O 2ª do Silva

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 238
Registado: sexta nov 28, 2008 12:31 pm
Localização: TRÁS-OS-MONTES

Re: O 2ª do Silva

Mensagem por silva_fuinha »

as três de um dos lados já estão e ao mesmo tempo ando com o estator.
Anexos
22042010275.jpg
22042010275.jpg (48.92 KiB) Visto 10444 vezes
Nunca é tarde...PARAR É MORRER, a minha mulher apoia-me a 100%

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 238
Registado: sexta nov 28, 2008 12:31 pm
Localização: TRÁS-OS-MONTES

Re: O 2ª do Silva

Mensagem por silva_fuinha »

keria pedir uma ajuda, na transferencia da corrente do aerogerador para o mastro eu estava a pensar em usar duas escovas de uma rebarbadora e fazendo contacto com duas placas de cobre em forma de anel, sera que é viavel (as escovas) são de carvão duro ?
Nunca é tarde...PARAR É MORRER, a minha mulher apoia-me a 100%

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 238
Registado: sexta nov 28, 2008 12:31 pm
Localização: TRÁS-OS-MONTES

Re: O 2ª do Silva

Mensagem por silva_fuinha »

tentei fazer um esquema para me poderem ajudar.
obrigado.
Anexos
escovas.pptx.jpg
escovas.pptx.jpg (21.05 KiB) Visto 10362 vezes
Nunca é tarde...PARAR É MORRER, a minha mulher apoia-me a 100%

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 238
Registado: sexta nov 28, 2008 12:31 pm
Localização: TRÁS-OS-MONTES

Re: O 2ª do Silva

Mensagem por silva_fuinha »

bom dia a todos, já tenho alguns resultados, agradecia comentarios por favor !!!
comecei por uma lampada de automovel de 12v, mas os rotores quase ñ rodavam, ficavam muito presos ( em certa altura rodei de mais e a lampada foi-se ), e então decidi uma lampada de 40w de 220volts, e aki vai:

corrente continua ---- (escala de 200 volts) avaliada depois dos diodos.


- rpm -- 60 -- 11 volts
-- 120 -- 23 volts
-- 300 -- 63 volts
-- 450 -- 99 volts

- rpm -- 300 -- 0,09 amperes
400 - 450 -- 0,1 ampere
que me dizem ?
Nunca é tarde...PARAR É MORRER, a minha mulher apoia-me a 100%

Avatar do Utilizador

BRICOLEIRO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 193
Registado: quarta set 24, 2008 7:32 pm

Re: O 2ª do Silva

Mensagem por BRICOLEIRO »

amigo na passagem da energia pelo mastro, o esquema está bem engendrado mas só tens duas escovas, transformas a corrente alterna em continua lá em cima ou o gerador é monofásico. como deves saber a corrente continua tem mais perdas que a alterna. já fiz um sistema idêntico mas com três escovas, de preferência em cobre. se quiseres dar uma vista de olhos num tópico meu ( aerogerador quase todo feito de sucata) tens lá tudo explicado.
Anexos
026.jpg
026.jpg (33.55 KiB) Visto 10223 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 238
Registado: sexta nov 28, 2008 12:31 pm
Localização: TRÁS-OS-MONTES

Re: O 2ª do Silva

Mensagem por silva_fuinha »

correcto, converti alterna em continua lá em cima.
relativamente aos valores obtidos que te parece bricolero ?
Nunca é tarde...PARAR É MORRER, a minha mulher apoia-me a 100%

Avatar do Utilizador

BRICOLEIRO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 193
Registado: quarta set 24, 2008 7:32 pm

Re: O 2ª do Silva

Mensagem por BRICOLEIRO »

amigo nesse caso como retificaste a corrente lá em cima, tens que arranjar uns cabos capazes para evitar as perdas da corrente. quanto aos valores acho-os razoáveis, só vais tirar a prova quando estiveres a carregar baterias. bom trabalho

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: O 2ª do Silva

Mensagem por Josenir »

silva_fuinha Escreveu:bom dia a todos, já tenho alguns resultados, agradecia comentarios por favor !!!
comecei por uma lampada de automovel de 12v, mas os rotores quase ñ rodavam, ficavam muito presos ( em certa altura rodei de mais e a lampada foi-se ), e então decidi uma lampada de 40w de 220volts, e aki vai:
corrente continua ---- (escala de 200 volts) avaliada depois dos diodos.
- rpm -- 60 -- 11 volts
-- 120 -- 23 volts
-- 300 -- 63 volts
-- 450 -- 99 volts
- rpm -- 300 -- 0,09 amperes
400 - 450 -- 0,1 ampere
que me dizem ?
silva,

o trabalho mecanico está ótimo, e a aparência também, mas estas medidas obtidas não estão boas. pelos valores percebe-se que a potência é baixa. para potências baixas o melhor é trabalhar com tensão também baixa. geradores eólicos de pequeno porte (até 1000w) devem trabalhar com tensão de 12v. logo com 300 rpm o seu gerador deve produzir um pouco mais que isso, em torno de 16v, e não mais que isso. e é importantíssimo que as medições sejam feitas com uma carga ligada ao gerador para consumir a energia gerada. se queimou uma lâmpada de 12v, a tensão está muito alta. então deve-se fazer um bobinamento com menor quantidade de espiras. experimente ligar neste mesmo gerador uma lâmpada de 24v (ou duas de 12v ligadas em série) e fazê-lo girar a 200 rpm para ver quantos volts ele produz. assim você terá uma ideia de quanto deve diminuir a quantidade de espiras para obter uma tensão mais baixa. com isso use um fio mais grosso, para obter mais corrente.
se concluir que este bobinamento não ficou bom e tiver que fazer outro, não encare isso como um trabalho perdido, e sim como uma experiência que você ganhou.
boa sorte.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 238
Registado: sexta nov 28, 2008 12:31 pm
Localização: TRÁS-OS-MONTES

Re: O 2ª do Silva

Mensagem por silva_fuinha »

bom dia josenir e obrigado mais uma vez,tenho dados mais recentes, eu tb sou novato nisto, andei a afinar os rotores e penso que ainda vou dar mais um jeitinho mas por agora tive melhoras significativas :

corrente continua ---- (escala de 200 volts) avaliada depois dos diodos. com lampada de 40w de 220volts


- rpm -- 60 -- 25 volts
-- 120 -- 52 volts
-- 200 -- 86 volts
-- 225 -- 100 volts

com uma lampada de 12 volts de 0,25amperes a

- rpm -- 42 -- dava 0.25 amperes e por pouco ñ foi a lampada a vida.
mas hoje arranjei uma lampada de 12volts e 45w e mal possa vou testar os 4amperes dela e possivelmente vou exprimentar a sua dica de duas lampadas ligadas em serie.
brevemente mostro dados.
Nunca é tarde...PARAR É MORRER, a minha mulher apoia-me a 100%

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 238
Registado: sexta nov 28, 2008 12:31 pm
Localização: TRÁS-OS-MONTES

Re: O 2ª do Silva

Mensagem por silva_fuinha »

pois é, foi só necessario uma lampada de 12v e 45w, com apenas 100 a 120 rpm atingiu os 4 a 4,6 aperes, e que tal josenir, assim a cois ja escapa.
Nunca é tarde...PARAR É MORRER, a minha mulher apoia-me a 100%

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: O 2ª do Silva

Mensagem por Josenir »

silva_fuinha Escreveu:pois é, foi só necessario uma lampada de 12v e 45w, com apenas 100 a 120 rpm atingiu os 4 a 4,6 aperes, e que tal josenir, assim a cois ja escapa.
ótimo, estes valores estão bem melhores, mas ainda me preocupa o fato de o seu gerador, mesmo em vazio, atingir 100v. uma tensão tão alta vai danificar facilmente o regulador de tensão. e também 100 rpm é rotação muito baixa. a esta rotação você não vai conseguir torque satisfatório com o vento. ainda acredito que deve tentar um bobinamento com menor quantidade de espiras. e por estes últimos resultados, sugiro a metade da quantidade de espiras, ou então ver a situação da ligação do bobinamento em triângulo, ao invés de estrela, se for trifásico. ou ainda a retificação das fases individualmente em meia onda (com apenas um diodo para cada fase).
até breve.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 238
Registado: sexta nov 28, 2008 12:31 pm
Localização: TRÁS-OS-MONTES

Re: O 2ª do Silva

Mensagem por silva_fuinha »

silva_fuinha Escreveu:corrente continua ---- (escala de 200 volts) avaliada depois dos diodos. com lampada de 40w de 220volts


- rpm -- 60 -- 25 volts
-- 120 -- 52 volts
-- 200 -- 86 volts
-- 225 -- 100 volts
voce considera uma lampada de 220v e 40w em vazio ??? e só deu 100v com 225 rpm, ou eu ñ entendi a sua afirmação.
relativamente a retificação, usei uma ponte rectificadora para cada saida, num total de tres pontes retificadoras.
relativamente as espiras possivelmente tenha umas voltitas a mais, mas ....esta feito esta feito, como voce disse anteriormente, que sirva de correcção para a proxima, mas possivelmente com um bom banco de baterias ñ se remediara a coisa ???????
Nunca é tarde...PARAR É MORRER, a minha mulher apoia-me a 100%

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: O 2ª do Silva

Mensagem por Josenir »

silva_fuinha Escreveu:voce considera uma lampada de 220v e 40w em vazio ??? e só deu 100v com 225 rpm, ou eu ñ entendi a sua afirmação.
relativamente a retificação, usei uma ponte rectificadora para cada saida, num total de tres pontes retificadoras.
relativamente as espiras possivelmente tenha umas voltitas a mais, mas ....esta feito esta feito, como voce disse anteriormente, que sirva de correcção para a proxima, mas possivelmente com um bom banco de baterias ñ se remediara a coisa ???????
se considerarmos que o objetivo deste gerador é carregar baterias de 12v, uma lâmpada de 220v usada como carga vai drenar pouquíssima corrente, e pode ser considerada uma carga inadequada para ser usada na medida de tensão.
sobre medida "em vazio", o que eu quis dizer é que mesmo que estivesse fazendo a medida em vazio, ou seja, sem carga, a saída de um gerador adequado para a carga de baterias de 12v jamais poderia apresentar 100v.
um caso a considerar é que um regulador de tensão é indispensável, e um regulador de tensão para 12v não poderá receber uma tensão maior que 40v por exemplo. o meu projeto de regulador de tensão para gerador de imãs permanentes, como é o caso do seu, usa na parte de potência os transístores irfz44, que suportam no máximo 55v. se o gerador fornecer mais que 40v não é seguro para o regulador, que facilmente será danificado.

se um banco de baterias maior resolveria o problema? talvez sim, talvez não. no meu caso gosto de procurar a melhor relação entre custo e benefício. se tiver que usar muito mais baterias, você aumenta muito o custo, e pode tornar o projeto economicamente inviável. mas siga em frente e passe para a próxima fase. mais à frente você terá informações melhores sobre os resultados, e nada como a prática para mostrar o que funciona e o que não.


cascavelo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: quarta ago 12, 2009 11:18 pm

Re: O 2ª do Silva

Mensagem por cascavelo »

parabéns pelo projeto, mas infelizmente parece que você cometeu um erro, o fio usado é muito fino em relação a força magnética de seus imãs, por isto prende tanto rotação mesmo com apenas uma bobina.
faça uma analogia utilzando como exemplo uma instalação hidráulica, por exemplo: se em uma bomba dágua com saída de 1 polegada você resolvese utilizar canos de 1/2 polegada, forçaria desnecessariamente a motor da bomba, já que ela foi projetada pra canos de uma polegada. os imãs são a bomba do alternador eólico e água seriam os eletrons que correm pelo fio de cobre, um fio fino causa mais resistência. por isto seu gerador está rodando com tanto peso.
pela quantidade de imãs usados e pelo tamanho deles, você necessitará de bobina com fio bem mais grosso, se está usando fio 0,8mm é melhor considerar uma espessura com o dobro disto.
em um projeto deste tipo o que determina a potência do alternador, é justamente a potência magnetica invidual dos imãs e o número deles nos discos.
com estes dois discos de imãs você conseguirá um ótimo alternador, vale a pena refazer as bobinas com fio mais grosso, mas compre apenas uma pequena quantidade e faça o teste com uma bobina só, se com apenas uma bobina você conseguir cerca de 5 volts, provavelmente este será o melhor fio para um gerador trifásico.
da maneira que está, não a nada que você possa fazer para que funcione de maneira satisfatória.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 238
Registado: sexta nov 28, 2008 12:31 pm
Localização: TRÁS-OS-MONTES

Re: O 2ª do Silva

Mensagem por silva_fuinha »

ñ entendi muito bem, mas aqui esta se a passar alguma confusão, a lampada de 40w de 220 volts nos testes da uma luz intensa, o filamento brilha bastante, ñ entendo o porque desse (vazio), mas tb esta a haver um pouco de descuido da minha parte, pois o fio de teste era realmente de 0.8mm mas os das bobines deste rotor é de 1,8mm, assim se calhar ainda tornei a coisa mais confusa,ñ?
Nunca é tarde...PARAR É MORRER, a minha mulher apoia-me a 100%


cascavelo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: quarta ago 12, 2009 11:18 pm

Re: O 2ª do Silva

Mensagem por cascavelo »

ok, se usou fio 1,8mm, o problema é outro, seriam o número de espiras (voltas) que foi muito grande, quanto mais espiras maior a tensão (volts) e maior o aquecimento das bobinas. desconfio que você possa ter feito alguma confusão ao fazer a ligação das bobinas, pois não deveria estar rodando tão pesado, como você descreveu antes.
você sabe o rendimento de uma bobina só ?
e conseguiria mudar as ligações agora que o estator esta pronto?
pois se tiver ligado em estrela, tente uma ligação em delta, aumentando assim a corrente e diminuindo a tensão. melhor ainda se apenas uma bobina chegasse aos 15 volts com 200 rpm, assim você faria a ligação em paralelo usando um diodo pra cada bobina, somando apenas a corrente e a tensão se manteria em 15 v, sendo o ideal pra carregar as baterias.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 238
Registado: sexta nov 28, 2008 12:31 pm
Localização: TRÁS-OS-MONTES

Re: O 2ª do Silva

Mensagem por silva_fuinha »

pois é, esta em estrela, e as ligações já eram, ñ dá para alterar,
agora, que me sugerem ? agradecia se possivel que me dessem uma ideia.
Nunca é tarde...PARAR É MORRER, a minha mulher apoia-me a 100%


cascavelo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: quarta ago 12, 2009 11:18 pm

Re: O 2ª do Silva

Mensagem por cascavelo »

se a resina usada for transparente talvez você conseguisse separar as bobinas furando com uma broca de uns 6 ou 8 mm, rompendo assim o fio, depois abriria maisum pouco o buraco pra ter acesso aos dois lados do fio e soldaria fios flexíveis nos dois terminais, seriam dois fios para cada bobina, isto teria que ser feito na lateral do estator, mas só daria certo se a camada de resina for mais ou menos fina entre a borda e o fio a romper, pra poder ter acesso com o ferro de solda.
se você conseguir fazer isto, pode testar vários tipos de ligação, não só a trifásica. porque mesmo que você tenha enrolado alguma bobina pro lado errado, daria pra arrumar apenas invertendo os fios.
já tive um problema parecido com um estator, sempre deixo fio sobrando pra fazer os testes, mas depois de tanto mexer vários se quebraram e tiver que escariar em volta com um microretífica e usando pasta para solda soldei fios flexíveis e ficou muito bom, pois depois que achei a configuração ideal fiz também solda nas emendas e utilize termo encolhível pra dar acabamento, prendi tudo muito bem na lateral e pronto.
em outro estator tive que fazer isto também em uma única bobina que coloquei ao contrário, tive que furar pra inverte-la.


cascavelo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: quarta ago 12, 2009 11:18 pm

Re: O 2ª do Silva

Mensagem por cascavelo »

outra coisa que esqueci de mencionar, acho que você cometeu algum erro na distribuição das bobinas, teria como você postar um desenho de como distribuiu as bobinas e fez a ligações, mostrando no desenho as entradas e saídas no enrolamento?
esta é parte mais crítica da construção de alternadores, porque se errar uma, errou tudo.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 238
Registado: sexta nov 28, 2008 12:31 pm
Localização: TRÁS-OS-MONTES

Re: O 2ª do Silva

Mensagem por silva_fuinha »

quanto ao esquema foi o que esta em anexo, quanto as ligações foram confirmadas e reconfirmadas.
Anexos
28032010255.jpg
28032010255.jpg (26.32 KiB) Visto 9749 vezes
Nunca é tarde...PARAR É MORRER, a minha mulher apoia-me a 100%

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”