Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.

roda
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta mar 12, 2009 10:32 pm

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por roda »

josenir

boa noite, como tinha dito, são dois aéros em um,fiz 9+9 bobines trifásico, em estrela, com 120 espiras com fio de 1,50mm
a 60 rotações produz 12v, a 100 rtm 18v, a 200 rtm 35v espero que a rabeta fassa a sua função, não deixar produzir mais de 200 rotações pensei meter um regulador em cada, e creio que o teu com poucas alterações dá.
até ver ainda só fiz umas pás de tubo de 40, com 1,50m e tem dado bons resultados mas ando a trabalhar umas de
fibra de 1,90m creio que já têm tamanho suficiente, que dizes?
já atualizaste a lista dos compunentes, só falta atualizar a pci, faz isso
mandei vir de usa um doc wattson meter, quando vier então sim, já posso medir o aéro com izatidão.
até

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

seguem arquivos atualizados do layout da pci e do esquema elétrico do regulador de tensão para geradores de imãs permenentes.
Reg_Ima.zip
(58.49 KiB) Transferido 1004 vezes


roda
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta mar 12, 2009 10:32 pm

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por roda »

josenir

obrigado por responderes ao meu pedido, só para o mês que vem é que vou fazer o regulador, entretanto estou a meter rolamentos no veio do aéro, e escovas para não torcer os fios, depois tiro fotos a todo o aéro para mostra como ficou, pode ser que de alguma forma ajude alguem.

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por carioca »

boa noite pretendo fazer um novo regulador o que eu fiz está a funcionar bem apenas tenho a referir o facto de ultrapassar os 14,5v.
como houve alterações postadas gostaria de saber qual 'e o resistor que devo trocar pois existem 3 de 1k5, haverá outras alterações
não consigo abrir o esquema postado talvés por não ter o programa instalado.
o esquema teórico postado não está legivel.
obrigado

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

carioca Escreveu:boa noite pretendo fazer um novo regulador o que eu fiz está a funcionar bem apenas tenho a referir o facto de ultrapassar os 14,5v.
como houve alterações postadas gostaria de saber qual 'e o resistor que devo trocar pois existem 3 de 1k5, haverá outras alterações
não consigo abrir o esquema postado talvés por não ter o programa instalado.
o esquema teórico postado não está legivel.
obrigado
é normal que este regulador deixe a tensão ultrapassar os 14,5v. quando projetei este circuito não me preocupei em fazer com que ele rebaixe a tensão. me preocupei apenas em elevar quando estiver abaixo de 14,5v e não elevar mais quando superar este valor. deixo o excesso para que as baterias absorvam. como não há como desligar o campo magnético dos ímãs, para rebaixar é necessário desperdiçar o excedente de energia produzida, e eu não achei boa ideia. então simplesmente uso um banco de baterias com capacidade bem maior do que o gerador produz e deixo o banco absorver toda a energia para evitar este desperdício.

mas vou anotar aqui para em uma futura versão deste regulador incluir uma etapa "shunt" para absorver este excesso.

quanto às últimas alterações, foram apenas para corrigir algumas inconsistências entre o esquema elétrico e o layout da pci. quase todos os erros estavam no esquema elétrico. na pci tinha apenas um resistor de 1k5 trocado de posição com o resistor de 27k. é bom comparar o novo desenho e o seu circuito já montado para ver se não está com este erro.
os resistores de 1k5 são três sim. um é este ao qual me referi, e os outros dois estão ligados aos dois leds.
para abrir o arquivo com os desenhos atualizados faça o download do programa express pcb. é só fazer uma busca com "download express pcb" no google que você facilmente localiza várias páginas que fornecem este programa em versão free.

boa sorte.


jocamargo
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quinta mar 04, 2010 2:29 pm

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por jocamargo »

oi josenir

de acordo com o que vou entendendo, sua proposta neste post era começar por um tal regulador para geradores de imãs permanentes (pequenos geradores eólicos, de preferência usando motores de passo) que usa tensão a partir de 6v e fornece 14v na saída.
de acordo com você é preciso circuitos práticos e simples para que um iniciante consiga desenvolver suas idéias a partir de algo que ele possa ver funcionado na prática, o regulador de tensão sugerido é apenas para iniciantes, que não dispõem de conhecimentos avançados em eletrônica, como forma de testar pequenos motores de passo de impressora que em geral nunca geram mais que 30v, nem em altíssima rotação.
em seguida você propôs um regulador de tensão versão dois, um pouco mais avançado para ser usado com geradores de ímãs com potência até uns 300w em 12v, que tomou o centro da discussão (pelo menos até agora).

ocorre que eu estou justamente nesta categoria de iniciante sem conhecimentos práticos e muito menos avançados de eletrônica (há muitos anos atrás eu fiz um curso de eletrotécnica, porém minha vida tomou outro rumo e acho que com o tempo eu me esqueci inclusive da lei de ohm).
portanto, caso seja do seu interesse retomar aqui a idéia inicial de sua proposta, eu estou interessado e disposto a tentar.

agradeço antecipadamente (jocamargo).

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

jocamargo Escreveu:oi josenir
...
ocorre que eu estou justamente nesta categoria de iniciante sem conhecimentos práticos e muito menos avançados de eletrônica (há muitos anos atrás eu fiz um curso de eletrotécnica, porém minha vida tomou outro rumo e acho que com o tempo eu me esqueci inclusive da lei de ohm).
portanto, caso seja do seu interesse retomar aqui a idéia inicial de sua proposta, eu estou interessado e disposto a tentar.
agradeço antecipadamente (jocamargo).
com certeza podemos retormar o tema inicial. para começar eu sugiro que localize o último desenho do regulador de tensão simplificado, veja o que não consegue entender, e faça os questionamentos que julgar necesários. também procure escrever mensagens mais curtas, não repetindo integralmente mensagens muito longas que já foram postadas anteriormente, assim facilitamos a leitura para os visitantes e membros do fórum. até breve.


jocamargo
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quinta mar 04, 2010 2:29 pm

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por jocamargo »

josenir Escreveu:
jocamargo Escreveu:oi josenir
...
ocorre que eu estou justamente nesta categoria de iniciante sem conhecimentos práticos e muito menos avançados de eletrônica (há muitos anos atrás eu fiz um curso de eletrotécnica, porém minha vida tomou outro rumo e acho que com o tempo eu me esqueci inclusive da lei de ohm).
portanto, caso seja do seu interesse retomar aqui a idéia inicial de sua proposta, eu estou interessado e disposto a tentar.
agradeço antecipadamente (jocamargo).
com certeza podemos retormar o tema inicial. para começar eu sugiro que localize o último desenho do regulador de tensão simplificado, veja o que não consegue entender, e faça os questionamentos que julgar necesários. também procure escrever mensagens mais curtas, não repetindo integralmente mensagens muito longas que já foram postadas anteriormente, assim facilitamos a leitura para os visitantes e membros do fórum. até breve.
eita lele
você tocou numa de minhas maiores dificuldades: escrever de forma objetiva, resumida, direta e curta.
mas vamos lá, eu vou tentar.

minhas escolhas: como turbina um cata-vento vertical. como gerador um motor de passo. o regulador de tensão a versão simplificada.
o desenho do regulador de tensão simplificado que eu encontrei foi somente o primeiro que você postou.
você poderia facilitar uma lista de componentes para ser usado neste regulador (incluindo o circuito integrado)?
você poderia facilitar um esquema da placa pci deste regulador para poder comparar com o desenho do circuito?
nele também está incluindo um transformador (de fonte do pc)?
existe alguma foto deste regulador montado acessível em algum lugar?
você poderia em algum momento fazer uma descrição do funcionamento deste regulador? (se já existe só me diga onde que eu me viro).


saudações jocamargo


jocamargo
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quinta mar 04, 2010 2:29 pm

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por jocamargo »

jocamargo Escreveu:
josenir Escreveu:
jocamargo Escreveu:oi josenir
...
ocorre que eu estou justamente nesta categoria de iniciante sem conhecimentos práticos e muito menos avançados de eletrônica (há muitos anos atrás eu fiz um curso de eletrotécnica, porém minha vida tomou outro rumo e acho que com o tempo eu me esqueci inclusive da lei de ohm).
portanto, caso seja do seu interesse retomar aqui a idéia inicial de sua proposta, eu estou interessado e disposto a tentar.
agradeço antecipadamente (jocamargo).
com certeza podemos retormar o tema inicial. para começar eu sugiro que localize o último desenho do regulador de tensão simplificado, veja o que não consegue entender, e faça os questionamentos que julgar necesários. também procure escrever mensagens mais curtas, não repetindo integralmente mensagens muito longas que já foram postadas anteriormente, assim facilitamos a leitura para os visitantes e membros do fórum. até breve.
eita lele
você tocou numa de minhas maiores dificuldades: escrever de forma objetiva, resumida, direta e curta.
mas vamos lá, eu vou tentar.

minhas escolhas: como turbina um cata-vento vertical. como gerador um motor de passo. o regulador de tensão a versão simplificada.
o desenho do regulador de tensão simplificado que eu encontrei foi somente o primeiro que você postou.
você poderia facilitar uma lista de componentes para ser usado neste regulador (incluindo o circuito integrado)?
você poderia facilitar um esquema da placa pci deste regulador para poder comparar com o desenho do circuito?
nele também está incluindo um transformador (de fonte do pc)?
existe alguma foto deste regulador montado acessível em algum lugar?
você poderia em algum momento fazer uma descrição do funcionamento deste regulador? (se já existe só me diga onde que eu me viro).


saudações jocamargo

com esta me esqueci de algo importante: as baterias.
estou interessado em colocar bateria neste sistema inicial e simplificado sim.
você disse que com algumas modificações era possível acrescentar bateria (12v 7a) neste sistema.
se os princípios do regulador simplificado (motor de passo de 36 volts e 1 ampére) (bateria 12v 7a) são os mesmos do regulador mais avançado que direciona o excedente de carga para o banco de bateria vou necessitar de pelo menos duas baterias (ligadas em série ou paralelo ?).
caso isto seja correto as baterias devem ser consideradas no esquema do regulador simplificado sim?
você já tem este esquema com as baterias incluídas?
em todo caso, eu já estou com a má intenção de não usar este sistema eólico somente para ascender leds, como por exemplo, deve ter um jeito para que ele possa carregar pilhas carregáveis (é possível ?), mas isto pode ficar para depois.
-------
no mais, somente os meus agradecimentos e boa sorte aí, seja com o que for que você estiver fazendo.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

jocamargo Escreveu:minhas escolhas: como turbina um cata-vento vertical. como gerador um motor de passo. o regulador de tensão a versão simplificada.
o desenho do regulador de tensão simplificado que eu encontrei foi somente o primeiro que você postou.
você poderia facilitar uma lista de componentes para ser usado neste regulador (incluindo o circuito integrado)?
você poderia facilitar um esquema da placa pci deste regulador para poder comparar com o desenho do circuito?
nele também está incluindo um transformador (de fonte do pc)?
existe alguma foto deste regulador montado acessível em algum lugar?
você poderia em algum momento fazer uma descrição do funcionamento deste regulador? (se já existe só me diga onde que eu me viro).
saudações jocamargo
o regulador de tensão simplificado para uso com motores de passo é o que está na figura abaixo. ela não usa transformador, e como são pouquíssimo componentes, acredito que não precisa de lista. a sua montagem nem precisa necessariamente de uma placa de circuito impresso.
este circuito já usa um circuito integrado lm7805, que é um regulador de tensão para 5v pronto em um só componente. ele pode receber uma tensão de entrada de até 36v e desde que esta tensão esteja em um valor superior a 5v, ele sempre fornece a tensão de saída regulada em 5v. este componente é um dos mais comuns que existem, e faz parte de uma série de reguladores para várias tensões. por exemplo: lm7806 (6v), lm7812(12v), lm7815(15v), lm7824(24v), etc... ele possui apenas três pinos. olhando ele de frente, o terminal da esquerda é a entrada da tensão positiva (do gerador), o do meio é o negativo, e serve tanto para a entrada quanto para a saída e o terminal da direita é saída positiva regulada, em 5v no caso do lm7805.
os diodos na entrada do lm7805 são para retificar a corrente do gerador, que vem em corrente alternada e precisa ser convertida em corrente contínua. para carregar uma bateria ou alimentar um circuito eletrônico qualquer é necessário usar corrente contínua, e o 7805 só funciona em corrente contínua.
os capacitores de 470uf são eletrolíticos e servem para estabilizar a tensão, diminuindo as oscilações. o da entrada é para 35v e o da saída conforme a tensão do regulador, mas sempre um pouco maior.
Reg1.JPG
Reg1.JPG (30.35 KiB) Visto 12420 vezes

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por carioca »

carioca Escreveu:caro josenir fiquei com uma dúvida como faço a ligação bateria 12v ao circuito e lampadas será assim?
O ficheiro foto_tr.jpg não está disponível

boa noite preciso de ligar um motor de 12v e 900ma a um circuito para controlar um seguidor solar e precisava que o josenir me indicasse quais a alterações a fazer no circuito acima por forma a que eu consiga controlar a sensibilidade do ldr,e ainda o circuito invertido por forma a desligar o sistema quando ouver pouca luz. se por acaso alguem tiver um circuito capaz de fazer isto. agradeço.
encontrei um circuito que anexo so que só pode ligar motores at'e 300ma, se alg'em souber quais as alterações que devo fazer para que posso ligar um motor de 1a 12v.
diagrama-seguidor-solar.jpg
diagrama-seguidor-solar.jpg (26.7 KiB) Visto 11810 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

carioca Escreveu: boa noite preciso de ligar um motor de 12v e 900ma a um circuito para controlar um seguidor solar e precisava que o josenir me indicasse quais a alterações a fazer no circuito acima por forma a que eu consiga controlar a sensibilidade do ldr,e ainda o circuito invertido por forma a desligar o sistema quando ouver pouca luz. se por acaso alguem tiver um circuito capaz de fazer isto. agradeço.
encontrei um circuito que anexo so que só pode ligar motores at'e 300ma, se alg'em souber quais as alterações que devo fazer para que posso ligar um motor de 1a 12v.
diagrama-seguidor-solar.jpg
a coisa não é tão simples quanto parece. falta muita coisa a este circuito para fazer um "solar tracker". é melhor começar do zero, com algo mais apropriado. eu mesmo tenho o projeto de um aparelho deste tipo, mas ainda não cheguei a algo confiável.
não adianta quase nada fazer um aparelho que fique se movendo constantemente em busca do sol, se ele não funcionar de forma racional e temporizada. caso contrário ele vai gastar mais energia para se movimentar do que pode ganhar com o melhor angulo de incidência do sol.

sobre controlar a sensibilidade do ldr, lhe adianto que o ldr não é apropriado para este circuito, pois ele não possui linearidade para isso. ou ele conduz, ou não conduz, não havendo uma condução intermediária em níveis suficientes para medir a luminosidade satisfatoriamente. prefira usar um foto-diodo ou foto-transistor.

um outro detalhe é que não precisa controlar um motor nos dois sentidos de rotação para fazer o painel solar se posicionar para um lado e outro. pense em como funciona um limpador de parabrisa de automóvel. o motor do limpador de parabrisa funciona com a rotação em apenas um sentido, no entanto as pás vão e vêm.

quando o meu circuito estiver mais aperfeiçoado, posto o desenho aqui.


allyssonribeiro
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta fev 24, 2011 4:58 pm

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por allyssonribeiro »

boa noite caro amigo josenir

estive acompanhando por alguns meses vários tópicos aqui na comunidade afim de adquirir conhecimentos com as dúvidas dos colegas. pois bem, vou tentar resumir meu caso. estou cursando tec. em eletroeletrônica e estamos em fase de desenvolvimento do nosso tcc que será apresentado no fim deste ano. nossa equipe chegou a conclusão que iremos construir um gerador com imãs permanentes e que será movimentado por uma bike de academia. já lí bastante a respeito desse assunto aqui, tem inúmeros projetos desses geradores e estou numa dúvida tremenda. pedi ajuda do tiktak no tópico que ele desenvolve um projeto desses, ele me recomendou pedir sua ajuda. como você já tem vasta experiencia e baseado em inúmeros testes que vc ja fez, gostaria que me ajudasse a definir um padrão para a construção desse gerador baseado em sua experiencia, como o tamanho e quantidade de imãs de neodymium, pois só apartir daí poderei prosseguir com nosso projeto que já está atrasado. depois que definir isso entao vou partir para os discos de ferro, número de bobinas, construção e finalmente implementar o regulador de tensão. já andei pesquisando no ebay preços de imãs, e tbm vi em outro tópico que vc recomendou um vendedor aqui de sp, especificamente são caetano do sul.

me desculpe se estiver postando no local errado, mas realmente preciso de sua ajuda.

fico muito agradecido e parabéns pela sua enorme colaboração nesse fórum, poucas pessoas são como vc.

fica com deus

alison

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Patalhetas »

@josenir
não sei se ainda vem cá ao forum.... mas precisava da sua opinião.
tenho varios paineis fotovoltaicos de 45,5v e em circuito aberto chegam aos 60,5v, será possivel usar o seu regulador de gerador para passar de 45,5v para 12v ?
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

patalhetas Escreveu:@josenir
não sei se ainda vem cá ao forum.... mas precisava da sua opinião.
tenho varios paineis fotovoltaicos de 45,5v e em circuito aberto chegam aos 60,5v, será possivel usar o seu regulador de gerador para passar de 45,5v para 12v ?
é bom verificar a especificação correta desses painéis. eu não me lembro de ter visto painel solar com esta tensão de trabalho. deve ter algo errado.
é importante saber qual a tensão de trabalho (volts) e a potência (watts) dos painéis antes de pensar no regulador.

em princípio este regulador para gerador de ímãs permanentes como está não serviria para essa tensão, teria que fazer algumas alterações nele.
se eu tivesse painéis com tensão de 45v, perferiria regular para 24v ou 36v, e não para 12v. assim teria menas perdas. usando duas baterias de 12v em série, você tem um banco de baterias de 24v (com três, 36v). com elas carregadas, você pode usar a tensão delas isoladamente e fornecer 12v para os seus aparelhos que vão precisar dessa energia, se eles não operam em 24v ou 36v.

fazer o regulador para 24v ou 36v é mais barato e mais seguro do que rebaixar de 45v para 12v.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

allyssonribeiro Escreveu:boa noite caro amigo josenir
estive acompanhando por alguns meses vários tópicos aqui na comunidade afim de adquirir conhecimentos com as dúvidas dos colegas. pois bem, vou tentar resumir meu caso. estou cursando tec. em eletroeletrônica e estamos em fase de desenvolvimento do nosso tcc que será apresentado no fim deste ano. nossa equipe chegou a conclusão que iremos construir um gerador com imãs permanentes e que será movimentado por uma bike de academia. já lí bastante a respeito desse assunto aqui, tem inúmeros projetos desses geradores e estou numa dúvida tremenda. pedi ajuda do tiktak no tópico que ele desenvolve um projeto desses, ele me recomendou pedir sua ajuda. como você já tem vasta experiencia e baseado em inúmeros testes que vc ja fez, gostaria que me ajudasse a definir um padrão para a construção desse gerador baseado em sua experiencia, como o tamanho e quantidade de imãs de neodymium, pois só apartir daí poderei prosseguir com nosso projeto que já está atrasado. depois que definir isso entao vou partir para os discos de ferro, número de bobinas, construção e finalmente implementar o regulador de tensão. já andei pesquisando no ebay preços de imãs, e tbm vi em outro tópico que vc recomendou um vendedor aqui de sp, especificamente são caetano do sul.
me desculpe se estiver postando no local errado, mas realmente preciso de sua ajuda.
fico muito agradecido e parabéns pela sua enorme colaboração nesse fórum, poucas pessoas são como vc.
fica com deus
alison
um projeto eólico ainda não é uma coisa tão simples a ponto de uma pessoa comum com um mínimo de estudo ser capaz de desenvolver em um curto espaço de tempo (um mês por exemplo). quase 100% das atuais pesquisas em eólica se concentram nas turbinas comerciais de grande porte, que não estão ao alcance das pessoas comuns. é preciso que os estudantes de cursos superior mundo a fora, como você, abracem essa causa, como eu já fiz há algum tempo. que procurem estudar a fundo o tema, e desmistificar o projeto do gerador e da turbina, de modo que seja fácil a um leigo adquirir as partes mais críticas como regulador, gerador e pás, e montar o seu próprio projeto, com baixo custo. eu penso que uma boa equipe de estudantes com um pouco de vontade conseguiria fazer um ótimo trabalho nesse sentido, e quem sabe até mudar o curso da história na área energética.

venho estudando há bastante tempo, e procurando disseminar os conhecimentos adquiridos, mas sou uma gota d'água em meio ao mar aberto. não tenho a menor ambição de ser referência no meu país ou no mundo, mas procuro pelo menos fazer a minha parte, aquilo que está ao meu alcance. espero que você tenha êxito no seu projeto, e procure plantar essa semente.

voltando agora ao projeto. são muitas as variáveis envolvidas. vou tentar colocar as mais relevantes, e em seguida você vai definindo os elementos por parte.
1) conhecer a velocidade média de vento da região. não precisa de muito rigor. basta saber se a sua região tem boa disponibilidade de vento ou não. por exemplo, se está próximo ao litorar (menos de 100km, deve ter boa disponibilidade de vento). se o vento é de boa qualidade (com pouco turbulência). se tiver bastante vento, qualquer projeto mal feito vai produzir um mínimo aceitável. mas se estiver numa região de pouco vento, como a minha, vai ter que estudar muito mais.

2) sabendo se tem bastante vento, agora você deve definir o tamanho da tubina. se tiver bastante vento, para uma turbina de pequeno porte (até 200w), use hélice com no máximo 1,5m de diâmetro, e com 3 pás. se tiver pouco vento, então deve pensar em um diâmetro de pelo menos 2m, e com 4 pás.

3) definido o tamanho da turbina, agora você define o tamanho do gerador, e o tipo. eu sugiro para um primeiro projeto, ser modesto. então pensaria em um gerador de 100w com ímãs. se o vento é forte, então vai ter alta rotação disponível na hélice da turbina, então faça o gerador com 8 ou 12 pólos. se tiver pouco vento, então terá baixa rotação, tem que ter pelo menos 16 pólos.

daí para frente as coisas vão ficando mais claras. e um pouco de estudo não faz mal a ninguém. e na medida do possível posso tentar ajudar a esclarecer algumas dúvidas que forem surgindo. o importante é começar.

boa sorte.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

off topic!!!

fico muito grato aos dois por ressuscitar meu tópico !
tenho uma simpatia especial por este projeto, e assim que puder vou postar a versão melhorada deste regulador. é a versão 2011.

em breve!


allyssonribeiro
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta fev 24, 2011 4:58 pm

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por allyssonribeiro »

olá josenir

obrigado pela rápida resposta. se possível confira nesse tópico (http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 6&start=40) que eu expliquei um pouco mais sobre meu projeto, no qual o tiktak me deu umas dicas, acredito que com sua experiência aliada a construção que ele fez poderemos definir um padrão para meu projeto. procuro destacar que o mesmo não será baseado em uma turbina eólica, pois irei implementar esse gerador em uma bike de academia. sua ajuda será essencial para o desenvolvimento do nosso projeto.

ah, estou aguardando ansiosamente a nova versão desse controlador de carga para gerador de imãs permanentes.

cumprimentos

alison

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Patalhetas »

é bom verificar a especificação correta desses painéis. eu não me lembro de ter visto painel solar com esta tensão de trabalho. deve ter algo errado.
é importante saber qual a tensão de trabalho (volts) e a potência (watts) dos painéis antes de pensar no regulador.
@josenir
uma imagem vale por mil palavras !!
os paineis são estes....
http://www.solarplus.pt/images/files/so ... 3v7_pt.pdf


os 24v, claro, tambem são utilizaveis e mais facil trabalhar a partir daí..... sempre melhor que os 45v
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

allyssonribeiro Escreveu:olá josenir
obrigado pela rápida resposta. se possível confira nesse tópico (http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 6&start=40) que eu expliquei um pouco mais sobre meu projeto, no qual o tiktak me deu umas dicas, acredito que com sua experiência aliada a construção que ele fez poderemos definir um padrão para meu projeto. procuro destacar que o mesmo não será baseado em uma turbina eólica, pois irei implementar esse gerador em uma bike de academia. sua ajuda será essencial para o desenvolvimento do nosso projeto.
ah, estou aguardando ansiosamente a nova versão desse controlador de carga para gerador de imãs permanentes.
cumprimentos
alison
estive vendo o tópico indicado, mas não consegui localizar as mensagens suas onde descreve a sua ideia. você poderia indicar um link direto para a mensagem?
agradeço.

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”