Duvida Micro-Produção Leiria

Tudo que seja relacionado com Projectos

Autor do tópico
Pedroleiria
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: sábado abr 20, 2013 10:18 am

Re: Duvida Micro-Produção Leiria

Mensagem por Pedroleiria »

Boas,

Já produz :), falta a inspeção, contrato e ligação a rede. O inversor chega ao máximo, testei as duas strings em separado ontem pelo meio dia, cada uma debitava 2200w ou seja total 4400w, o inversor só vai até aos 3800w. Sempre ajuda nas horas em que existe menos sol. Seguem algumas fotos.

Obrigado por toda a ajuda até ao momento!
Anexos
Inversor
Inversor
fotografia.JPG (27.22 KiB) Visto 6022 vezes
Orientação das strings
Orientação das strings

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Duvida Micro-Produção Leiria

Mensagem por Celestino »

Pedroleiria: Peça ao instalador para "afinar" esse Solarmax.
Se ele não souber, a malta aqui ajuda.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Duvida Micro-Produção Leiria

Mensagem por mcarneiro »

Boas ,

é mesmo como o Celestino diz, o Solarmax tem que ser afinado , não pode ficar configurado nem em Portugal nem em espanha , tem que ser configurado com Suiça ou Alemanha., para isso funcionar como deve ser... :lol:


Se o instalador não fizer diz que o pessoal fornece o software e explica :D

Já agora fala com o instalador e verifica se isso ficou com duas strings iguais , isso tem que ficar com duas strings de 12 paineis , não pode ficar uma com 14 por exemplo e outra com 10 ...

o instalador que veja as ligações , porque no verao e perto do meio dia com duas strings 2940w cada uma , não podes ter só 2200w medidos por string , há ai qualquer coisa que não joga bem


Autor do tópico
Pedroleiria
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: sábado abr 20, 2013 10:18 am

Re: Duvida Micro-Produção Leiria

Mensagem por Pedroleiria »

Boas Celestino e Mário;

Obrigado pelo feedback. Já falei com o instalador e ele não sabe "afinar" :). Vou precisar de ajuda. As strings são duas de 12 painéis. A forma que utilizei para testar foi desligar uma string de cada vez e validar a leitura. Estou a sacar o Maxtalk para ligar ao pc e ver se dá a informação sobre as strings sem ter de estar a ligar e desligar.

Obrigado.
Pedro.


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Duvida Micro-Produção Leiria

Mensagem por mcarneiro »

Pedroleiria Escreveu:Boas Celestino e Mário;

Obrigado pelo feedback. Já falei com o instalador e ele não sabe "afinar" :). Vou precisar de ajuda. As strings são duas de 12 painéis. A forma que utilizei para testar foi desligar uma string de cada vez e validar a leitura. Estou a sacar o Maxtalk para ligar ao pc e ver se dá a informação sobre as strings sem ter de estar a ligar e desligar.

Obrigado.
Pedro.
Vou mandar-te uma mensagem privada , com o local e a password onde esta o software , e algumas insttruções , para já podes ativar a placa de rede do inversor nos menus ,


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Duvida Micro-Produção Leiria

Mensagem por mcarneiro »

Depois de afinado , no pico do dia vai aparecer no visor isto :
Anexos
visor_solar2.jpg
visor_solar2.jpg (14.25 KiB) Visto 5963 vezes


Autor do tópico
Pedroleiria
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: sábado abr 20, 2013 10:18 am

Re: Duvida Micro-Produção Leiria

Mensagem por Pedroleiria »

Olá Boa Noite;

Só tenho de agradecer! Vou investigar :). Hoje produziu 31Kw. Estive a testar o Maxtalk "normal" e não encontrei nenhum sitio onde indique os valores que estão a chegar por parte das strings em separado. Amanha testo no Pro, fiquei curioso com a afirmação do Mário que a partida deveria ter mais de 2200w por string. Será da orientação, fui verificar e está desviado cerca de 5º dos 180º sul.

Cumprimentos;
Pedro

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Duvida Micro-Produção Leiria

Mensagem por visitante1 »

Calma!!! Num dia como o de hoje é normal que as perdas sejam enormes.
As celulas estao a ferver, se medires num dia fresco ai sim vais ter muitissimo mais potencia
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
Pedroleiria
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: sábado abr 20, 2013 10:18 am

Re: Duvida Micro-Produção Leiria

Mensagem por Pedroleiria »

Obrigado Pnunes. Sou pior que uma criança que recebeu o seu primeiro brinquedo :).


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Duvida Micro-Produção Leiria

Mensagem por mcarneiro »

Boas,

Para monitorizar a Solarmax tem o maxmonitoring , há versoes para windows , Android , linux ,IOS (Iphone/ipad) e MAC os.


http://www.solarmax.com/en/downloads/so ... onitoring/


Autor do tópico
Pedroleiria
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: sábado abr 20, 2013 10:18 am

Re: Duvida Micro-Produção Leiria

Mensagem por Pedroleiria »

mcarneiro Escreveu:Depois de afinado , no pico do dia vai aparecer no visor isto :
Olá Boa noite;

Já tenho uma foto igual nos W :). Amanha é dia de inspeção, façam figas!

Tenho estado a acompanhar a produção e mesmo com 5800w de paineis o máximo que vi chegar ao inversor foram 4400w. É normal?

Estive a validar e está desviado cerca de 5º ou seja estão a 175 em vez de 180 sul. Será que vai influenciar muito? Agora também é tarde...é mais uma curiosidade.

Obrigado por toda a ajuda, já ando com umas ideias. Deixa cá abrir outro tópico ;)

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Duvida Micro-Produção Leiria

Mensagem por Emanuel Couto »

Meus parabéns........ agora ê só produzir :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


E_MAN
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 193
Registado: terça out 04, 2011 4:12 pm

Re: Duvida Micro-Produção Leiria

Mensagem por E_MAN »

Que bomba!


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Duvida Micro-Produção Leiria

Mensagem por mcarneiro »

Pedroleiria Escreveu:
mcarneiro Escreveu:Depois de afinado , no pico do dia vai aparecer no visor isto :
Olá Boa noite;

Já tenho uma foto igual nos W :). Amanha é dia de inspeção, façam figas!

Tenho estado a acompanhar a produção e mesmo com 5800w de paineis o máximo que vi chegar ao inversor foram 4400w. É normal?

Estive a validar e está desviado cerca de 5º ou seja estão a 175 em vez de 180 sul. Será que vai influenciar muito? Agora também é tarde...é mais uma curiosidade.

Obrigado por toda a ajuda, já ando com umas ideias. Deixa cá abrir outro tópico ;)
é normal haver perdas significativas porque agora está muito calor , se quiseres podes por mais dois paineis, tens prai espaço que nunca mais acaba!, ai se o meu telhado esticasse! :lol:


Autor do tópico
Pedroleiria
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: sábado abr 20, 2013 10:18 am

Re: Duvida Micro-Produção Leiria

Mensagem por Pedroleiria »

Boa tarde e desejos de muito sol :)

Obrigado pelo apoio. Agora aguardar o contrato.

Mário fiquei com 4 a mais, ou para adicionar a microproducao ou fazer algum projecto de produção para a iluminação da casa, grid tie, outro a pensar .....

Achas que devo adicionar mais um em cada string? Ganhava quando esta menos sol, mas depois quando esta no máximo nao tiro partido.

Nao sei o que fazer .....queria deixar passar algum tempo para ver as produções e tomar decisões.

Obrigado.


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Duvida Micro-Produção Leiria

Mensagem por mcarneiro »

Pedroleiria Escreveu:Boa tarde e desejos de muito sol :)

Obrigado pelo apoio. Agora aguardar o contrato.

Mário fiquei com 4 a mais, ou para adicionar a microproducao ou fazer algum projecto de produção para a iluminação da casa, grid tie, outro a pensar .....

Achas que devo adicionar mais um em cada string? Ganhava quando esta menos sol, mas depois quando esta no máximo nao tiro partido.

Nao sei o que fazer .....queria deixar passar algum tempo para ver as produções e tomar decisões.

Obrigado.

Boas,

Se já gastaste o dinheiro nos paineis ,eu não hesitava , espetava os quatro paineis na micro , vais sempre ganhar mais do que , fazeres um projeto para autoconsumo, porquesó com esses 4 paneis , vai ser dificil. arranjar um inversor que arranque com tão pouca tensão
.
dá uma vista de olhos na micro do JDuarte , que é quase teu vizinho , ele agora tem quase 6500w,

viewtopic.php?f=78&t=12648&start=500


Autor do tópico
Pedroleiria
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: sábado abr 20, 2013 10:18 am

Re: Duvida Micro-Produção Leiria

Mensagem por Pedroleiria »

Boa Noite Mário;

Vou fazer isso mesmo, adicionar os restantes 4.

Enquanto aguardo a chegada do contrato, estive a consultar o site das Renovaveis na Hora e encontrei a minuta de contrato em anexo.
No bonificado já não existe os 8 + 7 anos? Agora é tempo indeterminado ..... isto deixa-me um bocado inseguro :), já que estava a pensar investir em outra ....

Hoje ao telefone com uma Sra. das Renovaveis disse-me que estão com dificuldade em preencher a cota, com estas regras acho que é logico.
Posso não estar a ver as coisas corretamente.

Abraço.
Pedro
Anexos
microBONIF Individual Sem Fin Form micr_AGO2013rev_DGEG_ERSE.pdf
(92.88 KiB) Transferido 431 vezes


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Duvida Micro-Produção Leiria

Mensagem por JDuarte »

Boas,
A minuta permanece a mesma, a duração do período bonificado está estipulada em DL.
A minha leitura é que o indeterminado se aplica à duração do contrato de fornecimento, pois existem clausulas que podem levar à sua suspensão ou anulação.
Cmps,


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Duvida Micro-Produção Leiria

Mensagem por mcarneiro »

JDuarte Escreveu:Boas,
A minuta permanece a mesma, a duração do período bonificado está estipulada em DL.
A minha leitura é que o indeterminado se aplica à duração do contrato de fornecimento, pois existem clausulas que podem levar à sua suspensão ou anulação.
Cmps,
boas,

concordo plenamente, estive a ler o decreto lei , e nada foi alterado quanto a duração , basicamente as micros do regime bonificado , têm as primeiros 15 anos bonificados , os tais 8+7 anos, findo o prazo bonificado ingressam no regime geral , o contrato só termina por vontade do microprodutor , denuncia do contrato de fornecimento de energa , ou alteração dos pressupostos que legaram a tribuição da licença , por exemplo alteração da potencia contratada para uma potencia inferior.


E_MAN
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 193
Registado: terça out 04, 2011 4:12 pm

Re: Duvida Micro-Produção Leiria

Mensagem por E_MAN »

mcarneiro Escreveu:
Pedroleiria Escreveu:Boa tarde e desejos de muito sol :)

Obrigado pelo apoio. Agora aguardar o contrato.

Mário fiquei com 4 a mais, ou para adicionar a microproducao ou fazer algum projecto de produção para a iluminação da casa, grid tie, outro a pensar .....

Achas que devo adicionar mais um em cada string? Ganhava quando esta menos sol, mas depois quando esta no máximo nao tiro partido.

Nao sei o que fazer .....queria deixar passar algum tempo para ver as produções e tomar decisões.

Obrigado.
Fazia o mesmo!

Boas,

Se já gastaste o dinheiro nos paineis ,eu não hesitava , espetava os quatro paineis na micro , vais sempre ganhar mais do que , fazeres um projeto para autoconsumo, porquesó com esses 4 paneis , vai ser dificil. arranjar um inversor que arranque com tão pouca tensão
.
dá uma vista de olhos na micro do JDuarte , que é quase teu vizinho , ele agora tem quase 6500w,

viewtopic.php?f=78&t=12648&start=500

Responder

Voltar para “Projectos”