1º Aerogerador Caseiro [xpto]

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.

Autor do tópico
xpto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 114
Registado: quarta jul 25, 2007 5:30 pm
Localização: Penafiel - Porto

Mensagem por xpto »

boas...ja a algum tempo que não postava nova informação...

então e o seguinte...no ultimo fim de semana estive junto a uma passadeira, e deu para dar uma espreitadela no motor...

a chapa deste marcava; | 2.0 h.p.
| 220 vcc-vdc
| 8.5 amps
| 6000 rpm

o que me dizem sobre este motor??
[]


consultor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: segunda ago 20, 2007 8:58 pm
Localização: Parede - Portugal

Mensagem por consultor »

quando ninguém estiver a ver, rouba-o.

ainda assim, o problema são as 6000 rpm. era necessário pô-lo a rodar bem depressa para gerar uma quantidade aceitável de energia.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »


Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Mensagem por ventoinhas »

mas entao a maior parte dos motores nao sao 3000 rpm ? alguem sabe a esplicaçao das diferencas de velocidade dos motores electricos? o gatilho que se aperta por exemplo num berbequime que avança o diminue a velocidade tem alguma coisa a ver com o principio das diferentes velocidaders ? por exemplo as rebarbadoras atingem 12000rpm mas essas tem carretos para multiplicacao a fim de atingir a velocidade de corte dos ma-teriais( nunca forcem um disco abrasivo a cortar alem da sua capacidade normal).
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.


consultor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: segunda ago 20, 2007 8:58 pm
Localização: Parede - Portugal

Mensagem por consultor »

pois as velocidades variam.
se fôr um motor de indução, também chamado de campo girante ou de gaiola de esquilo, se tiver 2 polos principais a velocidade será de 3000rpm menos o deslizamento que pode ser 100 a 150 rpm, o que dá 2850 mais ou menos. se tiver 4 polos principais a velocidade será metade. só funciona a corrente alternada.

se fôr um motor universal (motor série) funciona tanto a corrente alternada como contínua e a sua velocidade em vazio pode ir até infinito, só é limitada pelo atrito. em carga podemos obter velocidades do motor de 10000 a 25000 rpm. estamos a falar de berbequins, aspiradores, etc
nos berbequins, o gatilho aciona um potenciómetro que comanda a gate de um triac ou thyristor. o efeito é cortar a sinusoide em bocados maiores ou menores de modo a obter mais ou menos velocidade.

no entanto é preciso não perder de vista o que é fundamental, os alternadores dos geradores eólicos são de baixa velocidade, de 300 a 600rpm, pelo que têm muitos polos, 12, 16, 24, etc. é aí que nós temos de focar-nos.

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Mensagem por ventoinhas »

entao falamos de os aerodinamos caseiros? para caregar baterias? ja que as eolienes que geram corrente alternada e fornecem para a rede esses alternadores giram a 1500rpm no minimo? e a helice entre 50 et 80 rpm? pessoalmente gostava de aprender muita coisa sobre electricidade mas para isso teria de recomeçar à escola depois deixava a profisao que tambem tanto gosto breve ! outra duvida que tambem gostava de ser iluminado é o seguinte as maquinas de cortar ladrilhos a agua quando se aperta muito com o motor esta para e arranca depois sem estragar o motor .
em corrente normal jamais parou a rabarbadora embora ja a tivesse forçado bastante com discos de diamante . perde um pouco a rotaçao mas por ser perigoso nao tenho outras esperiencias
com convertiseur quando se aperta muito com a rebarbadora esta para nao sei se é a bateria que nao aguenta ou o aotomatico do conversor que desliga ? depois vem logo ao normal assim que fica em vazio enfim cada qual com aquilo que entende tudo é facil depois de se compreender os principios e nada chegou ao fim por instante estasse sempre a aprender assim como colar ajulejos em cima de outros existentes hoje é trabalho corrente autrora era considerado um risco potencial ( obrigado pelas luzes ilectricas )
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.


Carlos Oliveira
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: domingo out 07, 2007 12:11 am

Mensagem por Carlos Oliveira »

eu já construi geradores 12/20/24 polos este ultimo começa a gerar 48v.ac trifasico ás 80 rpm a 8 km h, a 12 km h 100w e a 35 km h 1500 w
12,5 metros altura
4,4 metros de diametro
15.240 metros quadrados de area varrida
só que nesta altura do ano o vento emigrou ou esta de ferias[/quote]


diogo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quinta out 25, 2007 7:45 pm

Re: 1º Aerogerador Caseiro [xpto]

Mensagem por diogo »

acabei de conhecer este forum
sou muito interessado pelo assunto, energia eolica caseira
tenho um sítio e gostaria de adaptar energia para os postes de luz é possivel como posso faze-la por onde começar
bom alguem por ai pode me ajudar?

fico agradescido e estou super contente de ter encontrado este site
um abraço a todos até mais.


Autor do tópico
xpto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 114
Registado: quarta jul 25, 2007 5:30 pm
Localização: Penafiel - Porto

Re: 1º Aerogerador Caseiro [xpto]

Mensagem por xpto »

diogo Escreveu:acabei de conhecer este forum
sou muito interessado pelo assunto, energia eolica caseira
tenho um sítio e gostaria de adaptar energia para os postes de luz é possivel como posso faze-la por onde começar
bom alguem por ai pode me ajudar?

fico agradescido e estou super contente de ter encontrado este site
um abraço a todos até mais.
bem vindo ao forum...

que tal dares ai uma vista de olhos pelos topicos para ires tirando umas ideias....

depois quando tiveres duvidas posta ai que nos tentamos ajudar...

[]


2751
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta out 18, 2007 8:42 pm

Mensagem por 2751 »

carlos oliveira Escreveu:eu já construi geradores 12/20/24 polos este ultimo começa a gerar 48v.ac trifasico ás 80 rpm a 8 km h, a 12 km h 100w e a 35 km h 1500 w
12,5 metros altura
4,4 metros de diametro
15.240 metros quadrados de area varrida
só que nesta altura do ano o vento emigrou ou esta de ferias
[/quote]é um bom gerador.mas é presiso pensar no seguinte.o preso deste aerogerador é sertamente bastante caro e não é só montar o mesmo temos que envestir em acumuladores que são carisimos e nunca esqueser do regulador de carga que é emportantisimo para este enquipamento.o regulador para este aerogerador anda a volta de 400 aerios para ser barato.uma vez que temos um aerogerador desta naturesa vamos presisar dum comversor.coidado na compra.temos sentenas de fabricantes deste equipamento.nõa posso estar aqui a esplicar qual é o melhor ou o infrior.uma coisa é serta onda pura esses é que bingão.estou a usar conversores de onda pura um de 1500w fabricado na america outro de 3000w fafricado na alemanha.por esperiencia propria espétecolar.mas o presso asusta. o que é bom é caro
porcausa da pulisidade. eu madando site do [email protected]

Avatar do Utilizador

MacSousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 148
Registado: quarta jul 04, 2007 11:36 am
Localização: Porto

Mensagem por MacSousa »

xpto Escreveu:os estive junto a uma piscina daquelas que compramos nos hipermercados...uma com umas dimensões consideráveis...

mas n foi para falar do tamanho da piscina nem da qualidade da agua que esta tinha...mas sim do motor que fazia a filtragem da agua...

no rotulo tinha um autocolante que uma das informações que nos dava e que este trabalhava a 12v 35w....

por isso ja sabem mais um sitio para extrair os vossos motores...
ainda por cima o motor estava isolado o que ia impedir eventuais problemas futuros com a humidade...e apenas teríamos que substituir a pequena turbina que faz circular a agua por umas boas pas...
pena o motor n estar aqui em casa...

[]
que tal um alternador de moto ?. produz corrente ac 12v e, dependendo do modelo, pode atingir uma potência de 150 w. dever-se-á ter estudar a variação da potência relativamente à rotação
cumps

Avatar do Utilizador

MacSousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 148
Registado: quarta jul 04, 2007 11:36 am
Localização: Porto

Mensagem por MacSousa »

xpto Escreveu:novos testes foram feitos a estes dois motores...
Imagem

para fazer os motores girar utilizei o berbequim e uma correia plastica que ligava o berbequim ao motor...
o berbequim marca uma rotação máxima de 4000 rotações/min...
mas visto que a zona onde a correia estava presa (onde apertamos as brocas) e muito mais larga que onde a correia prendia no motor, o numero de rotações deve ter aumentado muito...por isso não sei dizer o numero de rotações certas...mas ficam aqui os resultados que obtive...
no motor de cima obtive 90v...
no motor de baixo 25v...

ainda não testei o resto dos motores...
[]
seria interessante conhecer os valores em baixas rotações
tks

Avatar do Utilizador

MacSousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 148
Registado: quarta jul 04, 2007 11:36 am
Localização: Porto

Mensagem por MacSousa »

xpto Escreveu:ok...obrigado por todo miguelmoreira...

visto com este motor gerei 90v e 0.90a...o que da 81w...
Imagem

próximo passo ligar o motor ao rotor do aerogerador...

[]
amigo xpto
parabéns pela persistência.
que motor é este da foto?

Avatar do Utilizador

MacSousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 148
Registado: quarta jul 04, 2007 11:36 am
Localização: Porto

Mensagem por MacSousa »

xpto Escreveu: agora quero melhorar os sistema de rodas ate obter 12v com este motor...
[]
mas se a voltagem varia em função da velocidade da rotação, com ventos variaveis não consegue um voltagem constante. ou não é assim?

cumps


Autor do tópico
xpto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 114
Registado: quarta jul 25, 2007 5:30 pm
Localização: Penafiel - Porto

Mensagem por xpto »

o motor e uma impressora hp...
montado no aerogerador já tive voltagens de 6v...
nunca passou disso...
gostava era de arranjar um motor de passadeira rolante...
mas esta difícil...

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Mensagem por ventoinhas »

gerador terminado, vista traseira
gerador terminado, vista dianteira

“construa um gerador de um motor da gramado-borda. ” através de [theepicenter.com] zedomax network
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.


Autor do tópico
xpto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 114
Registado: quarta jul 25, 2007 5:30 pm
Localização: Penafiel - Porto

Mensagem por xpto »

ventoinhas Escreveu:gerador terminado, vista traseira
gerador terminado, vista dianteira

“construa um gerador de um motor da gramado-borda. ” através de [theepicenter.com] zedomax network
hummm???


paulo costa
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta out 18, 2007 10:33 am

Mensagem por paulo costa »

boas pessoal

para ja as minhas felicitaçoes por uma grande forum e um grande empenho, ajudaram me imenso para ficar a saber que um aerogerador nao e impossivel de se fazer

tenho um projecto na escola para criar electricidade a partir de um aerogerador, portanto a minha ideia e ligar uma lampada de 12v a partir do aerogerador...so tenho uma duvida...

se ligar a lampada directamente ao gerador, nao precisarei de baterias, certo ? mas irei precisar de um controlador de carga á mesma para converter para a voltagem certa ?

obrigado e continuaçoes


Lcruz
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda jan 14, 2008 9:50 am

Re: 1º Aerogerador Caseiro [xpto]

Mensagem por Lcruz »

gostaria de sasber se o motor de uma ventoinha ( ventoinhas de fixar ao teto que se usam em casa ) serve para gerar energia

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re:

Mensagem por katzilla »

paulo costa Escreveu:se ligar a lampada directamente ao gerador, nao precisarei de baterias, certo ? mas irei precisar de um controlador de carga á mesma para converter para a voltagem certa ?
se tiver algum vento a lampada poderá ter electricidade suficiente para acender, em caso de excesso tem de ter um sistema de corte. por outro lado se tiver pouco vento a lampada não chegará a acender.

com uma bateria ligada a um regulador de carga a ser carregada, quando tiver carga suficiente, liberta energia para uma lampada, torna-se uma montagem mais simples.

http://forum.novaenergia.net/viewtopic.php?f=27&t=3467



ter em atenção a lei de peukert, durabilidade de uma bateria depende em muito, além de outras condicionantes, das cargas e descargas rápidas ou lentas.

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”