem carga a mais que o máximo permitido para o deger 3000nt (25m2), mas também estéticamente não ficava lá muito bem, embora se perdoasse pelo beneficio realizado na produção!

cumpts.
tocando nesse assunto, ao terminar a instalação, foi preenchido por mim e pelo instalador uma ficha informativa onde constam a quantidade e referência de paineis instalados, a ser enviada para a deger a pedido da própria para efeitos de garantia. fiquei com a clara ideia que não haverá qualquer problema neste pormenor da "carga a mais"...

ainda sobre o seguidor... hoje está um autêntico vendaval por estas bandas... e os sistemas de protecção estão a cumprir as suas funções, pelo que deste as 9h da manhã e pelo menos até ao almoço, estive a produzir como se fosse um sistema fixo! lol
o gráfico de hoje está giro... vê-se perfeitamente que o sistema tentou repor-se por 2 ou 3 vezes durante a manhã mas esteve praticamente o tempo todo na posição de defesa... vai resultar em menos produção, mas deixa-me sinceramente mais descansado... mais logo coloco o grafico...

boas!

sendo assim, é óptimo saber que a deger mantém a garantia mesmo ultrapassando a área máxima mencionada nas características técnicos do modelo em causa, mas também se põe outra questão, até quantos (m2) a deger tolera, deveria ser de conhecimento publico, pois muito provavelmente angariava mais clientes, digo eu...

sobre o sistema por-se à defesa, é uma característica muito positivo desta marca, já agora qual a velocidade que ficou regulada o seguidor?
será que não está regulado para uma velocidade do vento demasiado baixa, não é benéfico para a produção mas apenas para a segurança, se assim for!
tem conhecimento se a deger aconselha algum parâmetro (velocidade do vento) um função da área de painéis aplicado?

cumpts.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

paulol Escreveu:boas!

sendo assim, é óptimo saber que a deger mantém a garantia mesmo ultrapassando a área máxima mencionada nas características técnicos do modelo em causa, mas também se põe outra questão, até quantos (m2) a deger tolera, deveria ser de conhecimento publico, pois muito provavelmente angariava mais clientes, digo eu...

sobre o sistema por-se à defesa, é uma característica muito positivo desta marca, já agora qual a velocidade que ficou regulada o seguidor?
será que não está regulado para uma velocidade do vento demasiado baixa, não é benéfico para a produção mas apenas para a segurança, se assim for!
tem conhecimento se a deger aconselha algum parâmetro (velocidade do vento) um função da área de painéis aplicado?

cumpts.
boas! não tenho a certesa para que velocidade do vento ficou regulado. lembro-me de se ter falado nisso no inicio da instalação, e até terem dito que não iam mexer no que vinha regulado por defeito, mas não me recordo da velocidade. qualquer das formas será regulável, e se entretanto verificar que esta a actuar em excesso, tenho que verificar a situação.

em quase duas semanas a funcionar, apenas hoje ele fez isso e estava realmente algum vento... estava aqui a consultar os registos de uma estação metereologica que existe no município, e registou ventos de 30km/h.

fica o gráfico da produção de hoje onde se percebe onde actuou o sistema de protecção:
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

e lá se foi o mês de março, espera-se que o abril traga mais um pouco de sol.
mesmo assim, para começar, com a ligação feita no dia 11, e um mês cheio de nuvens, os 415kw produzidos não me deixam de todo desanimado!

fica o resumo do mês:
Imagem

abraço,

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

fechei hoje o meu primeiro mês de produção e a bater o record pessoal - céu limpo e temperatura amena resultaram em 36.2kw produzidos
tenho o kaco a marcar 688.4kw, e o contador de rede (que não tem casas decimais) a marcar 688kw... não podiam estar mais sincronizados!


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por JDuarte »

pedrolopes Escreveu:fechei hoje o meu primeiro mês de produção e a bater o record pessoal - céu limpo e temperatura amena resultaram em 36.2kw produzidos
tenho o kaco a marcar 688.4kw, e o contador de rede (que não tem casas decimais) a marcar 688kw... não podiam estar mais sincronizados!
bons resultados pedro e até setembro será sempre acima disso.

Responder

Voltar para “Projectos”