Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Layout da PCI do Regulador Revisado

Mensagem por Josenir »

segue novo layout da pci do regulador:
Reg_Ima_PCI.zip
(56.86 KiB) Transferido 470 vezes
Reg_IMA_PCI3.JPG
Reg_IMA_PCI3.JPG (108.7 KiB) Visto 11799 vezes


adolpho_4ppl
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: sexta ago 17, 2007 3:31 pm

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por adolpho_4ppl »

apenas uma opiniao :
trocar os diodos 1n5401 por uns pbyr745 ou uns mbr1045...
os 1n5401 apenas aguentam 3a e têm uma queda de tensao de 1v os pbyr745 ou os mbr1045 aguentam 7,5a e 10a respectivamente e ambos tem aproximadamente metade da queda de tensao que o 1n5401 nas mesma condiçoes, podem ainda levar um pequeno dissipador facilmente aplicado de forma a evitar problemas por causa do aquecimento...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

adolpho_4ppl Escreveu:apenas uma opiniao :
trocar os diodos 1n5401 por uns pbyr745 ou uns mbr1045...
os 1n5401 apenas aguentam 3a e têm uma queda de tensao de 1v os pbyr745 ou os mbr1045 aguentam 7,5a e 10a respectivamente e ambos tem aproximadamente metade da queda de tensao que o 1n5401 nas mesma condiçoes, podem ainda levar um pequeno dissipador facilmente aplicado de forma a evitar problemas por causa do aquecimento...
muito bem observado. veja que no esquema elétrico eu procurei desenhar a ponte retificadora separada do circuito eletrônico justamente para indicar que esta parte pode vir a ser modificada. e eu penso que em algum post anterior já foi comentada esta possibilidade. como os diodos 1n5401 suportam corrente de até 3a, e como são 6 diodos, por questões de segurança, podemos contar com uma corrente de 2 ampères para cada um. com isso 6 x 2a = 12a. e 12a x 14v = 168w. então podemos dizer que para geradores de até uns 180w os diodos 1n5401 são mais indicados por serem de baixo custo e mais fáceis de encontrar no mercado.

mas para potências acima disso, com certeza esses que você indicou são bastante recomendáveis.
mas já que você entrou na discussão, eu gostaria de lhe propor uma ginástica mental. tenho visto que o diodo sbl2040 é mais comum e fácil de encontrar no mercado que os que você indicou, e já estamos usando um neste projeto, entretanto ele é composto por dois diodos ligados em uma configuração para retificação de duas fases em paralelo (meia ponte). eu penso que com um pouco de paciência seria possível usar 3 ou 4 sbl2040 para fazer a retificação das três fases do gerador. o que você acha?


ronimc
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quarta abr 22, 2009 3:27 am

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por ronimc »

boa dia josenir. obrigado por levar em considereção as observações que fiz.
vou efetuar as modificações que acrescentou e trocar as posições dos 2 resistores na minha placa já pronta. a famosa gambiarra, kkkkkk. depois faço novo layout.
apenas gostaria de te avisar, que no arquivo reg_ima_pci.zip, que vc postou, o layout é o antigo sem suas modificações e com os resistores de 27k e 1k5 ainda invertidos.
na sua foto postada do novo layout, o valor do resistor ligado entre a base do bc639 e o terra é 22k? é que está um pouco ilegível.
assim que terminar posto os resultados.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

ronimc Escreveu:boa dia josenir. obrigado por levar em considereção as observações que fiz.
vou efetuar as modificações que acrescentou e trocar as posições dos 2 resistores na minha placa já pronta. a famosa gambiarra, kkkkkk. depois faço novo layout.
apenas gostaria de te avisar, que no arquivo reg_ima_pci.zip, que vc postou, o layout é o antigo sem suas modificações e com os resistores de 27k e 1k5 ainda invertidos.
na sua foto postada do novo layout, o valor do resistor ligado entre a base do bc639 e o terra é 22k? é que está um pouco ilegível.
assim que terminar posto os resultados.
vou verificar o novo layout da pci, e sobre o resistor na base do bc639 é de 22k sim, e isso nos leva a mais uma correção no esquema elétrico. aguarde que vou verificar.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

segue mais uma revisão no esquema elétrico do nosso regulador para gerador de imãs permanentes. agora com uma pequena correção descoberta no post anterior, a falta de um diodo zener de 12v e de um resistor de 470r na base do transistor bc639 que faz a regulagem da elevação de tensão. existe um outro bc639, mas este faz par complementar com o bc640, os quais servem de driver para os mosfets elevadores de tensão.
Esq_Reg_IMA.JPG
Esq_Reg_IMA.JPG (82.72 KiB) Visto 11603 vezes


jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por jamerico »

josenir,

este regulador pode funcionar com o inversor grid tie que eu te postei?, aquele que trabalha com tensão de entrada dc entre 14 e 28 v, conforme mostra no site abaixo.
http://cgi.ebay.com/300w-grid-tie-inver ... 3a54194f12

mais uma vez obrigado

jose americo


ronimc
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quarta abr 22, 2009 3:27 am

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por ronimc »

blz josenir. vou efetuar as mudanças e posto os resulatdos dos testes. pois com a placa original não obtive resultados satisfatórios.
qto a pergunta do nosso amigo jamerico, não querendo me intrometer, mas o inversor vai fazer a conversão da bateria, não do regulador. ao qual sua função é apenas aumentar a tensão em baixa rotação e carregar a bateria. se vc tiver vento o suficiente e um bom gerador para carregar a bateria(s) acredito que pode usar o inversor citado sem problemas.
eu construi o meu, funcionou muito bem pra uma tv de 14 polegadas e lâmpadas fluorescentes. mas estou tendo problemas com a recarga da bateria, por isso estou aqui.
boa sorte aí. espero que o josenir possa retirar suas dúvidas.
vleu.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

jamerico Escreveu:josenir,
este regulador pode funcionar com o inversor grid tie que eu te postei?, aquele que trabalha com tensão de entrada dc entre 14 e 28 v, conforme mostra no site abaixo.
http://cgi.ebay.com/300w-grid-tie-inver ... 3a54194f12
mais uma vez obrigado
jose americo
com certeza, este regulador também pode ser utilizado neste inversor, sem problemas. apenas não se esqueça que ele é feito para gerador de imãs permanentes e não é tão robusto quanto o regulador do alternador automotivo. eu recomendo este regulador para geradores com potência até 200w, acima disso precisa ser feito um redimensionamento nele, o que pode elevar um pouco o custo.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

ronimc Escreveu:blz josenir. vou efetuar as mudanças e posto os resulatdos dos testes. pois com a placa original não obtive resultados satisfatórios.
qto a pergunta do nosso amigo jamerico, não querendo me intrometer, mas o inversor vai fazer a conversão da bateria, não do regulador. ao qual sua função é apenas aumentar a tensão em baixa rotação e carregar a bateria. se vc tiver vento o suficiente e um bom gerador para carregar a bateria(s) acredito que pode usar o inversor citado sem problemas.
eu construi o meu, funcionou muito bem pra uma tv de 14 polegadas e lâmpadas fluorescentes. mas estou tendo problemas com a recarga da bateria, por isso estou aqui.
boa sorte aí. espero que o josenir possa retirar suas dúvidas.
vleu.
ronimc,

agradeço a sua ajuda na revisão deste circuito e também na resposta ao nosso colega. no caso do inversor indicado, talvez seja o caso de você dar uma olhadinha nele, pois ele não é um inversor comum do tipo que apenas eleva 12v para 110v. é um inversor grid tie, do tipo que pode ser ligado à rede elétrica, e injeta energia na rede ca em sincronismo com a senóide da rede, para locais onde exista rede elétrica. talvez lhe interesse.

obrigado,

josenir.


jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por jamerico »

josenir,

obrigado pela resposta. enquanto não posso montar o meu gerador aqui, fico pensando e especulando o que pode ser feito, para no momento oportuno colocar a mão na massa.

ao amigo ronimc tambem agradeço a atenção e digo que sinta-se a vontade para se "intrometer" pois esta intromissão é sempre bem vinda porque aumenta o conhecimento de todos. se voce quiser conhecer um pouco mais deste tipo de inversor, entre no ebay e pesquise em grid tie inverter. já comprei 4 deles, mas somente 1 está funcionando no rio de janeiro com 2 paineis solares de 130 w cada, gerando em torno de 60 kwh/mes nas casa de um amigo meu, mas eu gostaria de tambem utiliza-los em geradores eólicos.

um abraço a todos

josé américo


ronimc
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quarta abr 22, 2009 3:27 am

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por ronimc »

sim, com certeza vou dar uma verificada no inversor. qto mais conhecimento melhor. obrigado.
voltando a placa josenir, quero salientar que apenas efetuando a troca dos resistores de 1k5 e 27k, que estavam trocados no layout original, o funcinamento agora sim de acordo com o proposto para o circuito.
vou efetuar as as novas alterações que vc fez no bc639 e observar se houve ganho.
posto os resultados.
aproveitando, que tipo de bateria vc acha mais adequado pra usar com esta placa?
agradeço a atenção.
roni.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

ronimc Escreveu:sim, com certeza vou dar uma verificada no inversor. qto mais conhecimento melhor. obrigado.
voltando a placa josenir, quero salientar que apenas efetuando a troca dos resistores de 1k5 e 27k, que estavam trocados no layout original, o funcinamento agora sim de acordo com o proposto para o circuito.
vou efetuar as as novas alterações que vc fez no bc639 e observar se houve ganho.
posto os resultados.
aproveitando, que tipo de bateria vc acha mais adequado pra usar com esta placa?
agradeço a atenção.
roni.
a primeira ideia de todo mundo é usar baterias automotivas, que é o meu caso. mas como você deve saber estas baterias devem trabalhar sempre com mais de 60% da sua carga, caso contrário a sua vida útil fica drasticamente reduzida.

o correto seria usar baterias estacionárias do tipo que as companhias telefônicas usam, a questão é que não é fácil encontrá-las para comprar.

então a minha sugestão é usar baterias automotivas com capacidade bem maior do que a média de consumo, assim você aproveita melhor os excedentes gerados pelo seu gerador eólico e tem alguma garantia de que as baterias não serão descarregadas profundamente.


josericardo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: sábado abr 18, 2009 6:13 pm

Re: Layout da PCI do Regulador Revisado

Mensagem por josericardo »

josenir Escreveu:segue novo layout da pci do regulador:
reg_ima_pci.zip
reg_ima_pci3.jpg
amigo.
eu tenho estado ausente.
pedia ao meu amigo se me podia por, uma lista de todos os componentes deste regulador.
actualizado
obrigado saudações energéticas.
josé ricardo

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Layout da PCI do Regulador Revisado

Mensagem por Josenir »

josericardo Escreveu:amigo.
eu tenho estado ausente. pedia ao meu amigo se me podia por, uma lista de todos os componentes deste regulador.
actualizado
obrigado saudações energéticas.
josé ricardo
pois eu já estava mesmo notando a sua falta. aguarde que eu vou providenciar uma lista de componentes atualizada.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Layout da PCI do Regulador Revisado

Mensagem por Josenir »

josericardo Escreveu:amigo.
eu tenho estado ausente.
pedia ao meu amigo se me podia por, uma lista de todos os componentes deste regulador.
actualizado
obrigado saudações energéticas.
josé ricardo
segue lista de componentes do regulador de tensão para geradores de ímãs permanentes atualizada:

resistores 1/4w
4 4k7
3 1k5
2 1k
2 100r
1 22k
1 27k
3 10r
1 470r

resistor 5w
1 100r

capacitores cerâmicos
3 100 nf
2 1 nf

capacitores eletrolíticos
1 4700uf x 25v
2 1000uf x 25v
1 10uf x 16v
1 470uf x 16v

capacitores de poliéster
100nf x 100v
2uf x 100v

diodos
1 1n4001
6 1n5401
1 uf5406
1 sbl2040
2 zener 18v
1 zener 5v1
2 zener 12v

transistores
2 bc639
1 bc640

diversos
1 transformador de ferrite (21 espiras 3 x fio 25 awg)
2 leds


adilsonkrest
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sexta nov 13, 2009 2:56 pm

Re: O regulador de tensão sugerido é apenas para iniciantes

Mensagem por adilsonkrest »

josenir Escreveu:o regulador de tensão sugerido é apenas para iniciantes, que não dispõem de conhecimentos avançados em eletrônica, como forma de testar pequenos motores de passo de impressora que em geral nunca geram mais que 30v, nem em altíssima rotação.

é claro que nos meus geradores eólicos sérios nem penso em usar um regulador deste, menos ainda um que use o lm317.

em breve envio para vocês, que têm conhecimentos mais avançados, um controlador para gerador de magnetos permanentes que recebe corrente alternada trifásica de 6 a 24 volts e fornece 14,5v x 20a regulados na saída. trata-se de um regulador chaveado com transformador de ferrite e freqüência de chaveamento em torno de 40khz. e também o prometido regulador/excitador para alternador automotivo. mas apenas se vocês quizerem, é claro.



aproveito o embalo para sugerir que façam o mesmo, dêem uma colher de chá para nossos amigos iniciantes e dividam um pouco do conhecimento que têm, publicando um pouco daquilo que desenvolvem em casa, não sejam egoístas. só falar não basta, é preciso circuito práticos e simples para que o iniciante consiga desenvolver suas idéias a partir de algo que ele possa ver funcionado na prática, mesmo que seja limitado e que tenha baixo rendimento. é preciso ver um led aceso numa pá de ventilador para dar ânimo em prosseguir, pois a energia eólica é algo complexo que exige muito estudo.

esses amigos nossos que hoje ligam um led direto nos fios de um motor de passo, podem no futuro vir a desenvolver as turbinas eólicas que servirão aos nossos netos...


ola.. josenir.....
eu tenho 2 alternadores automotivos de 65 amp. por 12 volts, gostaria defazera modificação das bobinas para ao inves de carregar apos 1200 rpm ele possa carregar com uns rpm bem baixo,,,,bom este regulador de voltgem é bem facil de fazer
vc. pode me ajudar..???vc teria passo a passo ou link para eu fazer.....agradeceria........te mais
gostaria de usar este alternador para eolico,
adilsonkrest

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: O regulador de tensão sugerido é apenas para iniciantes

Mensagem por Josenir »

adilsonkrest Escreveu:ola.. josenir.....
eu tenho 2 alternadores automotivos de 65 amp. por 12 volts, gostaria defazer a modificação das bobinas para ao inves de carregar apos 1200 rpm ele possa carregar com uns rpm bem baixo,,,,bom este regulador de voltgem é bem facil de fazer
vc. pode me ajudar..???vc teria passo a passo ou link para eu fazer.....agradeceria........te mais gostaria de usar este alternador para eolico,
adilsonkrest
neste tópico tratamos de um regulador simples para pequenos motores de ímãs permanentes com potência abaixo de 30w e de um regulador de tensão para geradores de até 200w, e nenhum deles se aplica a alternador automotivo. a não ser que você resolva adaptar ímãs permanentes no induzido do alternador, neste caso escolha o último. mas já vou lhe adiantando que precisa ter algum conhecimento eletrônica, caso contrário fica quase impossível fazer.

tudo o que se precisa para montar estes reguladores se encontra neste tópico, e é preciso que você leia. se você não conseguir entender absolutamente nada do que está aí, então deve procurar ajuda de alguém que esteja mais próximo de você. não temos um manual passo a passo, mas disponibilizamos todas as informações necessária. e se surgirem dúvidas você pode pedir esclarecimento a qualquer momento.


roda
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta mar 12, 2009 10:32 pm

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por roda »

josenir

sou um princepiante com muita bontade de aprender e fazer algo que ajude este planeta ( e a minha carteira )
tenho lido tudo o que de bom se fala aqui,( e que bom é ) já fiz um aéro de imâs de micro ondas, mas como era muito
fraco meti um terceiro rotor e outro conjunto de bobines, por isso ficou com 9 + 9 bobibes em estrela,estou a riunir informação para poder fazer um regulador de tensão e gostei muito do que sugéris, estou a pensar se seria melhor dois reguladores para o aéro ou um, uma vez que na pratica são dois grd em um, como penso que tenho + - 1500w no total, se calhar era melhor dois reguladores,que dizes? já agora faz me um favor, põe layout da pci do regulador atualizado, ok,
quando este trabalho estiver concluido, já tenho um alternador de 24v 120a, era de uma camioneta de passageiros, estou a pensar em o bobinar exafasico, tenho umas duvidas mas isso é noutro tópico, fica para depois. há neste fòrun muitos e bons pensadores, brigado a todos

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

roda Escreveu:josenir
sou um princepiante com muita bontade de aprender e fazer algo que ajude este planeta ( e a minha carteira ) tenho lido tudo o que de bom se fala aqui,( e que bom é ) já fiz um aéro de imâs de micro ondas, mas como era muito fraco meti um terceiro rotor e outro conjunto de bobines, por isso ficou com 9 + 9 bobibes em estrela,estou a riunir informação para poder fazer um regulador de tensão e gostei muito do que sugéris, estou a pensar se seria melhor dois reguladores para o aéro ou um, uma vez que na pratica são dois grd em um, como penso que tenho + - 1500w no total, se calhar era melhor dois reguladores,que dizes? já agora faz me um favor, põe layout da pci do regulador atualizado, ok,
quando este trabalho estiver concluido, já tenho um alternador de 24v 120a, era de uma camioneta de passageiros, estou a pensar em o bobinar exafasico, tenho umas duvidas mas isso é noutro tópico, fica para depois. há neste fòrun muitos e bons pensadores, brigado a todos
1500w é uma potência considerável, e em se tratando de gerador de imãs, a coisa complica ainda mais. para fazer a regulagem de tensão de um gerador de imãs de 1500w você vai precisar de um regulador que suporte o dobro desta corrente para poder trabalhar com um mínimo de segurança. com essa potência, se der um excesso de vento ou um curto-circuito, não há como desligar o campo dos ímãs, e pode até pegar fogo em tudo.

sugestão:
1) como você diz ser principiante, é bom pedir a alguém com mais experiência para fazer a medição de potência do gerador.
2) verificar qual turbina será usada para mover este gerador, pois não é qualquer pá de ventilador de cabeceira de cama que vai conseguir mover um gerador com esta potência. eh eh ...

no momento não tenho sugestão para um regulador com esta potência. mas não deixe de nos informar sobre o que conseguir.

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”