Turbina eólica

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder

Autor do tópico
fernando lima
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sábado jan 11, 2014 1:14 am

Turbina eólica

Mensagem por fernando lima »

Boa noite amigos, como na apresentação já falei, tenho um sistema solar com 400w de placas, quatro baterias estacionaria 150amp, controlador de carga 30amp. inversor onda senoidal pura 1500wats, um de 300wats onda pura, trabalha tudo certinho, uso o de 1500wats em toda casa menos na freze microondas e chuveiro, o de 300wats uso na oficina, com tv de 14" um monitor de led 22" um ferro de solda 60wats, esse de 300wats uso das 8:00 as 12:00, o de 1500wats uso das 12:00 as 14:00 e das 18:00 as 00:00. Mais o problema é o sequinte, meu conjunto de placas é insuficiente para o consumo, então comprei uma turbina eólica no mercado livre com um preço muito bom, muito bem feita, acabamento ótimo, 600wats marca SUNFORCE, só que na minha cidade o vento é pouco em torno de 6 a 8 km/h, ai ela não gera quase nada, ela começa a gerar a partir 500rpm, quando chega a essa rotação não tem torque para continuar, queria um opinião dos amigos se eu colocasse um multiplicador de velocidade resolveria meu caso ou uma modificação no enrolamento das bobinas?

Abraço.

Fernando Lima.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Turbina eólica

Mensagem por serges »

Pois creio que aqui é o melhor local...

Boa sorte com o projecto

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Turbina eólica

Mensagem por Esteves »

fernando lima Essa situação resolve-se com a venda da turbina eólica e juntar a esses 400W de painéis mais 1000W de painéis.

Podes meter 1000 multiplicadores de velocidade e 500 modificações no enrolamento das bobinas, se não houver vento que passe o torque desse ou outro qual quer gerador não há multiplicadores nem enrolamento das bobinas que resolva essa situação.

Talvez umas pás gigantes o pode-se resolver, mas não estou a ver umas pás de 5 metros numa cidade.

Amigo eu tinha um gerador de 1000W montado com pás de alto rendimento e durante os 3 anos que esteve montado se produziu 30 Quilowatts foi muito...
A suloção que arranjei para superar o gerador eólico foi aumentar o campo solar de 6 painéis (1440W) para 10 painéis (2420W) pode ver aqui a evolução AQUI
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Turbina eólica

Mensagem por Emanuel Couto »

Parabéns pelo projeto!!
Pois....., o melhor era um maior investimento em painéis!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
fernando lima
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sábado jan 11, 2014 1:14 am

Re: Turbina eólica

Mensagem por fernando lima »

Boa noite, pois é amigo Esteves, meu pensamento antes era este, investir em placas, mais vi essa promoção e comprei, agora estou com esse abacaxi pra descascar, mesmo assim vou quebrar cabeça, colocar um multiplicador, modificar enrolamento das bobinas trocar as pás, para ver se rende um pouco mais, já que estar perdido, vender aqui na minha região não tem quem compre, vai servir de cobaia. Vi à poucos dias em tópico aqui, não lembro o membro, uma foto de um multiplicador com engrenagem de 1:4,7, mais já procurei esse tópico e não encontrei, queria saber onde comprar, se o amigo souber onde conseguir me passe endereço ou telefone. Muito obrigado pela resposta acima e vi as fotos do seu sistema, muito bom, metade desse já me quebrava o galho.

Abraço.

Fernando Lima.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Turbina eólica

Mensagem por Ferra »

Fernando Lima,
com o multiplicador não vai lá, nem vale a pena tentar! Se assim já não tem torque com o multiplicador muito menos!
Se quer inventar experimente aumentar o comprimento das pás! Só assim consegue captar mais energia do vento para depois poder ser convertida em eletricidade pelo gerador. Se que um conselho para evitar dores de cabeça:
venda e compre paineis pois sem ovos (leia-se vento) não se fazem omoletes!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Turbina eólica

Mensagem por Esteves »

fernando lima como diz o Ferra não vale a pena andar com alterações.
Como eu já tinha dito acima (Talvez umas pás gigantes o pode-se resolver)

Fora isso, é tudo trabalho em vão, dinheiro para o lixo.

No site troca-se.pt pode ser que alguém queira trocar painéis por eólica ou mesmo aqui nos classificados do fórum.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


Autor do tópico
fernando lima
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sábado jan 11, 2014 1:14 am

Re: Turbina eólica

Mensagem por fernando lima »

Valeu gente, vou tentar vender, e investir em placas. Depois vou pertubar vocês sobe bons inversores, controladores e placas.

Abraço.

Fernando Lima.


fabiorf
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sexta set 12, 2014 8:21 pm

Re: Turbina eólica

Mensagem por fabiorf »

Por favor ,
Alguem teria esquema para montagem de um controlador de carga para gerador eolico que ja foi testado e esta em funcionamento para me ajudar. Obrigado.

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”