Microprodução - Lagos

Tudo que seja relacionado com Projectos

Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por mcarneiro »

luisameixa Escreveu:Olá vizinho parece que isso se esta a compor.
Compts
luisameixa
Viva vizinho,

Isto está a andar agora, no primeiro dia é que foi mais dificil , para furarem com a craneana para a caixa de ar, parecia que estavam a furar para a Australia, eles estavam a conta com a espessura do bloco dos contadores , mas só o que estava a vista.. :lol: , que tinha 50cm, problema é que a sapata tinha quase 1 mt, resultado , craneana com 50mm de diametro, e extensor de 90cm ,se nao me engano, e tanto betão demora a furar! :P
Anexos
Contador de consumo - caixa antiga
Contador de consumo - caixa antiga
Caixa Cont_orig.jpg (39.75 KiB) Visto 3908 vezes
Caixa de contador de consumo nova, e portinhola PC/P
Caixa de contador de consumo nova, e portinhola PC/P
Cont_cons_port.jpg (29.39 KiB) Visto 3908 vezes


luisameixa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: sexta jun 10, 2011 6:32 pm
Localização: Aljezur/Algarve

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por luisameixa »

Viva vizinho,

Isto está a andar agora, no primeiro dia é que foi mais dificil , para furarem com a craneana para a caixa de ar, parecia que estavam a furar para a Australia, eles estavam a conta com a espessura do bloco dos contadores , mas só o que estava a vista.. , que tinha 50cm, problema é que a sapata tinha quase 1 mt, resultado , craneana com 50mm de diametro, e extensor de 90cm ,se nao me engano, e tanto betão demora a furar!

Olá vizinho, essas coisas são mesmo assim e temos que contar com alguns imprevistos e algum imcomodo, mas depois vem a parte melhor que é contribuir para um ambiente melhor e em contra partida receber ainda alguns :lol:

Compts
luisameixa


Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por mcarneiro »

Aqui Ficam mais umas fotos:
Anexos
Contador Janz C280 , Antena e Dijuntor de proteção ao modem
Contador Janz C280 , Antena e Dijuntor de proteção ao modem
Contador_producao.jpg (56.77 KiB) Visto 3775 vezes
Inversor e quadros DC e AC
Inversor e quadros DC e AC
inversor_quadros.jpg (61.24 KiB) Visto 3775 vezes
Tubagem para passar cabos a portinhola e contador
Tubagem para passar cabos a portinhola e contador
Tubagem _contador_strings.jpg (123.26 KiB) Visto 3775 vezes


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por PaulOL »

Isso está a dar uma valente guerra aí por casa... :) , mas agora só falta chegar à batalha final! :mrgreen:


Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por mcarneiro »

PaulOL Escreveu:Isso está a dar uma valente guerra aí por casa... :) , mas agora só falta chegar à batalha final! :mrgreen:
Ainda não está concluido, o cliente também é esquisito... :lol: , masca inspecção já está marcada para dia 28


Mario


cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por cupMH »

Esta ai uma obra e peras!!!
Pelo disjuntor que tens no CC parece que foi instalada a solução D ou estou enganado? Contador igual ao meu, parece que os instaladores decidiram substituir esse pelo siemens....
Só uma coisa na minha opinião era desnecessário ter corte DC pois o SolarMax já possui, mas claro que o que ele tem não dispara e se optaram por meter para disparar é diferente!!
Cmpts,


Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por mcarneiro »

cupMH Escreveu:Esta ai uma obra e peras!!!
Pelo disjuntor que tens no CC parece que foi instalada a solução D ou estou enganado? Contador igual ao meu, parece que os instaladores decidiram substituir esse pelo siemens....
Só uma coisa na minha opinião era desnecessário ter corte DC pois o SolarMax já possui, mas claro que o que ele tem não dispara e se optaram por meter para disparar é diferente!!
Cmpts,

Viva

Eu tenho portinhola pcp/p , A solução d não tem portinhola , ou ´´e para quem ja tem portinhola de consumo, não se pode ter duas portinholas, anteriormente eu nao tinha portinhola. o disjuntor na caixa do contador, ´´e para proteger o modem, muitos instaladores não metem. e um dijuntor de 2A de 1polo+neuto 6ka poder de corte. os seccionadores fusiveis são so mais uma medida do proteção, e foi pedida por mim , normalmento o instalador nao utiliza, em termos de segurança e mais eficaz , se fores mexer na instalação retiras os fusives , e tens a certeza que corrente dc nao passa , o butao qualquer um vira... :D . quanto ao modem ser Janz , foi exisgencia minha , para alem de todos os problemas que os siemens , mais concretamente os modem têm dado , nao faz sentido ir comprar um contador importado , se temos em Portugal um dos melhores fabricantes de contadores do mundo, os outros veem copiar ca... :D, este contador ´´e um modelo novo.

Mario


cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por cupMH »

mcarneiro Escreveu:
cupMH Escreveu:Esta ai uma obra e peras!!!
Pelo disjuntor que tens no CC parece que foi instalada a solução D ou estou enganado? Contador igual ao meu, parece que os instaladores decidiram substituir esse pelo siemens....
Só uma coisa na minha opinião era desnecessário ter corte DC pois o SolarMax já possui, mas claro que o que ele tem não dispara e se optaram por meter para disparar é diferente!!
Cmpts,

Viva

Eu tenho portinhola pcp/p , A solução d não tem portinhola , ou ´´e para quem ja tem portinhola de consumo, não se pode ter duas portinholas, anteriormente eu nao tinha portinhola. o disjuntor na caixa do contador, ´´e para proteger o modem, muitos instaladores não metem. e um dijuntor de 2A de 1polo+neuto 6ka poder de corte. os seccionadores fusiveis são so mais uma medida do proteção, e foi pedida por mim , normalmento o instalador nao utiliza, em termos de segurança e mais eficaz , se fores mexer na instalação retiras os fusives , e tens a certeza que corrente dc nao passa , o butao qualquer um vira... :D . quanto ao modem ser Janz , foi exisgencia minha , para alem de todos os problemas que os siemens , mais concretamente os modem têm dado , nao faz sentido ir comprar um contador importado , se temos em Portugal um dos melhores fabricantes de contadores do mundo, os outros veem copiar ca... :D, este contador ´´e um modelo novo.

Mario
Sim eu sei, mas podiam só terem reparado depois pois foi o que aconteceu comigo e era desnecessário ter-se colocado a PC/P! Esse foi o entrave da minha aprovação pois eles instalaram a solução A e deveria ter sido a D.
Ok estou esclarecido, mas como não é normal ser colocado e daí a minha questão...
Também é verdade, a Janz é made in Portugal e este é um modelo novo, como o meu!


Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por mcarneiro »

cupMH Escreveu:
mcarneiro Escreveu:
cupMH Escreveu:Esta ai uma obra e peras!!!
Pelo disjuntor que tens no CC parece que foi instalada a solução D ou estou enganado? Contador igual ao meu, parece que os instaladores decidiram substituir esse pelo siemens....
Só uma coisa na minha opinião era desnecessário ter corte DC pois o SolarMax já possui, mas claro que o que ele tem não dispara e se optaram por meter para disparar é diferente!!
Cmpts,

Viva

Eu tenho portinhola pcp/p , A solução d não tem portinhola , ou ´´e para quem ja tem portinhola de consumo, não se pode ter duas portinholas, anteriormente eu nao tinha portinhola. o disjuntor na caixa do contador, ´´e para proteger o modem, muitos instaladores não metem. e um dijuntor de 2A de 1polo+neuto 6ka poder de corte. os seccionadores fusiveis são so mais uma medida do proteção, e foi pedida por mim , normalmento o instalador nao utiliza, em termos de segurança e mais eficaz , se fores mexer na instalação retiras os fusives , e tens a certeza que corrente dc nao passa , o butao qualquer um vira... :D . quanto ao modem ser Janz , foi exisgencia minha , para alem de todos os problemas que os siemens , mais concretamente os modem têm dado , nao faz sentido ir comprar um contador importado , se temos em Portugal um dos melhores fabricantes de contadores do mundo, os outros veem copiar ca... :D, este contador ´´e um modelo novo.

Mario
Sim eu sei, mas podiam só terem reparado depois pois foi o que aconteceu comigo e era desnecessário ter-se colocado a PC/P! Esse foi o entrave da minha aprovação pois eles instalaram a solução A e deveria ter sido a D.
Ok estou esclarecido, mas como não é normal ser colocado e daí a minha questão...
Também é verdade, a Janz é made in Portugal e este é um modelo novo, como o meu!
Se fosse a solução D , para estar como deve ser , como não há portinhola , os seccionadores da micro deveriam estar dentro da caixa do contador de produção ,...a fazer companhia ao dijuntor do modem :lol:

No teu caso foi um bocado caricato, nao viram a portinhola de consumo ?, nao acharam estranho o contador nao ter lá o cabo do ramal ? é que o cabo do ramal tem fita de aço , não passa despercebido!, tiveste azar com o instalador !

Um abraço

Mario


cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por cupMH »

Sim o seccionador da micro devia de estar no CP "foi como ficou a minha", como não é normal colocar-se disjuntor para o modem é que eu falei das soluções, somente por isso!
No meu caso como é casa Geminada, vem o cabo do ramal para a caixa e lá tem proteção, logo era desnecessário a portinhola, pois foi instalada a PC/P entre a Caixa de prot. de saída do QC e o CC, coisa que não pode ser e pimba pendente....
Quando vieram fazer a montagem eu estava fora porque senão dizia-lhes logo que não podia ser assim e se tivessem vindo ver antes o local sabiam o que deveriam fazer, é o que a pressa dá, entre outras coisas.
Azar com a empresa instaladora é pouco..........

Abraço


Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por mcarneiro »

Aqui ficam mais umas fotos :
Anexos
o inicio da instalação dos paineis
o inicio da instalação dos paineis
paineis1.jpg (106.23 KiB) Visto 3587 vezes
Paineis instalados
Paineis instalados
paineis2.jpg (87.27 KiB) Visto 3587 vezes


Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por mcarneiro »

Aqui Fica mais uma foto com o inversor já com todos os cabos ligados, o final..
Anexos
Inversor Finalizado!
Inversor Finalizado!

Avatar do Utilizador

Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por Bubas »

mcarneiro Escreveu:Aqui Fica mais uma foto com o inversor já com todos os cabos ligados, o final..

Boas,


Que bela máquina...

Bubas


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por PaulOL »

Boas,

Será que já ninguem faz estruturas como o "antigamente"... :(

Só falta inventar um sistema para colar os paineis às telhas!!!... é muito importante um bom arejamento dos paineis, principalmente em zonas com tendência a muito calor, por isso, nada melhor que uma estrutura cruzada que respeite pelo menos uma cota de 20cm acima das telhas!...mas a tendência economicista para dar orçamento mais baixos dá nisto!!!... depois os resultados mais tarde aparecem (-produção)! :(

Cpts


Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por mcarneiro »

Bubas Escreveu:
mcarneiro Escreveu:Aqui Fica mais uma foto com o inversor já com todos os cabos ligados, o final..

Boas,


Que bela máquina...

Bubas
Ainda falta ser "afinada" :D , mas isso só pode ser depois da inspecção :lol:


Tam bém tens um solarmax não tens ?


Mario


Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por mcarneiro »

PaulOL Escreveu:Boas,

Será que já ninguem faz estruturas como o "antigamente"... :(

Só falta inventar um sistema para colar os paineis às telhas!!!... é muito importante um bom arejamento dos paineis, principalmente em zonas com tendência a muito calor, por isso, nada melhor que uma estrutura cruzada que respeite pelo menos uma cota de 20cm acima das telhas!...mas a tendência economicista para dar orçamento mais baixos dá nisto!!!... depois os resultados mais tarde aparecem (-produção)! :(

Cpts
Caro PaulOL,


Respeito a tua opinão, mas neste sitio onde estou isso não dá , tenho um parque eolico a 2km a norte , e acredita aqui faz muito vento, já houve problemas com uma estrutura de fixação de paineis em aluminio da intersol , e não estava a 20cm , estava só a cerca de 15 cm do telhado, o vento entrou por baixo e torceu a estrutura , ficou toda ondulada.
Talvez isso la mais pros lados de Faro , Albufeira funcone, porque lá a nortada é muito mais fraca. Pelo que sei o nosso Colega Palhetas em Albufeira não tem problemas, mas a estrutura dele é diferente , está completamente levantada .


Abraço

Mario


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por PaulOL »

mcarneiro Escreveu:
PaulOL Escreveu:Boas,

Será que já ninguem faz estruturas como o "antigamente"... :(

Só falta inventar um sistema para colar os paineis às telhas!!!... é muito importante um bom arejamento dos paineis, principalmente em zonas com tendência a muito calor, por isso, nada melhor que uma estrutura cruzada que respeite pelo menos uma cota de 20cm acima das telhas!...mas a tendência economicista para dar orçamento mais baixos dá nisto!!!... depois os resultados mais tarde aparecem (-produção)! :(

Cpts
Caro PaulOL,


Respeito a tua opinão, mas neste sitio onde estou isso não dá , tenho um parque eolico a 2km a norte , e acredita aqui faz muito vento, já houve problemas com uma estrutura de fixação de paineis em aluminio da intersol , e não estava a 20cm , estava só a cerca de 15 cm do telhado, o vento entrou por baixo e torceu a estrutura , ficou toda ondulada.
Talvez isso la mais pros lados de Faro , Albufeira funcone, porque lá a nortada é muito mais fraca. Pelo que sei o nosso Colega Palhetas em Albufeira não tem problemas, mas a estrutura dele é diferente , está completamente levantada .


Abraço

Mario
Amigo Mário,

Não se trata apenas de uma opinião, as opções de cada um eu respeito-as a 100%, eu pretendo apenas alertar para as consequências mais tarde de tais soluções!!!...

No exemplo que menciona está a confirmar o que eu disse, os instaladores querem agarrar os serviços a qualquer custo, para isso usam técnicas e materiais menos resistentes e cito "torceu a estrutura , ficou toda ondulada." para baixaram os orçamentos o mais possivel, por isso é que eu disse que qualquer dia estão a colá-los às telhas... porque o que é bom e bem feito custa dinheiro!!..

Existem exemplos aqui no forum de estruturas levantadas acima da telhas mais de 0.5 metros e algumas chegam a mais de 3 metros em zonas de nortada muito forte e não há relatos de problemas, essas opções também tiveram em conta a correcção da orientação e ou a inclinação, visto que o telhado não reunia as condições ideais em algum dos parâmetros mencionados, beneficiando consideravelmente um bom arejamento dos painéis e é um facto os bons valores de produção!

Cpts,


Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por mcarneiro »

PaulOL Escreveu:
mcarneiro Escreveu:
PaulOL Escreveu:Boas,

Será que já ninguem faz estruturas como o "antigamente"... :(

Só falta inventar um sistema para colar os paineis às telhas!!!... é muito importante um bom arejamento dos paineis, principalmente em zonas com tendência a muito calor, por isso, nada melhor que uma estrutura cruzada que respeite pelo menos uma cota de 20cm acima das telhas!...mas a tendência economicista para dar orçamento mais baixos dá nisto!!!... depois os resultados mais tarde aparecem (-produção)! :(

Cpts
Caro PaulOL,


Respeito a tua opinão, mas neste sitio onde estou isso não dá , tenho um parque eolico a 2km a norte , e acredita aqui faz muito vento, já houve problemas com uma estrutura de fixação de paineis em aluminio da intersol , e não estava a 20cm , estava só a cerca de 15 cm do telhado, o vento entrou por baixo e torceu a estrutura , ficou toda ondulada.
Talvez isso la mais pros lados de Faro , Albufeira funcone, porque lá a nortada é muito mais fraca. Pelo que sei o nosso Colega Palhetas em Albufeira não tem problemas, mas a estrutura dele é diferente , está completamente levantada .


Abraço

Mario
Amigo Mário,

Não se trata apenas de uma opinião, as opções de cada um eu respeito-as a 100%, eu pretendo apenas alertar para as consequências mais tarde de tais soluções!!!...

No exemplo que menciona está a confirmar o que eu disse, os instaladores querem agarrar os serviços a qualquer custo, para isso usam técnicas e materiais menos resistentes e cito "torceu a estrutura , ficou toda ondulada." para baixaram os orçamentos o mais possivel, por isso é que eu disse que qualquer dia estão a colá-los às telhas... porque o que é bom e bem feito custa dinheiro!!..

Existem exemplos aqui no forum de estruturas levantadas acima da telhas mais de 0.5 metros e algumas chegam a mais de 3 metros em zonas de nortada muito forte e não há relatos de problemas, essas opções também tiveram em conta a correcção da orientação e ou a inclinação, visto que o telhado não reunia as condições ideais em algum dos parâmetros mencionados, beneficiando consideravelmente um bom arejamento dos painéis e é um facto os bons valores de produção!

Cpts,

PaulOL,

As estruturas cruzadas da intersol , até são boas (e caras ), mas aqui ao pé de mim não resistiu, o topo norte estava acima da comeiada do telhado, e o vento entro entre o telhado e os paineis, isso aliado aquesles suportes que passam por baixo das telhas, foi a receita para o desastre. No meu caso o instalador só utilizou materias que eu especifiquei , ou quando foi o instalador, que eu autorizei previamente.dou-te por exemplo o caso dos quadros AC e DC , dijuntores, seccionadores e diferencial. que eu exigi que fossem ABB, a maior parte das instalações que vejo por aqui usam o material mais barato, EFAPEL ou GE, que é o mais barato e reles que está no mercado.

Quanto as produções, ainda vou ter que esperar uns dias para saber isso ;)

Mario


Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por mcarneiro »

Boas,

Inspeção efectuada ontem de 28/8 - Aprovado - Certificado de exploração já emitido.


Mario


Autor do tópico
mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - Lagos

Mensagem por mcarneiro »

Pessoal ,

Se quiserem ver mais fotos podem dar uma vista de olhos no meu site, os graficos de hoje e de ontem , também ja têm dados apenas de teste , a micro só esteve ligada por alguns minutos, o site é o siguinte:

http://lagossolar.wordpress.com


Mario

Responder

Voltar para “Projectos”