Gerador Acoplado a uma Bicicleta.

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder

Autor do tópico
gGlaucio
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sexta jul 24, 2015 5:13 pm
Localização: Campina Grande- PB

Gerador Acoplado a uma Bicicleta.

Mensagem por gGlaucio »

iclando :idea: Com este projeto Pretendo construir um gerador utilizando materiais reciclados: Um ventilador de teto, Hds velhos.
Do ventilador utilizarei o rotor e o estator e do hds, os imãs de neodímio. Pretendo instalar o Gerador em uma bicicleta e acrescentar
Equipamentos necessários para substituir uma parcela do consumo residencial que chega a 95 kW por mês, que chegue ao menos 50%, ou seja; 45-50 KW
mês= 1,5 KW dia. Pretendo conseguir isto em mais ou menos duas horas ( Uma hora para mim e uma pro resto da família)de pedaladas diárias. Chego desta forma a potência que deve ter o Gerador cerca de 0.9 a 1 KW.
Sabendo que, pedalando normalmente posso chegar a 70 RPM em média... Próxima etapa: cálculos das espiras de fio e da bitola.

Bem Pessoal. Estamos em andamento com o projeto: Escolhi os imãs, confeccionei um novo estator somente para testar a disposição, colagem e outros acertos antes de fixar definitivamente as peças no gerador. foi então que surgiu um problema um pouco mais serio até então: estes imãs tem os dois polos na mesma face e são planos a forma que escolhi para estator e rotor deixa estes imã com uma diferença grande nas extremidades, 3mm para ser mais preciso( plano x circunferência não casa), e vai causar um enorme problema no campo magnético, creio Eu, pois a diferença se dar exatamente nos polos.
E agora, que poderá nos salvar?
Anexos
1pROBLEMA.jpg
1pROBLEMA.jpg (545.22 KiB) Visto 6687 vezes
Última edição por gGlaucio em terça ago 04, 2015 2:37 am, editado 1 vez no total.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Gerador Acoplado a uma Bicicleta.

Mensagem por jmlflorencio »

Atenção que conseguir 1,5 KWh em duas horas significa pedalar com uma potência de 750W... durante duas horas!
(Ou estou enganado nas contas??)

Não sei que tipo de ciclistas há aí em casa, mas da última vez que eu testei, quando ainda 20 e poucos anos e fazia 30km por semana aos domingos, em BTT, a minha potência máxima (a ritmo de sprint, portanto) não chegava aos 500W...

Mesmo os ciclistas de alta competição têm ritmos aeróbios (não me lembro do termo certo agora, mas é aquele ritmo que se aguenta várias horas seguidas) na casa dos 400W, creio...

É melhor contar com mais horas de exercício, ou não? (Mais uma vez, posso estar enganado nas contas)


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Gerador Acoplado a uma Bicicleta.

Mensagem por jmlflorencio »

De resto, parabéns pelo projecto! Vou estar atento a este tópico ;)


Autor do tópico
gGlaucio
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sexta jul 24, 2015 5:13 pm
Localização: Campina Grande- PB

Re: Gerador Acoplado a uma Bicicleta.

Mensagem por gGlaucio »

jmlflorencio Escreveu:Atenção que conseguir 1,5 KWh em duas horas significa pedalar com uma potência de 750W... durante duas horas!
(Ou estou enganado nas contas??)

Não sei que tipo de ciclistas há aí em casa, mas da última vez que eu testei, quando ainda 20 e poucos anos e fazia 30km por semana aos domingos, em BTT, a minha potência máxima (a ritmo de sprint, portanto) não chegava aos 500W...

Mesmo os ciclistas de alta competição têm ritmos aeróbios (não me lembro do termo certo agora, mas é aquele ritmo que se aguenta várias horas seguidas) na casa dos 400W, creio...

É melhor contar com mais horas de exercício, ou não? (Mais uma vez, posso estar enganado nas contas)
Creio que você esta falando da potencia efetiva medida por aparelhos que indicam a potencia das pedaladas do condutor... e nesse sentindo fazem uma relação com os batimentos cardíacos e neste caso a frequência é em minutos e não em horas.


Autor do tópico
gGlaucio
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sexta jul 24, 2015 5:13 pm
Localização: Campina Grande- PB

Re: Gerador Acoplado a uma Bicicleta.

Mensagem por gGlaucio »

jmlflorencio Escreveu:De resto, parabéns pelo projecto! Vou estar atento a este tópico ;)
Obrigado pelo incentivo.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: RE: Re: Gerador Acoplado a uma Bicicleta.

Mensagem por jmlflorencio »

gGlaucio Escreveu: Creio que você esta falando da potencia efetiva medida por aparelhos que indicam a potencia das pedaladas do condutor... e nesse sentindo fazem uma relação com os batimentos cardíacos e neste caso a frequência é em minutos e não em horas.
Na altura foi medido num aparelho que mede a potência da pedalada, exacto. Mas potência da pedalada, potência do gerador, etc etc, é tudo a mesma coisa. Se queremos uma determinada potência dum lado, temos que a fornecer do outro.

Imaginando que eu tenho um gerador de 1000W às 280 rpm (valor imaginário), e monto uma desmultiplicação de 4 para um, para ter essas 280 rpm no eixo do gerador com 70 rpm nos pedais da bicicleta... Tenho que produzir 1000W de potência na pedalada (ou mais) para conseguir que o gerador rode às rpm desejadas.

E só ficando 1 hora a pedalar a 1000W de potência é que produzo 1KWh...

Creio que é isto.

Que relação é essa com os minutos, que não percebi?


Autor do tópico
gGlaucio
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sexta jul 24, 2015 5:13 pm
Localização: Campina Grande- PB

Re: RE: Re: Gerador Acoplado a uma Bicicleta.

Mensagem por gGlaucio »

jmlflorencio Escreveu:
gGlaucio Escreveu: Creio que você esta falando da potencia efetiva medida por aparelhos que indicam a potencia das pedaladas do condutor... e nesse sentindo fazem uma relação com os batimentos cardíacos e neste caso a frequência é em minutos e não em horas.
Na altura foi medido num aparelho que mede a potência da pedalada, exacto. Mas potência da pedalada, potência do gerador, etc etc, é tudo a mesma coisa. Se queremos uma determinada potência dum lado, temos que a fornecer do outro.

Imaginando que eu tenho um gerador de 1000W às 280 rpm (valor imaginário), e monto uma desmultiplicação de 4 para um, para ter essas 280 rpm no eixo do gerador com 70 rpm nos pedais da bicicleta... Tenho que produzir 1000W de potência na pedalada (ou mais) para conseguir que o gerador rode às rpm desejadas.

E só ficando 1 hora a pedalar a 1000W de potência é que produzo 1KWh...

Creio que é isto.

Que relação é essa com os minutos, que não percebi?
O que eu quero dizer é que frequência cardíaca naturalmente é dada em batidas por minuto mão é mesmo?
Logo a potência da pedalada também é medida nesta na mesma frequência,ou seja em W/ minuto pra você pra você ter esta relação direta, sem a necessidade de outros caculos.
(preste atenção nas tabelas que acompanham estes aparelhos)
Veja que a Frequência cardíaca e a potencia esta para o tempo em minutos. Se for desta forma mesmo com eu penso, então eu tenho potencia de sobra para conseguir até mais do que pretendo, se eu tivesse dinheiro pra investir em uma máquina com esta capacidade. Posso estar errado, mas a lógica me parece esta.
Viu meu problema? Tem alguma ideia?
Um abraço.
Glaucio
Anexos
treinamento-com-medidor-potencia (1).png
treinamento-com-medidor-potencia (1).png (19.23 KiB) Visto 6684 vezes


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Gerador Acoplado a uma Bicicleta.

Mensagem por jmlflorencio »

Ah, já percebi o ponto de vista. Mas creio que está errado, infelizmente.
Passo a explicar:

- Em primeiro lugar, vamos tirar deste raciocínio a frequência cardíaca. Não nos influencia neste caso.

- O que nós queremos gerar (a pedalar) e armazenar (numa bateria) é a energia, que pode ser expressa em KWh, Ah ou mAh, Joules, calorias ou kilo calorias, etc etc...

- Relativamente à potência, ela influencia o tempo que demoramos, e não o contrário. É uma variável 'instantânea' (pode ser expressa em Watts ou Kilo Watts, cavalos-vapor, etc).

Ou seja, para armazenar uma certa quantidade de energia na forma de electricidade (neste caso, 1 KWh numa bateria), nós precisamos de fornecer essa mesma energia noutra forma (neste caso, 1 KWh a pedalar).

E ainda só estamos a falar de energia. Simplificando, 1 KWh dum lado gera 1 KWh do outro.

A potência entra no tempo que demoramos a gerar essa energia. Se fornecermos essa energia (a pedalar) com mais potência, demoramos menos tempo. Se for com menos potência, demoramos mais.

No meu caso, para gerar 1 KWh a pedalar, teria que ser com potências muito baixas (150-200W??), indo por isso demorar entre 5 a quase 7 horas... Para fornecer essa energia em menos tempo teria que aplicar mais potência, e não tenho músculos para isso. :D

Um ciclista 'de elite', a confirmar-se que têm uma potência aeróbia de 400W, demoraria duas horas e meia a gerar essa energia (a mesma energia, aplicando mais potência, é gerada em menos tempo).

Espero ajudar ;-)


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Gerador Acoplado a uma Bicicleta.

Mensagem por jmlflorencio »

Quanto aos problemas 'magnéticos', temo não saber ajudar.

Embora seja uma área pela qual tenho muito interesse, ainda não estudei nada nesse campo (nem devo estudar, já...).

Mas é como disse, vou seguir o tópico ;-)

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Gerador Acoplado a uma Bicicleta.

Mensagem por Wolfire »

gGlaucio Escreveu:iclando :idea: Com este projeto Pretendo construir um gerador utilizando materiais reciclados: Um ventilador de teto, Hds velhos.
Do ventilador utilizarei o rotor e o estator e do hds, os imãs de neodímio. Pretendo instalar o Gerador em uma bicicleta e acrescentar
Equipamentos necessários para substituir uma parcela do consumo residencial que chega a 95 kW por mês, que chegue ao menos 50%, ou seja; 45-50 KW
mês= 1,5 KW dia. Pretendo conseguir isto em mais ou menos duas horas ( Uma hora para mim e uma pro resto da família)de pedaladas diárias. Chego desta forma a potência que deve ter o Gerador cerca de 0.9 a 1 KW.
Sabendo que, pedalando normalmente posso chegar a 70 RPM em média... Próxima etapa: cálculos das espiras de fio e da bitola.

Bem Pessoal. Estamos em andamento com o projeto: Escolhi os imãs, confeccionei um novo estator somente para testar a disposição, colagem e outros acertos antes de fixar definitivamente as peças no gerador. foi então que surgiu um problema um pouco mais serio até então: estes imãs tem os dois polos na mesma face e são planos a forma que escolhi para estator e rotor deixa estes imã com uma diferença grande nas extremidades, 3mm para ser mais preciso( plano x circunferência não casa), e vai causar um enorme problema no campo magnético, creio Eu, pois a diferença se dar exatamente nos polos.
E agora, que poderá nos salvar?
Quebra os imãs ao meio e já melhora e vê bem como coloca os imãs em relação ao estator não é só colocar lá em qualquer lugar e esta feito.
Quanto a produção de energia o jmlflorencio esta totalmente certo olhe que pedalar por duas horas produzindo 100w já é pedreira. Além do mais parece que não conseguirá muito mais do que 100w com esse gerador a não ser que o consiga rodar a uns 3000 RPM.


Autor do tópico
gGlaucio
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sexta jul 24, 2015 5:13 pm
Localização: Campina Grande- PB

Re: Gerador Acoplado a uma Bicicleta.

Mensagem por gGlaucio »

Wolfire Escreveu:
gGlaucio Escreveu:iclando :idea: Com este projeto Pretendo construir um gerador utilizando materiais reciclados: Um ventilador de teto, Hds velhos.
Do ventilador utilizarei o rotor e o estator e do hds, os imãs de neodímio. Pretendo instalar o Gerador em uma bicicleta e acrescentar
Equipamentos necessários para substituir uma parcela do consumo residencial que chega a 95 kW por mês, que chegue ao menos 50%, ou seja; 45-50 KW
mês= 1,5 KW dia. Pretendo conseguir isto em mais ou menos duas horas ( Uma hora para mim e uma pro resto da família)de pedaladas diárias. Chego desta forma a potência que deve ter o Gerador cerca de 0.9 a 1 KW.
Sabendo que, pedalando normalmente posso chegar a 70 RPM em média... Próxima etapa: cálculos das espiras de fio e da bitola.

Bem Pessoal. Estamos em andamento com o projeto: Escolhi os imãs, confeccionei um novo estator somente para testar a disposição, colagem e outros acertos antes de fixar definitivamente as peças no gerador. foi então que surgiu um problema um pouco mais serio até então: estes imãs tem os dois polos na mesma face e são planos a forma que escolhi para estator e rotor deixa estes imã com uma diferença grande nas extremidades, 3mm para ser mais preciso( plano x circunferência não casa), e vai causar um enorme problema no campo magnético, creio Eu, pois a diferença se dar exatamente nos polos.
E agora, que poderá nos salvar?
Quebra os imãs ao meio e já melhora e vê bem como coloca os imãs em relação ao estator não é só colocar lá em qualquer lugar e esta feito.
Quanto a produção de energia o jmlflorencio esta totalmente certo olhe que pedalar por duas horas produzindo 100w já é pedreira. Além do mais parece que não conseguirá muito mais do que 100w com esse gerador a não ser que o consiga rodar a uns 3000 RPM.
Wolfire Escreveu:
gGlaucio Escreveu:iclando :idea: Com este projeto Pretendo construir um gerador utilizando materiais reciclados: Um ventilador de teto, Hds velhos.
Do ventilador utilizarei o rotor e o estator e do hds, os imãs de neodímio. Pretendo instalar o Gerador em uma bicicleta e acrescentar
Equipamentos necessários para substituir uma parcela do consumo residencial que chega a 95 kW por mês, que chegue ao menos 50%, ou seja; 45-50 KW
mês= 1,5 KW dia. Pretendo conseguir isto em mais ou menos duas horas ( Uma hora para mim e uma pro resto da família)de pedaladas diárias. Chego desta forma a potência que deve ter o Gerador cerca de 0.9 a 1 KW.
Sabendo que, pedalando normalmente posso chegar a 70 RPM em média... Próxima etapa: cálculos das espiras de fio e da bitola.

Bem Pessoal. Estamos em andamento com o projeto: Escolhi os imãs, confeccionei um novo estator somente para testar a disposição, colagem e outros acertos antes de fixar definitivamente as peças no gerador. foi então que surgiu um problema um pouco mais serio até então: estes imãs tem os dois polos na mesma face e são planos a forma que escolhi para estator e rotor deixa estes imã com uma diferença grande nas extremidades, 3mm para ser mais preciso( plano x circunferência não casa), e vai causar um enorme problema no campo magnético, creio Eu, pois a diferença se dar exatamente nos polos.
E agora, que poderá nos salvar?
Quebra os imãs ao meio e já melhora e vê bem como coloca os imãs em relação ao estator não é só colocar lá em qualquer lugar e esta feito.
Quanto a produção de energia o jmlflorencio esta totalmente certo olhe que pedalar por duas horas produzindo 100w já é pedreira. Além do mais parece que não conseguirá muito mais do que 100w com esse gerador a não ser que o consiga rodar a uns 3000 RPM.
Obrigado pelas dicas, vou estudar como fazer para quebrar os imãs, como cortar ao meio já que em uma tentativa que fiz não saiu bem certo e também que estes imãs de HD tem os dois polos na mesma face. estou vendo outras alternativas; como comprar imãs menores mas com um polo em cada face, ou mudar a disposição dos mesmos. Quanto a potência do gerador vou recalcular depois.

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Gerador Acoplado a uma Bicicleta.

Mensagem por Wolfire »

Ah com uns imãs mais grossos e na largura apropriada já conseguirá um bom gerador.

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”