Motor de varinha magica dá para fazer um aerogenerador??

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder

Autor do tópico
Luismbmp
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: sexta jun 19, 2015 12:01 pm

Motor de varinha magica dá para fazer um aerogenerador??

Mensagem por Luismbmp »

Olá a todos,
gostaria de realizar um projecto caseiro, nomeadamente um aerogenerador eolico, que era para ir carregando a bateria da minha autocaravana quando estou á sombra e á noite, pois durante o dia ao sol, tenho um painel solar que é uma boa ajuda para ir carregando a bateria.~
Como tenho so uma bateria de 100A e algum consumo de material electrico dentro da autocaravana, ao fim de 3 dias de estar estancionado, a bateria esta bem abaixo dos 50% de carga. Estamos a falar de carregadores de telemoveis, tablets e pc's portateis, de tv 12v, de ar condicionado 12v, de ventoinhas de arrefecimento do frigorifico, de luzes led do interior da autocaravana, etc... Contabilizando toda a carga electrica, chego a gastar 16A/h, sim, embora que os materias electricos na autocatavana são relativamente de baixo consumo, todos ligados ao mesmo tempo, gastam o que gastam.


Bem, mas falando do projecto, a 1ª coisa que gostava que me ajudassem era no motor para gerar a energia.
Tinha cá em casa uma farinha magica avariada, desmontei-a e qual é o meu espanto que aquilo é daqueles motores antigos, cheio de imans e filamentos de cobre. Desmontei a placa de circuito, e fiz uma ligação directa nos bornes do motor, liguei um multimetro aos bornes e fiz força para rodar o motor com as mãos, facilmente passa dos 12V, com mais força cheguei aos 20v, o motor da varinha diz lá 350w, e era :) da marca braun.
Acham que isto tem pernas para andar?
Será que consigo ter uma media de 2A/h de carregamento da bateria?

Desde já obrigado pela vossa participação.

Abraço

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Motor de varinha magica dá para fazer um aerogenerador??

Mensagem por Emanuel Couto »

Um projeto interessante, vamos ver o que dizem... :)

Porque não coloca uma foto da mesma!?
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
Luismbmp
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: sexta jun 19, 2015 12:01 pm

Re: Motor de varinha magica dá para fazer um aerogenerador??

Mensagem por Luismbmp »

Olá a todos,
o motor de ventoinha electrica de 350w gerou entre 1v a 22v em DCv.
Com um berbequim na velocidade maxima gerou 22v
Com uma aparafusadura electrica gerou entre 3v a 5v.
A meu ver este motorzeco não terá muita potencia para se realizar um aerogenerador, pois a minha finalidade era de carregar as baterias da minha autocaravana.
Se ao menos gera-se entre os 10v a 14v a uma baixa rotação tipo como a parafusadora electrica, sempre tinha uma media de 12v constantes a entrar no regulador de carga.
Assim o que os amigos acham deste motor? Só dá mesmo para ligar uns leds e não muito mais, correcto?


Abraço
Última edição por Luismbmp em terça jun 23, 2015 5:47 pm, editado 1 vez no total.


Autor do tópico
Luismbmp
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: sexta jun 19, 2015 12:01 pm

Re: Motor de varinha magica dá para fazer um aerogenerador??

Mensagem por Luismbmp »

Ola novamente, rodei o berbequim com rotação oposta, gerou a baixa velocidade uma média de -7v, a rotação maxima -43v
Ou seja, inverti os cabos do positivo e negativo, e obti 7v no caso da velocidade baixa e 43v na velocidade maxima do berbequim.
Assim já estou mais contente.
Quanto aos amperes, a velocidade baixa gera facilmente 3-4A, na velocidade maxima gerou 14A, isto em DCA no multimetro.

Os contras, em carga o eixo do motor fica mais preso, não sei até que ponto as pás vão conseguir rodar o motor em carga e gerar energia.
Qual será a velocidade de arranque do vento em m/s, para fazer começar rodar este motor em carga?
Teria que calcular o tamanho das pás, a quantidade das pás, e possivelmente inventar um multiplicador do eixo do motor.
Estou aberto a compartilhar este projecto.

abraço

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”