Alternador automotivo em uma turbina eólica

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

olegariojunior Escreveu:Josemir como faço para comprar regulador/excitador, eu tenho um alternador grande de onibus 24v e gostaria de utilizar como gerador eolico.
Pode me contactar por MP, aqui mesmo no fórum. Ou josenir_silverio@yahoo!com!br (troque a ! por .)

Agradeço.


Alexandre Fausto
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça out 13, 2015 1:17 am

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Alexandre Fausto »

Olá Josenir, sou novo nesse forum, não estou conseguindo abrir o circuito impresso, pois estou com dificuldades de instalar o programa, você poderia me envia o circuito em pdf

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

Alexandre Fausto Escreveu:Olá Josenir, sou novo nesse forum, não estou conseguindo abrir o circuito impresso, pois estou com dificuldades de instalar o programa, você poderia me envia o circuito em pdf
Segue desenhos da PCI (lado cobreado e lado dos componentes), uma imagem da PCI ampliada, para ficar melhor de ver detalhes dos componentes, e esquema elétrico.

Lembrando que as medidas da placa são 60mm x 35mm. É bom conferir essas medidas com a impressão.

Esta é a última versão, revisada e testada.
Regulador Simplificado P1.jpg
Regulador Simplificado P1.jpg (190.56 KiB) Visto 12170 vezes
Regulador Simplificado P1.pdf
(27.07 KiB) Transferido 224 vezes
Regulador Simplificado P1 A.pdf
(24.63 KiB) Transferido 217 vezes
Regulador Simplificado P1 SCH.pdf
(35.34 KiB) Transferido 230 vezes


Alexandre Fausto
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça out 13, 2015 1:17 am

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Alexandre Fausto »

Obrigado colega pela atenção e rapidez, outro assunto você teria algum projeto de um controlador de carga solar com circuito impresso e os componentes. Desde já agradeço pela ajuda.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

Alexandre Fausto Escreveu:Obrigado colega pela atenção e rapidez, outro assunto você teria algum projeto de um controlador de carga solar com circuito impresso e os componentes. Desde já agradeço pela ajuda.
Não, mas também tenho interesse em um controlador de carga para painel solar. Assim que tiver um pouco de tempo de sobra, vou pensar em projetar um.


Alexandre Fausto
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça out 13, 2015 1:17 am

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Alexandre Fausto »

ok, agradeço pela ajuda


Alexandre Fausto
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça out 13, 2015 1:17 am

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Alexandre Fausto »

bom dia Josenir, desculpe por eu te encomodar, você teria a lista dos componentes do regulador atualizado.


Alexandre Fausto
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça out 13, 2015 1:17 am

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Alexandre Fausto »

você sabe qual loja comprar pela internet e o custo pelos componente

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

LISTA DE COMPONENTES

Seguindo pela foto da placa, da esquerda para a direita, e de cima para baixo, para ficar mais fácil de identificar cada um dos componentes:

REGULADOR DE TENSÃO 7812(LM7812, UC7812, KA7812)
CAPACITOR ELETROLITICO 100uF X 16V
TRANSISTOR MOS-FET IRFZ44
CAPACITOR DE POLIÉSTER 1uF X 100v
DIODO FAST RECOVERY SK4F1
CAPACITOR ELETROLITICO 2200uF X 25V
CAPACITOR ELETROLITICO 470uF X 16V
CIRCUITO INTEGRADO NE555 (KA555)
RESISTOR DE 10R X 1/4W OU 1/8W
RESISTOR DE 100R X 1/4W OU 1/8W
DIODO ZENER 18V X 1W
RESISTOR DE 10R X 1/4W OU 1/8W
CAPACITOR ELETROLITICO 470uF X 25V
CAPACITOR CERAMICO 100nF
CAPACITOR CERAMICO 100nF
CAPACITOR CERAMICO 470nF
TRANSISTOR BC639
RESISTOR DE 1K X 1/4W OU 1/8W
DIODO FAST RECOVERY SK4F1
DIODO 1N4001
RESISTOR DE 100K X 1/4W OU 1/8W
TRANSISTOR BC337
DIODO ZENER 12V X 1W
MICRO RELÉ 12V CONTATO 10A 5 PINOS
RESISTOR DE 100K X 1/4W OU 1/8W
TRIMPOT DE 100K
RESISTOR DE 1K X 1/4W OU 1/8W
CAPACITOR CERAMICO 100nF
RESISTOR DE 10K X 1/4W OU 1/8W
TRIMPOT DE 10K

Pela internet você encontra muitas loja de componentes eletrônicos que tem este material. Recomendo ir pessoalmente em uma loja de componentes eletrônicos. São componentes muito comuns, fáceis de encontrar. Ao todo não deve gastar mais que R$ 20,00 ou algo em torno de US$ 5,00.


RenatoGalvão
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: terça out 27, 2015 3:43 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por RenatoGalvão »

Olá Josenir,

Parabéns pelos ótimos esclarecimentos. Não sei se você ainda trabalha em seus projetos pois todos os posts são de 2007/2008. Caso você ainda continue fazendo seus estudos gostaria de tirar algumas dúvidas com você.

Grato,
Renato Galvão

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

RenatoGalvão Escreveu:Olá Josenir,
Parabéns pelos ótimos esclarecimentos. Não sei se você ainda trabalha em seus projetos pois todos os posts são de 2007/2008. Caso você ainda continue fazendo seus estudos gostaria de tirar algumas dúvidas com você.
Grato,
Renato Galvão
Passei alguns anos afastado desse trabalho que comecei na área de energias renováveis, por motivos diversos. Era um trabalho de pesquisa que eu fazia por conta própria, para atender minhas necessidades, e por gosto pelo estudo. Uma forma de lazer útil. Consegui desenvolver algumas soluções bem interessantes, e me dispus a compartilhar com quem estivesse interessado. Encontrei aqui no fórum uma comunidade muito receptiva, e publiquei aquilo que desenvolvi.
Tenho, na medida das minhas disponibilidades de conhecimento e de tempo, procurado ajudar a quem tenha interesse nessa área. Programei para retomar esse trabalho no decorrer deste ano, e tenho, nas horas de folga, feito alguma coisa. Ainda não tenho nada de novo para publicar, mas em breve terei algo.

Fique à vontade perguntar ou propor o que achar relevante. Na medida do possível tentarei ajudar.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Emanuel Couto »

Josenir Escreveu:Programei para retomar esse trabalho no decorrer deste ano, e tenho, nas horas de folga, feito alguma coisa. Ainda não tenho nada de novo para publicar, mas em breve terei algo.
Ótima forma de ocupar o tempo... Ficaremos ansiosamente à espera de novos trabalhos seus ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Felix Silva
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: terça ago 23, 2016 10:56 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Felix Silva »

Josenir Escreveu:que tal usar um alternador de carro em uma turbina eólica ? se alguém se interessar posso dar as dicas de como fazer a adaptação, que já fiz e obtive rendimento excepcional. é claro que precisa-se de um pouco de conhecimento de eletronica para construir um regulador/excitador apropriado para esta finalidade.

até breve.
Ola Amigo gostaria muito de ter essas informacoes, pois tenho um alternador de 100Amp. Gostaria de aproveitar-lo.

Grato desde ja,

Felix

[email protected]
watzap 00447877280352.

Avatar do Utilizador

JLT
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça ago 23, 2016 6:29 pm
Localização: Belém do Pará - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por JLT »

Olá amigo Josenir, boa tarde!

Gostaria de obter mais informações sobre o seu projeto de alteração no alternador de automóvel para funcionar sem excitação externa e sem peso para início de carga, para ser usado num catavento.

Informo que foi no blog do Sr. José Henriques de Portugal quem me indicaram o Sr.

Obrigado pela atenção, fico no aguardo.

Saudações: Jorge Luiz Toledo.
DEUS é o meu refúgio e refrigério, socorro bem presente. JESUS é o rei da minha vida!

Avatar do Utilizador

JLT
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça ago 23, 2016 6:29 pm
Localização: Belém do Pará - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por JLT »

Prezado amigo Josenir, por não ter recebido nenhuma resposta, eu mesmo fui verificar as suas 42 páginas anteriores sobre o seu Regulador /Excitador e deu pra ver que está muito bem explicado.

Dá pra tentar uma experiência na montagem do seu projeto. Você está de parabéns. Muito bem explicado e com ajuda dos membros do fórum ficou show de bola.

Baixei todos os arquivos e verifiquei todos os links que eu pude. Mas algumas imagens não abriram pra estudos e comparações.

Trabalho com comunicações via rádio UHF e estas informações no seu tópico vão me ajudar muito a tomar algumas decisões.

Mais uma vez te parabenizo pois temos de dar HONRA a quem merece HONRA: Meus Parabéns.

Cordiais saudações:

Jorge Toledo.
DEUS é o meu refúgio e refrigério, socorro bem presente. JESUS é o rei da minha vida!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por serges »

#josenir... quando poderes dar aqui uma ajuda...

E claro está tudo descrito e creio que é uma ajuda valiosa e partilhada gratuitamente e dipsonivel para todos no fórum!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

JLT Escreveu:Prezado amigo Josenir, por não ter recebido nenhuma resposta, eu mesmo fui verificar as suas 42 páginas anteriores sobre o seu Regulador /Excitador e deu pra ver que está muito bem explicado.
Dá pra tentar uma experiência na montagem do seu projeto. Você está de parabéns. Muito bem explicado e com ajuda dos membros do fórum ficou show de bola.
Baixei todos os arquivos e verifiquei todos os links que eu pude. Mas algumas imagens não abriram pra estudos e comparações.
Trabalho com comunicações via rádio UHF e estas informações no seu tópico vão me ajudar muito a tomar algumas decisões.
Mais uma vez te parabenizo pois temos de dar HONRA a quem merece HONRA: Meus Parabéns.
Cordiais saudações:
Jorge Toledo.
Agradeço as suas palavras. Estou à disposição para esclarecer as dúvidas que estiverem ao meu alcance. Boa sorte nos seus estudos e nos projetos.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

serges Escreveu:#josenir... quando poderes dar aqui uma ajuda...
E claro está tudo descrito e creio que é uma ajuda valiosa e partilhada gratuitamente e disponivel para todos no fórum!
Olá, Serges, agradeço a atenção. Por alguma razão não tenho recebido notificações das postagens neste tópico. Vou procurar ficar mais atento e visitá-lo com mais frequência.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por serges »

Obrigado eu...



Realmente tem acontecido alguns erros... vamos ver isso!

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

Felix Silva Escreveu: Ola Amigo gostaria muito de ter essas informacoes, pois tenho um alternador de 100Amp. Gostaria de aproveitar-lo.
Grato desde ja,
Felix
[email protected]
watzap 00447877280352.
Todas as informações necessárias para realizar este projeto estão neste tópico. Você vai precisar apenas de um pouco de tempo e paciência para ler.

Depois que conseguir entender pelo menos o básico do projeto, pode postar aqui as dúvidas que tiver.

Boa sorte.

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”