Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

patalhetas Escreveu:
é bom verificar a especificação correta desses painéis. eu não me lembro de ter visto painel solar com esta tensão de trabalho. deve ter algo errado.
é importante saber qual a tensão de trabalho (volts) e a potência (watts) dos painéis antes de pensar no regulador.
@josenir
uma imagem vale por mil palavras !!
os paineis são estes....
http://www.solarplus.pt/images/files/so ... 3v7_pt.pdf
os 24v, claro, tambem são utilizaveis e mais facil trabalhar a partir daí..... sempre melhor que os 45v
é, parece que que o painel realmente produz em 45v. ainda não conhecia esse produto. seria bom contactar ao pessoal revendedor para verificar qual a sugestão de controlador para o painel deles. seria bom saber do fabricante ou revendedor qual é a ideia deles para uso do painel. qual a tensão de trabalho das baterias indicadas, etc.

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Patalhetas »

obrigado @josenir
esses paineis foram feitos para uma cogeração e estão a mandar cerca de 3000v para a rede (media tensão)
eu conheço o dono da fabrica onde são fabricados, é meu vizinho
a ideia é adpetalos de forma a eu poder usalos de forma didatica para as minhas brincadeiras de oficina.
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk


EugenioNegreiros
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quarta jun 08, 2011 4:07 pm

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por EugenioNegreiros »

josenir Escreveu:
patalhetas Escreveu:
é bom verificar a especificação correta desses painéis. eu não me lembro de ter visto painel solar com esta tensão de trabalho. deve ter algo errado.
é importante saber qual a tensão de trabalho (volts) e a potência (watts) dos painéis antes de pensar no regulador.
@josenir
uma imagem vale por mil palavras !!
os paineis são estes....
http://www.solarplus.pt/images/files/so ... 3v7_pt.pdf
os 24v, claro, tambem são utilizaveis e mais facil trabalhar a partir daí..... sempre melhor que os 45v
é, parece que que o painel realmente produz em 45v. ainda não conhecia esse produto. seria bom contactar ao pessoal revendedor para verificar qual a sugestão de controlador para o painel deles. seria bom saber do fabricante ou revendedor qual é a ideia deles para uso do painel. qual a tensão de trabalho das baterias indicadas, etc.
amigo boa tarde
gostaria de uma ajuda sua e me desculpe a voce e aos moderadores do forum se este não é o local adequado, mas se vc pudesse me ajudar ficaria muito grato, é o seguinte... vou ao trabalho e retorno de bicicelta diariamente, e ja comprei varios farois de bicicleta mas sempre queimam ou gastam muito. voce me ajudaria na montagem de um circuito a ser ligado num dinamo de bicicleta ( que ainda irei comprar de 12v ou 16v) que eleve 6v a 12v estabilizado? a intensão de elevar 6v para 12v, é que logo no inicio dos giros do dinamo ja teria 6v e consequentemente 12v, ou seja em baixissima rotação ja teria 12v, se me ajudasse iria ser muito util a mim, vc nem imagina o quanto. caso aceite me ajudar, teria como colocar alguns capacitores para segurar cargas por 4 ou 5 minutos? pretendo usar lampadas de led´s.
um abraço
eugenio negreiros

Código: Selecionar todos

moderado: retirado o email por não ser necessário - mauri

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por mauri »

eugenionegreiros
realmente não é o local certo para colocar a questão, mas como é dirigida aqui especificamente, e no caso de resposta e sendo necessário abre-se novo tópico e coloca-se lá o assunto.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


allyssonribeiro
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta fev 24, 2011 4:58 pm

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por allyssonribeiro »

boa noite caro amigo josenir, primeiramente me desculpe pela demora em retornar ao fórum, estive durante esse tempo pesquisando os materiais necessários para a construção do meu projeto.

gostaria de pedir a ajuda da moderação, pois creio que será necessário a criação de um tópico somente com o assunto do meu projeto, pois será bem discutido e acompanhado passo a passo até o final desse ano, pois se trata do nosso tcc.

bem, pra dar inicio primeiramente quero pedir a ajuda para a escolha dos imãs a ser utilizado nesse gerador, o qual será movido por uma bicicleta ergométrica, já que o mesmo será implantado em uma academia. com esse gerador pretendo alcançar de 100 a 200w. já consegui os preços dos imãs de neodymium em uma empresa aqui de são caetano do sul-sp, uma que vc recomendou em outro tópico, oximag. seguem os tamanhos e preços para sua análise.

imãs de neodymium n35

50,8 x 25,4 x 12,7 = r$51,00
50,8 x 25,4 x 6,35 = r$26,00
50 x 20 x 10 = r$28,00
40 x 20 x 10 = r$24,80

bem, pretendo montar um gerador trifasico com 12 imãs e 9 bobinas com fio 18 awg.

aguardo sua ajuda, será primordial para que possamos comprar os imãs e a partir daí dar inicio.

grato

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

para um primeiro projeto qualquer um serviria, mas dê prioridade ao de menor custo. então sugiro o de 40x20x10.


Luísão
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: segunda nov 03, 2008 7:51 pm
Localização: Brasil-NE

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Luísão »

Josenir Escreveu:seguem arquivos atualizados do layout da pci e do esquema elétrico do regulador de tensão para geradores de imãs permenentes.
reg_ima.zip


Perdão, mas o esquema eletricom com a correção não encontra-se mais disponível, alguém pode me ajudar?
Desde já eu sou grato.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

Luísão Escreveu:Perdão, mas o esquema eletricom com a correção não encontra-se mais disponível, alguém pode me ajudar?
Desde já eu sou grato.
Testei o link e o arquivo está sendo copiado normalmente, como abaixo:
http://novaenergia.net/forum/download/file.php?id=3028


Luísão
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: segunda nov 03, 2008 7:51 pm
Localização: Brasil-NE

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Luísão »

Josenir Escreveu:
Luísão Escreveu:Perdão, mas o esquema eletricom com a correção não encontra-se mais disponível, alguém pode me ajudar?
Desde já eu sou grato.
Testei o link e o arquivo está sendo copiado normalmente, como abaixo:
http://novaenergia.net/forum/download/file.php?id=3028

Desculpas, faltava um plugin no navegador explorer, por isso não abria.

Sinto muito, desde já sou muito grato.

Luís.


Unimog
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sábado nov 05, 2011 12:18 am

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Unimog »

Desculpem lá ir buscar este tópico com 3 anos, mas após muita pesquisa isto é mesmo o que eu preciso.
Apesar do esquema ser para iniciados, eu acho quem nem iniciado sou ainda:s, as legendas que adicionei á imagem estão correctas ou estou a falhar alguma interpretação??

Isto é para uma mini eólica que varia entre os 0 e 12V. Já queimei uma barra led com os 1ºs testes.

Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

As observações estão corretas. Apenas estão faltando os valores dos resistores. Os LM317 (e os 338 e 350) são reguladores de tensão ajustáveis. Os valores dos dois resistores determinam o valor da tensão de saída. Eles podem receber qualquer tensão entre 3 e 40V, e fornecem na sua saída uma tensão regulada entre 1,2 e 37V, conforme o valor dos dois resistores.

Para maiores informações procure no Google o Datasheet do LM317. Segue abaixo um esquema que se encontra no datasheet com os valores dos resistores:
Lm317.JPG
Lm317.JPG (9.76 KiB) Visto 9761 vezes


Unimog
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sábado nov 05, 2011 12:18 am

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Unimog »

Muito obrigado pela resposta.
Há uma coisa que eu não estou a perceber bem, o objectivo deste esquema é regular a voltagem em um valor +-exacto (6v por exemplo, definido pelas R) ou entre 2 Voltagens??

O meu objectivo nesta fase é ligar 6 ou 12 led's a 6v, á mini eólica sem que queimem, neste caso precisaria que a voltagem não excedesse muito os 6 ou 7v, porque com bons ventos o gerador chega a 12v. E para estes 6v quais seriam as R a usar?? Eu ñ sei fazer essas contas porque ainda ñ entendo bem os valores das R.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

Unimog Escreveu:Muito obrigado pela resposta.
Há uma coisa que eu não estou a perceber bem, o objectivo deste esquema é regular a voltagem em um valor +-exacto (6v por exemplo, definido pelas R) ou entre 2 Voltagens??
O meu objectivo nesta fase é ligar 6 ou 12 led's a 6v, á mini eólica sem que queimem, neste caso precisaria que a voltagem não excedesse muito os 6 ou 7v, porque com bons ventos o gerador chega a 12v. E para estes 6v quais seriam as R a usar?? Eu ñ sei fazer essas contas porque ainda ñ entendo bem os valores das R.
Observe que o no desenho o símbolo de R2 é diferente de R1. R1 é um resistor de valor fixo, neste caso de 240 Ohms, e R2 é um potenciômetro, do tipo que se usa para o controle de volume de aparelhos de som. O valor de R2 varia entre 0 e 5K (5000 ohms), logo, neste caso se trata de uma fonte de tensão variável, conforme a posição de R2.

Se você usar um resistor de valor fixo no lugar de R2, terá uma fonte regulada de tensão fixa. O fabricante do LM317 recomenda que R1 seja de 240 Ohms. Um resistor de 1,2K (1200 Ohms) em R2 lhe dará uma tensão aproximada de 7V. Um valor entre 1,2K e 1,5K lhe dará uma tensão entre os 7V e os 8V.


Unimog
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sábado nov 05, 2011 12:18 am

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Unimog »

Agora fiquei esclarecido, vou continuar a montagem na breadboard, só mais uma pergunta, agora enquanto pesquisava e tentava aprender, descobri o díodo de zener, isso não seria mais simples de usar, ou só trabalha com tensão constante??

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

Unimog Escreveu:Agora fiquei esclarecido, vou continuar a montagem na breadboard, só mais uma pergunta, agora enquanto pesquisava e tentava aprender, descobri o díodo de zener, isso não seria mais simples de usar, ou só trabalha com tensão constante??
O diodo zener é um componente que pode ser usado para impedir que uma tensão passe de determinado valor, mas só funciona em aplicações de baixíssima potência. E para evitar que essa tensão suba, o que ele faz é provocar um curto-cicuito, desperdiçando energia. Os diodos zeners comuns trabalham com 0,5W ou 1W, o que é pouco, mesmo para ecender leds.

É possível usar um circuito baseado em transístores para aumentar essa potência, mas resulta em um circuito menos eficiente e bem mais complexo do que os LM3XX.

Avatar do Utilizador

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 183
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am
Localização: Vila Velha - Espírito Santo - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por fgsouza68 »

Olá Josenir!

Seguindo sua sujestão, aqui estou analisando seu regulador para geradores de imãs permanentes.

Gostaria de saber qual a corrente máxima ele suporta.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por Josenir »

fgsouza68 Escreveu:Olá Josenir!
Seguindo sua sujestão, aqui estou analisando seu regulador para geradores de imãs permanentes.
Gostaria de saber qual a corrente máxima ele suporta.
O projeto original é para 20A. Mas com a troca do Mosfet de saída, facilmente pode trabalhar com mais que isso.

Avatar do Utilizador

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 183
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am
Localização: Vila Velha - Espírito Santo - Brasil

Re: Gostaria de sugerir um regulador de tensão

Mensagem por fgsouza68 »

Muito bom!


nmarfara
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda nov 21, 2011 6:31 pm

Re: Lista de componentes

Mensagem por nmarfara »

Josenir Escreveu:
ferra Escreveu:nao da para por ai uma lista de componetes e como se chamam?
atendendo sua solicitação, segue lista abaixo:

capacitores eletrolíticos
quant. descrição
1 4700uf x 25v
1 1000uf x 25v
1 1000uf x 16v
1 470uf x 16v

capacitores de poliéster
quant. descrição
1 1uf x 250v
1 100nf x 250v

capacitores cerâmicos
quant. descrição
4 100nf
2 1nf

resistores 1/8w
quant. descrição
3 10r
2 100r
2 1k
3 1k5
4 4k7
1 10k
1 22k
1 27k

resistor 3w
quant. descrição
1 100r

transistores
quant. descrição
1 bc 640
2 bc639
4 irfz44

diodos
quant. descrição
6 1n5401
1 1n4001
1 zener 12v
1 zener 5v1
1 led verde
1 led vermelho
1 sbl2040 diodo fast (fonte de pc)

circuitos integrados
quant. descrição
2 ne555
1 lm7815

capacitores cerâmicos
quant. descrição
4 100nf
2 1nf

transformador
quant. descrição
1 trafo ferrite nucleo 34x34x13mmm (fonte de pc, o maior)

fio esmaltado
+- 50g de fio 25 awg
boa noite...teria como me mandar a lista de componentes como fez ai em cima do outro pra alternador de 24v??? pois como ja sairam muitas correcoes, eu ja me perdi...lololol, caso tenha um tempo mande fazendo um grande favor, sou iniciante e assim fica vem mais facil de pedir os componentes pois onde moro nao tem nda, entao tenho que mandar a lista certinha por email pra joinville e esperar que eles entendam....e me mandem de volta por correio, entao assim escrito o nome correto e o valores nao tem como eles errarem....

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Lista de componentes

Mensagem por Josenir »

nmarfara Escreveu:boa noite...teria como me mandar a lista de componentes como fez ai em cima do outro pra alternador de 24v??? pois como ja sairam muitas correcoes, eu ja me perdi...lololol, caso tenha um tempo mande fazendo um grande favor, sou iniciante e assim fica vem mais facil de pedir os componentes pois onde moro nao tem nda, entao tenho que mandar a lista certinha por email pra joinville e esperar que eles entendam....e me mandem de volta por correio, entao assim escrito o nome correto e o valores nao tem como eles errarem....
Vou providenciar. Me dê um tempo.
Agradeço a sugestão.

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”