Duvida Micro-Produção Leiria

Tudo que seja relacionado com Projectos

Autor do tópico
Pedroleiria
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: sábado abr 20, 2013 10:18 am

Duvida Micro-Produção Leiria

Mensagem por Pedroleiria »

Olá Bom dia,

Tenho dois orçamentos para a minha micro. A minha duvida prende-se com o facto do 1º orçamento ser mais económico e como o valor por Kw está baixo pode não compensar o ganho para o 2º orçamento.

Qual optavam? Estamos a falar de uma diferença de 1000€.
Obrigado.

Orçamento 1:

22 Painéis Renesola 245w
1 Inversor DELTA SOLIVIA 3.3-EUG4TR

Orçamento 2:

22 Painéis REC 240w
Inversor :

SMA SB3600TL-21 3,45
Solarmax 4200s 3,45 - estava a pensar neste
Sunways NT3700 3,45
Kostal piko 4.2 3,45


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Duvida Micro-Produção Leiria

Mensagem por mcarneiro »

Pedroleiria Escreveu:Olá Bom dia,

Tenho dois orçamentos para a minha micro. A minha duvida prende-se com o facto do 1º orçamento ser mais económico e como o valor por Kw está baixo pode não compensar o ganho para o 2º orçamento.

Qual optavam? Estamos a falar de uma diferença de 1000€.
Obrigado.

Orçamento 1:

22 Painéis Renesola 245w
1 Inversor DELTA SOLIVIA 3.3-EUG4TR

Orçamento 2:

22 Painéis REC 240w
Inversor :

SMA SB3600TL-21 3,45
Solarmax 4200s 3,45 - estava a pensar neste
Sunways NT3700 3,45
Kostal piko 4.2 3,45

Viva,

com o orçamento 2 com o solarmax ficas bem servido concerteza. com o kostal 4.2 também ficas bem , os outros dois o SMA e o Sunways esquece , não te metas nisso.

a primeira opção , posso dizer-te que o inversor DELTA SOLIVIA é um equipamento de excelente qualidade , apenas não é muito utilizado em Portugal , mas existem muitos instalados na Alemanha e na australia , É um equipamento fabricado nos E.U.A

o DELTA SOLIVIA tem 10 anos de garantia standard . os outros dois Têm 5,

já agora estamos a falar de difenca de 1000 euros num orçamento de quanto no total ?


Autor do tópico
Pedroleiria
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: sábado abr 20, 2013 10:18 am

Re: Duvida Micro-Produção Leiria

Mensagem por Pedroleiria »

Boas Mário,

Obrigado pela resposta. Estamos a falar de 10 000€ e 11 000€ respectivamente,valores aproximados.
Em relação aos Renesola, já pesquisei bastante ainda não ouvi nada negativo.

Tenho de decidir até segunda feira :).

Obrigado.
Pedro.


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Duvida Micro-Produção Leiria

Mensagem por mcarneiro »

Pedroleiria Escreveu:Boas Mário,

Obrigado pela resposta. Estamos a falar de 10 000€ e 11 000€ respectivamente,valores aproximados.
Em relação aos Renesola, já pesquisei bastante ainda não ouvi nada negativo.

Tenho de decidir até segunda feira :).

Obrigado.
Pedro.
Eu tenho um solarmax, mas apostava nessa configuração com o Delta , quanto aos paineis Renesola, cá não ha muitos instalados, mas os Alemães como não são tão esquisitos como os tugas,Têm la muitos! não vai a haver problema concerteza

Verifica , só qual é a potencia maxima de saida , porque há dois modelos de de solivia 3.3 se for o de 3600w de potencia maxima , mais vale apostares no Solarmax


Autor do tópico
Pedroleiria
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: sábado abr 20, 2013 10:18 am

Re: Duvida Micro-Produção Leiria

Mensagem por Pedroleiria »

Boa tarde Mário,

Ja falei com o instalador, o inversor é de 3.3kw e dá mais 5% de potência máxima.
A potência de entrada é 4kvw.

A questão aqui é que o instalador apenas consegue os delta :).

A partida o contador não limita aos 3.45kw que é o valor contratado?

O meu objetivo é com 22 paineis de 245w chegar a cota máxima.

Obrigado
Pedro.


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Duvida Micro-Produção Leiria

Mensagem por mcarneiro »

Pedroleiria Escreveu:Boa tarde Mário,

Ja falei com o instalador, o inversor é de 3.3kw e dá mais 5% de potência máxima.
A potência de entrada é 4kvw.

A questão aqui é que o instalador apenas consegue os delta :).

A partida o contador não limita aos 3.45kw que é o valor contratado?

O meu objetivo é com 22 paineis de 245w chegar a cota máxima.

Obrigado
Pedro.
Viva a potencia maxima em dc não tem qualquer tipo de importancia, desde que não sejam excedidas as voltagens permitidas pelo inversor esta tudo bem, o contador não limita nada , o que limita é a potencia maxima do inversor (AC) , nesse caso sera os tais 3600w que´eu tinha falado , é melhor apostares nos 22 paineis de 245w com o kostal piko 4.2 ou solarmax 4200,
porque estes inversores têm uma potencia maxima muito mais elevada , embora o delta seja um equipamento de qualidade , os outros dois também são , pode ter os solarmax esgotados ,mas não acredito que os kostal tambem estejam..., de qualquer modo eles não precisam do inversor para começar a obra, quando é que foi atribuida a potencia ? , a partir dessa data tens 4 meses para pedir a inspeção é muito tempo !

só mais uma coisa não pagues a totalidade com a encomenda , deixa parte do pagamento só para quando a obra estiver concluida e inspecionada.

o Kostal eles só não arranjam se não quiserm , o solarmax ate pode estar esgotado não sei

Eles que liguem para a Donauer http://www.donauer.pt, que é o um dos importadores da Kostal e também vendem solarmax


afstoni
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: segunda ago 22, 2011 2:03 pm

Re: Duvida Micro-Produção Leiria

Mensagem por afstoni »

Pedroleiria Escreveu:Boas Mário,

Obrigado pela resposta. Estamos a falar de 10 000€ e 11 000€ respectivamente,valores aproximados.
Em relação aos Renesola, já pesquisei bastante ainda não ouvi nada negativo.

Tenho de decidir até segunda feira :).

Obrigado.
Pedro.

Esses valores estão muito altos para a conjuntura atual, sei que não é o local ideal para fazer este comentário mas mesmo assim não posso deixar de lhe alertar, nós estamos a efetuar instalações com as mesmas caracteristicas que apresentou:

> A nossa proposta tipo para o sistema 3,45Kw:
>
> 16x Painel BAUER BS-245-6P12 245Wp
> Garantia 10 anos 90% produção
> Garantia 25 anos 80% produção
> Inversor Solarmax
> Contador Siemens c/ modem
> Estrutura em alumino
> Proteção AC/DC


> Instalação chave na mão 8000 euros com iva incluido
>
> A nossa proposta tipo para o sistema 3,68Kw:
>
> 18x Painel BAUER BS-245-6P12 245Wp
> Garantia 10 anos 90% produção
> Garantia 25 anos 80% produção
> Inversor Solarmax
> Contador Siemens c/ modem
> Estrutura em alumino
> Proteção AC/DC
>
> Instalação chave na mão 8500 euros com iva incluido


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Duvida Micro-Produção Leiria

Mensagem por mcarneiro »

afstoni Escreveu:
Pedroleiria Escreveu:Boas Mário,

Obrigado pela resposta. Estamos a falar de 10 000€ e 11 000€ respectivamente,valores aproximados.
Em relação aos Renesola, já pesquisei bastante ainda não ouvi nada negativo.

Tenho de decidir até segunda feira :).

Obrigado.
Pedro.

Esses valores estão muito altos para a conjuntura atual, sei que não é o local ideal para fazer este comentário mas mesmo assim não posso deixar de lhe alertar, nós estamos a efetuar instalações com as mesmas caracteristicas que apresentou:

> A nossa proposta tipo para o sistema 3,45Kw:
>
> 16x Painel BAUER BS-245-6P12 245Wp
> Garantia 10 anos 90% produção
> Garantia 25 anos 80% produção
> Inversor Solarmax
> Contador Siemens c/ modem
> Estrutura em alumino
> Proteção AC/DC


> Instalação chave na mão 8000 euros com iva incluido
>
> A nossa proposta tipo para o sistema 3,68Kw:
>
> 18x Painel BAUER BS-245-6P12 245Wp
> Garantia 10 anos 90% produção
> Garantia 25 anos 80% produção
> Inversor Solarmax
> Contador Siemens c/ modem
> Estrutura em alumino
> Proteção AC/DC
>
> Instalação chave na mão 8500 euros com iva incluido
Caro ,

Eu não sou moderador , mas nao pode por propostas comerciais aqui, mas de qqualquer maneira posso dixer-lhe que propostas com 3920w e 4410W , isso nem da para começar , pode ver as micros que andam por aqui , essas potencias não são boas nem para o cliente nem para si, de uma vista de olhos no que anda por aqui ,

Se quiser fqazer propostas comercias , tem que as por no topico mercado livre, ou manda-las por mensagem privada, aqui não pode ser,

De qualquer modo terá sempre que rever as suas propostas em termos de potencia , aqui no forum ninguem pega em propostas com essa potencia , grande parte das micros aqui são de 4600w para cima 4800w , 5000w

Pouca potencia só serve para perder dinheiro , para o cliente e para o instalador


Autor do tópico
Pedroleiria
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: sábado abr 20, 2013 10:18 am

Re: Duvida Micro-Produção Leiria

Mensagem por Pedroleiria »

Boa noite,

Já tenho potência atribuída :). Achei melhor ponderar um pouco e validar mais propostas.

Mário conheces a marca Hareon Solar? Tenho proposta para 24 paineis de 225w a bom preço. Já andei a pesquisar mas nao encontro a dizer bem nem mal.


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Duvida Micro-Produção Leiria

Mensagem por mcarneiro »

Pedroleiria Escreveu:Boa noite,

Já tenho potência atribuída :). Achei melhor ponderar um pouco e validar mais propostas.

Mário conheces a marca Hareon Solar? Tenho proposta para 24 paineis de 225w a bom preço. Já andei a pesquisar mas nao encontro a dizer bem nem mal.

Boas,

É mais um fabricante chines , a unica coisa que consegui apurar sobre eles , é que são uma empresa de grande dimensão , estão cotados em bolsa.

A questão que ponho é , porque paineis de 225W , eles já nem os têm em catalogo, os paineis devem ser sempre da maior potencia que o fabricante dispõe , por uma razão muito simples, por exemplo um painel de 60 celulas, que é mais comum , podem ser mono ou poly , para o mesmo tipo de painel os materias são todos iguais , não interessa se o painel é de 225w ,230w, 250w , a unica diferenção é que o de 250w tem as celulas de silicio de primeira escolha , as mais perfeitas , as potencias mais baixas , têm o material que sobra de todos os outros fabricos

Isto aplica-se a todas as marcas .

Consegui apurar mais uma coisita que é seguinte , fabricam as celulas para a REC Solar, e SCOTT Solar


Autor do tópico
Pedroleiria
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: sábado abr 20, 2013 10:18 am

Re: Duvida Micro-Produção Leiria

Mensagem por Pedroleiria »

Boa tarde Mário,

Mais uma vez obrigado. Faz sentido a questão da qualidade. A questão de já nao constarem no catalogo podem estar descontinuados, para escoar stock o preço fica mais baixo.

Vou fazer uma ultima pergunta e o próximo post é já da instalação :).

Com potencia em painéis superior a 5400w, inversor Solarmax, inclinacao 35°, orientados a Sul e por fim localizado na zona centro, consigo chegar a cota máxima ?

Se não e sendo obrigatoriamente fixo, o que preciso para chegar lá, considerando que o clima continua dentro dos padrões normais?

Já pesquisei alguma micros mas a maior parte aparenta nao chegar a cota máxima.

Obrigado.
Pedro.


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Duvida Micro-Produção Leiria

Mensagem por mcarneiro »

Pedroleiria Escreveu:Boa tarde Mário,

Mais uma vez obrigado. Faz sentido a questão da qualidade. A questão de já nao constarem no catalogo podem estar descontinuados, para escoar stock o preço fica mais baixo.

Vou fazer uma ultima pergunta e o próximo post é já da instalação :).

Com potencia em painéis superior a 5400w, inversor Solarmax, inclinacao 35°, orientados a Sul e por fim localizado na zona centro, consigo chegar a cota máxima ?

Se não e sendo obrigatoriamente fixo, o que preciso para chegar lá, considerando que o clima continua dentro dos padrões normais?

Já pesquisei alguma micros mas a maior parte aparenta nao chegar a cota máxima.


Obrigado.
Pedro.
Quanto mais potencia tiveres (dentro dos limites do inversor claro!) mais possibilidades tens de atingir o maximo, mas acho que 5400 não chega, as minhas contas dão avolta de 7600W se tiveres 0º a sul o que é pouco provavel , há sempre desvios , e não esquecer que o Sul é o Geografico , não é o magnetico


Autor do tópico
Pedroleiria
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: sábado abr 20, 2013 10:18 am

Re: Duvida Micro-Produção Leiria

Mensagem por Pedroleiria »

Olá Boa tarde;

A saga continua, afinal ainda não está decidido. O Solarmax 4200 já esta ok. Mas existem duvidas entre os seguintes painéis, ajudem-me sff a decidir este ponto. Vou apostar em 7300w +-.

Qcells 255w
HANWHA 245w
Hareon 280w
Renesola 240w

Estou virado para os Hareon mas só me vendem 20 Areon + 7 Renesola para perfazer a potencia que pretendo. Não sei se existe algum problema em relação a isso. Vou colocar com inclinação 35º, já tenho a estrutura virada a sul.
Obrigado.


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Duvida Micro-Produção Leiria

Mensagem por mcarneiro »

Pedroleiria Escreveu:Olá Boa tarde;

A saga continua, afinal ainda não está decidido. O Solarmax 4200 já esta ok. Mas existem duvidas entre os seguintes painéis, ajudem-me sff a decidir este ponto. Vou apostar em 7300w +-.

Qcells 255w
HANWHA 245w
Hareon 280w
Renesola 240w

Estou virado para os Hareon mas só me vendem 20 Areon + 7 Renesola para perfazer a potencia que pretendo. Não sei se existe algum problema em relação a isso. Vou colocar com inclinação 35º, já tenho a estrutura virada a sul.
Obrigado.
Boas,

7300W é demais , acho que o solarmax nem consegue aguentar com isso ! mete 22x 255w ou 260W qcells que já ficas mais que bem servido.


alexpt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: sábado out 22, 2011 4:38 pm

Re: Duvida Micro-Produção Leiria

Mensagem por alexpt »

Por ordem de preferência:

Qcells
Renesola
Hanwha

Não mistures marcas de painéis.

O Solarmax em principio aguenta desde que a string de painéis cumpra os limites máximos (550V , 22A).

Se os painéis estiverem com orientação ideal, ir muito acima dos 6Kw de painéis é desperdício.

Cumps

Pedroleiria Escreveu:Olá Boa tarde;

A saga continua, afinal ainda não está decidido. O Solarmax 4200 já esta ok. Mas existem duvidas entre os seguintes painéis, ajudem-me sff a decidir este ponto. Vou apostar em 7300w +-.

Qcells 255w
HANWHA 245w
Hareon 280w
Renesola 240w

Estou virado para os Hareon mas só me vendem 20 Areon + 7 Renesola para perfazer a potencia que pretendo. Não sei se existe algum problema em relação a isso. Vou colocar com inclinação 35º, já tenho a estrutura virada a sul.
Obrigado.


Autor do tópico
Pedroleiria
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: sábado abr 20, 2013 10:18 am

Re: Duvida Micro-Produção Leiria

Mensagem por Pedroleiria »

Boa tarde;

Obrigado a todos pelo vosso feedback. Podem encontrar neste link http://www.hareonsolar.com/uploads/file ... 82J7e2.pdf a ficha tecnica dos Hareon de 280w para validarem as características. Entre a configuração Qcells e Hareon são cerca de 900€ a mais no Qcells. Acham que compensa em 5600w?.

Estava para apostar nos Hareon, se acharem melhor não avanço com outra opção.
Obrigado.


Autor do tópico
Pedroleiria
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: sábado abr 20, 2013 10:18 am

Re: Duvida Micro-Produção Leiria

Mensagem por Pedroleiria »

Boa tarde;

Obrigado a todos. Neste momento já passou das duvidas ao projeto. Vai levar 24 paineis de 245w e um inversor Solarmax. Seguem algumas fotos do que já existe.
A partida vai levar duas strings de 12 paineis segundo informou o instalador. Os painéis estão separados por 3,5m e tem 2.5m de altura, espero que não faça sombras.
Anexos
Fixações
Fixações
Pilares.JPG (115.36 KiB) Visto 9315 vezes
inversor
inversor
Foto Caixa Interior.JPG (109.76 KiB) Visto 9315 vezes
Paineis
Paineis
Foto Paineis.JPG (96.83 KiB) Visto 9315 vezes


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Duvida Micro-Produção Leiria

Mensagem por mcarneiro »

Pedroleiria Escreveu:Boa tarde;

Obrigado a todos. Neste momento já passou das duvidas ao projeto. Vai levar 24 paineis de 245w e um inversor Solarmax. Seguem algumas fotos do que já existe.
A partida vai levar duas strings de 12 paineis segundo informou o instalador. Os painéis estão separados por 3,5m e tem 2.5m de altura, espero que não faça sombras.
Boas,


Não te esqueças de uma coisa importante, a instalação deve ficar virada para o sul geografico, os instaladores esquecem-se disso, e acertam as instalações pelo sul magnetico , a diferença é de cerca de 11º , o que é bastante , o melhor mesmo é acertarem com o sol ao meio dia para não falharem...

não percas a folhinha que esta em cima do inversor , vão ter que apresenta-la ao inspector no dia da inspecção


Autor do tópico
Pedroleiria
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: sábado abr 20, 2013 10:18 am

Re: Duvida Micro-Produção Leiria

Mensagem por Pedroleiria »

Boas Mário,

Acertou aos 180° Sul geográfico , mas testei ao meio dia como disseste e apenas a 1h fica alinhado. Possivelmente nao esta bem alinhado.


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Duvida Micro-Produção Leiria

Mensagem por mcarneiro »

Pedroleiria Escreveu:Boas Mário,

Acertou aos 180° Sul geográfico , mas testei ao meio dia como disseste e apenas a 1h fica alinhado. Possivelmente nao esta bem alinhado.
Boas,

o que interessa mesmo é se quando o sol está no ponto mais alto , está centrado com os paineis, porque com esta historia da hora oficial andar pra frente e para tras , consoante é verão ou inverno , o sol pode não estar no ponto mais alto ao meio dia..., eu como tenho a micro no telhado , não consegui virar a casa ! :lol: , taá um bocado virada para oeste...

Já está a produzir ?

Responder

Voltar para “Projectos”