Aerogerador com imanes de microondas

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.

Senge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: domingo jul 22, 2007 5:25 pm
Localização: Lisboa

Re: Aerogerador com imanes de microondas

Mensagem por Senge »

tiengenhocas Escreveu:aquilo está mesmo mal. acho que as "ventoinhas"me estão a dar a volta a cabeça
quando escrevi olhei mas não vi nem li porque tinha na cabeça uma série de ideias para os próximos aerogeradores e fui logo a correr passar tudo para papel, para não me esqueçer

uma das ideias, e a possibilidade de aumentar a potencia em nove vezes,mantendo doze imanes mas passando de três bobines por fase para doze

bem, acho que não vou escrever mais nada enquanto não poder corrigir aquele texto
boas,

ahhhahahaah
sem problema rapaz.

mas o que queres dizer é utilizar 12 imans e 12x3= 36 bobines no total?

cumps


liberinho
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: terça jul 14, 2009 8:37 pm

Re: Aerogerador com imanes de microondas

Mensagem por liberinho »

voçe não deveria ter tirado os (nucleos ) originais dos imãs pora evitar canselamentos.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Aerogerador com imanes de microondas

Mensagem por serges »

e que tal conseguir escrever sem ser em maiuscula e evitar criar inumeros tópicos sem necessidade!!!!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiengenhocas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: domingo out 07, 2007 6:34 pm
Localização: Nazaré

Re: Aerogerador com imanes de microondas

Mensagem por Tiengenhocas »

liberinho Escreveu::gnigni: voçe não deveria ter tirado os (nucleos ) originais dos imãs pora evitar canselamentos.
se acha que é melhor manter os nucleos então força, depois gostava de saber os resultados

Avatar do Utilizador

silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 238
Registado: sexta nov 28, 2008 12:31 pm
Localização: TRÁS-OS-MONTES

Re: Aerogerador com imanes de microondas

Mensagem por silva_fuinha »

boas mais uma vez. neste momento já estou a reunir material para construir um gerador de imans permanentes, mas ñ vai tardar a eu postar algumas fotos.
só uma pequena dúvida relativamente as bobines, com que espessura é que são feitas, por outras palavras, que critérios usam para calcular a espessura das bobines?
Nunca é tarde...PARAR É MORRER, a minha mulher apoia-me a 100%

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiengenhocas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: domingo out 07, 2007 6:34 pm
Localização: Nazaré

Re: Aerogerador com imanes de microondas

Mensagem por Tiengenhocas »

silva_fuinha Escreveu:boas mais uma vez. neste momento já estou a reunir material para construir um gerador de imans permanentes, mas ñ vai tardar a eu postar algumas fotos.
só uma pequena dúvida relativamente as bobines, com que espessura é que são feitas, por outras palavras, que critérios usam para calcular a espessura das bobines?
a espessura das bobines depende da força dos imanes e do fio utilizado
quanto mais fracos mais finas serão as bobines e o fio tambem será mais fino
o meu aero com imanes de disco rigido ficou com 9milimetros de espessura
o de microondas tem 11 milimetros
um aero com imanes de neodymium 40 20 10 poderá ir para 15milimetros ou até mais, quanto mais próximos ficarem os imanes mais forte será o campo magnético

Avatar do Utilizador

Ivanling
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: quarta jun 04, 2008 12:14 am
Localização: Portugal Torres Novas

Re: Aerogerador com imanes de microondas

Mensagem por Ivanling »

boas a todos
ante de mais parabéns tiengenhocas só agora vi este topico e o desenrolar deste projecto. quanto a projectos de eólicas ainda não tenho nada feito, mas ando a passar as vistas para reunir ideias, quando decidir a avançar informarei a restante comunidade sobre o desenrolar das coisas.
queria colocar uma questão que me ocorreu ao ler os posts e a ver a imagens, (nao sei se foi referido mas não encontrei a falar sobre o assunto).
o facto dos discos que iram servir de suporte ao imans ser de ferro nao influencia o rendimento?
(se é que é ferro o disco do projecto de 16 imans, como me pareceu nas fotos), no projecto do aerogerador mais pequeno diz que a bolacha de suporte dos imans é de alumínio testou outros materiais?
quais os resultados, ou em que medida é influenciado o rendimento, devido as características magnéticas dos materiais das bolachas?

cumprimentos
Lingtronic

Ivanling

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiengenhocas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: domingo out 07, 2007 6:34 pm
Localização: Nazaré

Re: Aerogerador com imanes de microondas

Mensagem por Tiengenhocas »

ivanling Escreveu:boas a todos
ante de mais parabéns tiengenhocas só agora vi este topico e o desenrolar deste projecto. quanto a projectos de eólicas ainda não tenho nada feito, mas ando a passar as vistas para reunir ideias, quando decidir a avançar informarei a restante comunidade sobre o desenrolar das coisas.
queria colocar uma questão que me ocorreu ao ler os posts e a ver a imagens, (nao sei se foi referido mas não encontrei a falar sobre o assunto).
o facto dos discos que iram servir de suporte ao imans ser de ferro nao influencia o rendimento?
(se é que é ferro o disco do projecto de 16 imans, como me pareceu nas fotos), no projecto do aerogerador mais pequeno diz que a bolacha de suporte dos imans é de alumínio testou outros materiais?
quais os resultados, ou em que medida é influenciado o rendimento, devido as características magnéticas dos materiais das bolachas?

cumprimentos
os discos dos imanes devem ser sempre de ferro para fechar o campo magnético por trás dos mesmos.
a bolacha de alumínio suporta os rolamentos e os pratos dos imanes


roda
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta mar 12, 2009 10:32 pm

Re: Aerogerador com imanes de microondas

Mensagem por roda »

tienjenhocas
boa noite, eu souhttp://novaenergia.net/forum/posting.php?mode=reply&f=79&t=7777# < maluco>
pelas energias alternativas, e ao ver o teu trabalho, muito bom!
resolvi meter mãos á obra, juntei 100 imâs de micro ondas e seguindo o teu exemplo fiz dois rotores de 12,porque
de 16 jà è um grande diametro, fiz uma bobine de ensaio, 120 espiras e fio de 1,50
a 60 rpm 2v = 6v
a 100 << 3,5v ( tudo isto x 3 daria =10v
a 200 << 7v + - =20v + -
só que como á percas, ia ficar muito pouco, http://novaenergia.net/forum/posting.ph ... =79&t=7777#
colei em cima dos imãs que estavam nos discos e eureka, ficaram mais pesados é verdade mas,
a 60 rpm já tenho 4v x 3 = 12v
a 100 << 6v = 18v
a 200 << 12v = 36v

assim tá bem já da para alguma coisa, mas com tenho tempo, tive outra http://novaenergia.net/forum/posting.ph ... =79&t=7777#
dobrar a potência, e consegui!
penso ter 1500w + -
o meu problema agora é ter um regulador de tensão capaz de aguentar sem queimar, se me poderes ajudar?
meu email : [email protected] http://novaenergia.net/forum/posting.ph ... =79&t=7777#
m.g.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiengenhocas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: domingo out 07, 2007 6:34 pm
Localização: Nazaré

Re: Aerogerador com imanes de microondas

Mensagem por Tiengenhocas »

roda Escreveu:tienjenhocas
boa noite, eu souhttp://novaenergia.net/forum/posting.php?mode=reply&f=79&t=7777# < maluco>
pelas energias alternativas, e ao ver o teu trabalho, muito bom!
resolvi meter mãos á obra, juntei 100 imâs de micro ondas e seguindo o teu exemplo fiz dois rotores de 12,porque
de 16 jà è um grande diametro, fiz uma bobine de ensaio, 120 espiras e fio de 1,50
a 60 rpm 2v = 6v
a 100 << 3,5v ( tudo isto x 3 daria =10v
a 200 << 7v + - =20v + -
só que como á percas, ia ficar muito pouco, http://novaenergia.net/forum/posting.ph ... =79&t=7777#
colei em cima dos imãs que estavam nos discos e eureka, ficaram mais pesados é verdade mas,
a 60 rpm já tenho 4v x 3 = 12v
a 100 << 6v = 18v
a 200 << 12v = 36v

assim tá bem já da para alguma coisa, mas com tenho tempo, tive outra http://novaenergia.net/forum/posting.ph ... =79&t=7777#
dobrar a potência, e consegui!
penso ter 1500w + -
o meu problema agora é ter um regulador de tensão capaz de aguentar sem queimar, se me poderes ajudar?
meu email : [email protected] http://novaenergia.net/forum/posting.ph ... =79&t=7777#
m.g.
boas
não percebi o que colou sobre os imãs?
tambem não percebo como chegou aos 1500w, não será só 150w?
é que o meu de 16 imãs só dá 850w, está a trabalhar a 28v. ele varia entre os 200w e os 1000w conforme a força do vento, mas raramente chega aos 1000w


ramos1970
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quarta set 08, 2010 4:20 pm

Re: Aerogerador com imanes de microondas

Mensagem por ramos1970 »

tiengenhocas boa noite, eu vejo esta discussão não tenha jogado, mas em primeiro lugar gostaria de agradecer a deliciar-nos com o seu trabalho, que de outra forma parece muito interessante e correta.

acordámos o alternador projeto como um todo, com 16 ímãs de ferrite, do microondas, e eu mesmo usado nas bobinas de transformadores, bobinas de novo.

fico feliz em ver que você foi capaz de construir um alternador de no mínimo 600w, o que me dá incentivo para continuar.
embora, à primeira parece demasiado poder à magnetização dos ímans de ferrite, eu gostaria de saber como as coisas funcionam, eu ycomentarte avançar no meu projeto, embora não inédito, lembro-me das pérolas de seu conselho.

como você vê eu sou da espanha, eo tradutor que eu uso é o tradutor do google, e você sabe que às vezes traduzido como "o caminho" então, eu peço desculpas, porque o meu português é muito ruim.

se for aprovado, ele vai pedir algumas informações sobre o tamanho da bobina, espessura ,...... e se você preferir peço mp


maffeii
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: segunda nov 29, 2010 6:53 pm

Re: Aerogerador com imanes de microondas

Mensagem por maffeii »

bom dia, eu trabalho em uma escola de ensino medio e estamos querendo realizar um projeto de ciencias igual ao seu, com os alunos. gostaria de saber se vc tem algum esauema de montagem que poderia nos enviar por email, tipo um metodo passo a passo.

desde já agradeço: carlos augusto maffei


artujorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: quarta out 28, 2009 11:22 am

Re: Aerogerador com imanes de microondas

Mensagem por artujorge »

também estou interessado em montar uma coisa dessas para ligar a uma resist~encia e aquecer a a´gua do meu termoacumulador.. por favor e se não se importar, envie-me o esquema de montagem passo a passo.
obrigado.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiengenhocas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: domingo out 07, 2007 6:34 pm
Localização: Nazaré

Re: Aerogerador com imanes de microondas

Mensagem por Tiengenhocas »

maffeii Escreveu:bom dia, eu trabalho em uma escola de ensino medio e estamos querendo realizar um projeto de ciencias igual ao seu, com os alunos. gostaria de saber se vc tem algum esauema de montagem que poderia nos enviar por email, tipo um metodo passo a passo.

desde já agradeço: carlos augusto maffei
lamento informar que todos os dados que eu tinha, estavam num disco rigido que avariou.
só existe o que está neste tópico e nos dois seguintes
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=79&t=8285
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=79&t=10329

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiengenhocas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: domingo out 07, 2007 6:34 pm
Localização: Nazaré

Re: Aerogerador com imanes de microondas

Mensagem por Tiengenhocas »

artujorge Escreveu:também estou interessado em montar uma coisa dessas para ligar a uma resist~encia e aquecer a a´gua do meu termoacumulador.. por favor e se não se importar, envie-me o esquema de montagem passo a passo.
obrigado.
um termoacumulador é do pior para utilizar energia alternativa, acho que eles tem resistencias superiores a 2000w, o aerogerador ten de ter o dobro cerca de 4000w para quando o vento está fraco ainda conseguir aquecer água
e melhor utilizar um painel solar,estes são feitos para aquecer água e são mais simples de constuir


artujorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: quarta out 28, 2009 11:22 am

Re: Aerogerador com imanes de microondas

Mensagem por artujorge »

obrigado pela informação. parece-me que vou desistir de construir um aerogerador.
e melhor utilizar um painel solar,estes são feitos para aquecer água e são mais simples de constuir
a verdade é que tenho uma capacidade financeira limitada, por isso é que lhe pedi a informação que lhe pedi, no sentido de se eu a construir e poupar recursos.
relativamente ao citado acima, e não querendo ser inoportuno, como é que eu posso construir um???

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiengenhocas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: domingo out 07, 2007 6:34 pm
Localização: Nazaré

Re: Aerogerador com imanes de microondas

Mensagem por Tiengenhocas »

artujorge Escreveu:obrigado pela informação. parece-me que vou desistir de construir um aerogerador.
e melhor utilizar um painel solar,estes são feitos para aquecer água e são mais simples de constuir
a verdade é que tenho uma capacidade financeira limitada, por isso é que lhe pedi a informação que lhe pedi, no sentido de se eu a construir e poupar recursos.
relativamente ao citado acima, e não querendo ser inoportuno, como é que eu posso construir um???
o circuito por termossifão é o mais fácil de constuir e tambem o que dá mais rendimento, deve ser orientado para dar o maximo de aquecimento no inverno.
se procurar por aqui
http://novaenergia.net/forum/viewforum.php?f=47&start=0
vai encontrar muita informação


Goahead
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 87
Registado: quinta jan 06, 2011 4:33 pm

Re: Aerogerador com imanes de microondas

Mensagem por Goahead »

roda Escreveu:tienjenhocas
boa noite, eu sou http://novaenergia.net/forum/posting.ph ... =79&t=7777# < maluco>
pelas energias alternativas, e ao ver o teu trabalho, muito bom!
resolvi meter mãos á obra, juntei 100 imâs de micro ondas e seguindo o teu exemplo fiz dois rotores de 12,porque
de 16 jà è um grande diametro, fiz uma bobine de ensaio, 120 espiras e fio de 1,50
a 60 rpm 2v = 6v
a 100 << 3,5v ( tudo isto x 3 daria =10v
a 200 << 7v + - =20v + -
só que como á percas, ia ficar muito pouco, http://novaenergia.net/forum/posting.ph ... =79&t=7777#
colei em cima dos imãs que estavam nos discos e eureka, ficaram mais pesados é verdade mas,
a 60 rpm já tenho 4v x 3 = 12v
a 100 << 6v = 18v
a 200 << 12v = 36v

m.g.
como ligas-te as bobines? em estrela? delta?

sendo um gerador trifasico deves multiplicar o valor final por "sqrt 3" e retirar 1.4volts dos diodos e tens a tensão dc.
1500watts em fio de 1,5 é como falarmos de um fusivel. as bobines irão aquecer que nem umas desalmadas e derreter .
tens de baixar a impedancia das bobines e para isso tens de bobinar dois arames de 1,5 por bobine, logo só caberá menos voltas na bobine, logo necessitas imans mais potentes! tudo está relacionado e mais do que inventado!
goahead

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Aerogerador com imanes de microondas

Mensagem por mauri »

tinha interesse em saber se o aerogerador com imames de micro-ondas ficou pronto e se funciona.
tiengenhocas como vai isso?
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiengenhocas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: domingo out 07, 2007 6:34 pm
Localização: Nazaré

Re: Aerogerador com imanes de microondas

Mensagem por Tiengenhocas »

mauri Escreveu:tinha interesse em saber se o aerogerador com imames de micro-ondas ficou pronto e se funciona.
tiengenhocas como vai isso?
claro que ficou pronto, mas teve um acidente
depois de algum tempo a trabalhar e como a voltagem era muito alta, resolvi fazer novas bobines com 70 espiras e 2 fios de 1 milimetro, aumentei a rotação para as 400 rpm, como os imanes só estavam colados e são pesados passaram a ser imanes voadores por sorte não fizeram estrago.
devia ter torneado uns discos de alumínio a medida do furo interior dos imanes para os segurar com um parafuso quando poder vou reparar e utilizar num aero vertical

neste momento estou a fazer um com 40 polos en cada prato e 30 bobines, é sempre a aumentar

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”