O meu gerador com imans de disco rígido

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.

Senge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: domingo jul 22, 2007 5:25 pm
Localização: Lisboa

Re: O meu gerador com imans de disco rígido

Mensagem por Senge »

tiengenhocas Escreveu:viva! senge

já vi que percebes da coisa, tá certinho direitinho

eu utilizava essas ligações com os alternadores de automóvel para os poder utilizar em baixa rotação, mesmo assim era preciso alterar a bobinagem
boas tiengenhocas,

quer dizer... perceber da coisa e tal... essa parte é intuitiva.

agora ando um pouco parvalhoco, que não tou a ver onde vou ligar os três fios que saem dai?

ao inversor para cosumo directo(sem baterias)?
ao regulador de carga, se o sistema tiver baterias?

a ligação a terra do aerogerador, ligo um fio de cobre ao chão o mais fundo possivel e a outra extremidade?

comprei um watt´s up meter, agora não sei onde o ligo... para medir vots, amps, etc... do aerogerador...

isto é só duvidas... lolol tenho que tirar um curso de electridade!!!


cumps

Avatar do Utilizador

Tiengenhocas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: domingo out 07, 2007 6:34 pm
Localização: Nazaré

Re: O meu gerador com imans de disco rígido

Mensagem por Tiengenhocas »

Imagem

eu utilizo estas ligações, brevemente irei passar para 48v

a voltagem destes aerogeradores é muito variavel, não sei se existe algum inversor que trabalhe nestas condições


(comprei um watt´s up meter, agora não sei onde o ligo... para medir vots, amps, etc... do aerogerador...)não conheço este aparelho, a lógica diz-me que será ligado antes do regulador
se for utilizado para ver a energia retirada das baterias então será depois destas


Senge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: domingo jul 22, 2007 5:25 pm
Localização: Lisboa

Re: O meu gerador com imans de disco rígido

Mensagem por Senge »

tiengenhocas Escreveu:Imagem

eu utilizo estas ligações, brevemente irei passar para 48v

a voltagem destes aerogeradores é muito variavel, não sei se existe algum inversor que trabalhe nestas condições


(comprei um watt´s up meter, agora não sei onde o ligo... para medir vots, amps, etc... do aerogerador...)não conheço este aparelho, a lógica diz-me que será ligado antes do regulador
se for utilizado para ver a energia retirada das baterias então será depois destas
boas tiengenhocas,

pois o meu problema é tipo isso, esse esquema para mim, ainda não é perceptível. ou seja, não sei o que quer dizer algumas coisas ai.

as setas são o quê?
o negativo (linha preta) é a terra?

podes legendar? já agora uma foto dessas ligações... eheheheh

desculpa ser assim chato, mas ate aprendermos é mesmo assim. mas depois é tudo fácil...


cumps


Senge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: domingo jul 22, 2007 5:25 pm
Localização: Lisboa

Re: O meu gerador com imans de disco rígido

Mensagem por Senge »

boas,

este esquema é diferente...

o que é mais simples e eficaz?

Imagem


cumps

Avatar do Utilizador

Tiengenhocas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: domingo out 07, 2007 6:34 pm
Localização: Nazaré

Re: O meu gerador com imans de disco rígido

Mensagem por Tiengenhocas »

este esquema é diferente...
o que é mais simples e eficaz?

esse é um esquema em blocos, apenas dá uma ideia dos aparelhos que constam do sistema e sem pormenores das ligações

o esquema que eu coloquei alem das ligações tem o alternador em estrela, as setas são os diodos rectificadores,tem o regulador em bloco e a saida para as baterias

isto é um diodo rectificador de um alternador

Imagem



e agora os diodos de um alternador de 75 anperes, são 3 positivos e 3 negativos

Imagem

tambem acho que um curso de electrónica te dava muito jeito


Senge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: domingo jul 22, 2007 5:25 pm
Localização: Lisboa

Re: O meu gerador com imans de disco rígido

Mensagem por Senge »

tiengenhocas Escreveu:este esquema é diferente...
o que é mais simples e eficaz?

esse é um esquema em blocos, apenas dá uma ideia dos aparelhos que constam do sistema e sem pormenores das ligações

o esquema que eu coloquei alem das ligações tem o alternador em estrela, as setas são os diodos rectificadores,tem o regulador em bloco e a saida para as baterias

isto é um diodo rectificador de um alternador


e agora os diodos de um alternador de 75 anperes, são 3 positivos e 3 negativos


tambem acho que um curso de electrónica te dava muito jeito
boas tiengenhocas,

dava mesmo... ehheheheh

mas por acaso já tinha dissipado essa duvida... tanto tempo por uma resposta que deu para encontra-lá....


cumps


ahlf
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta dez 18, 2008 3:30 pm
Localização: Vila do Conde
Contacto:

Re: O meu gerador com imans de disco rígido

Mensagem por ahlf »

vivam,

só agora entrei neste fórum e este tópico interessa-me.

li as mensagens anteriores, em particular chamou-me a atenção o facto de não conseguirem uma tensão mais elevada. também a mim me parece que 1v em 50 ou 60 espiras é muito pouco e acho que tenho uma explicação para isso.

não basta fazer umas experiências ou tentativas, é necessário saber um pouco de teoria e em particular conhecer a lei de faraday, isto é, a fórmula matemática que quantifica o contributo de cada factor na produção de força electromotriz.

ora a lei de faraday (http://pt.wikipedia.org/wiki/lei_de_far ... umann-lenz) diz:

"a lei da indução de faraday, elaborada por michael faraday a partir de 1831, afirma que a corrente eléctrica induzida em um circuito fechado por um campo magnético, é proporcional ao número de linhas do fluxo que atravessa a área envolvida do circuito, na unidade de tempo."

e = - n * d/dt(fluxo)

onde o

fluxo = b * a

b- densidade do campo magnético
a- área atravessada pelo fluxo

substituindo o fluxo pelo seu valor teremos:

e = - n * d/dt (b*a)

ora das fotos podemos verificar que os ímanes são muito pequenos comparativamente com a área das bobinas, pelo que estas movimentam-se fora da zona mais intensa do campo magnético e assim, parte significativa das bobinas, não cortam as linhas de força do campo magnético, ou cortam muito poucas linhas de força, já na periferia do campo magnético gerado pelos ímanes.

por isso, não aumenta significativamente a tensão gerada com o aumento das voltas das bobinas, já que as voltas adicionais continuam a não cortar o campo magnético gerado pelos ímanes.

então a solução é, ou reduzir o raio das bobinas, por forma que as voltas mais periféricas não excedam a periferia dos ímanes, bobinas do mesmo tamanho destes, ou construindo bobinas longitudinais, achatadas, por forma que cada bobina abrace vários ímanes, mas sem exceder a altura dos mesmos.

outra hipótese, é aumentar a área dos ímanes, mantendo o mesmo número de pólos, duplicando a área de cada pólo, colocando ímanes num círculo mais interior, a par dos existentes, mas com uma orientação que reforce o campo magnético existentes, isto é, um pólo norte deve ter a par, um pólo norte.
pode ainda aumentar-se a área do campo magnético, mas reduzindo o número de pólos, colocando a par, dois pólos do mesmo nome, numa sequência nn,ss,nn,...

julgo ter dado uma ajuda, mas espero que dêem retorno dos resultados obtidos com esta sugestão.

abraço

ahlf
..........................
armando herculano
..........................

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: O meu gerador com imans de disco rígido

Mensagem por carioca »

boa noite a todos, já lá vai algun tempo que não dou notícias do meu projecto mas aqui vai, já estou na fase final, só falta montar no mastro a 6 mt de altura, vamos ver o que dá pois tenho edificações próximas do local, mas penso que mesmo assim não vai haver problema).j
09122008(003).jpg
09122008(003).jpg (52.89 KiB) Visto 15732 vezes
15012009(001).jpg
15012009(001).jpg (56 KiB) Visto 15730 vezes
[attachment=0]09122008.jpg
Anexos
09122008.jpg
09122008.jpg (59.32 KiB) Visto 15722 vezes
Última edição por carioca em quarta jan 21, 2009 9:59 pm, editado 1 vez no total.


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: O meu gerador com imans de disco rígido

Mensagem por RJSC »

e se em vez de escovas colocares 2 rolamentos de esferas para passar a corrente?
deve ser mais fiável.
ou mesmo 3 para rectificar a corrente mais perto da bateria.
com 3 condutores há menos perdas para a mesma corrente.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: O meu gerador com imans de disco rígido

Mensagem por carioca »

15012009.jpg
15012009.jpg (57.03 KiB) Visto 15714 vezes
Anexos
15012009(001).jpg
15012009(001).jpg (56 KiB) Visto 15708 vezes

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: O meu gerador com imans de disco rígido

Mensagem por Josenir »

carioca,

esses discos que você usou para colar os imãs, por um acaso são de alumínio ou de ferro ?

agradeço.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: O meu gerador com imans de disco rígido

Mensagem por carioca »

josenir Escreveu:carioca,

esses discos que você usou para colar os imãs, por um acaso são de alumínio ou de ferro ?

agradeço.


são de aço um foi aproveitado de um disco de travão de uma moto (o que tem furos), e o outro fi-lo.

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: O meu gerador com imans de disco rígido

Mensagem por Josenir »

carioca Escreveu: são de aço um foi aproveitado de um disco de travão de uma moto (o que tem furos), e o outro fi-lo.
então tudo bem. a questão é que eu ví as fotos com uma cor cinza nos discos e pensei que fossem de alumínio. se fossem de alumínio o rendimento ia ficar muito prejudicado. para esse tipo de gerador é importantíssimo que os dois discos sejam de ferro ou aço para servir de blindagem e evitar a dispersão do campo magnético dos ímãs. assim o campo magnético é concentrado na área onde ele é necessário.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: O meu gerador com imans de disco rígido

Mensagem por carioca »

aqui estão as fotos finais do meu gerador eólico, que já está a girar e a carregar uma bateria de 12 v, só que os ventos nesta zona são muito instaveis devido às edificações próximas,vou aguardar mais algun tempoe depois talvez aplique o gerador numa turbina vertical 1x2 , com 3 pás ajustáveis .para que possa aproveitar os ventos mais fracos.
18022009.jpg
18022009.jpg (49.85 KiB) Visto 15503 vezes
17022009(007).jpg
17022009(007).jpg (61.38 KiB) Visto 15499 vezes


jorge_barbosah
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 154
Registado: terça dez 30, 2008 1:19 am
Localização: Santa Maria da Feira

Re: O meu gerador com imans de disco rígido

Mensagem por jorge_barbosah »

boas, antes de mais, muitos parabens pelo seu projecto! acho um bom exemplo a seguir!

so uma coisinha

o seu gerador foi retirado de onde? como fez com os fios para que nao torçam?
Jorge Barbosa

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: O meu gerador com imans de disco rígido

Mensagem por Josenir »

ficou uma obra de arte ! é claro que você é o pai da criança, mas eu me sinto na condição de padrinho !

sobre o pouco vento, eu lhe diria que é importante ter um anemômetro para medir a intensidade. quando fiz os meus primeiros cataventos tive bastante dificuldade em acertar as pás, e eles não rendiam bem.
a questão é que um catavento para ser viável tem que começar a gerar com ventos de 3 m/s, se isso não acontecer, normalmente o primeiro suspeito é o jogo de pás. e é difícil avaliar sem um anemômetro como está a velocidade do vento. talvez o pouco vento que está tendo por aí já seja suficiente e falte mesmo é algum ajuste ainda.
uma outra idéia seria ter um catavento que já se sabe que funciona para comparar com o seu nas mesmas condições de vento.

boa sorte.


ahlf
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta dez 18, 2008 3:30 pm
Localização: Vila do Conde
Contacto:

Re: O meu gerador com imans de disco rígido

Mensagem por ahlf »

está bonito e parece muito funcional.

a questão do vento não é só a questão de le existir ou não, é a questão dele ser útil, isto é, ter as características apropriadas para que a ventoinha horizontal possa aproveitá-lo.

ora o que acontece é que em zonas com muito obstáculos na proximidade gera turbulência, ventos em sentidos diversos do horizontal (perpendicular às pás) e mesmo antagónicos, uns a subir, outros a descer, uns enrolados, etc., nessas circunstancias existe vento, até muito, mas não é útil.

para evitar isso, o aerogerador deve ter cerca de cem metros à sua frente livre de obstáculos e para isso deve estar cerca de 7 metros acima do obstáculo mais alto das proximidades, ou pelo menos da direcção mais ventosa (ventos dominantes), para optimizar a disponibilidade da energia eólica.

o número de pás e a sua inclinação também tem de concordar com o vento disponível. para isso é necessário ter um historial anual das velocidades dos ventos e da velocidade do mesmo.

por exemplo, para ventos de pouca velocidade é recomendável aumentar o número de pás. isso é visível por exemplo nos aerogeradores dos barcos de recreio que são de duas a três centenas de watts, ou ainda nas bombas de tirar água que existam nas quintas montados em cima de uma torre metálica, que têm mais de uma dezena de pás. os aerogeradores de três pás são normalmente para potências acima de 1 kw.

portanto e em resumo, para se adequar uma ventoína em concreto ao vento existente no local tem de se ter informação da disponibilidade do vento e sobretudo das suas características nesse local e evitar a turbulência.

a turbina mais adequada a locais turbulentos é a de eixo vertical helicoidal, pois aproveita os ventos provenientes de todas as direcções incluindo os ventos ascendentes que contornas os obstáculos.

um aerogerador desse tipo é o turby que podem ver aqui: http://www.turby.nl/

não parece difícil fazer uma turbina destas, principalmente para quem já deu tão boas mostras das suas capacidades.

um abraço,

ahlf
..........................
armando herculano
..........................

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: O meu gerador com imans de disco rígido

Mensagem por carioca »

jorge_barbosah Escreveu:boas, antes de mais, muitos parabens pelo seu projecto! acho um bom exemplo a seguir!

so uma coisinha

o seu gerador foi retirado de onde? como fez com os fios para que nao torçam?
boa noite o gerador foi inspirado no site www.otherpower.com, o regulador de carga foi criação do amigo josenir e quanto ao sistema de escova se vires as fotos atrás por mim colocadas verás em pormenor como eu resolvi o problema, alguma dúvida é so dizeres.

Avatar do Utilizador

silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 238
Registado: sexta nov 28, 2008 12:31 pm
Localização: TRÁS-OS-MONTES

Re: O meu gerador com imans de disco rígido

Mensagem por silva_fuinha »

carioca adorei o teu projecto, está impecável, os meus parabéns.
cada vez gosto mais deste fórum.
obrigado a todos pela coragem e determinação.
Nunca é tarde...PARAR É MORRER, a minha mulher apoia-me a 100%

Avatar do Utilizador

silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 238
Registado: sexta nov 28, 2008 12:31 pm
Localização: TRÁS-OS-MONTES

Re: O meu gerador com imans de disco rígido

Mensagem por silva_fuinha »

mais uma coisa, carioca, aguarda pelo fim de semana pois os ventos vão mudar, vem parece que uma chuvinha e vem ventos mais fortes, pois passei pelo i. de meteorologia para aferir o meu anemometro e eles é que me disseram, tem fé rapaz...
Nunca é tarde...PARAR É MORRER, a minha mulher apoia-me a 100%

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”