Alternador automotivo em uma turbina eólica

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.

titoizim
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça mai 21, 2013 1:01 am

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por titoizim »

Estou pensando em rebobinar um motor de esteira para 24v, você acha que eu consigo uma boa quantidade de energia em baixas rotações? estava olhando o valor das inversores grid tie no site www.aliexpress.com, e estão atrativos visto que controlam entre 12 a 36v. Comprei várias coisas baratinhas e chegaram todas.


proeletrica
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sábado ago 03, 2013 10:51 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por proeletrica »

Boa noite Sr. Josenir
Gostaria ver a possibilidade de adquirir uma peça de seu Regulador/excitador .Não sei se estou postando algo proíbido de tratar aqui. Caso esteja peço desculpa , pois , sou novo por aqui. Será que podemos tratar por MP ou outra forma de comunicação?
forte abraço a todos


titoizim
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça mai 21, 2013 1:01 am

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por titoizim »

Bom dia. Como disse antes, eu transformei um alternador de chevete com 14 ímãs de neodímio N42 28x12x4 mm, usando uma ponte retificadora trifásica de 50a. O alternador desse modo não precisa de excitação e me forneceu 14,5v a 400 rpm e 36v a 3500 rpm, ficou mais leve para girar, ou seja aplica-se menos força no eixo para girar, consequentemente é preciso de menos ventos para geração de energia. Fiz em casa mesmo. Se quiserem fotos e/ou mais dados é só falar.


jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por jamerico »

Prezado Titoizim,

Meu nome é Jose Américo e faz tempo que não navego neste site, mas também pretendo fabricar um aerogerador com alternador de Chevette que já possuo. Gostaria que nos desse mais informações sobre esta sua modificação, inclusive com fotos do alternador com os imas de Neodímio. E também do enrolamento que fez neste seu alternador.

Fiquei curioso sobre a partida do alternador, pois quando se usa ímãs, o rotor fica como que com dentes para se girar, e pelo que você informou este "cogging" não ficou forte.

Desde já agradeço.

Um abraço

Jose Americo


proeletrica
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sábado ago 03, 2013 10:51 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por proeletrica »

Amigo Titoizim
Tenho interesse em conhecer seu projeto/montagem mais detalhadamente.Se for possivel disponibilizar os dados construtivos e alterações . Ficarei muito agradecido
forte abraço a todos


proeletrica
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sábado ago 03, 2013 10:51 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por proeletrica »

Boa noite a todos
Baixei os arquivos (PCB e SCH ) do regulador /excitador , disponibilizado pelo amigo Josenir, e verifiquei que o esquema eletronico , não condiz na integra com a placa ( pois tem valores de componentes diferentes, ligações diferentes e até componente que aparece na placa e não aparece no esquema, etc).
O amigo Josenir nos diz em post anteriores que está com este regulador funcionando já a algum tempo. Sr. Josenir qual que está certo? A placa ou esquema eletronico?
Caso algum colega tenha montado tal circuito e possa me orientar , agradeço, pois o colega Josenir não tem aparecido no forum.
forte abraço a todos


junofilo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça out 29, 2013 3:16 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por junofilo »

titoizim Escreveu:Bom dia. Como disse antes, eu transformei um alternador de chevete com 14 ímãs de neodímio N42 28x12x4 mm, usando uma ponte retificadora trifásica de 50a. O alternador desse modo não precisa de excitação e me forneceu 14,5v a 400 rpm e 36v a 3500 rpm, ficou mais leve para girar, ou seja aplica-se menos força no eixo para girar, consequentemente é preciso de menos ventos para geração de energia. Fiz em casa mesmo. Se quiserem fotos e/ou mais dados é só falar.

Olá, teria como dar melhores explicações?

Tenho um alternador de chevette e gostaria de adaptá-lo em um gerador.

Posta por favor fotos ou dados...

Obrigado.


misaelrt
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sexta set 12, 2014 2:01 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por misaelrt »

Josenir Escreveu:vejo que aqui realmente tem gente que entende do assunto, parabéns, quase que antecipa todo o meu projeto, parece até que lê pensamento...
pois bem, desde o começo das minhas pesquisas com energia eólica sou totalmente contra estes projetos de geradores com ímãs permanentes ou aqueles que alteram totalmente um motor para usar como gerador em baixas rotações. sou adepto de idéias o mais simples possíveis que resultem em bom rendimento sem excesso de trabalho braçal.
sobre o alternandor de carro como gerador, gostaria de lembrar que trata-se de um gerador síncrono de 6 (seis) polos, logo pode gerar com 1200 rpm, que não é uma rotação tão alta assim, sendo facilmente atingida por uma turbina eólica com um ampliador de rotação. entretanto pode-se facilmente fazê-lo gerar um bom tanto de energia com 600 rpm, usando um circuito excitador que é muito simples de ser construído. este excitador usa a energia da bateria que será carregada para alimentar o bobinamento do induzido do mesmo, gerando campo para que ele comece a gerar, o que acontece com até 380rpm, chegando a um rendimento razoável a 600 rpm
mas o meu projeto vai um pouco mais além: usa-se um alternador de 24v para gerar 12v, logo de início, podemos observar que ele vai gerar apenas metade da potência para que foi feito, sugiro um alternador de 80 ampères x 24v. sendo assim você vai precisar de uma boa turbina para movimentá-lo, pois teremos pelo menos 40a x 12v = 480w.
o circuito excitador que montei tem uma grande vantagem sobre qualquer outro que você encontrar por aí, pois este não precisa de energia da bateria para fazer a excitação do alternador, e mais ainda, faz o alternador começar a gerar 14,5v regulados com apenas 300 rpm. e mais ainda, controla o peso do gerador no eixo da turbina para otimizar o rendimento mecânico, isto é, se o vento está fraco, envia para a bateria somente o suficiente de energia que não venha causar peso excessivo e reduzir a velocidade ou parar a turbina.
na prática, tendo em mãos o alternador de 24v, retira-se o seu regulador de tensão e no seu lugar instala-se o nosso circuito excitador/regulador, do qual saem apenas 5 (cinco) fios a serem ligados, e pronto, sem nenhuma adaptação exótica, já temos um gerador eólico de baixíssimo custo e com ótimo rendimento. para testar não precisa de bateria, apenas ligue uma lâmpada de 12v na sua saída e gire a pelo menos 300 rpm que a lâmpada acende, como se fosse um gerador de magnetos permanentes.
até breve.

Olá fiquei interessado neste sistema de alternador de 24v que gera 12v a baixo RPM, poderia me dizer se ja há algum esquema pronto do regulador, no caso eu preciso que este alternador mantenha uma bateria de 60A carregada, como se fosse num carro, porém fixo num local, estava pensando em ligar a bateria num transformador de 12v-127v para deixar algumas lâmpadas ligadas (experiência), a necessidade de baixo rpm seria pelo ruído gerado, vi vc dizer que necessita apenas 300rpm, nesse caso o ruído seria bem baixo...
Abraço


gctecn
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta dez 11, 2014 6:49 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por gctecn »

jppr, vc teria como postar o circuito da placa por baixo para colocar no acido..?


gctecn
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta dez 11, 2014 6:49 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por gctecn »

josemir, bom dia,

vc tem como me passar o tutorial com placa e esquema eletrico para mim..

[email protected]


gctecn
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta dez 11, 2014 6:49 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por gctecn »

josemir, realmente vc tem bastante bagagem de conhecimento, gostaria que me passase alguns conhecimentos sobre energia eolica de aerogeradores, reguladores, etc. para meu e-mail. se possivel, comeceu a fazer algumas esperiencias com montagem de estatores, estou a preparar a maquina caseira que peguei net para fazer o enrolamento do stator, tudo tenho que tentar até concretizer o meu aerogerador. aguardo retorno


Douglas Bainy
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: terça jan 06, 2015 2:01 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Douglas Bainy »

Josenir, boa tarde!

Tens ou sabe me informar onde conseguir as curvas de rotação dos alternadores automotivos? Vi que tem uma na página 12, porém gostaria de saber se existem outras. Com relação a esta que consta na página 12 os valores de rpm são com referência ao motor certo? Pois li que a relação da polia do motor para do alternador é algo em torno de 1:2 ou um pouco mais, chegando o alternador a rotações de até 14.000 rpm.

Se tiver algum material ou algum local de pesquisa para indicar agradeço, pois preciso das informações para montar meu projeto de TCC.

Abraço


lucianoeletronica
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sábado abr 18, 2015 3:14 am

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por lucianoeletronica »

parabéns josenir vc tem bagagem caro amigo a tempo que venho procurando pelo um projeto como esse que DEUS abençoe vc sempre, seja sempre a pessoa humilde que vc é abraço.


luis.sueder
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quinta abr 23, 2015 8:56 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por luis.sueder »

titoizim Escreveu:Bom dia. Como disse antes, eu transformei um alternador de chevete com 14 ímãs de neodímio N42 28x12x4 mm, usando uma ponte retificadora trifásica de 50a. O alternador desse modo não precisa de excitação e me forneceu 14,5v a 400 rpm e 36v a 3500 rpm, ficou mais leve para girar, ou seja aplica-se menos força no eixo para girar, consequentemente é preciso de menos ventos para geração de energia. Fiz em casa mesmo. Se quiserem fotos e/ou mais dados é só falar.
Boa tarde!
estou buscando utilizar um alternador da mesma maneira que vc fez, mas tenho dúvidas sobre a colocação dos imãs e se somente os imãs são suficientes para gerar a energia em baixas rotações. Pode me enviar alguma foto e algumas dicas? Obrigado. Luis Fernando Sueder -RS


Ferro
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: terça jun 09, 2015 7:33 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Ferro »

Josenir Escreveu:que tal usar um alternador de carro em uma turbina eólica ? se alguém se interessar posso dar as dicas de como fazer a adaptação, que já fiz e obtive rendimento excepcional. é claro que precisa-se de um pouco de conhecimento de eletronica para construir um regulador/excitador apropriado para esta finalidade.

até breve.
Bom dia, sou novo aqui.

Primeiro gostaria de parabenizar a todos por se dedicarem a algo tão importante como energia limpa, ainda mais por hobby.
Estou querendo entrar neste mundo.
Como sou novo, não consigo mandar mensagens privadas. Será que consigo conversar com Josenir pessoalmente (fb, whatsapp, ou qq outro meio)?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

Ferro Escreveu:Bom dia, sou novo aqui.
Primeiro gostaria de parabenizar a todos por se dedicarem a algo tão importante como energia limpa, ainda mais por hobby.
Estou querendo entrar neste mundo.
Como sou novo, não consigo mandar mensagens privadas. Será que consigo conversar com Josenir pessoalmente (fb, whatsapp, ou qq outro meio)?
Pode me contactar pelo Messenger do Facebook: Josenir Silverio.


Wilhan Jaks
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta jun 11, 2015 12:55 am

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Wilhan Jaks »

Sr. Josenir

Boa noite;

Estou desenvolvendo um projeto para aproveitar energia mecanica desperdiçada, e encontrei um obstáculo, pois preciso aumentar a rpm para conseguir gerar energia elétrica. Verificando seu projeto que ficou muito bem feito, observei que o Sr encontrou o mesmo problema na situação em que me encontro;

Gostaria se possÍvel me auxiliar informando a descrição do multiplicador de rotação que o Sr utilizou para que eu possa dar continuidade no meu projeto!

ATT;

WILHAN JAKS F. RIBEIRO
UNIVERSITÁRIO 3º PERIODO ENG. MECÂNICA FIP MOC.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

Wilhan Jaks Escreveu:Sr. Josenir
Boa noite;
Estou desenvolvendo um projeto para aproveitar energia mecanica desperdiçada, e encontrei um obstáculo, pois preciso aumentar a rpm para conseguir gerar energia elétrica. Verificando seu projeto que ficou muito bem feito, observei que o Sr encontrou o mesmo problema na situação em que me encontro;
Gostaria se possÍvel me auxiliar informando a descrição do multiplicador de rotação que o Sr utilizou para que eu possa dar continuidade no meu projeto!
ATT;
WILHAN JAKS F. RIBEIRO
UNIVERSITÁRIO 3º PERIODO ENG. MECÂNICA FIP MOC.
Olá, seja bem vindo.

Ocorre em eólica a seguinte situação: se você precisa de mais força mecânica, para pode usar um gerador mais potente, a primeira opção é aumentar o diâmetro da hélice da turbina eólica. No entanto, aumentando o diâmetro da hélice, naturalmente você vai obter uma rotação menor. Ocorre que o seu gerador maior, em geral, precisa da mesma rotação que o seu gerador menor. Na verdade, quanto mais rotação tiver, ais potência vai obter. Assim o desejável era ter mais rotação, para poder gerar mais energia. Mas, infelizmente, com o aumento do diâmetro da hélice, a rotação diminui.

Aí, fatalmente, você vai precisar de um meio mecânico para aumentar a rotação da hélice da sua turbina eólica. À época em que desenvolvi minhas primeiras turbinas, gastei muito tempo estudando e fazendo experimentos. E acabei chegando a algumas conclusões que me foram úteis.

Uma delas foi a seguinte: quanto mais você aumenta a rotação, mais você perde torque. Perde torque porque aumenta a perda mecânica na transmissão do seu multiplicador de rotação. Então depois de muito experimentar, concluí que se você ampliar em mais de quatro vezes a rotação da sua turbina, as perdas aumentam muito. Aí acaba não compensando. Porque a sua turbina vai atingir uma rotação tal quando o gerador estiver sem carga, no entanto, tão logo precise de torque, a rotação da turbina cai drasticamente, e com isso a geração fica muito prejudicada.

Outra situação é a construção do multiplicador de rotação. Um meio eficiente é por meio de engrenagens banhadas em óleo. Mas a construção fica complicada, e aumentam os custos. Um meio barato, fácil de construir, e que tem uma eficiência aceitável, é por meio de polias e correias. As correias em V são aos mais populares. Por isso optei por elas. Devido ao baixo custo e à facilidade de encontrá-las no mercado. Preferi usar as correias automotivas, que são mais eficientes do que as industriais, e tem baixo custo.

Se usar correias micro V automotivas ou correias dentadas, com certeza a eficiência aumenta. Ocorre que aumentam os custos, e a dificuldade pra encontrar as polias e correias. Aí você precisar avaliar quais as prioridades do seu projeto: baixo custo ou alta eficiência?!

No final, as minhas turbinas ficaram com uma eficiência aceitável com um multiplicador de rotação de 1:3. Ou seja, para cada volta da hélice da turbina chegam três voltas no gerador.

Se você tiver que aumentar a rotação mais que isso, já esteja ciente que vai estar perdendo energia que poderia ser aproveitada. Qual seria então a solução, se, aumentando em quatro vezes a rotação que você tem, ainda assim não conseguir obter a rotação que o seu gerador precisa?
Simples, troque o gerador por outro gerador com maior quantidade de pólos. Um gerador vendido comercialmente(padrão brasileiro), que tenha 4 pólos, precisa de uma rotação de 1800 RPM pra gerar a sua potência máxima com frequência de saída de 60HZ. Ao passo que um gerador de 8 pólos precisa de apenas 900 RPM pra fornecer a mesma energia.


olegariojunior
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sábado jul 04, 2015 3:13 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por olegariojunior »

Josemir como faço para comprar regulador/excitador, eu tenho um alternador grande de onibus 24v e gostaria de utilizar como gerador eolico.


olegariojunior
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sábado jul 04, 2015 3:13 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por olegariojunior »

Como encontrar Sosemir Silverio, tenho interesse em excitador/alternador

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”