O 2ª do Silva

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 238
Registado: sexta nov 28, 2008 12:31 pm
Localização: TRÁS-OS-MONTES

Re: O 2ª do Silva

Mensagem por silva_fuinha »

arranjaram-me estas duas baterias, estão bastante razoáveis, mas, ñ consigo ver o limite da agua, pois ñ têm tampas, podem me dizer como é que se consegue ver.
Anexos
baterias.jpg
Nunca é tarde...PARAR É MORRER, a minha mulher apoia-me a 100%

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: O 2ª do Silva

Mensagem por Josenir »

muito bom trabalho silva.

quanto a abrir as baterias, observe que as tampas devem estar cobertas pelos adesivos que estão na parte de cima. mas eu pereferiria levar as baterias para uma oficina especializada.
não se pode abastecê-las com água potável. numa oficina especializada, você pede para dar uma carga nelas e completar o nível de solução (eletrólito), e quando recebê-las de volta, o técnico já dirá se elas estão em condições de uso. esse serviço custa bem pouco. se as baterias não estiverem em bom estado, a energia produzida vai ser desperdiçada.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 238
Registado: sexta nov 28, 2008 12:31 pm
Localização: TRÁS-OS-MONTES

Re: O 2ª do Silva

Mensagem por silva_fuinha »

sim tem de ser com agua destilada,ok.
os adesivos. saem mas os "botões" ñ têm rosca para ser desapertados, ou seja estão colados, fazem parte da tampa, e para ver se as baterias estão boas, comprei um tensímetro,(coisa barata) nem 5 euros, e vou ver ao certo como elas estão, mas essas eu ñ consigo abrir, para ver o liquido. alguém tem experiências de baterias iguais.
obrigado, mais uma vez josenir.
Nunca é tarde...PARAR É MORRER, a minha mulher apoia-me a 100%


Goahead
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 87
Registado: quinta jan 06, 2011 4:33 pm

Re: O 2ª do Silva

Mensagem por Goahead »

essas baterias devem ser de "manutenção livre" ou que implica não ter tampas para desenroscar.

a única forma é abrir os buracos com um berbequim e depois da manutenção feita (verificar níveis etc) inserir umas tampas nos buracos abertos.
sei que na usa se vendem essas tampas próprias para enroscar após abertura...na europa não sei.
em ultimo caso tens de arranajar umas borrachas para vedar os furos...mas só se elas se encontrarem em bom estado...senão manda isso para reciclagem!

goahead

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 238
Registado: sexta nov 28, 2008 12:31 pm
Localização: TRÁS-OS-MONTES

Re: O 2ª do Silva

Mensagem por silva_fuinha »

vou corrigir, não é tensímetro mas sim densímetro.
consegui abrir uma delas, com auxilio de um martelo pequeno e um formão, mas a minha duvida agora é: devo usar o densímetro antes de carrega-las ou depois de as carregar, ou tanto faz? a densidade é sempre a mesma quer estejam ou não carregadas? qual a vossa experiência.
Nunca é tarde...PARAR É MORRER, a minha mulher apoia-me a 100%

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: O 2ª do Silva

Mensagem por Josenir »

silva_fuinha Escreveu:vou corrigir, não é tensímetro mas sim densímetro.
consegui abrir uma delas, com auxilio de um martelo pequeno e um formão, mas a minha duvida agora é: devo usar o densímetro antes de carrega-las ou depois de as carregar, ou tanto faz? a densidade é sempre a mesma quer estejam ou não carregadas? qual a vossa experiência.
você deve medir a densidade antes e depois da carga, justamente para avaliar se a carga foi bem sucedida. a densidade será maior quanto mais carregada estiver a bateria. para carregar uma baterias o correto é ter um carregador compatível com a capacidade de carga da bateria ou que permita ajustar a corrente de carga. o ideal é que o carregador forneça uma corrente (ampères) de 10% da capacidade da bateria. se a bateria é de 100a, a carga deve ser de 10a, e neste caso o tempo de carga será de 10 horas. em 10 horas o carregador terá fornecido 100% da carga da bateria (10a x 10h = 100a/h). na verdade esse tempo de carga pode ser um pouco maior (11 ou 12 horas) em função das perdas. ao final você deve medir a densidade ou então usar um testador de baterias para avaliar o nível de carga da bateria. se ao final da carga a bateria estiver com 80% ou mais da capacidade, então ela estará em condições de uso.

segue abaixo um link da página da kraft baterias, onde você pode ver uma tabela de densidade e mais algumas informações úteis sobre carga de baterias.
http://www.kraftbaterias.com.br/dicas.htm

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 238
Registado: sexta nov 28, 2008 12:31 pm
Localização: TRÁS-OS-MONTES

Re: O 2ª do Silva

Mensagem por silva_fuinha »

josenir:

"o trabalho mecanico está ótimo, e a aparência também, mas estas medidas obtidas não estão boas. pelos valores percebe-se que a potência é baixa. para potências baixas o melhor é trabalhar com tensão também baixa. geradores eólicos de pequeno porte (até 1000w) devem trabalhar com tensão de 12v. logo com 300 rpm o seu gerador deve produzir um pouco mais que isso, em torno de 16v, e não mais que isso. e é importantíssimo que as medições sejam feitas com uma carga ligada ao gerador para consumir a energia gerada. se queimou uma lâmpada de 12v, a tensão está muito alta. então deve-se fazer um bobinamento com menor quantidade de espiras. experimente ligar neste mesmo gerador uma lâmpada de 24v (ou duas de 12v ligadas em série) e fazê-lo girar a 200 rpm para ver quantos volts ele produz. assim você terá uma ideia de quanto deve diminuir a quantidade de espiras para obter uma tensão mais baixa. com isso use um fio mais grosso, para obter mais corrente.
se concluir que este bobinamento não ficou bom e tiver que fazer outro, não encare isso como um trabalho perdido, e sim como uma experiência que você ganhou.
boa sorte."

esta fim de semana, tive a experiência do que vocês me estavam a avisar, o meu controlador realmente aguentava até aos 50v e tinha as 4 lâmpadas em serie para servirem de "travão", o que é certo é que estes dias temos tido ventos muito fortes e , possivelmente se tivesse lá um pãozinho tinham virado torradas, pois o máximo que tirei foram cerca de 7amp. com 30v mas possivelmente ultrapassou os mesmos pois as lâmpadas foram todas ao ar e mais um transístor que foi de vela.
pois bem vou ver se construo um novo rotor, para 12v, como me aconselharam.
aceito sugestões, desde já um muito obrigado a todos.
Nunca é tarde...PARAR É MORRER, a minha mulher apoia-me a 100%

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: O 2ª do Silva

Mensagem por Josenir »

é silva,

talvez você tenha passado a carruagem na frente do bois. como você já deve ter visto em alguma mensagem minha, sugiro que o iniciante em eólica comece por algo bem pequeno, como um motor de impressora, por exemplo, e depois vá aos poucos aumentando as dimensões do projeto. e aí vem você, que já no segundo projeto, parece que quer resolver os problemas energéticos da europa ! eh eh eh !
mas é claro que eu não sou nenhum guru. então não precisa levar os meus conselhos ao pé da letra.

talvez você deva recuar um pouco e fazer um novo bobinamento, mais adequado para 12v. mas deveria aproveitar e tentar medir qual a rotação da hélice desta turbina, enquanto ela ainda está montada. sabendo a rotação de trabalho da turbina, fica mais fácil acertar o novo bobinamento.

mas não desanime. esse trabalho é realmente cheio de altos e baixos, e muitas surpresas.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 238
Registado: sexta nov 28, 2008 12:31 pm
Localização: TRÁS-OS-MONTES

Re: O 2ª do Silva

Mensagem por silva_fuinha »

pois é, josenir, quando se reconhece o erro, já é meio caminho andado.
um gerador com motor de impressora eu já tinha construído, de seguida foi um motor de paço, que liguei cinco leds, e que brilhavam até bastante, e de seguida fui para a "índia" pois os portugueses descobriram a índia e de seguida o brasil, ñ leve a mal o que eu estou a dizer, pois as grandes obras nascem com grande coragem e determinação, e é certo como você disse, há altos e baixos, e pessoal de bom coração que conto com isso para ajudarem, mas andemos em frente, e mais uma vez obrigado, sempre se riu um pouco da minha desgraça , é bom rir, faz bem á saúde.
como posso então medir a rotação das minhas pás; realmente posso aproveitar pois já estão montadas.
Nunca é tarde...PARAR É MORRER, a minha mulher apoia-me a 100%

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: O 2ª do Silva

Mensagem por Josenir »

silva_fuinha Escreveu:pois é, josenir, quando se reconhece o erro, já é meio caminho andado.
um gerador com motor de impressora eu já tinha construído, de seguida foi um motor de paço, que liguei cinco leds, e que brilhavam até bastante, e de seguida fui para a "índia" pois os portugueses descobriram a índia e de seguida o brasil, ñ leve a mal o que eu estou a dizer, pois as grandes obras nascem com grande coragem e determinação, e é certo como você disse, há altos e baixos, e pessoal de bom coração que conto com isso para ajudarem, mas andemos em frente, e mais uma vez obrigado, sempre se riu um pouco da minha desgraça , é bom rir, faz bem á saúde.
como posso então medir a rotação das minhas pás; realmente posso aproveitar pois já estão montadas.
para medir a rotação com a turbina e o gerador funcionando é simples. use um frequencímetro e faça a medida de frequência entre dois dos três fios do bobinamento do gerador. é fácil conseguir um multímetro com a função de frequencímetro (tem uma posição marcada com hz no seletor de função). o resultado da medida de frequência é em hz (hertz ou pulso/segundo). com o valor da frequência, sabendo a quantidade de pólos do bobinamento, a conta é simples para chegar à rotação.

rotação = frequência / quant. de pólos x 120

exemplo: se o gerador possui 12 pólos e a frequência medida foi de 60 hz, a rotação será:
r = 60 / 12 x 120 = 600 rpm

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 238
Registado: sexta nov 28, 2008 12:31 pm
Localização: TRÁS-OS-MONTES

Re: O 2ª do Silva

Mensagem por silva_fuinha »

ok, mal possa vou meter mãos a obra.
relativamente as bobines, o que me recomenda para os 12v, quantas voltas e que diâmetro de fio, para rentabilizar o máximo possível o gerador?
Nunca é tarde...PARAR É MORRER, a minha mulher apoia-me a 100%

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: O 2ª do Silva

Mensagem por Josenir »

silva_fuinha Escreveu:ok, mal possa vou meter mãos a obra.
relativamente as bobines, o que me recomenda para os 12v, quantas voltas e que diâmetro de fio, para rentabilizar o máximo possível o gerador?
tudo indica que a tensão na saída do seu gerador passou de 48v. você precisa avaliar qual a real tensão que ele fornece com um bom vento e com uma carga ligada nele. sugestão: quando tiver bastante vento desligue o regulador e as baterias, e ligue três lâmpadas incandescentes de aproximadamente 40/60w x 127v nos três fios que saem do gerador. aí faça a medida de tensão com o multímetro na escala 200 vca. quando obtiver esta medida vai ser fácil determinar com precisão o novo número de espiras.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 238
Registado: sexta nov 28, 2008 12:31 pm
Localização: TRÁS-OS-MONTES

Re: O 2ª do Silva

Mensagem por silva_fuinha »

josenir Escreveu:tudo indica que a tensão na saída do seu gerador passou de 48v. você precisa avaliar qual a real tensão que ele fornece com um bom vento e com uma carga ligada nele. sugestão: quando tiver bastante vento desligue o regulador e as baterias, e ligue três lâmpadas incandescentes de aproximadamente 40/60w x 127v nos três fios que saem do gerador. aí faça a medida de tensão com o multímetro na escala 200 vca. quando obtiver esta medida vai ser fácil determinar com precisão o novo número de espiras.
até aos 40/60w ainda entendi, mas 127v já ficou mais complicado, ñ entendo esta voltagem.
Nunca é tarde...PARAR É MORRER, a minha mulher apoia-me a 100%

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: O 2ª do Silva

Mensagem por Josenir »

silva_fuinha Escreveu:até aos 40/60w ainda entendi, mas 127v já ficou mais complicado, ñ entendo esta voltagem.
todo e qualquer eletrodoméstico possui uma indicação da potência (em watts) e da tensão de trabalho (em volts). as lâmpadas incandescentes estão à venda em lojas de material elétrico e até em supermercados. na embalagem e na própria lâmpada estarão estas duas informações.

se por acaso, na sua região não encontrar lâmpadas para 127v, então use lâmpadas de 220/230v, mas neste caso deve usar de uma potência um pouco maior, 100w por exemplo. a ideia é usar uma carga que consuma algo em torno de pelo menos 10% da energia produzida, para que a medida não seja feita em vazio. aquilo que já discutimos há algum tempo, que as medidas de tensão não absolutas. é necessário ter uma carga. essa carga também não pode ter um valor exagerado, pois vai consumir excessivamente, e a medição será baixa.

Avatar do Utilizador

Nunito
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: terça ago 14, 2007 10:45 pm

Re: O 2ª do Silva

Mensagem por Nunito »

[quote="silva_fuinha"] obrigado pela informação josenir, muito obrigado por responder.
agora só mais uma duvida, estive a medir os amperes dessa mesma bobine e o meu voltímetro a 60 rotações/m dava-me perto de 20a, será ? ou o voltímetro será fraco, e já agora a voltagem tb estará bem.
mais uma questão, que calibre de fio será o mais indicado, para usar nas ligações das bobines? e á saída das pontes rectificadoras? [/quote]

Boa tarde.
O meu deu 160A em curto circuito.

Avatar do Utilizador

renalte
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 62
Registado: sábado set 20, 2008 4:33 pm
Localização: Alenquer

Re: O 2ª do Silva

Mensagem por renalte »

Sr.Nunito (parece que é assim que quer ser tratado) você continua a insistir nos 160A, já lhe disseram noutro tópico que isso era quase impossivel ou será que construiu um aerogerador de quase 2000 Watts se foi, mais uma vez os meus parabéns.

Avatar do Utilizador

Nunito
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: terça ago 14, 2007 10:45 pm

Re: O 2ª do Silva

Mensagem por Nunito »

É mais Exmo., Sr., Dr., Nunito.
De 2000w não, mas sim de 1500w no máximo.
O projecto anda por ai na net.


fpereirainventor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 160
Registado: quarta out 07, 2009 11:54 pm

Re: O 2ª do Silva

Mensagem por fpereirainventor »

exmo sr dr Nunito.

160 amperes de 1 v são 160 W e de 0,5 v são 80 W, respectivamente.

Cumprimentos sr. doutor.

F.P.

Avatar do Utilizador

Nunito
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: terça ago 14, 2007 10:45 pm

Re: O 2ª do Silva

Mensagem por Nunito »

Está a dar uns 0.25 volts.


fpereirainventor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 160
Registado: quarta out 07, 2009 11:54 pm

Re: O 2ª do Silva

Mensagem por fpereirainventor »

Sério!! isso assim está mais para os 40 W.

Um dos links??

F.P.

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”