Projecto ~15-17kw

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder

Autor do tópico
15kva
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sábado out 14, 2017 12:33 am

Projecto ~15-17kw

Mensagem por 15kva »

Boa tarde!

Finalmente depois de muito pesquisar e procurar gostaria de contar com os vossos conhecimentos para dar seguimento ao meu projecto eólico.
A solução fotovoltaica para mim não é viável tanto por questôes economicas como por questões ligadas à rentabilidade.

Gastamos por mês ~1000-1200kw logo pelos meus calculos uma solução "foto" sem baterias iria para 10 mil euros ou mais.
Então pensei na eólica e pesquisando muito encontrei no alibaba geradores 10 15 e 20kw entre outros e reparo que se as fotos são reais e a ficha tecnica, para Low RPM de 150-300rpm é uma coisinha que tem ~45cm de diametro x ~35cm de comprimento/altura. E um peso de 200kg a 300kgs.
Embora muito pesado para eu movimentar aqui não seria um problema porque eu tenho ferramentas e uma serralharia.

O que eu pretendo:

Fazer um gerador para produzir 35kw/dia. Mas porque preciso de pelo menos 15kw? Porque temos um forno de 9 kw/hora e temos oficina. A ideia é quando trabalhar o forno e a casa nao trabalha a oficina, até porque na oficina ja pouco se trabalha logo nao se justifica porque só a maquina de soldar seriam + 6kw

Neste momento estou a fazer a "ventoinha" vertical tipo lenz, voces já devem conhecer, com um metro de diametro, 6 pás para ficar mais preenchida e neste momento vai ficar com 60 de altura ficando preparado para colocar mais meio metro de altura.

Só que agora estou a pensar como vai ser o estator e a dimensao tambem do rotor e quanto de magneticos neodimio vou precisar e quais medidas e nas bobines, que fio usar, numero de espiras, diametro das bobines e que estator de motor eletrico eu preciso?

Tenho andado à procura de um motor eletrico velho ou do estator mas nao encontrei ainda, nem na internet, se houvesse um local que vendesse o estator, porque o rotor eu mandava fazer a um torneiro, já tenho o preço dele e nao achei caro.
O gerador penso em fazer um com cavilhas de rosca para fica, sem carcaça se possivel.

Acho que já perguntei muito e vamos por partes.
Obrigado pela colaboração


nunopaulo1975
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm
Localização: Castelo Branco

Re: Projecto ~15-17kw

Mensagem por nunopaulo1975 »

Boa tarde.

Já fez algum estudo sobre a velocidade do vento que tem no suposto local de instalação ???

Cuidado com as compras do ALIBABA, assim como produtos chineses.
Comprei uma fonte de alimentação 24v 700w, após uns ensaios com carga , era afinal de 24v 150w.
Como foi pelo Ebay, consegui a devolução de parte dos €'s.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Projecto ~15-17kw

Mensagem por jmlflorencio »

Boas. Bem vindo.

Estou a achar essas contas todas algo estranhas...

Gastar 1200 kWh de energia num mês não é nada de muito extremo, creio. Por que motivo precisaria de tanto investimento em fotovoltaico? 10.000 eur sem baterias dá para muita potência...

Não podemos pretender ter as necessidades energéticas completamente satisfeitas pelas renováveis, até porque nem sempre há vento para os aerogeradores (ou sol para os painéis).

Depois, como é esse consumo? Em que horários? E é constante, ou tem muitos picos de potência consumida? Esse é um dado importante também...

A instalação eléctrica, é trifásica? Isso também tem influência...

Sobre o forno de 9 kW de potência, isso não funciona por 'pulsos' (ligado-desligado)? Tenho um forno de cerâmica de 3 kW que funciona dessa maneira, mas nunca instalaria painéis para 'o alimentar' (ao funcionar por picos, muita da energia seria desperdiçada)...

Espero não ter dado a ideia errada, não sou nenhum expert nem pretendo desmotivar ninguém, mas acho que faltam alguns dados nessa análise ;-)


Autor do tópico
15kva
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sábado out 14, 2017 12:33 am

Re: Projecto ~15-17kw

Mensagem por 15kva »

Então diga me quantos paineis são necessarios e o seu preço para eu ter uma potencia equivalente a 17kva que é a potencia que temos contratada e mesmo assim o quadro às vezes despara por termos um consumo superior... e é preciso contar com os dias nubelados e com os 6 meses de baixa produção.

sempre ligados ou disponiveis:

microondas 900w
secador 2000w
Temos 4 frigorificos (20€)
3 TV 48" (15€)
caldeira 1,2kw (25€)
bomba agua 1,2kw (7€)
placa de fogao 2000w
iluminaçao e computadores (10€)

nem sempre ligados ou disponiveis

uma bomba de 11kw
um forno de 9kw (35€)
duas maquinas de lavar roupa (10€)(trabalhariam desfasadas do forno de 9kw)
um forno 2,5kw
aquecedores a oleo 750w pro inverno

oficina
maquina soldar 6kw
rebarbadora maior 2kw

...
sim o forno trabalha por impulsos, ora liga ora desliga por periodos curtos 1-2 min... abrimos a porta muitas vezes e isso faz ele disparar...

Obrigado

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projecto ~15-17kw

Mensagem por Emanuel Couto »

Este tópico fica melhor na secção "projetos de energia eólica"
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


BRibeiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 133
Registado: sexta dez 26, 2014 5:45 pm
Localização: Pico, Açores

Re: Projecto ~15-17kw

Mensagem por BRibeiro »

15kva Escreveu: domingo out 15, 2017 1:58 pm Então diga me quantos paineis são necessarios e o seu preço para eu ter uma potencia equivalente a 17kva que é a potencia que temos contratada e mesmo assim o quadro às vezes despara por termos um consumo superior... e é preciso contar com os dias nubelados e com os 6 meses de baixa produção.

...
sim o forno trabalha por impulsos, ora liga ora desliga por periodos curtos 1-2 min... abrimos a porta muitas vezes e isso faz ele disparar...

Obrigado
Está a fazer as contas de forma errada, não pode esperar que instalando painéis ou mesmo a eólica consiga gerar a energia toda para a sua empresa.
Tem de encarar os painéis como um complemento ao fornecedor de energia e dessa maneira reduzir a factura mensal. Tem de se informar quantos kw pode realmente instalar, e obter as licenças necessárias para seguir em frente.

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”