1º Aerogerador Caseiro [xpto]

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder
Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: 1º Aerogerador Caseiro [xpto]

Mensagem por katzilla »

lcruz Escreveu:gostaria de sasber se o motor de uma ventoinha ( ventoinhas de fixar ao teto que se usam em casa ) serve para gerar energia
serve
comparando um motor de indução com um motor magnetico, os magneticos conseguem uma relação de torque/volume mais alta, podendo chegar a uns 45%. e ainda têm menos ruído.


Lcruz
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda jan 14, 2008 9:50 am

Re: 1º Aerogerador Caseiro [xpto]

Mensagem por Lcruz »

descupa a ignorancia ..... sabes que tipo de motor costuman trazer ?


Autor do tópico
xpto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 114
Registado: quarta jul 25, 2007 5:30 pm
Localização: Penafiel - Porto

Re: 1º Aerogerador Caseiro [xpto]

Mensagem por xpto »

meus amigos...o meu aerogerador foi-se...

com os ventos das ultimas noites tornou-se numa arma mortal...
tão forte que andes de se desfazer todo foi capaz de cortar um ramo de uma arvore com 4 cm de diâmetro...

por isso cuidado...com grandes ventos torna-se um brinquedo muito perigoso....

mas a historia não acaba aqui....porque quero voltar a dar vida ao aerogerador...

ate la abraços....

(tenho visto alguns projectos novos aqui no forum...mas fotos deles e que são poucas...)


fernandogoulart
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 70
Registado: quinta jun 14, 2007 4:56 pm
Localização: rio de janeiro

Re: 1º Aerogerador Caseiro [xpto]

Mensagem por fernandogoulart »

eu acredito que já havia falado aqui sobre os ventos fortes.
mas o ideal é que o aerogerador seja removível, pois com os ventos fortes realmente eles machucam.... já postei uns vídeos, mas fotos fico devendo as minhas pilhas recarregáveis me deixaram na mão...

abraços
dr.chicletinho
http://www.drchicletinho.blogspot.com


xisla
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: sexta jan 25, 2008 11:09 am

Re: 1º Aerogerador Caseiro [xpto]

Mensagem por xisla »

comprei um ventilador industrial de 6 pas de plastico com polia de 20,5cm de diametro e quero ligar um alternador com polia de 8cm será que obterei rotacao suficiente para poder gerar energia???????

quero carregar uma bateria de carro para iluminar o pátio..serao +- 10 lampadas de 5w a 10w e a bateria será de 54amperes.


obrigado
daniel

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: 1º Aerogerador Caseiro [xpto]

Mensagem por serges »

não é necessário fazer a mesma questão em tópicos diferentes!!!

só uma vez bastava!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


xisla
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: sexta jan 25, 2008 11:09 am

Re: 1º Aerogerador Caseiro [xpto]

Mensagem por xisla »

peço desculpas!

alguem sabe como calcular a rotacao de uma polia??? queria medir a rotacao do ventilador... pois tenho uma polia de 20,5cm de diametro e o alteranator tem polia de 8cm.. pelos meus calculos, precisaria de 300rpm no ventilador... mas como achar a rotacao que o ventilador se encontra???

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Re: 1º Aerogerador Caseiro [xpto]

Mensagem por ventoinhas »

xpto escreveo:
meus amigos...o meu aerogerador foi-se...

com os ventos das ultimas noites tornou-se numa arma mortal...
tão forte que andes de se desfazer todo foi capaz de cortar um ramo de uma arvore com 4 cm de diâmetro...
foi pena que tivesse acontecido isso .mas ao mesmo tempo é de louvar essa sua informaçao é ter a coragem de relatar esse acontecimento assim quem quiser aventurar-se ja esta ao acorente que os ventos quando sopram forte é um enorme problema . o ventoinhas ja tinha avertido nesse sentido .de qualquer forma xpto voce aprendeo certamente permenores significativos e se recomeçar de novo ja tem outras bases mais solidas espero que esse acontecimento nao o tenha feito desistir? ou entao se voce tem uma boa esposicao ao vento porque nao investe num aerodinamo ja comprovado?
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: 1º Aerogerador Caseiro [xpto]

Mensagem por RED BARON »

xisla Escreveu:peço desculpas!

alguem sabe como calcular a rotacao de uma polia??? queria medir a rotacao do ventilador... pois tenho uma polia de 20,5cm de diametro e o alteranator tem polia de 8cm.. pelos meus calculos, precisaria de 300rpm no ventilador... mas como achar a rotacao que o ventilador se encontra???
viva xisla, nada mais fácil. num sistema de polias ligadas de modo simples a rotação diminui com o aumento do diametro.
se o alternador tem uma polia de 8cm e 300 rpm, a rotação do ventilador, depende da relação entre as duas polias.
pela regra três simples, e designando x a rotação da polia, fica que x=300x8/20,5
x=117,073 rpm.


ricardoap
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta nov 12, 2008 5:45 pm

Re: 1º Aerogerador Caseiro [xpto]

Mensagem por ricardoap »

somos um grupo de area de projecto do 12º ano que tem por tarefa a desenvolver: a construçao de uma torre eolica. para esta finalidade gostariamos de aqui partilhar duvidas, obter sugestoes e colaborar com todos os membros do forum.
deparamo-nos já com o primeiro problema: qual o melhor maneira de construir as pás para o sistema eolico de forma que possamos obter o melhor rendimento possivel.
se fosse possivel gostariamos que nos podessem ajudar...

cumprimentos...

Avatar do Utilizador

José Luís Cabete
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 314
Registado: sábado jun 23, 2007 3:31 pm
Localização: QUIAIOS

Re: 1º Aerogerador Caseiro [xpto]

Mensagem por José Luís Cabete »

caro ricardo, desde já boa sorte para o vosso projecto, quanto a esse problema das ditas pás, essa pergunta já foi feita várias vezes, vocês tem de ter a paciência de pesquisar aqui no fórum porque existe muita e boa informação.

as mais fáceis de fazer são em tubo de pvc devidamente cortado, ou então um hábil carpinteiro também as fará.
EU QUERO UM CARRO ELETRICO JÁ!


ricardoap
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta nov 12, 2008 5:45 pm

Re: 1º Aerogerador Caseiro [xpto]

Mensagem por ricardoap »

obrigado pelas informações josé luís. vamos continuar a pesquisar, pois já vimos que este forum tem boas informações. vamos dando conta da evolução do nosso projecto. caso tenham sugestoes agadeciamos que as apresentassem.

obrigado .... até a próxima

Avatar do Utilizador

Fendel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 207
Registado: quarta mai 16, 2007 1:29 am
Localização: Rio Negro PR BR

Re: 1º Aerogerador Caseiro [xpto]

Mensagem por Fendel »

gostei do título... e li as 8 páginas... deste tópico.
faz um ano que também resolvi fazer meu primeiro papavento...após mais de 30 anos de namoro.
cheguei a noivar com uma empresa "composite" em são josé dos campos - sp que na época estava desenvolvendo um papavento de 5 m de diâmetro... e parou exatamente quando eu entrei nela... e após minha saída... ela continuou no ramo... isso na década de 90.
hoje essa empresa se chama tecsis e está em sorocaba - sp e é a segunda maior fabricante do mundo de pás de aerogeradores, com 6 mil funcionários, fazendo 10 pás por dia de 50 m cada...
(numeros aproximados).
entrementes já detonei 2 pares de pás de fibra de 6 m de diâmetro... e meu papavento já funcionou 3 dias...
como alemão teimoso, estou montando ele no pior lugar da cidade... no centro... às margens do rio... onde moro.
para buscar o vento neste buraco, acima da copa dos eucaliptos, fiz uma torre de 45 m de altura... articulada no meio...
meu objetivo é um gerador caseiro... para injetar energia excedente nas redes...
vai ser uma briga feia aqui neççepaíz de ladrões pelegos institucionais.
felizes de vcs portugas que já tem leis para isso.
energias descentralizadas e definitivas.

Avatar do Utilizador

Fendel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 207
Registado: quarta mai 16, 2007 1:29 am
Localização: Rio Negro PR BR

Re: 1º Aerogerador Caseiro [xpto]

Mensagem por Fendel »

uma máquina caseira é um desafio monumental.
por outro lado, é onde se paga a energia mais cara e por esse aspecto, o melhor local para ser instalado...
energias descentralizadas e definitivas.


engenhariacaseira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: segunda out 27, 2008 12:43 pm

Re:

Mensagem por engenhariacaseira »

fernandogoulart Escreveu:Imagem
Imagem
Imagem

prezado amigos, segue alguma fotos, do meu protótipo
bom dia amigo.

eu destrui uma empressora e obtive 2 motores..

um é 27.6v e 14.7?
e o outro é 67?
ee eles um tem 4 fios e outro tem 5 fios..
em qual dos fios eu ligo depois do aerogerador montador pra obter x de energia??

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Re:

Mensagem por Josenir »

engenhariacaseira Escreveu: eu destrui uma empressora e obtive 2 motores..
um é 27.6v e 14.7?
e o outro é 67?
ee eles um tem 4 fios e outro tem 5 fios..
em qual dos fios eu ligo depois do aerogerador montador pra obter x de energia??
veja algo parecido no tópico abaixo:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=27&t=9192


Bisalhao
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: terça set 23, 2008 2:11 pm

Re: Oi

Mensagem por Bisalhao »

exterminador Escreveu:como não sou avarento, quem for da zona de lisboa, pode ir a belas ha lá 1 ferro velho com umas coisinhas interessantes para construção de geradores, eu por exemplo arranjei 3 pas, 1 veio com rolamentos e 1 motor, motores tem muitos e por quaisquer 15 euros traz-se 1 gerador quase completo, força vão lá (quem poder)

boas eu sou da zona de sintra.
qual foi o motor que compras-te
abraço

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”