Duvida em Gerador imans permanentes

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Duvida em Gerador imans permanentes

Mensagem por visitante1 »

Boa noite,
tenho andado a consultar fornecedores de geradores, ja falei com a DVE Dinamarca, saõ excelentes e é uma das opçoes de compra. Falei também, ou tentei falar porque enviei 2 email mas a resposta que obtive foi apenas o link da pagina deles, trata-se da PMG Polonia, portanto este fica excluido.
Entertanto encontrei um outro que fabrica em pequena escala, ou a pedido, no entanto o que tem para entrega e que está na imagem não a presenta carateristicas nem tem os planos de fabrico!!!!!!!! o que não é muito normal para um equipamento desta envergadura.
O que eu gostaria que alguem me pudesse ajudar acerca dele sabendo apenas que será constituido por 32 imans (não sei o tipo), e 12 bobinas de fio de 0,8mm, é trifasico e em bancada conseguiram que desse 380v em vazio, é tudo o que me foi dito...
Agradecia aos mais entendidos a ajuda.
cumprimentos
Anexos
Gerador imans permanentes
Gerador imans permanentes
PMG.jpg (11.56 KiB) Visto 8869 vezes
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Duvida em Gerador imans permanentes

Mensagem por Josenir »

pnunes Escreveu:Boa noite,
tenho andado a consultar fornecedores de geradores, ja falei com a DVE Dinamarca, saõ excelentes e é uma das opçoes de compra. Falei também, ou tentei falar porque enviei 2 email mas a resposta que obtive foi apenas o link da pagina deles, trata-se da PMG Polonia, portanto este fica excluido.
Entertanto encontrei um outro que fabrica em pequena escala, ou a pedido, no entanto o que tem para entrega e que está na imagem não a presenta carateristicas nem tem os planos de fabrico!!!!!!!! o que não é muito normal para um equipamento desta envergadura.
O que eu gostaria que alguem me pudesse ajudar acerca dele sabendo apenas que será constituido por 32 imans (não sei o tipo), e 12 bobinas de fio de 0,8mm, é trifasico e em bancada conseguiram que desse 380v em vazio, é tudo o que me foi dito...
Agradecia aos mais entendidos a ajuda.
cumprimentos
Só quem pode dizer o que tem dentro dessa carcaça é quem fabrica. Isso tanto pode ser um motor como pode ser um gerador. Tanto pode gerar em 12V quanto em 1000V!
Só quem fabrica pode informar suas especificações.
Lamento não poder ajudar.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Duvida em Gerador imans permanentes

Mensagem por visitante1 »

Mesmo com os poucos dados (32 imans e 12 bobinas e tensão 380V) não dará para ter uma ideia vaga da rotação e potencia do mesmo??
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Duvida em Gerador imans permanentes

Mensagem por Josenir »

pnunes Escreveu:Mesmo com os poucos dados (32 imans e 12 bobinas e tensão 380V) não dará para ter uma ideia vaga da rotação e potencia do mesmo??
A quantidade de ímãs e bobinas de um gerador diz pouco a respeito dele. E ainda essa pouca informação parece estar incorreta. Não vejo de que forma seja possível usar 32 imãs com 12 bobinas. Se o gerador possui 32 ímãs, se fosse trifásico, deveria ter 96 bobinas (32 x 3 = 96). Se fosse monofásico deveria ter 32 bobinas. Se fosse bifásico, poderia ter 32 ou 16 bobinas.

A tensão em vazio de um gerador não nos diz absolutamente nada. Até porque não foi informada a rotação de trabalho deste gerador. Um gerador de 12V pode fornecer até 100V em vazio, dependendo da rotação imposta, e isso não significa que ele seja mais ou menos potente.

Quando o fabricante de um gerador informa que tal gerador produz 12V x 5A a 600RPM, por exemplo, ele quer dizer que a esta rotação o gerador produz essa quantidade de energia. No entanto em rotação maior produzirá mais, e em rotação menor produzirá menos. Ou seja, isso não são valores absolutos.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Duvida em Gerador imans permanentes

Mensagem por visitante1 »

Obrigado Josenir pelo seu tempo.
Uma vez que o tenho comigo vou submeter a ensaios reais começando com baixa rotação e alterando as cargas, depois postarei cá os resultados.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”