O meu gerador com imans de disco rígido

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Avatar do Utilizador

silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 238
Registado: sexta nov 28, 2008 12:31 pm
Localização: TRÁS-OS-MONTES

Re: O meu gerador com imans de disco rígido

Mensagem por silva_fuinha »

[quote="ahlf"]está bonito e parece muito funcional.

a questão do vento não é só a questão de le existir ou não, é a questão dele ser útil, isto é, ter as características apropriadas para que a ventoinha horizontal possa aproveitá-lo.

ora o que acontece é que em zonas com muito obstáculos na proximidade gera turbulência, ventos em sentidos diversos do horizontal (perpendicular às pás) e mesmo antagónicos, uns a subir, outros a descer, uns enrolados, etc., nessas circunstancias existe vento, até muito, mas não é útil.

para evitar isso, o aerogerador deve ter cerca de cem metros à sua frente livre de obstáculos e para isso deve estar cerca de 7 metros acima do obstáculo mais alto das proximidades, ou pelo menos da direcção mais ventosa (ventos dominantes), para optimizar a disponibilidade da energia eólica.

o número de pás e a sua inclinação também tem de concordar com o vento disponível. para isso é necessário ter um historial anual das velocidades dos ventos e da velocidade do mesmo.

por exemplo, para ventos de pouca velocidade é recomendável aumentar o número de pás. isso é visível por exemplo nos aerogeradores dos barcos de recreio que são de duas a três centenas de watts, ou ainda nas bombas de tirar água que existam nas quintas montados em cima de uma torre metálica, que têm mais de uma dezena de pás. os aerogeradores de três pás são normalmente para potências acima de 1 kw.

portanto e em resumo, para se adequar uma ventoína em concreto ao vento existente no local tem de se ter informação da disponibilidade do vento e sobretudo das suas características nesse local e evitar a turbulência.

a turbina mais adequada a locais turbulentos é a de eixo vertical helicoidal, pois aproveita os ventos provenientes de todas as direcções incluindo os ventos ascendentes que contornas os obstáculos.

um aerogerador desse tipo é o turby que podem ver aqui: http://www.turby.nl/

não parece difícil fazer uma turbina destas, principalmente para quem já deu tão boas mostras das suas capacidades.

um abraço,

ahlf[
temos aqui no forum quem nos ensine com esse tipo de aerogerador turby
Nunca é tarde...PARAR É MORRER, a minha mulher apoia-me a 100%


engenhariacaseira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: segunda out 27, 2008 12:43 pm

Re: O meu gerador com imans de disc0 rígido

Mensagem por engenhariacaseira »

josenir Escreveu:
carioca Escreveu:bom dia pessoal já fiz novo teste de bobine com 160 voltas de fio 0,5 e cosegui 4v e 1,1 amp, só que prende muito devido ao número de voltas. não vai ser possível usar fio mais grosso com 100 voltas pois não cabe o máximo que consegui pôr foram 80 voltas tendo conseguido 1,8amp e 1,9 volts, o mesmo que consegui com as 70 vultas do mesmo fio, mas com mais prendimento, mas estou tentado a usar 70 voltas com fio de 1mm, apesar da bobine 3 na figura anterior ter um bom desempenho temo que com as elevadas rotações possa aquecer de mais.
use a bobina que impõe mais peso no gerador. quanto mais peso você conseguir pôr, mais eficiente estará sendo o seu gerador, pois você vai estar tirando mais energia dele. na prática, não se preocupe, porque sem carga, tanto faz ter bobina como não ter, ele vai rodar livre. quem vai regular o peso é o regulador de tensão, pois isso ele faz automaticamente, para manter uma rotação mínima. depois quem vai mandar na potência que você vai conseguir tirar dele são as pás. não se preocupe com o aquecimento das bobinas, para a potência desses imãs e o pequeno diâmetro destas bobinas não há o menor perigo.
eu poderia usar uma ima só inteiro ....em vez de usar um monte??

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: O meu gerador com imans de disco rígido

Mensagem por carioca »

poder podes só que vais ter pouco poder magnetico, porque geralmnet esses imans tem pouca grusura, alé de que não vais conseguir ligar as bobines em estrela, e terás pouca voltagem disponível. estas foram as desvantagens que me levaram a optar por separar os polos e fazer montes idênticos.

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: O meu gerador com imans de disco rígido

Mensagem por Josenir »

e aí, carioca,

nenhuma novidade ?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: O meu gerador com imans de disco rígido

Mensagem por carioca »

de momento apenas posso dizer que o meu gerador está a funcionar mas não está adar resultados satisfatórios porque só está a carregar aos poucos isto devido ao local onde tenho o gerador pois tem muitos edificos em redor oa que faz com que o vento seja irregular, emudando de direcção a todp o momento o que faz com que pare muitas vezes.
então decidi mudar para um eixo vertical com 3 pás com polias de desmultiplicaçãao 2x1, e neste momento estou a reunir material para começar, oportunamente posto desenhos para discução.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re baterias grátis

Mensagem por carioca »

boa tarde consegui através de um amigo 8 baterias de um sistema de emergência que estava instalado num hiper e que foram substituídas as quais estão em optimas condições, gostaria de saber a opinião do forum acerca da utilização das mesmas para uso eolico.
seguem fotos para melhor esclarecimento.
08062009.jpg
08062009.jpg (62.27 KiB) Visto 13393 vezes
08062009(001).jpg
08062009(001).jpg (42.83 KiB) Visto 13393 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: O meu gerador com imans de disco rígido com pás verticais

Mensagem por carioca »

o meu novo projecto co uma multiplicaçãos de 1x2. pás de madeira e suporte em inox.
11062009.jpg
11062009.jpg (48.49 KiB) Visto 13331 vezes
11062009(003).jpg
11062009(003).jpg (43.03 KiB) Visto 13331 vezes
15062009.jpg
15062009.jpg (51.9 KiB) Visto 13331 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: O meu gerador com imans de disco rígido

Mensagem por carioca »

continuação
15062009(001).jpg
15062009(001).jpg (61.06 KiB) Visto 13331 vezes
15062009(002).jpg
15062009(002).jpg (46.46 KiB) Visto 13331 vezes
15062009(005).jpg
15062009(005).jpg (58.52 KiB) Visto 13331 vezes


cmm
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 74
Registado: sexta jun 19, 2009 9:18 pm

Re: O meu gerador com imans de disco rígido

Mensagem por cmm »

boa tarde carioca e restante pessoal, como trabalho na área das renovaveis estive analizar o progecto
e acho optimo, boa sorte para a finalização do progecto.

Avatar do Utilizador

Tiengenhocas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: domingo out 07, 2007 6:34 pm
Localização: Nazaré

Re: O meu gerador com imans de disco rígido

Mensagem por Tiengenhocas »

aerro 2.jpg
aerro 2.jpg (14.49 KiB) Visto 13308 vezes
o meu aerogerador com imanes de disco rigido continua a trabalhar sem problemas
12 amperes a 28 voltes, desligado da bateria passa os 100v
28 polos
21 bobines
06052008334.jpg
06052008334.jpg (27.08 KiB) Visto 13308 vezes
tambem estou a fazer experiencias com verticais
gosto mais dos verticais mas são mais lentos


Antonio Teixeira
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: domingo jan 11, 2009 10:57 pm

Re: O meu gerador com imans de disco rígido

Mensagem por Antonio Teixeira »

olá boa noite a todos
eu tenho ums conhecimentos de electricidade e electronica,mas já á cerca de 14 anos que não faço uso deles....agora com uso das energias alternativas o bichinho mordeu.bem vamos ao importante,gostava de fazer um gerador electrico e como tenho visitado quase todos os topicos optei por criar um desses com imans permanentes,já tenho 18 imans 40mm de cumprimento por 20 de largura e 10 de espessura com cerca de 25 quilos de força magnetica http://www.supermagnete.ch/por/q-40-20-10-n . eu pedia ajuda para calcular o tamnho do disco em que vão ser colocados e tamnho das bobines (tipo de fio,espeçura,cumprimento etc...etc...

desde já um abraço a todos

antonio teixeira

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: O meu gerador com imans de disco rígido

Mensagem por carioca »

oi pesoal vou iniciar outro projecto com imans iguais a esses, vou usar 16 imans em cada disco e doze bobines , num dos discos vou usar imans de 5mm e no outro de 10mm, se puderes esperar depois digo-te o diametro dos discos e tamanho das bobines e nº de voltas , mas isso só depois de fazer testes. à partida vou usar fio de 1mm, e já tenho uma bobine de testes com 90voltas e com o interior da mesma da forma do iman.


Antonio Teixeira
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: domingo jan 11, 2009 10:57 pm

Re: O meu gerador com imans de disco rígido

Mensagem por Antonio Teixeira »

olá carioca
antes demais obrigado pela atenção.

eu encontrei o seguinte topico que me tirou muitas duvidas bem, então o meu amigo quer a papinha toda feita
então cá vái; com os pratos dos imanes a rodar a 70 rpm introduzimos uma bobine com 100
espiras, vemos qual voltagem e depois com a regra 3 simples calculamos para x voltes quantas
espiras são precisas, fácil não é?
não esquecer de multiplicar pelo numero de bobines en cada fase e se for estrela temos sempre duas fazes em série: no meu caso quatro em série com máis quato serão oito bobines, o que dá 3v por bobine= 3x8=24 voltes, para inicio de carga a 24v
como existe uma pequena perda por desfasagem entre fases, se a bobine der um pouquinho mais de 3voltes melhor

o limite máximo de rotação depende do diametro do rotor )


mas ainda tenho outras que vão aparcendo com a pesquisa.
por exemplo se o meu objectivo é carregar baterias de 12 voltes,tenho de calcular as bobines para produzir os 12 voltes ,mas se a velocidade do gerador aumentar vou ter problemas ou não?? (supondo que durante a noite temos uma ventania)

obrigado por toda a ajuda.


Antonio Teixeira
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: domingo jan 11, 2009 10:57 pm

Re: O meu gerador com imans de disco rígido

Mensagem por Antonio Teixeira »

bom tenho mais uma duvida??

qual é mais eficaz ,usar o numeros de bobines igual ao numero de imans ou somente 3/4 ???

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: O meu gerador com imans de disco rígido

Mensagem por carioca »

usa 4 imans por cada 3 bobines deste modo podes optar por ligar ou em estrela ou em delta se conseguires muita tensão usas em delta se tiveres pouca usas em estrela que aumenta a tensão mas reduz a corrente.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: O meu gerador com imans de disco rígido

Mensagem por serges »

grande projecto carioca...

força com isso!

estamos cá para ver!

obrigado!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


edcicutti
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: domingo out 25, 2009 2:25 pm
Localização: Sao Paulo - Brasil

Re: O meu gerador com imans de disco rígido

Mensagem por edcicutti »

sandro_ventania Escreveu:por que voce não faz bobinas mais compridas?
corte varios pedaços de arame de ferro com 10cm de comprimento, até que juntos formem uma barra de uns 2cm de diametro...isole com fita e faça o enrolamento do fio de 1mm de cobre por cima dessa barra, formando a bobina com nucleo de ferro...certamente dará pra dar mais de 300 voltas.
a face do nucleo de ferro deve ser limada para ficar bem plana, para que os imãs passem o mais proximo possivel dele.
experimente.
sandro vc nao poderia colocar uma foto dessa bobina com nucleode ferro pronta para se ter uma ideia de como seria? por favor

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: O meu gerador com imans de disco rígido

Mensagem por carioca »

boa tarde aqui está como prometido a minha bicicleta estática com um gerador de imans de disco rígido que eu já não usava.
13052010(001).jpg
13052010(001).jpg (53.98 KiB) Visto 12095 vezes
13052010(002).jpg
13052010(002).jpg (55.25 KiB) Visto 12095 vezes
13052010.jpg
13052010.jpg (61.69 KiB) Visto 12095 vezes


Smiley
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sábado jan 15, 2011 5:40 pm

Re: O meu gerador com imans de disco rígido

Mensagem por Smiley »

boas realmente as bobines estão bem feitas e bem ligadas , mas ai deve de ter um problema , o aqueçimento do estrator derivado a espessura do fio , ou seja o fio e como uma mangueira , quanto maior for a secção maior e o caudal de saida
e a força do iman e muito importante no desempenho do aerogerador heim

Avatar do Utilizador

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 183
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am
Localização: Vila Velha - Espírito Santo - Brasil

Re: O meu gerador com imans de disco rígido

Mensagem por fgsouza68 »

Olá a todos.
Olá carioca!
Parabéns pelo projeto. Gostaria de saber como fez para dividir o imã de HD ao meio.

Abraço.

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”