Alternador automotivo em uma turbina eólica

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.

paulo schmitz
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta abr 18, 2012 11:56 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por paulo schmitz »

josenir



tenho um alternador bosch 12v retirado de uma colheitadeira, refiz o bobinamento, fiz o teste e ele auto exita, e chega a uns 30 volts dae trava. montei o circuito que o senhor postou no forum. a parte do circuito no qual aciona o rele esta ok, porem quando esta sem a bateria ele chega a 18v, mas quando esta com a bateria nao ultrapassa os 12v. se possivel o senhor me passar algumas dicas.
ficarei muito grato.

parabens por compartilhar de sua experiencia.
abraco


screen
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda jan 16, 2012 9:33 am
Localização: Rio de Janeiro

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por screen »

Comprei um Alternador ja com Imas da missouri , quando chegou fui tentar rodar na mao nao dava por causa do alto torque. Ele usa 7 imas de Neodimio. Pergunto tem alguma forma de diminuir esse torque porque dessa forma fica inviavel montar qualquer projeto. Já Estou com calos e bolhas na mao.

Avatar do Utilizador

daniel.espadeti
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: terça jun 01, 2010 1:49 am
Localização: Iconha - ES

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por daniel.espadeti »

screen Escreveu:Comprei um Alternador ja com Imas da missouri , quando chegou fui tentar rodar na mao nao dava por causa do alto torque. Ele usa 7 imas de Neodimio. Pergunto tem alguma forma de diminuir esse torque porque dessa forma fica inviavel montar qualquer projeto. Já Estou com calos e bolhas na mao.

Dificilmente vai dar somente se trocasse os imãs por outros mais fracos, mais seria inviavel tb, mais está com esse peso sem nada estar ligado, somente o alternado ?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

paulo schmitz Escreveu:josenir
tenho um alternador bosch 12v retirado de uma colheitadeira, refiz o bobinamento, fiz o teste e ele auto exita, e chega a uns 30 volts dae trava. montei o circuito que o senhor postou no forum. a parte do circuito no qual aciona o rele esta ok, porem quando esta sem a bateria ele chega a 18v, mas quando esta com a bateria nao ultrapassa os 12v. se possivel o senhor me passar algumas dicas.
ficarei muito grato.
parabens por compartilhar de sua experiencia.
abraco
Aparentemente está funcionando normal. O que falta aí é mais rotação no gerador para produzir uma corrente maior, o que vai forçar a tensão na bateria a subir. Essa tensão só sobe à medida em que a bateria vai absorvendo carga, o que leva tempo. A bateria estará completamente carregada quando atingir 14V, e isso pode demorar até 24 horas para ocorrer, dependendo da potência fornecida pelo gerador.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

Olá amigos do forum,

Peço desculpas pela minha ausência, e agradeço mais uma vez ao Americo pela força que tem dado.

Um brinde a nós, que não desistimos de nossos planos!


paulo schmitz
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta abr 18, 2012 11:56 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por paulo schmitz »

josenir.

como faço para medir qual e a potencia que do alternador? desculpa e que sou eletrecista industrial e meu conhecimento em eletronica e pouco.mas pelo que pude analisar o circuito, quando o rele atraca e une o ponto b+ alternador com o + da bateria,que apos a partida auxilia na exitação do rotor. como faço para saber se a energia vem do alternador ou da bateria?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

paulo schmitz Escreveu:josenir.
como faço para medir qual e a potencia que do alternador? desculpa e que sou eletrecista industrial e meu conhecimento em eletronica e pouco.mas pelo que pude analisar o circuito, quando o rele atraca e une o ponto b+ alternador com o + da bateria,que apos a partida auxilia na exitação do rotor. como faço para saber se a energia vem do alternador ou da bateria?
Use um multímetro na escala de medir corrente em série entre o positivo do alternador e o positivo da bateria. Com o alternador parado não há consumo de corrente da bateria porque o relé vai estar desatracado, e com isso o alternador estará desligado da bateria.
Com o alternador em movimento (com rotação acima de 600RPM) haverá circulação de corrente apenas do alternador para a bateria porque o alternador fornece uma tensão entre 13 e 18V. Logo, uma tensão maior do que a da bateria, e neste caso só vai haver circulação de energia do alternador para a bateria. Assim é só multiplicar a corrente (ampères) que marcar no amperímetro pela tensão atual na bateria (volts) para obter a potência fornecida (watts, W = A x V).

Observe que antes da partida a bateria não ajuda porque está desligada do alternador, e após a partida a bateria não ajuda porque a auto-excitação já ocorreu, e a tensão fornecida pelo gerador é maior do que a tensão da bateria. O relé só se mantém atracado enquanto o gerador produz mais de 12V. Quando a tensão fornecida for menor que isso o relé desatraca, desligando o alternador da bateria.

É possível que por um curtíssimo intervalo de tempo entre uma partida e outra haja uma pequena fuga de energia da bateria para o alternador, mas é insignificante.


sclarenonz
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: segunda dez 05, 2011 5:52 am

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por sclarenonz »

Josenir boa noite

O regulador chegou hoje!! super protegido ,o correio é lento foram 25 dias, não tem prolema :D

estivava muito ansioso para ir testar, mas como não achei um motor, tive que fazer isso tudo na rodando na mão 3x1 acho que chegava a 600 rpm e deixei na metade o 10k e o 100k coloquei o verde ne um dos 3 fios do bobinamento o amarelo na bateria o preto na carcaça, laranja ne um dos dois da escova e o outro da escova vai pra o negativo da bateria junto com a carcaça e o fio preto, certo comecei os testes e deu uma media de 8 volts ai eu diminuía a rotação e ficava sempre em 8 diminui o trimpot de 100 até o minimo e diminuiu de 8,65 para 8,35 aumentei para o maximo e foi para 8,65 novamente, isso tá certo? to fazendo algunha coisa errada como eu mexia no de 10 k que mexe na voltagen não utrapassou 10 volts , pode me dar uma ajudinha como o senhor tiver um tempinho, vou fazer os testes com o motor, e com outro alternador, mas fiz esses testes na bancada por que tenho certeza que mesmo eu fazendo uma multiplicação grande os ventos daqui não serão capazes de alcançar 600 rpm aqui é 3 metros por segundo em quase o ano todo. então minha outra pergunta é se o regulador excitador manda algunha voltagem pra o alternador? por que eu to achando que não tá mandando por causa que demora pra travar e excitar. muito obrigado pela disposição e um grande abraço a todos

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

sclarenonz Escreveu:Josenir boa noite
O regulador chegou hoje!! super protegido ,o correio é lento foram 25 dias, não tem prolema :D
estivava muito ansioso para ir testar, mas como não achei um motor, tive que fazer isso tudo na rodando na mão 3x1 acho que chegava a 600 rpm e deixei na metade o 10k e o 100k coloquei o verde ne um dos 3 fios do bobinamento o amarelo na bateria o preto na carcaça, laranja ne um dos dois da escova e o outro da escova vai pra o negativo da bateria junto com a carcaça e o fio preto, certo comecei os testes e deu uma media de 8 volts ai eu diminuía a rotação e ficava sempre em 8 diminui o trimpot de 100 até o minimo e diminuiu de 8,65 para 8,35 aumentei para o maximo e foi para 8,65 novamente, isso tá certo? to fazendo algunha coisa errada como eu mexia no de 10 k que mexe na voltagen não utrapassou 10 volts , pode me dar uma ajudinha como o senhor tiver um tempinho, vou fazer os testes com o motor, e com outro alternador, mas fiz esses testes na bancada por que tenho certeza que mesmo eu fazendo uma multiplicação grande os ventos daqui não serão capazes de alcançar 600 rpm aqui é 3 metros por segundo em quase o ano todo. então minha outra pergunta é se o regulador excitador manda algunha voltagem pra o alternador? por que eu to achando que não tá mandando por causa que demora pra travar e excitar. muito obrigado pela disposição e um grande abraço a todos
A tensão deve estar baixa devido à oscilação da rotação. Movimentando o gerador manualmente você não consegue manter a rotação estável, e o multímetro mostra uma média das oscilações. Recomendo usar um motor elétrico para fazer a calibragem. Não tem problema se o motor fornecer rotação muito acima dos 600 RPM. E não se esqueça de usar uma lâmpada de 12V ligada à saída do alternador para consumir parte da energia. Caso contrário não vai obter uma medida confiável.


Sonhador_1962_
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sexta dez 14, 2012 11:05 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Sonhador_1962_ »

Ola Jmal,

Vejo que este topico já tem algums anos certamente o amigo ja tem algumas novidades, pois eu ontem agarreio num alternador que aqui tinha de um toyota e desmontei o rotor para retirar a bobine e queria esprimentar a colocar lá ums imanes, demontei o rotor numa prensa e saio a bobine inteira, como meu conheimento nesta area é nulo vou ainda a forma de aplicar os imanes no rotor.

Então já tems algum projeto concluido?

Cumps

jmal Escreveu:
jprr Escreveu:
sun_rise_pt Escreveu:
Imagem


boa noite a todos

já algum tempo atrás eu tentei abrir um rotor de um alternador para retirar o enrolamento e inserir imans de noedimium, mas não consegui. alguem sabe como abri-lo? é preciso alguma ferramenta especial?

é que usando a propria bobina exitadora do rotor tem a desvantagem (em minha opinião) de ao fim de alguns meses de trocar de escovas e colectores (pois é que não duram para sempre), depois, parte da energia produzida é desperdiçada na bobina excitadora, depois seria necessario construir um dispositivo para ligar a bobina excitadora apenas quando houvesse vento suficiente para carregar a bateria é que caso contrario quando não houvesse vento estaria a descarregar a bateria ( como referi atrás, esta é apenas uma ideia minha, não quero contrariar ninguém)


obrigado
o circuito atrás não faz isso serve apenas de regulador, ou seja ele excita o rotor continuamente, e deixa de o excitar quando a bateria está carregada, ou seja faz de regulador de tensão, mas realmente não tem essa parte de começar a excitar quando realmente existe vento, uma das vantagens em utilizar o rotor excitado é essa, é que com rotor excitante e este estando desligado o gerador eólico arranca sem prisão, depois quando em movimento era excitado consoante a força do vento, essa é uma ideia que tenho para desenvolver um.


Sonhador_1962_
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sexta dez 14, 2012 11:05 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Sonhador_1962_ »

Ontem abri um rotor desses pela primeira vez se por acaso o amigo ou alguem ainda precisa de ajuda como abrir eu tiro fotos esplicativas e coloco aqui


Cumps
jprr Escreveu:
sun_rise_pt Escreveu:
Imagem


boa noite a todos

já algum tempo atrás eu tentei abrir um rotor de um alternador para retirar o enrolamento e inserir imans de noedimium, mas não consegui. alguem sabe como abri-lo? é preciso alguma ferramenta especial?

é que usando a propria bobina exitadora do rotor tem a desvantagem (em minha opinião) de ao fim de alguns meses de trocar de escovas e colectores (pois é que não duram para sempre), depois, parte da energia produzida é desperdiçada na bobina excitadora, depois seria necessario construir um dispositivo para ligar a bobina excitadora apenas quando houvesse vento suficiente para carregar a bateria é que caso contrario quando não houvesse vento estaria a descarregar a bateria ( como referi atrás, esta é apenas uma ideia minha, não quero contrariar ninguém)


obrigado


Sonhador_1962_
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sexta dez 14, 2012 11:05 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Sonhador_1962_ »

Sonhador_1962_ Escreveu:Ontem abri um rotor desses pela primeira vez se por acaso o amigo ou alguem ainda precisa de ajuda como abrir eu tiro fotos esplicativas e coloco aqui


Cumps
jprr Escreveu:
sun_rise_pt Escreveu:
Imagem


boa noite a todos

já algum tempo atrás eu tentei abrir um rotor de um alternador para retirar o enrolamento e inserir imans de noedimium, mas não consegui. alguem sabe como abri-lo? é preciso alguma ferramenta especial?

é que usando a propria bobina exitadora do rotor tem a desvantagem (em minha opinião) de ao fim de alguns meses de trocar de escovas e colectores (pois é que não duram para sempre), depois, parte da energia produzida é desperdiçada na bobina excitadora, depois seria necessario construir um dispositivo para ligar a bobina excitadora apenas quando houvesse vento suficiente para carregar a bateria é que caso contrario quando não houvesse vento estaria a descarregar a bateria ( como referi atrás, esta é apenas uma ideia minha, não quero contrariar ninguém)


obrigado
Pois eu tambem penso assim , nunca brinquei aos imanes mas desta vez me despertou a curiosidade, agora tenho de pensar que tipo de imanes vou usar e como aplicalos no rotor...rs pois para abrir o rotor convem ser numa pressa, cortei 2 tacos de ferro ai com ums 10cm para poder fazer força numa da peças do rotor, no mei caso retirei a parte que esta do lado da rosca onde aperta a poli, no caso de nao teres prensa podes sempre te derenrrascar mesmo ai com um macaco hidráulio do chineses depois basta arranjar um sitio onde o por a fazer força

Em caso de necessidade posso tentar tirar umas fotos da forma a desmontar o rotor

cumps

Filipe

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

Sonhador_1962_ Escreveu:Em caso de necessidade posso tentar tirar umas fotos da forma a desmontar o rotor
cumps
Filipe
Se puder faça umas fotos e poste aqui. Vai ajudar a muitos que pretendem fazer esse trabalho e não sabem como.
Agradeço.

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por carioca »

boa noite estou a iniciar um novo projecto postado neste forum
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=79&t=16722
e como vou usar imanes permanentes gostaria de saber se devo efectuar o bobinamento trifásico como o projecto do daniel.esgadeti. o estator tem 12 imans.


georui
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quinta dez 20, 2012 11:34 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por georui »

boas,
Josenir, li atentamente aos teus posts e peço-te que me ajudes na execução de um sistema idêntico, mas para gerar corrente com água.

coloquei umas pás num eixo acoplado a uma poli que liga com uma correia à poli do alternador.
funciona muito bem, mas quando excito o alternador para poder gerar corrente, este agarra e não tenho força suficiente para rodar o alternador.

para um gajo nabo na matéria, mas curioso, peço que me ajudes neste sistema.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

georui Escreveu:boas,
Josenir, li atentamente aos teus posts e peço-te que me ajudes na execução de um sistema idêntico, mas para gerar corrente com água.
coloquei umas pás num eixo acoplado a uma poli que liga com uma correia à poli do alternador.
funciona muito bem, mas quando excito o alternador para poder gerar corrente, este agarra e não tenho força suficiente para rodar o alternador.
para um gajo nabo na matéria, mas curioso, peço que me ajudes neste sistema.
O que deve estar acontecendo é que a ampliação de rotação está muito grande, por isso, com um mínimo peso no alternador não há força suficiente para manter o movimento.

Favor informar qual a razão da ampliação, ou seja, quantas voltas o gerador dá com uma volta da sua roda d'água.


ss som
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: segunda mai 16, 2011 5:51 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por ss som »

Josenir Escreveu:
daniel espadeti Escreveu:boa tarde, josenir gostaria de uma ajuda na questão do alternador como gerador, pois estou precisando alimentar dois radios de internet, para distribuição de servidor e a torre dos radios vão ficar em um alto de morro a uns 3 km acima, não tem como pensar em levar energia la pra cima e gosto dessas experiencias com energia alternativa e estava querendo desenvolver esta do alternador, gostaria de alguma explicação em questão do desligamento do excitador original do alternador para colocar o que vc desenvolveu, pois não entendi direito essa parte, eu tenho um alternador aqui mais não consegui entender como funciona o alternador em sí para poder ligar seu excitador. ok fico no aguardo...
a ligação do regulador/excitador no alternador automotivo é muito simples, como você pode ver pela figura abaixo. só existem quatro fios que saem do regulador/excitador e apenas três deles são ligados ao alternador.
acho que falta apenas você desmontar o alternador para conhecer melhor como ele funciona e tirar o regulador original dele. fazendo isso você vai ver que os quatro fios que saem do alternador que nos interessam são:
1) negativo (-) - é qualquer ponto da carcaça, mas sempre tem um parafuso sem isolamento para você ligar o fio
2) positivo (+) - é o parafuso mais grosso na parte de trás do alternador
3) os dois fios das escovas - quando tirar o regulador original, logo vai ver as escovas, ligue um fio em cada uma. alguns reguladores já vêm com uma das escovas ligadas ao negativo. se for este o seu caso, vai ter que isolar, pois o nosso regulador faz excitação com pulso negativo e os automotivos em geral fazem a excitação com pulso positivo. se você não tiver pressa nos próximos dias publicarei uma nova versão do nosso regulador/excitador com excitação positiva, o que vai facilitar ainda mais.
para você conseguir montar este projeto vai ter que estudar um pouco, pois alguns conhecimentos básicos de eletrônica são necessários. comece estudando o alternador.
mais um detalhe: não é qualquer alternador pronto que vai servir. recomendo adquirir um alternador para 24v, de preferência bosch. ou então refazer o bobinamento do estator de um alternador de 12v para 28 espiras por bobina pois este regulador foi projetado para um alternador nestas condições, um original de 12v pode não funcionar como porponho, com rotação abaixo de 600 rpm.
reg_alt.jpg


Mataw
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: terça abr 23, 2013 12:40 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Mataw »

Ola Josenir,sou da Escola Senai A. Jacob LAfer, e estamos fazendo em nosso TCC de Técnico em EletroEletrônica um Aerogerador com um alternador de 12V,infelizmente é o que podemos conseguir no momento,gostaria de algumas dicas, e quais dos circuitos excitadores eu deveria usar,e será que teríamos de modificar o enrolamento do alternador?Gostaria de uma ajuda sua, pois será um prazer colocar o seu nome em nosso trabalho.
Obrigado pela atenção.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

Mataw Escreveu:Ola Josenir,sou da Escola Senai A. Jacob LAfer, e estamos fazendo em nosso TCC de Técnico em EletroEletrônica um Aerogerador com um alternador de 12V,infelizmente é o que podemos conseguir no momento,gostaria de algumas dicas, e quais dos circuitos excitadores eu deveria usar,e será que teríamos de modificar o enrolamento do alternador?Gostaria de uma ajuda sua, pois será um prazer colocar o seu nome em nosso trabalho.
Obrigado pela atenção.
Ótimo. Está tudo muito bem explicado neste tópico. É só ler. Depois de lido, se surgirem dúvidas, é só perguntar. Estou à disposição.


titoizim
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça mai 21, 2013 1:01 am

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por titoizim »

Boa noite josenir.
Sou novo por aqui, porém gostei muito dos tópicos que li e estou com a intenção de construir um aerogerador ligado a um inversor grid tie, algo que possa me fornecer em torno de 500 a 800w. Fiz alguns testes em casa mesmo, uns com um alternador automotivo (chevette) 12v 30a com o rotor modificado com 14 ímãs de neodímio n48 20x10x5mm, com alternador normal de 75a e gostei muito da energia gerada por um motor 1,3 cv, dc de esteira, me dando 3a a 3000 rpm porém a voltagem ficou em torno dos 230v, quando apliquei uma rotação de aproximadamente 1000 rpm, me deu uma voltagem por volta de 100v. Resumindo gostei muito mas não sei como controlar essa energia e se ela poderia ser aplicável em um aerogerador. Você pode me dar um rumo nesse projeto. Onde moro venta bastante o dia inteiro.

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”