Gerador eolico ligado à rede eletrica

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder

Autor do tópico
jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm
Localização: Rio de Janeiro

Gerador eolico ligado à rede eletrica

Mensagem por jamerico »

amigos,

tenho acompanhado recentemente o forum e vi que aqui tem gente que realmente entende do assunto e tem bagagem cientifica e pratica no assunto. desta forma, gostaria de saber se alguem possui e pode disponibilizar um esquema de um circuito de um inversor grid tie, que possibilita a ligação de um gerador eolico ou painel fotovoltaico à rede elétrica, sem necessidade de utilização de baterias ou reguladores, pois pretendo construir um gerador como o mostrado neste site: http://www.windstuffnow.com/main/lenz2_turbine.htm.
desde já agradeço e parabenizo os integrantes deste fantastico forum.
um abraço a todos

josé américo


Autor do tópico
jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Gerador eolico ligado à rede eletrica

Mensagem por jamerico »

amigos,

como em meu questionamento anterior não obtive nenhuma resposta, lanço agora uma ideia que gostaria de receber comentários.
como sabemos que um motor trifásico, depois de estar energizado na rede for submetido a uma rotação maior do que a de sincronismo da rede, provocado por exemplo por um motor dc ligado no mesmo eixo, este motor se transforma em um gerador. desta forma o que acham de se produzir energia por um gerador eolico, retificar em um banco de baterias e através de um regulador pwm alimentar um motor de corrente continua acoplado a um motor trifásico ligado a rede, forçando o mesmo a rodar em rotação maior do que a de sincronismo.
voces acham que um arranjo desta forma pode funcionar? o rendimento é muito baixo?
um abraço a todos

josé américo

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gerador eolico ligado à rede eletrica

Mensagem por Josenir »

jamerico Escreveu:amigos,
como em meu questionamento anterior não obtive nenhuma resposta, lanço agora uma ideia que gostaria de receber comentários.
como sabemos que um motor trifásico, depois de estar energizado na rede for submetido a uma rotação maior do que a de sincronismo da rede, provocado por exemplo por um motor dc ligado no mesmo eixo, este motor se transforma em um gerador. desta forma o que acham de se produzir energia por um gerador eolico, retificar em um banco de baterias e através de um regulador pwm alimentar um motor de corrente continua acoplado a um motor trifásico ligado a rede, forçando o mesmo a rodar em rotação maior do que a de sincronismo.
voces acham que um arranjo desta forma pode funcionar? o rendimento é muito baixo?
um abraço a todos
josé américo
eu não gosto de desestimular novas ideias, pelo contrário, dou o maior valor a ideias novas, mas infelizmente sou obrigado a dizer que esta não é das melhores, pois haverão muitas perdas e isso não é tão simples de implementar na prática como parece.
teremos perda:
1) na conversão da energia cinética do vento para energia elétrica
2) na conversao da energia elétrica para energia mecânica no funcionamento do motor de corrente contínua
3) na conversão da energia mecânica em energia elétrica pelo motor trifásico
4) entre outras por atrito, etc...

e ainda seria necessário um controlador eletrônico de uma certa complexidade para fazer tudo isso funcionar. não é posssivel simplesmente ligar o motor de corrente contínua direto no gerador da turbina eólica e este direto no motor trifásico e este último direto na rede elétrica. se o motor estiver ligado direto na rede elétrica vai estar consumindo energia da rede o tempo todo, e não sabemos quando haverá vento. também há que se considerar uma situação de sobrecarga quando houver um excesso de vento, pois a tensão na rede pode subir muito e queimar o motor trifásico ou os aparelhos ligados à rede.

se haveremos de nos aplicar na solução de um problema de tal compexidade, é bem melhor nos aplicarmos na construção de um inversor de frequência para ligar entre o gerador eólico e a rede, o que é bem mais simples, e pode até ser comprado já pronto.

mas se tiver outras ideias sobre o assunto, não deixe de expor. essa coisa de ter ideias é um dom que não é distribuido igualmente a todos. pode ter certeza que as mentes mais brilhantes já tiveram ideias muito malucas e mesmo assim conseguiram grandes feitos.


Autor do tópico
jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Gerador eolico ligado à rede eletrica

Mensagem por jamerico »

josenir

quanto aos inversores grid tie, eu já encontrei, so que eles entregam energia em uma fase somente. em minha casa, a alimentação é trifásica, desta forma eu não poderia suprir todas as fases que atendem minha casa, somente 1 fase, ou teria de comprar 3 inversores, para poder conectar 1 em cada fase. cada inversor destes está custando na faixa de us$ 300,00 para um inversor de 250 w de pico, com potencia nominal de 200 w, já se usasse um gerador / motor trifásico, atenderia as 3 fases simultaneamente com um so dispositivo.
voce conhece algum outro inversor grid tie mais barato? creio que tambem possa ter algum problema com a tensão gerada pelo inversor, pois pela anuncio, ele tem saida de 110 v, e creio que no rio de janeiro a tensão da rede é de 127 v.

veja no site:http://www.wildnaturesolutions.com/200winverter.html

gostaria de conhecer um pouco mais sobre este tipo de inversor, pois no brasil este tipo não é fabricado.

um grande abraço

josé américo

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gerador eolico ligado à rede eletrica

Mensagem por Josenir »

jamerico Escreveu:josenir
quanto aos inversores grid tie, eu já encontrei, so que eles entregam energia em uma fase somente. em minha casa, a alimentação é trifásica, desta forma eu não poderia suprir todas as fases que atendem minha casa, somente 1 fase, ou teria de comprar 3 inversores, para poder conectar 1 em cada fase. cada inversor destes está custando na faixa de us$ 300,00 para um inversor de 250 w de pico, com potencia nominal de 200 w, já se usasse um gerador / motor trifásico, atenderia as 3 fases simultaneamente com um so dispositivo.
voce conhece algum outro inversor grid tie mais barato? creio que tambem possa ter algum problema com a tensão gerada pelo inversor, pois pela anuncio, ele tem saida de 110 v, e creio que no rio de janeiro a tensão da rede é de 127 v.
veja no site:http://www.wildnaturesolutions.com/200winverter.html
gostaria de conhecer um pouco mais sobre este tipo de inversor, pois no brasil este tipo não é fabricado.
um grande abraço
josé américo
consultei o link e verifiquei que o inversor indicado fornece tensão entre 90 e 130v e tem proteção contra sobrecarga, o que garante que não dará problema, qualquer que seja a rede elétrica a ser usada. já é um ótimo começo para quem procura um inversor deste tipo.
e o custo dele não é nada comparado ao trabalho, material e manutenção envolvido na sua ideia do motor trifásico ligado ao motor cc.


Autor do tópico
jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Gerador eolico ligado à rede eletrica

Mensagem por jamerico »

josenir,

vou ainda pesquisar um outro site que encontrei: http://www.sma-america.com/en_us/produc ... -700u.html
vou navegar mais neste site, pois só abri mas ainda não li nada sobre este produto, e nem sei o preço do mesmo.

assim que tiver mais notícias eu informo.

um abraço

josé américo

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”