Gerador com motor de ventilador

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Gerador com motor de ventilador

Mensagem por Wolfire »

Bom se alguem mais for aficionado por geradores de energia como eu, dá uma olhada ai.
Estator
Estator
estator.jpg (76.74 KiB) Visto 17461 vezes
Aí esta o estator rerirada toda fiação original
Até

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Gerador com motor de ventilador

Mensagem por Wolfire »

Estator com uma bobina para testes.
Bobina para testes.
Bobina para testes.
1 bobina.jpg (84.08 KiB) Visto 17436 vezes
Até.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Gerador com motor de ventilador

Mensagem por Wolfire »

Bom só faltando uma.
f 1 bobina.jpg
f 1 bobina.jpg (93.49 KiB) Visto 17408 vezes
Paraquem está acompanhando meu gerador com imãs de HD os imãs abaixo são os mais gordinhos que reservei para esse projeto.
imãs com 3,5 mm divididos
imãs com 3,5 mm divididos
imãs.jpg (65.96 KiB) Visto 17408 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Gerador com motor de ventilador

Mensagem por Wolfire »

Agora o rotor com encaixe para os imãs
rotor.jpg
rotor.jpg (88.17 KiB) Visto 17368 vezes
Os imãs já colocados.
rotor com imãs.jpg
rotor com imãs.jpg (77.75 KiB) Visto 17368 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Gerador com motor de ventilador

Mensagem por Wolfire »

Vejam como ficaram os polos.
8 polos
8 polos
8polos.jpg (149.13 KiB) Visto 17306 vezes
Colocando na carcaça.
Carcaça.jpg
Carcaça.jpg (140.11 KiB) Visto 17306 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Gerador com motor de ventilador

Mensagem por Wolfire »

Agora já fechado pronto para testes.
IMAG0279.jpg
IMAG0279.jpg (144 KiB) Visto 17270 vezes

Avatar do Utilizador

renalte
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 62
Registado: sábado set 20, 2008 4:33 pm
Localização: Alenquer

Re: Gerador com motor de ventilador

Mensagem por renalte »

Amigo Wolfire, gostava de saber qual foi o resultado dos testes, estou curioso porque também tenho intenções de fazer experiências idênticas, já agora se puder dizer como se fazem os encaixes para os imanes agradecia.Obrigado.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Gerador com motor de ventilador

Mensagem por Wolfire »

renalte Escreveu:Amigo Wolfire, gostava de saber qual foi o resultado dos testes, estou curioso porque também tenho intenções de fazer experiências idênticas, já agora se puder dizer como se fazem os encaixes para os imanes agradecia.Obrigado.
Gera 65w. Mandei tornear a parte do centro onde contem ferro, e as laterais só de aluminio fiz os encaixes com uma serra de cortar ferro e lima.
Fiz o enrolamento com 4 fios portanto tem varias maneiras de ligar, posso por os quatro fios em série, dois a dois em série ou os quatro em paralelo,para retificar posso pegar as duas pontas para retificar em meia onda com um tap central para o negativo, ou fazer duas fases com dois fios e ligar inicio de uma com fim da outra para negativo e as outras pontas para retificar em meia onda tendo assim um gerador bifásico com oposição de fases entre outros.
Quando der coloco um video do gerador em funcionamento.

Até


lulagalter
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: sexta abr 06, 2012 4:13 pm

Re: Gerador com motor de ventilador

Mensagem por lulagalter »

Wolfire Escreveu:
renalte Escreveu:Amigo Wolfire, gostava de saber qual foi o resultado dos testes, estou curioso porque também tenho intenções de fazer experiências idênticas, já agora se puder dizer como se fazem os encaixes para os imanes agradecia.Obrigado.
Gera 65w. Mandei tornear a parte do centro onde contem ferro, e as laterais só de aluminio fiz os encaixes com uma serra de cortar ferro e lima.
Fiz o enrolamento com 4 fios portanto tem varias maneiras de ligar, posso por os quatro fios em série, dois a dois em série ou os quatro em paralelo,para retificar posso pegar as duas pontas para retificar em meia onda com um tap central para o negativo, ou fazer duas fases com dois fios e ligar inicio de uma com fim da outra para negativo e as outras pontas para retificar em meia onda tendo assim um gerador bifásico com oposição de fases entre outros.
Quando der coloco um video do gerador em funcionamento.

Até
Ola amigo Wolfire, td bem
Wolfire, vc e genio igual ao Josenir, rapaz, e de gente assim que nosso mundo precisa.
como ficou o peso no eixo desse gerador com carga? quais as dimencoes da helice p/ o peso dele? qual a rotacao p/ 14v?

Cara, eu ganhei um alternador de ar condicionado de onibus, ele e gigante da uns 4 tamanhos de um 24 v normal. ele e 24v x 105a, o induzido tem 8 polos, tem 6 fases c/ 48 bobinas enroladas em cerpentina c/ 6 expiras cada c/ fio duplo awg17. e muito rustico.
eu desmontei ele retirei a bobina do induzido, p/ ficar mais leve, fiz rebaixamento de 6mm nos 16 dedos do induzido, colei 16 imas de hd em sanduiches e resinei o induzido, desmontei o estator, tem 48 ranhuras, rebobinei em cerpentina do jeito que era original mas c/ um so fio awg 17 c/ 12 expiras, 6 fases c/ 8 bobinas cada, foi um parto enrolar, machuqei toda minhas maos..rsrs
mas o sacrificio esta valendo a pena velho, c/ um motorzinho de tanquainho 1/4 hp, rodo ele a uns 400rpm, gera 50v a 12a retificados.
ficou joia como gerador, o porem sera escolher as pas para ele, pois c/ motor de 1/4hp quando fecho curto no gerador p/ medir corrente, o motorzinho reduz a rotacao em 90%, quase para.
o bichao e pesado, creio que pesa uns 10 quilos.

amigo, se tiver outras experiencias, add mais fotos

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Gerador com motor de ventilador

Mensagem por Wolfire »

lulagalter Escreveu:
Wolfire Escreveu:
renalte Escreveu:Amigo Wolfire, gostava de saber qual foi o resultado dos testes, estou curioso porque também tenho intenções de fazer experiências idênticas, já agora se puder dizer como se fazem os encaixes para os imanes agradecia.Obrigado.
Gera 65w. Mandei tornear a parte do centro onde contem ferro, e as laterais só de aluminio fiz os encaixes com uma serra de cortar ferro e lima.
Fiz o enrolamento com 4 fios portanto tem varias maneiras de ligar, posso por os quatro fios em série, dois a dois em série ou os quatro em paralelo,para retificar posso pegar as duas pontas para retificar em meia onda com um tap central para o negativo, ou fazer duas fases com dois fios e ligar inicio de uma com fim da outra para negativo e as outras pontas para retificar em meia onda tendo assim um gerador bifásico com oposição de fases entre outros.
Quando der coloco um video do gerador em funcionamento.

Até
Ola amigo Wolfire, td bem
Wolfire, vc e genio igual ao Josenir, rapaz, e de gente assim que nosso mundo precisa.
como ficou o peso no eixo desse gerador com carga? quais as dimencoes da helice p/ o peso dele? qual a rotacao p/ 14v?

Cara, eu ganhei um alternador de ar condicionado de onibus, ele e gigante da uns 4 tamanhos de um 24 v normal. ele e 24v x 105a, o induzido tem 8 polos, tem 6 fases c/ 48 bobinas enroladas em cerpentina c/ 6 expiras cada c/ fio duplo awg17. e muito rustico.
eu desmontei ele retirei a bobina do induzido, p/ ficar mais leve, fiz rebaixamento de 6mm nos 16 dedos do induzido, colei 16 imas de hd em sanduiches e resinei o induzido, desmontei o estator, tem 48 ranhuras, rebobinei em cerpentina do jeito que era original mas c/ um so fio awg 17 c/ 12 expiras, 6 fases c/ 8 bobinas cada, foi um parto enrolar, machuqei toda minhas maos..rsrs
mas o sacrificio esta valendo a pena velho, c/ um motorzinho de tanquainho 1/4 hp, rodo ele a uns 400rpm, gera 50v a 12a retificados.
ficou joia como gerador, o porem sera escolher as pas para ele, pois c/ motor de 1/4hp quando fecho curto no gerador p/ medir corrente, o motorzinho reduz a rotacao em 90%, quase para.
o bichao e pesado, creio que pesa uns 10 quilos.

amigo, se tiver outras experiencias, add mais fotos
Bom devagar com as comparaçõens, Josenir esse sim é genio.Pesa bastante por isso não é indicado para eolica foi só um projeto experimental fico feliz por usar a idéia para desenvolver o teu gerador, a rotação depende da configuração usada para mais ampéres mais ou menos 1000 para menos 450 rpm. Oops não é assim que se mede a corrente deve medir com uma carga compativel em em série já dito varias veses aqui no forum.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Gerador com motor de ventilador

Mensagem por Emanuel Couto »

Muito bom Wolfire........ ;)
Parabéns.......
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”