construção do protótipo da urbanolic

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 443
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
Localização: corroios

construção do protótipo da urbanolic

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

esta é a terceira semana desde que iniciei 1 “pré-protótipo” da turbina eólica de eixo vertical urbanolic.

funciona dentro de um túnel, cuja entrada tem um afunilamento para as 4 pás da turbina(neste caso), sendo o retorno das pás isolado do fluxo do vento.

a entrada do vento mede 0,1944 m2, equivalente a uma turbina de eixo horizontal de 0,5 m de diâmetro que com um vento de 5 m/s dá cerca de 4 w e espero conseguir atingir cerca de 7 w com este tipo de turbina. o “gerador que estou a utilizar só dá 10 w.

como utilizo materiais de prateleira, perco mais tempo a conjugar e a ajustar tudo e aparece sempre um acréscimo de atrito.

fotos:
Anexos
urbanolic18012009.jpg
urbanolic18012009.jpg (0 Bytes) Visto 3130 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 443
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
Localização: corroios

Re: construção do protótipo da urbanolic

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

ainda não sei se vou colocar leme, como é só para algumas experiências. também falta o vento, a minha ventoinha dá 3 a 4 m/seg não chega, espero que com 5 a 8 m/seg consiga gerar entre 5 a 10 w e durar 1 a 2 horas para os testes.

materiais:
2 caixas plásticas de 8,00 (0.52x0.30), lanterna autoalimentada (10,00), ferro 15,00, roda giratória 3,00, cola plástica 2,00, supercola 3,00, papelão, 4 pratos plásticos de vasos 8,00, madeira.
total cerca de 50,00.

vou ainda reforçar com cola ou resina.
Anexos
08022009.jpg
08022009.jpg (0 Bytes) Visto 2987 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 443
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
Localização: corroios

Re: construção do protótipo da urbanolic

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

ontem andei pelo o guincho e pelo cabo da roca, mas o vento raramente atingia os 14 kms/h, não tenho bem a certaza porque duvido que o meu anemómetro esteja 90% afinado.

numa escarpa, no cabo da roca consegui medir 18 e até 20 e tais, mas com turbulência. o vento parecia que vinha de todos os lados, ascendente pela escarpa e nordeste e de oeste, segundo o cata vento do farol.

hoje voltei a cascais para correr 20 kms. enquanto corria vi uma micro-eólica parada, bandeiras que quase não se mexiam e na baia de cascais faziam vela, talvez só com a brisa ou pouco mais…

cheguei á conclusão que vou ter de mexer no engenho, vou ter de aumentar a área de entrada e saída de ar para 3 x mais, de cerca de 0,15 m2 para 0,5 m2. assim em vez dos esperados 5 m/seg.(18 km/h) para começar a rodar talvez sejam precisos cerca de 2 m/seg. também quero experimentar o efeito de “afunilamento” para estabilizar e, sobretudo, aumentar, o fluxo do vento.

Avatar do Utilizador

silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 238
Registado: sexta nov 28, 2008 12:31 pm
Localização: TRÁS-OS-MONTES

Re: construção do protótipo da urbanolic

Mensagem por silva_fuinha »

cá por cima por trás-os-montes, o vento tb esta muito fraco, fernando, mas esse teu prototipo esta bastante apetrechado, os meus parabéns.
Nunca é tarde...PARAR É MORRER, a minha mulher apoia-me a 100%


jorge_barbosah
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 154
Registado: terça dez 30, 2008 1:19 am
Localização: Santa Maria da Feira

Re: construção do protótipo da urbanolic

Mensagem por jorge_barbosah »

pelos vistos o vento nao quer nada com portugal


aqui( santa maria da feira), o vento tambem nao tem passado por ca!


ta muito bom o teu projecto, continuaçao!
Jorge Barbosa

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 443
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
Localização: corroios

Re: construção do protótipo da urbanolic

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

boas.

já tivemos bons ventos, mas de qualquer forma estou a refazer a parte que transmite a energia mecânica ao “gerador” e o suporte superior do eixo da turbina, estava cheio de atritos.

também fiz um acrescento amovível na entrada do vento para testar o efeito de afunilamento do vento. posteriormente farei tb um para a saída do vento.
Anexos
xxxx.jpg
xxxx.jpg (0 Bytes) Visto 2748 vezes

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”